Advogado de Lula na ONU está autorizado a assistir ao julgamento em Porto Alegre

Geoffrey  conduz o processo de Lula junto à ONU

Deu no G1

O advogado que representa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas Organização das Nações Unidas (ONU) vai participar da sessão de julgamento do recurso, que será realizada na próxima quarta-feira, dia 24, no Tribunal Regional federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. O pedido da defesa do petista foi autorizado nesta sexta-feira, dia 19, pelo desembargador Leandro Paulsen, que é presidente da 8ª Turma da Corte, responsável pelo julgamento.

Segundo os advogados de Lula, o australiano Geoffrey Ronald Robertson representa os interesses do petista junto ao Comitê de Direitos Humanos da ONU. “Embora não esteja habilitado para representar o réu neste feito que tramita na Justiça Federal brasileira, restam claras sua legitimidade para o acompanhamento dos trabalhos e a pertinência da sua presença”, diz trecho da decisão do desembargador. O julgamento no TRF-4 está marcado para as 8h30.

De acordo com o TRF-4, somente os advogados dos réus e profissionais envolvidos no processo – representantes do Ministério Público Federal (MPF) e servidores, por exemplo – acompanharão o julgamento na sala. Os demais, como jornalistas e autoridades credenciadas, poderão assistir à sessão em outra sala, por meio de um telão. A defesa de Lula também solicitou que Robertson estivesse acompanhado de uma tradutora na sala do julgamento. Porém, o pedido foi negado.

SEM DISPERSÃO – “A realização de tradução oral simultânea, in loco, causará movimentação e ruído que, inevitavelmente, dispersará a atenção dos presentes”, considerou o desembargador. Com isso, a tradutora estará em outro local e o advogado poderá usar um aparelho, que deverá ser providenciado pela defesa de Lula. “Determino que a secretaria deste Tribunal disponibilize para a tradutora uma sala distinta com acesso à transmissão em tempo real do julgamento por áudio e vídeo. A partir deste local poderá ser realizada a tradução simultânea do julgamento e sua transmissão ao advogado mediante utilização de aparelhos próprio que permita ao advogado estrangeiro a oitiva remota através de dispositivo auricular”, diz o texto.

Em julho do ano passado, Lula foi condenado na primeira instância pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na sentença, Moro sustenta que o ex-presidente ocultou a propriedade do triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo, e que o imóvel foi recebido como propina da empreiteira OAS em troca de favores na Petrobras.

PEDIDO NEGADO – Nesta quinta-feira, dia 18, o relator dos processos da Lava Jato no TRF-4, desembargador João Pedro Gebran Neto, negou um pedido de participação no julgamento. A petição era assinada por Jeremias Casemiro, ex-Presidente da Câmara Municipal de Resende (RJ) e sindicalista, representando a Associação para Defesa de Amparo de Vítimas de Abuso de Poder. Ele pediu para comparecer à sessão e fazer sustentação oral no julgamento como “amicus curiae”, expressão que significa “amigo da Corte, ou do tribunal”.

No entanto, Gebran negou o pedido. Ele justifica que as razões trazidas por Casemiro já são defendidas pelos próprios advogados de Lula. “As alegadas nulidades processuais já são objeto de insurgência em razões de apelação por parte dos defensores nomeados”, diz trecho da decisão.

 

13 thoughts on “Advogado de Lula na ONU está autorizado a assistir ao julgamento em Porto Alegre

  1. Luiz Carlos Eccel, bispo emérito de Caçador:

    O que a in-justiça da lava jato está tentando destruir não é a pessoa de Lula mas, sim, um símbolo da luta e defesa da justiça social no Brasil. É como se dissessem: de agora em diante o judiciário, dependendo de suas convicções e interpretações da lei, poderá não mais permitir a justiça social no Brasil.

    Ir a Porto Alegre no dia 24 é, também, uma forma de dizer não a Michel Temer e a seu governo. É dizer não às suas reformas da previdência e trabalhista, é dizer não as suas privatizações, à entrega do Pré-sal e da Petrobrás ao capital internacional.

    A injustiça que estão fazendo contra Lula é, em grande escala, a injustiça que vem sendo executada contra todo o povo.

    • E qual bispo que não é um petista, pois não gosta de trabalhar. Se fosse honesto, não seria petista e muito menos faria apologia ao crime. Ir a Porto Alegre para dizer não ao Temer, mostra claramente que o bispo não passa de um 171 pois se ele é contra o Temer que vá a Brasília. E contra o Lulla está se fazendo a coisa mais justa pois ou se põe os ladrões na cadeia ou estaremos sendo injustos com o cidadão. Qual que o Mortadela Podre prefere? Com certeza roubar do que ser honesto.

  2. Quanta palhaçada!
    Estão transformando um julgamento normal num Circo.
    Não faz mal, a lona e o picadeiro desses canalhas, arderão no inferno!
    Aliás poderiam levar esta MERDA lá prós Estados Unidos.
    Assim teríamos paz de uma vez por todas!
    Vai levar um 3 a ZERO na testa que vai até ficar tonto.
    JAULA JÁ!!!!
    Atenciosamente.

  3. O eminente advogado poderia aproveitar essa viagem e ir na Venezuela, pois Maduro está executando geral. Não percebi bem nem uma indignação no TI.

  4. AhuahuahuahauAhaah…
    Pensei que “Eccel” fosse aquele aplicativo de tabelas do pacote do Office.
    Bispo emerito…
    Hummmm ….que Importante! !!!
    Vc Alex Mortadela Podre Cardoso e esse tal de ” muito importante bispo emerito” que vão “caçar” o que fazer. ..dois imprestáveis e inúteis!

  5. Para o sr. Alex Cardoso,
    Não seja um “católico de merda”, desculpe. Vamos parar de pastar e estudar, leiam pelo amor de Deus , pesquisem no CIC, sobretudo, no paragrafo 2425 e seguintes. Isto não é minha verdade, mas é a Verdade. Só se ama o que se conhece. !!!
    Não quero polemizar só alertar:
    É vedado ao cristão católico apoiar candidato ligado ao socialismo ou comunismo. A doutrina da fé de nossa Igreja é clara. Existem padres ,bispos e leigos que “esqueceram ” disto .!!!! É fato , também, que a prática do capitalismo, onde sua base perverte os vínculos sociais com o mercado “regularizando” a justiça social, não se coaduna com a sã doutrina, portanto,.isto é tão grave como apoiar o socialismo ou comunismo.
    Em verdade, a justa hierarquia de valores deve ter em vista O BEM COMUM.!!!!
    Incorre em DESONESTIDADE INTELECTUAL quem de conhecimento técnico a respeito do assunto ensinar diferente.
    Paz e Bem!
    Ricardo Lima.

    • Acontece que o Alex Mortadela Podre Bandido Ladrão Assassino Cardoso não sabe o que é ser honesto. Para ele, o dinheiro de quem trabalha tem que ser dividido com os vagabundos do PT. E preste atenção, que se remotissimamente o Lulla chegar a presidente, a primeira coisa que ele vai fazer é confiscar o dinheiro da população. Na cabeça dele, povo com dinheiro não pode ser submetido a submissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *