/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/f/r/kVNtdURG6CpRlR5jQF6Q/alessandro-stefanutto.jpg)
Stefanutto foi afastado do cargo por decisão judicial em abril
Sarah Teófilo
Bruna Lessa
O Globo
A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto durante uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 63 de busca e apreensão e outras medidas em 14 estados e no Distrito Federal.
A PF informou que “estão sendo investigados os crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de atos de ocultação e dilapidação patrimonial”. A última fase da operação havia sido deflagrada em outubro.
AFASTAMENTO – Stefanutto foi afastado do cargo no INSS por decisão judicial em abril deste ano, quando a PF deflagrou a primeira fase da operação. Ele é servidor público de carreira e aliado do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, que deixou o cargo após a operação.
Além de ocupar cargos de indicação política, Stefanutto foi técnico da Receita Federal e procurador da Advocacia-Geral da União (AGU), onde permanece vinculado. Filiado ao PSB, chegou a ter a indicação à chefia do INSS comemorada em nota oficial do site do partido. Após a operação, a legenda divulgou comunicado negando ter o indicado ao cargo.
OUTRAS FUNÇÕES – Antes de assumir o posto mais alto do INSS, Stefanutto chegou a ocupar outras funções dentro da instituição. Em 2023, chefiou a Diretoria de Orçamento, Finanças, Licitações, Contratos e Engenharia, e entre 2011 e 2017 atuou como procurador-geral do órgão. Também representou o INSS como conselheiro na Caixa Seguradora. Participou, ainda, da equipe de transição do governo Lula na área de Previdência.
Formado em Direito pela Universidade Mackenzie, Stefanutto possui especializações em instituições como a FGV e a Universidade de Alcalá (Espanha), onde se tornou mestre em Sistemas de Seguridade Social. Seu currículo inclui pós-graduação em Gestão de Projetos, estudos em Mediação e Arbitragem, além de mestrados internacionais em Direito pela Universidade de Lisboa e pela Università degli Studi di Milano.
PRODUÇÃO ACADÊMICA – A trajetória profissional teve início na Marinha do Brasil e passou por cargos como técnico da Receita Federal, com atuação em tributos internos e área aduaneira, e procurador federal da AGU. Além da atuação técnica e jurídica, Stefanutto também tem produção acadêmica: é autor do livro “Direitos Humanos das Mulheres e o Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos”, cuja introdução foi escrita por Maria da Penha Fernandes, símbolo da luta contra a violência de gênero no Brasil.
Ao assumir a presidência do INSS, Stefanutto enfrentou desafios como a fila de mais de 1,7 milhão de requerimentos de benefícios, a necessidade de modernização do sistema Meu INSS e um quadro de servidores defasado. Sua indicação, celebrada pelo PSB – partido ao qual é filiado –, foi vista como tentativa de combinar conhecimento técnico com sensibilidade política em uma área central para milhões de brasileiros.
Pelo que se sabe , a Polícia Federal do Brasil ” , é um ente do Estado Nacional Brasileiro e já deveria á muito tempo ter autonomia própria , tais como , legal , constitucional , administrativa , operacional e orçamentaria livrando-a de chantagens e manipulações diversas , de cada governo (federal , estadual e municipal) plantonista do momento e dessa corja de políticos criminosos e de membros criminosos do poder judiciário Brasileiro , como esta acontecendo agora .
À exemplo, de:
https://www.facebook.com/share/r/1BXcAkJwFX/
1º Escalão: Barba – Presidente
2º Escalão: Lupi – ex-Ministro da Previdência
3º Escalão: Stefanutto – ex-Presidente do INSS
Chegou ao 3º escalão?
Como pode um povo, o brasileiro, chegar num ponto de tão profunda letargia, que não se vira nem na Alemanha nazista, onde havia a resistência democrática, que aprova o Governo Lula, com 47%?
Quem é o Lula:
– Um ser em profundo e irreversível processo de decadência moral, civilizacional e temporal;
– Um presidente que terceirizou a Presidência pros Ministros do STF, o braço repressivo do Aparato Petista e curte sem bem estar na civilização, sem que seu governo tenha qualquer nova marca;
– Não tem projeto de pais;
– É neoludita, que busca obstar o desenvolvimento das forças produtivas, mantendo o país no atraso tecnológico, taxando e censura as big techs, repositórias das tecnologias de ponta. Está na Idade da Pedra Lascada;
– Democrata que fez opção preferencial pelas ditaduras e toda espécie de lixo anticivilizacional;
– Ambientalista que detona com a questão climática e libera a exploração do petróleo na Margem Equatorial;
– Identitarista que apoia a ditadura iraniana que assassina mulheres por não usarem véu e é elogiado pelo Houthis, que crucificam homossexuais;
– Que não tem vergonha de ter como vice e Ministros que o chamaram de ladrão;
– Cujo único projeto é perpetuar no Governo, através da exploração da Indústria da Miséria e da Exclusão via Exército Reservado eleitoral;
– Que diz apoiar os pobres, os mantendo na miséria eterna, sem qualquer possibilidade de desenvolverem seus potenciais humanas e participarem da criação e usufruto da riqueza;
– Que submete os interesses do país, no âmbito das relações internacionais, à sua ideologia inócua, retrutópica, de meados do Século passado, o ridículo anti-imperialismo;
– Que não tem qualquer compromisso com a responsabilidade fiscal, gastando tudo que pode, sem qualquer investimento efetivo, mantendo as despesas correntes de seus “programas sociais” de caráter puramente eleitoreiro,
– E que quebrará o país de novo, como já fizera e cuja bomba estourou no colo da pior Presidente do Brasil, Dilma.
Estão todos mortos, so que esqueceram de cair de sua realidade paralela metafísica.
O povo é alienado ou conivente com o aparato TotalitárioPetista putrefato moralmente?
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/11/12/pf-ex-nora-de-lula-atuou-para-liberar-recursos-do-mec-a-empresa-suspeita.htm
Vermes asquerosos incuráveis.
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/ex-presidente-do-inss-e-preso-em-operacao-da-pf-contra-fraudes/
Chegaram num ponto sem retorno, pois queimaram as pontes deixadas pra trás e a opção seria o micro-ondas,
Não vai demorar e a milicia do stf vai dar habeas corpus para ele
Coisa do Brasil Brasileiro. Depois os cumpanheiros soltam.
Sr. Newton
Quando vão prender o irmão do Narcóolico, o famoso Frei Chico, com aquela cabeçorra de arrombar navio???
Estamos aguardando ansiosamente a prisão desse verme rastejante que cometeu uma das maiores atrocidades contra velhinhos indefesos.