Wendal Carmo
Carta Capital
O trabalho do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes à frente dos processos sobre os atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023 é aprovado por 37% dos brasileiros, segundo uma pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira 29. Outros 33% desaprovam o trabalho do magistrado, enquanto 24% o classificam como regular.
O Datafolha ouviu 2.002 brasileiros entre 19 e 20 de março. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.
BOLSONARISTAS – Grande parte da rejeição está concentrada entre os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno em 2022: 60% deles consideram o trabalho de Moraes ruim ou péssimo, ante 14% que o aprovam.
No Supremo, Moraes também é relator de outras investigações que miram diretamente Bolsonaro e seus aliados mais próximos, a exemplo do Inquérito das Fake News, aberto com o objetivo inicial de apurar ataques a ministros da Corte e que hoje se debruça sobre outros flancos de atuação do bolsonarismo.
Entre os eleitores de Lula (PT), por outro lado, a taxa de aprovação do trabalho do magistrado nos julgamentos do 8 de Janeiro é de 62% e a de reprovação, 10%. Os que avaliam a condução como regular se equiparam: 24% entre eleitores do petista, 21% entre os do ex-capitão.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Não há a menor dúvida de que Moraes exagerou ao considerar como “terrorista” quem deveria ter sido julgado por invasão de prédio público e vandalismo. O pior é que, na empolgação do desfile político, a maioria do Supremo também resolveu entrar no espetáculo da Apoteose e apoiou a repelente decisão de Moraes, algo jamais visto em nenhum país minimamente civilizado. Até um morador de rua foi condenado, passou um ano na cadeia e agora quer ser indenizado. Outro réu morreu na cadeia – era um terrorista em estado terminal, digamos assim. Hoje, o Supremo é uma vergonha para a nação. (C.N.)
É uma pena que na suprema corte só tenha um Moraes. Não fosse ele, duvido essa tribuna estaria funcionando, ainda mais com apoio de jornalistas de O Globo à quem tanto Bolsonaro “ama”.
Não costumo fazer comentários sobre que aqui comenta. Agora não dar pra aguentar não dar. Você imbecil é? Pelo amor de Deus deixa de ser canalha. A Globo adora Bolsonaro não é imbecil? Ah país vagabundo.
Se ficar enchendo minha paciência, vai dançar…
CN
37% é um número um tanto quanto exagerado. Mas sabemos que a petesada defende e aplaude a operação que retirou o 9dedos da cadeia e o levou para Brasília.
Bom, se não estou enganado, 37% é maior do que 33%. E 24% não aprovam e nem o desaprovam. na questão do julgamento dos atos de 08/01. Logo, a maioria está a favor das condenações..
Não confio em nenhuma pesquisa, não mesmo!
Se há excessos do Moraes, que aguentem as consequências.
Essa classificação de terroristas pra essa turba, vem muito a calhar.
A invasão desmedida e irresponsável dessa gente que duvido que não soubessem o que estavam fazendo lá.
Estavam forçando uma conturbação programada pra desestabilizar o presidente recém eleito.
O motivo é um só, foram incitados e cevados ardilosamente pelos cabeças que tramaram o golpe.
Sim, os idiotas foram usados e descartados como se não fossem nada.
Ninguém da alta cúpula golpista saiu em defesa dos bocós.
Que isto sirva de lição e que ninguém mais entre nesse papinho de forçar um golpe de Estado e consequentemente, uma ditadura.
Ainda vejo que há insistentes desejos de uma platéia insana em querer viver na ditadura.
Todos os países que tem um ditador, querem se livrar dele, aqui não, tem gente (e muita) que pede a Deus que nos dê um ditador.
Difícil de entender, é uma coisa de louco mesmo!
Voltando aos “baderneiros”, estão tomando um susto daqueles e nunca mais se meterão em insanidades dessa natureza.
Até às pedras sabem que essas prisões dos baderneiros, serve apenas como uma tremenda reprimenda-corretiva e que ao longo do tempo, médio prazo, essas prisões serão relaxadas aos poucos.
Garanto que ninguém vai ficar preso por muito tempo.
Ainda há poeira golpista no ar e só serão liberados quando os arroubos golpistas sejam dissipados e vão parar pra bem longe do nosso amado Brasil.
Todos os baderneiros-terroristas, assim classificados propositalmente, serão liberados, (nenhum vai cumprir a pena totalmente (mas garanto uma coisa, dessa água, nunca mais vão beber.
José Luis
Não me recordo de nenhuma veemência sua quando o MST faz coisas parecidas.
Insistem em chamar de “bolsonarista” quem prefere a direita. É pecado ? É para eliminar a direita, já que aqueles que a adotam são chamados de nazistas, genocidas, bolsonaristas, fascistas … ?
Recorde: a vingança (réplica) se propaga no tempo.
“fez coisas parecidas” is better.
Se ficar enchendo minha paciência, vai dançar…
CN
Se o Datalixo diz que a taxa de reprovação é de 37%, é porque esse número deve ser, na verdade, uns 5%,ou 10%…
?????
Obrigado, troquei as bolas. Quis dizer que se o Datalixo afirma que 37% aplaude o Xandão, é porque esse número não passa de uns 5 ou 10%. Obrigado pelo toque.
Quando estes conterrâneos saberão o que é e como se exerce a cidadania ? Acho que nunca.
No dia que a rebordosa pegar, haverá choro e ranger de dentes, ai não venham dizer que filho de pobre não tem sorte.
Vão ter que provar do mesmo remédio que hoje ministram aos desafetos.
E lembrem-se, pau que da em Chico, pode demorar,
mais um dia vai dar em Francisco também.
De acordo.
O principal problema dessas investigações do fim do mundo , que na verdade são o fim da picada , além de terem sido abertas de ” ofício ” e sem um objeto definido , pelo então Presidente do STF Dias Toffoli , terminou transformando-se numa verdadeira aberração e mistura de ” alho com bugalho ” , donde não se depreende mais nada , até mesmo para seus autores , contando com a omissão e conivência dos demais juízes do STF , e dos membros do ” congresso nacional ” , até hoje.
Haverá um tempo que essa narrativa de golpe de estado vai sucumbir.
Outras narrativas sucumbiram, genocida, Nero amazônico, fascista, misógino.
Está aumentando o déficit, a dengue, o desmatamento e a freguesia que mama nas tetas da viúva descarada e os devotos fazem cara de paisagem.
Esse golpe fajuto, golpe da Viúva Porcina onde não havia nenhum canivete, canhão e tanques de guerra ainda sobrevive graças a mídia porca e venal. $talinacio foi lá e despejou grana na Globo, até a cara do Bonner ficou mais lustrosa, recebeu sua dose de óleo de peroba.
Pulitzer
De Joseph Pulitzer: “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.”
A Guerrilha do Araguaia era luta armada.
O vandalismo de janeiro é ação de terroristas desarmados?
Tem que ser muito beócio para acreditar nisso.
Os guerrilheiros armados não conseguiram derrubar o governo mas nossos terroristas iriam conseguir?
Vejo mais como baderna desorganizada que sob efeito de manada promoveu a depredação.
Quem depredou merece punição, só isso. Não preciso de narrativa, me atenho aos fatos.