Análise do índice de desemprego tem de incluir o crescimento demográfico do país

Resultado de imagem para desemprego

Ilustração reproduzida do Arquivo Google

Pedro do Coutto

Reportagem de Thais Carrança, edição de ontem do Valor, focalizou a redução da taxa de desemprego em julho com a criação de 47 mil postos de trabalho. Para a jornalista,que colheu dados em várias fontes sendo uma delas o setor econômico do Itaú, a queda foi muito tímida num universo de desempregados que se eleva a 11 milhões 933 mil. Para o banco de investimentos MUFG, o recuo deixou a taxa em 12,3%. O tema desemprego vem sendo discutido por vários setores, incluindo a pesquisa nacional por domicílios do IBGE. O desemprego, contudo, na minha opinião, tem que ser confrontado com o índice de crescimento demográfico.

Se nascem 2 milhões de pessoas por ano, tem que se considerar que o mesmo percentual abrange os jovens maiores de 18 anos. Dividindo-se 2 milhões de seres humanos por 12 temos então a onda que devia caminhar para o mercado de trabalho.

NOVAS ADMISSÕES – Esse dado é muito importante porque ao desemprego decorrente de demissões tem que se adicionar a taxa de não admissões. Uma questão que esclareça os fatores desemprego e não emprego afetando a economia de modo global. inclusive a Previdência Social, que majoritariamente arrecada sobre a folha de salários e está atingida fortemente no seu universo social.

Existem outras implicações relativas ao movimento de consumo que gera receitas provenientes do vínculo empregatício. Portanto, os governos estaduais e federal, de modo geral, dependem das compras no mercado. Se as compras caem, a receita pública também recua.

Existe, ainda, o fator prestação de serviço, no qual se encontram centenas de milhares de pessoas em todo o país trabalhando em caráter informal. Não estão desempregadas, mas em sua grande maioria não recolhem para o INSS. A cadeia de tributos é formada pelo Imposto de Renda no plano federal,  assim como pela Previdência, pelo ICMS que é estadual e pela contribuição de empresas para o ISS na esfera municipal. Uma corrente contínua.

###
SUPREMO LEGITIMA TERCEIRIZAÇÃO

O Supremo Tribunal Federal decidiu ontem, por 7 votos a 4  reconhecer a legitimidade dos contratos de terceirização para o sistema da CLT. A discussão era se a terceirização pode ser estabelecida para as atividades-fim, além de para as atividades meio. Portanto, o STF aprovou a existência do sistema, de modo geral, para os empregados privados e para os servidores das empresas estatais. Mas não para o funconalismo público.

A decisão vai ao encontro de cerca de 2 milhões de homens e mulheres que trabalham com esse vínculo indireto no campo trabalhista. Quem pode o mais pode o menos. Assim, os terceirizados podem continuar presentes tanto nas atividades meio quanto nas atividades-fim.

###
TSE PODE JULGAR HOJE RECURSO DE LULA PARA TV

Os repórteres Rafael Moraes Moura e Ricardo Galhardo, no Estado de São Paulo de ontem, revelaram que o Tribunal Superior Eleitoral poderá julgar hoje o recurso do PT no sentido da presença de Lula no horário gratuito nas emissoras de rádio e televisão.

Talvez Lula não possa aparecer, mas sua mensagem de apoio a qualquer candidato na realidade não poderá ser proibida.

4 thoughts on “Análise do índice de desemprego tem de incluir o crescimento demográfico do país

  1. O governo do pt abriu a porteira da terceirização no advento do empreendedor individual, ou todos acham que ele estava de olho em criação de empresas de alta tecnologia?
    O rombo na previdência vide aposentadoria dessa massa de empreendedores individuais vai ser tão grande ou maior que o dos aposentados rurais.
    Merece sim um aprofundado estudo e uma boa reportagem.

  2. O grande e experiente Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO , analisando os dados oficiais que apontam criação de 47.000 Empregos c Carteira do Trabalho assinadas em Julho/2018, e redução do Desemprego Oficial de 12,4 p c para 12,3 p c, (11.933.000 Desempregados), levando em conta a Taxa de crescimento demográfico, esses 47.000 novos Empregos de Julho/2018, apenas mitigaram o Desemprego, .mas não reduziram, uma vez que chegam ao Mercado de Trabalho +- 125.000/mes.

    É necessário um crescimento forte da Economia de 4 a 5 p c aa, e isso só acontecerá se votarmos num Candidato que recupere a CONFIANCA, de que reduzirá o Déficit Fiscal , criará Superávit Primário e sobretudo honrará a Dívida Pública
    Tem que ser alguém que tenha experiência e que tenha condições de DESTRAVAR a Economia do Brasil

    Destravada, nossa Economia tem potencial para crescer muito. E vejam que culpa agora não é mais do Rentismo porque o Ministro da Fazenda Sr. HENRIQUE MEIRELLES baixou a Taxa Básica de Juros para 6,5 p c a a, para um Inflação Oficial de +- 4,5 p c, Spread oficial de 2 p c a a, descontado o Imposto de Renda, dá uma ninharia. Esses Capitais não vão para a Economia Real, geradora de Empregos, porque está TRAVADA mesmo

  3. Devido a terceirização irrestrita, o concurso público para empresa pública regidos pela CLT acabaram, só ficando livre da terceirização total os regidos pela lei 8112.
    Como os políticos tem empresas em vários segmentos dentro das empresas públicas,agora todos os segmentos das atividades poderão ser terceirizados – os políticos corruptos de plantão agradecem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *