Acredite se quiser! O Brasil tem muito a ensinar ao mundo sobre meio ambiente

Imagem relacionada

Para cumprir a lei, produtores rurais recuperam áreas degradadas

Carlos Newton

Pela primeira vez, um governante brasileiro enfrentou governantes do primeiro mundo num assunto extremamente delicado – a preservação do meio ambiente. Depois de enfrentar a primeira ministra alemã Angela Merkel, o presidente Jair Bolsonaro agiu acertadamente quando convidou o presidente francês Emmanuel Macron a viajar entre Manaus e Boa Vista, são duas horas de floresta intocada. Aliás, a chegada de avião à capital do Amazonas é impressionante. Vê-se o encontro dos dois rios (Amazonas e Negro), com as águas se misturando, aquela cidade imprensada pela floresta, um deslumbramento. Depois, segue-se na estrada até a cidade, cortando a mata dos dois lados.

O ex-presidente Bill Clinton hospedou-se no hotel Ariaú Amazon Towers, cujos quartos ficam sobre palafitas em plena floresta, andou de barco à norte no Rio Negro em meio a milhares de jacarés, ficou maravilhado. Quem vai à Amazônia não esquece jamais.

UM SONHO – O editor da Tribuna da Internet é como Martin Luther King e tem um sonho. Mas nada tão grandioso quanto o líder dos direitos civis dos americanos. Meu sonho é apenas escrever o discurso do presidente brasileiro que abre da sessão das Nações Unidas, em setembro. E começaria da seguinte maneira:

“Vou dizer coisas aqui que nenhum dos senhores e senhoras sabem. E vou acabar de vez com essa psicose da devastação ambiental de que o Brasil tem sido acusado. Todos os países deveriam agradecer ao Brasil, porque somos a nação que mais preserva o meio ambiente no mundo. E não apenas preserva, como também recupera áreas degradadas. Na verdade, o Brasil tem muito a ensinar ao mundo em matéria de meio ambiente”.

Seria um espanto absurdo, os membros da ONU pensariam que o presidente brasileiro enlouquecera, mas ele iria prosseguir, de forma impiedosa. “É isso mesmo, a legislação brasileira de proteção ao meio ambiente é a mais moderna do mundo e seus efeitos são absolutamente espetaculares. O escritor francês Saint-Exupéry, que viveu grandes aventuras no Brasil, dizia que ‘gente grande gosta de números’. E eu lhes trago números, senhoras e senhores, números enormes sobre a recuperação ambiental no Brasil”.   

RECUPERAÇÃO – “Ao contrário do que aconteceu com a maioria das nações, o Brasil sempre se preocupou com a preservação do meio ambienta. Em 1934, por exemplo, o Código Florestal obrigava a preservação de 25% das propriedades rurais, além de proteger rios, lagos e áreas íngremes. E desde então as leis foram se tornando mais rígidas. Em 1965, a reforma do Código Florestal obrigou que todas as propriedades rurais da Amazônia preservassem 50% de suas áreas. Mais recentemente, em 2012, aumentamos ainda o rigor da lei. Na Amazônia, a área protegida passou a ser de 80% das propriedades agrícolas. Na área do cerrado, a floresta nativa subiu para 35%, e no resto do país os empreendimentos agrícolas preservam 20% de suas áreas”, diria o presidente, acrescentando:

“É uma legislação maravilhosa, que precisa servir de exemplo para o mundo, porque exige que os produtores rurais recuperem as áreas degradadas”.

66,3% DO PAÍS – “Um levantamento completo feito por satélite e mapeado detalhadamente pelos cientistas da empresa Embrapa Territorial mostra que a área total destinada à preservação, manutenção e proteção da vegetação nativa no Brasil ocupa 66,3% do território. Nesse total, estão os espaços preservados pelos produtores rurais, as unidades de conservação integral, as terras indígenas, e as áreas de florestas devolutas, que pertencem ao governo. Pasmem, senhoras e senhores, essa área de proteção ambiental somam uma área equivalente a 48 países da Europa somados”, diria o presidente para aquele imenso plenário em silêncio.

“Vejam que grande notícia, um orgulho para o Brasil. Que outro país tem 66,3% de sua natureza preservada? E nós do Brasil, gostaríamos de solicitar à Secretaria-Geral das Nações Unidas que passe a sugerir a outros países que adotem legislação semelhante à do Brasil. O mundo precisa de preservação ambiental e o Brasil tem muito a ensinar nessa estratégica matéria”.

###
P.S 1
Tudo isso que está escrito acima é rigorosamente verdadeiro, mas o sonho do editor da TI, porém, não poderá se concretizar. Como o presidente poderá fazer um discurso desse tipo, se o próprio filho, senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), apresentou projeto para eliminar os percentagens de reserva ambiental em propriedades rurais (80% na Amazônia, 35% no Cerrado e 20% no resto do país)?

P.S. 2Como Bolsonaro pode chegar na ONU e se jactar de presidir o país que mais contribuiu para preservação ambiental, se sua própria família quer devastar logo tudo? Com filhos desse tipo, o presidente não precisa ter inimigos, porque Zero Um, Zero Dois e Zero Três são como os cavalos de Átila, prontos para destruir o governo do próprio pai. (C.N.)

12 thoughts on “Acredite se quiser! O Brasil tem muito a ensinar ao mundo sobre meio ambiente

  1. Pois bem, o senhor jornalista Carlos Newton escreveu seu artigo citando o seu sonho inspirado no sonho do grande Martin Luther King.
    Também postou um Artigo do Percival Puggina e que também, como referência, cita o mesmo Luther King.
    Indo por aí, vamos dizer assim, escrevi um texto em que cito o grande americano defensor dos direitos civis como bem escreveu o CN.
    Esse meu texto já postei aqui (acho que em 2010) como comentário.
    Posto novamente, mas com algumas modificações.

    EU SONHO COM UM BRASIL MELHOR, E VOCÊ?
    Eu tenho um sonho, que um dia há de nascer nesta nação um grande homem para que daqui a 500 anos o mesmo esteja inserido nas grandes enciclopédias mundiais. E que nas páginas delas, das citadas grandes enciclopédias, esteja escrito, não como sonho, mas como algo real, que foi concretizado, pelo bem da nossa nação, o que vem a seguir:
    Fulano de tal,
    grande estadista brasileiro,
    pegou um país falido com alto índice de corrupção,
    país com grande concentração de renda,
    também com grande concentração de terras,
    país com uma população com milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza,
    povo jogado à própria sorte e convivendo com um dos piores índices sociais do mundo,
    sem uma boa educação,
    sem saúde,
    sem segurança pública,
    sem uma moradia decente,
    país com uma região chamada Nordeste e governada por oligarquias reacionárias que mantinham seu povo a pão e circo,
    essa mesma região chamada Nordeste a princípio foi governada por ditos oligarcas e coronéis,
    depois saiu das mãos do dito governo de direita e foi governada por um partido de Esquerda devido o Brasil ter tido um presidente socialista, populista e demagogo,
    esse mesmo presidente socialista, populista e demagogo continuou a manter o povo do Nordeste na pobreza, na ignorância educacional e à base do Assistencialismo barato com algo chamado Bolsa Família para manter seu curral eleitoral,
    era um povo inculto que levava a vida a assistir novela, sambar, pular carnaval e ver futebol,
    povo que, com este jovem dirigente teve sua cidadania devolvida e respeitada,
    os corruptos foram banidos da vida pública e muitos fugiram para países vizinhos,
    o povo foi educado e não mais votou nos oligarcas,
    deixaram de existir 30 partidos políticos para dar lugar só a dois principais e mais uns 2 de pouca expressão,
    graças a este novo governo liderado por um presidente honesto e de pulso forte hoje esta nação é respeitada,
    100% da sua população é alfabetizada,
    hoje faz parte do antigo G-7 e que agora é G-12,
    tem um PIB de 60 trilhões de dólares que é a 3ª maior do planeta,
    tem um índice de desemprego em torno de 2.8%, mas estes desempregados recebem um abono mensal até arranjar um novo emprego e todos eles têm casa própria,
    hoje esta nação tem seus teatros e atores que competem com a Broadway,
    sua indústria de cinema se iguala à de Hollywood,
    tem universidades que não devem nada a Harvard e Oxford,
    o povo aboliu de vez aquela música primitiva tipo axé, pagode, sertanejo e músicos de 2ª e 3ª categoria, atualmente a música deste país já compete com o mercado americano e inglês.
    Hoje este povo tem músicos do nível de um Bob Dylan, Frank Sinatra, John Lennon, Elton John,
    de uma Tina Turner, Janis Joplin, Madonna, coisa impensável a 500 anos quando tinha que se conformar com músicos tipo Caetano Veloso, Daniela Mercury, Michel Teló, Thiaguinho, Sandy & Junior, Anitta, Naldo, Luan Santana, Pitty, Lenine, Paula Fernandes, Fiuk, Maria Gadu, Marcelo D2…

    Este meu sonho pode até ser utopia, mas como Deus é brasileiro e o futuro a ele pertence …
    …de uma coisa eu sempre tive certeza: O futuro do Brasil jamais pertencerá a governantes medíocres tipo Sarney, Collor, FHC, Lula e Dilma para ser melhorado …
    …e se o Brasil realmente quiser melhorar não será com essa geração atual de políticos que, além de serem corruptos e incompetentes, não demostram ter compromisso algum com nossa nação e com seu povo.

    Se o meu sonho for realizado, quem no ano de 2519 fizer uma pesquisa na famosa Enciclopédia Britânica ou no Google à procura de informações sobre o Brasil vai ler algo igual ao que escrevi acima.
    Na citada enciclopédia a pessoa vai ler sobre nossa nação como também vai ler a biografia do grande estadista que governou este país e o transformou numa grande potência econômica, militar e cultural.
    Coisa que seu povo nos dias de hoje, ano de 2019, jamais imaginou alcançar.

    Será que um dia, mesmo que seja daqui a 100, 200, 300 ou 400 anos teremos um governante honesto, competente e que consiga realizar todos esses feitos citados neste meu texto?

    Não poderia encerrar esse texto sem também citar um grande feito pelo Brasil por esse GRANDE homem que tirou nosso país do atraso. Para alavancar o nosso país, elevando-o à nação rica, próspera e respeitada no mundo inteiro ele teve que varrer do nosso território a mancha vermelha do comunismo.
    Bem verdade que ainda se tem, como em outras nações do 1º mundo, alguns intelectuais fracassados, esperançosos e adeptos do discurso marxista, mas que, significa apenas uma gota num oceano ou um grão de areia no deserto do Saara.
    Bem diferente de 2019, hoje no ano de 2519 o marxismo é apenas uma teoria relegada ao debate intelectual e por pessoas improdutivas e com aversão ao trabalho, afinal, por 500 anos muitos deles carregaram o gene dos seus antepassados petistas.

    Texto pensado, idealizado e escrito por JSA.

  2. Corrigindo:
    Indo por aí, vamos dizer assim, escrevi um texto em que cito apenas o início do discurso do grande americano defensor dos direitos civis como bem escreveu o CN.

  3. Governo Tremendamente Ignorante.

    Caracs! Seu texto superou os políticos em matéria de iludir o publico!!!!

    Nunca vi nada disso; o que ocorreu ontem foi a bancada ruralista mais uma vez tirando o deles fora para não pagar pelos danos ambientais ja praticados…

    A Reserva Legal é de 15% e não 25% nas pequenas e medias propriedades, correto?
    50% e só pra latifundiário.

    Se voce dirige em estradas no Mato Grosso o que vê são dois tratores ligados a uma corrente que vai passando e derrubando tudo.
    Na volta da viagem descobre que quilômetros e mais quilômetros foram derrubados num curto espaço de tempo.

    Com o Temer foram 2 anos de descumprimento de lei ambiental e um estrago fenomenal!
    Agora com esse clã, o Brasil acabará como um ferro velho…

    Não é possível ter ignorantes e incompetentes tratando da questão ambiental, justamente por serem tremendamente ignorantes e não saberem o básico:

    A FLORESTA EM PÉ VALE MUITO MAIS DO QUE DEITADA e transformada em pasto….

    Mas como é PATRIMÔNIO brasileiro, e esses pilantras no governo não tem como tirar uma casquinha, irão transforma-lo em capital de giro….

    No fim sobra o que? O patrimônio já era, o dinheiro evapora e o ferro velho fica pro povo, que os responsáveis foram morar fora….

    Cada arvore que cai somos nos brasileiros ficando mais pobres, e um ‘governico de pobres desesperados’ querendo vender tudo.
    Formula certeira para a total bancarrota.

    ºº̥Glubºº̥̥̥̥̥̥̥ₒ̥̥̥̥̥̥ₒglub̥̥̥̥̥̥ₒºº̥̥̥̥̥̥̥glubₒºº̥̥̥̥̥̥̥ glubºº̥ₒºº̥̥̥̥̥̥̥glubₒºº̥……

      • Nao sou intelectualizado, sou do mato, sei quem sao os que fazem leis que nunca funcionam sentados em escritorios de parques nacionais onde voce olha pela janela e no entorno de 500 metros so ve capim melado.

        Eu vejo bem, eu protejo reserva florestal, o que realmente interessa.

        FLORESTA NÃO É LUGAR PRA FAZENDA.

        “Havia um brâmane que podia dizer, cheirando-as, se as espadas davam sorte ou não. Aceitava subornos e tornava-se uma regra apenas para recomendar o trabalho daqueles ferreiros que lhe davam presentes, enquanto rejeitava o trabalho daqueles que não o subornavam porque “não mostravam os sinais”. Agora, um certo ferreiro fez uma espada e inseriu na bainha uma pimenta finamente moída e levou-a nesse estado ao rei, que imediatamente a entregou ao brâmane para ser testada. O brâmane desembainhou a lâmina e cheirou-a. A pimenta levantou o nariz e o fez espirrar, tão violentamente que ele cortou o nariz na ponta da espada.”

  4. 1) Desculpe CN, seria bom também que o atual presidente vetasse os agrotóxicos que não são aceitos em outros países.

    2) Até o Trump já vetou um barra pesadapor lá…

    3) Recentemente a Inglaterra devolveu frangos com salmonelas que o Brasil irresponsavelmente exportou.

    4) Aqui, na colônia foi aceito de volta e aproveitado, estamos comendo “frango à salmonela”…

    5) E o médium Chico Xavier previu que as doenças iriam piorar…

  5. Caro CN, você escreveu que acredita nos números sobre reflorestamento. A Nasa fez um levantamento do mundo e apontou que o Brasil usa apaes 7,6% do seu território para agricultura, já os países europeus usam mais de 70%, por que muitos tem montanhas e não podem usar. Estes mesmos países acusam o Brasil de desmatamento.
    Tenho visto muita notícia de apreensão de madeira tiradas de reservas indígenas. Agora te pergunto: Os índios não ouviram as motosseras funcionando? Não viram as estradas sendo abertas? Nunca viram fumaça nos acampamentos dos madeireiros???
    Quem protege mais a floresta? São os índios ou os agricultores???
    Os cocares são feitos de penas de galinhas ou de araras azuis?????

    • Cortar a madeira dá um trabalhão e tem risco, porque é crime. Ser agricultor é mais tranquilo. Acredito na Embrapa e no acompanhamento por satélite. Na Amazônia, o produtor rural tem de manter intocados 80% da área da fazenda.

      Abs.

      CN

  6. Parabéns Carlos Newton pelo texto, pena que o presidente não vai lê-lo na ONU, o que é uma pena. E concordo plenamente com você, com filhos como estes três ter inimigos é pura perda de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *