Ao apoiar ditadores e defender controle da mídia, Lula e PT enveredam por pautas antidemocráticas

PT reage com ameaça à Veja por reportagem que aponta Lula como mandante de assassinato | Maranhão Hoje

Como dizia Brizola, “Lula já esta costeando o alambrado”

Wesley Oliveira
Gazeta do Povo

Apesar do discurso do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa da “reconstrução” da democracia diante do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o líder petista e outras lideranças da sigla costumam dar apoio a ditadores de esquerda.

Também defendem com frequência a regulamentação da mídia – o que, para seus críticos, seria uma forma de controlar e impor restrições à imprensa e às redes sociais, principalmente porque é isso que costuma ser feito nas ditaduras defendidas pelo PT.

TUDO DE NOVO – Nos últimos dias, Lula e outros dirigentes do partido voltaram a enaltecer ditaduras de esquerda ou a minimizar críticas a regimes autoritários como os de Cuba, Nicarágua e China. E também defenderam a regulação da mídia.

Recentemente, por exemplo, a cúpula do partido chegou a publicar uma nota de saudação às eleições da Nicarágua, que deram a vitória ao ditador Daniel Ortega, no poder há 14 anos. O pleito, contestado por observadores e políticos internacionais, foi realizado sem a presença de opositores de Ortega, que foram presos.

A manifestação do PT acabou sendo criticada tanto por opositores, quanto por apoiadores do ex-presidente Lula. Com o reação negativa, a sigla excluiu a nota de seu site.

GLEISI DESCONVERSA – A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), alegou que o texto sobre as eleições na Nicarágua não havia sido submetido “à direção partidária”. Gleisi afirmou ainda que a posição do partido, sobre qualquer país, “é de defesa da autodeterminação dos povos contra interferência externa e respeito à democracia”.

Mas, em entrevista ao jornal espanhol El País, no fim de semana, Lula minimizou as críticas ao regime da Nicarágua. Ao ser questionado sobre qual seria o diagnóstico dele sobre o fato de as eleições na Nicarágua não terem sido reconhecidas pela comunidade internacional, ele respondeu que era contra a candidatura de Daniel Ortega, mas que a decisão de mantê-lo no poder é do povo.

“Posso ser contra, mas não posso interferir nas decisões de um povo”, disse o ex-presidente.

ORTEGA E MERKEL – Lula também comparou o ditador Ortega, eleito num processo criticado pela comunidade internacional, a líderes de países democráticos que chegaram ao poder em eleições limpas e sem contestações.

“Por que Angela Merkel [primeira-ministra da Alemanha] pode ficar 16 anos no poder, e Daniel Ortega não? Por que Margaret Thatcher [ex-primeira ministra britânica] pode ficar 12 anos no poder, e [Hugo] Chávez [ex-ditador falecido da Venezuela] não? Por que Felipe González [ex-primeiro ministro da Espanha] pôde ficar 14 anos no poder?”, questionou o petista.

Ao ser confrontado com o fato de que Ortega mandou prender seus opositores, ao contrário dos demais citados, à exceção de Chavez, Lula disse que não pode julgar o que aconteceu na Nicarágua. “Eu fui preso no Brasil. Não sei o que essas pessoas fizeram. Só sei que eu não fiz nada”.

MUITAS PRISÕES – A Nicarágua é apontada como uma ditadura de esquerda, sob o comando de Ortega, com supressão de direitos civis e políticos. Antes do pleito, o presidente nicaraguense mandou prender sete candidatos adversários e, pelo menos, 130 simpatizantes deles.

Na mesma entrevista ao jornal El País, Lula também minimizou os recentes protestos contra a ditadura socialista de Cuba. Durante as manifestações da oposição, o governo cubano chegou a retirar credenciais de profissionais da agência internacional de notícias EFE.

Ao ser questionado sobre a repressão policial às manifestações, o petista disse “que essas coisas acontecem no mundo inteiro”. “A polícia bate em muita gente, é violenta. É engraçado porque a gente reclama de uma decisão que evitou os protestos em Cuba, mas não reclama que os cubanos estavam preparados para dar a vacina e não tinham seringas, e os americanos não permitiam a entrada de seringas. Eu acho que as pessoas têm o direito de protestar, da mesma forma que no Brasil. Mas precisamos parar de condenar Cuba e condenar um pouco mais o bloqueio dos Estados Unidos”, disse Lula ao El País.

GUERRA FRIA – De acordo com Lula, o bloqueio comercial dos Estados Unidos a Cuba é uma “eterna Guerra Fria”. No mês de julho, Cuba registrou diversas manifestações contra o governo. Relatório da organização de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) informou a “estratégia brutal de repressão” implantada pelo regime após os protestos resultou em pelo menos 130 casos de detenções arbitrárias, maus-tratos e falsos julgamentos.

Por sua vez, a ex-presidente Dilma Rousseff disse que a China é “uma luz” contra a “decadência” do Ocidente. A declaração foi feira durante um debate para o lançamento do livro China, o Socialismo do Século 21, da Editora Boitempo.

“Não se pode deixar de admirar um país [a China] que sai do feudalismo, do mais brutal controle colonialista, para se tornar a segunda maior economia do mundo e a primeira em paridade de poder de compra. E tudo indica que, até o final da década, poderemos ver a China se transformar na maior economia do mundo”, prosseguiu Dilma, sem mencionar que a China é uma ditadura comunista de partido único.

(Artigo enviado por Mário Assis Causanilhas)                                                     

9 thoughts on “Ao apoiar ditadores e defender controle da mídia, Lula e PT enveredam por pautas antidemocráticas

  1. PERAÍ, PERAÍ, PERAÍ, lulopetismo, soberbo, pode parar com essa patifaria e ranço vingativo de atacar Marina Silva, a Rainha do meio ambiente do Brasil, apenas porque foram rejeitados por ela que não suporta malfeitos e que não vai entrar nessa roubada de tapar o nariz para votar no Lula, como pediu o Zé de Abriu, porque o bolsonarismo e o demotucanismo são piores do que o lulismo. Vocês já foram longe demais com essa patifaria contra Marina Silva, já fizeram muito mal a ela, já a machucaram demais e já causaram muita dor a ela com essa patifaria apenas porque ela é uma Dissidente convicta do lulopetismo face ao envolvimento do PT com bandidos barra pesada em Brasília, a “Ilha da Fantasia” do sistema apodrecido, onde sentaram gostosamente no colo do famigerado “Centrão”. Marina Silva é muitíssimo diferente de Ciro Gomes, ela é coerente, idealista, tem luz própria, tem postura, não se mistura, nem tem negócios e nem esquemas com bandidos, não se rende a gente do tipo João Santana egresso do lulopetismo, de jeito nenhum, por dinheiro nenhum, não faz “aliança de moral frouxa” com bandidos, rejeitado de pronto por Marina Silva, que sabe das coisas, tem olhos de águia e, ao que tudo indica, doravante, resolveu voar como águia, ao que parece, na condição de Madrinha do megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, a Terceira Via de Verdade, antissistema, a nova política de verdade, tal seja a Democracia Direta com Meritocracia, o novo caminho para o novo Brasil de Verdade, porque evoluir é preciso, de modo que vocês do lulopetismo, do bolsonarismo, do demotucanismo e cia da mesmice do sistema apodrecido não têm autoridade moral nenhuma para falar mal de Marina Silva, a Rainha do meio ambiente do Brasil, uma grife exclusivamente dela capaz de atrair bilhões de dólares para o Brasil, a partir de 2023, que esperamos seja a Estrela do nosso Governo que tem que brilhar, que tem tudo para derrotar os dinossauros do sistema apodrecido no primeiro turno, de modo pesquisas fajutas não fazem a nossa cabeça porque, no frigir dos ovos, é Deus que escolhe a Estrela que tem que brilhar. Já não basta atacarem o PSOL, que está numa sinuca de bico por tentar ser simpáticos com você$, agora deram de atacar tb a Marina Silva. Pode parar, respeito é bom e nos gostamos, sejam homens, criem coragem e venham para o debate político público com o Leão da Democracia Direta com Meritocracia, que vai mostrar ao mundo o quanto vocês estão superados na política. https://www.brasil247.com/midia/o-que-ciro-gomes-fara-quando-perceber-que-se-tornou-a-marina-silva-da-temporada-questiona-altman?fbclid=IwAR2ZVuj-J4lQutoeVuLjkEqBtvLonXBUYxzvpTF9hNhpAKg4NDxpcVNF_PM

  2. Vamos analisar resultados.
    A análise da Dilma sobre a China foi perfeita . A ditadura soviética demorou 50 anos para falir. O regime chinês, em 40 anos, está disputando alcançando os EUA.

  3. O próprio PT já é uma ditadura, como é que vão sonhar com democracia em algum lugar?
    Se o petismo tivesse força, já estaria submetendo
    o Brasil a uma tirania, mas como não tem, ficam por ai só nos delírios.
    Quem viver, verá o tamanho da surra que o lula vai levar na próxima eleição, isto é , se tiver coragem de se candidatar.
    Vai reprisar o desempenho da Dilma, na eleição para o senado, em Minas.
    Há três coisas na vida, que só se faz uma vez: NASCER, MORRER E VOTAR NO PT.

  4. É curioso que não se vê na Imprensa golpista nem a daqui trazendo fatos da viagem de Lula ao exterior.
    E ainda dizem, na cara de pau, que “a esquerda vive de discursos” e “os fatos que se lasquem”

    Ora. Lula foi recebido por chefes de estado na Europa. Macron e Merkel (ambos de direita) receberam Lula – ao contrário do Genocida que na reunião de chefes de estado somente teve presença no recebimento das autoridades, ocasião em que pisou no pé da Merkel, e trocou algumas palavras com ela (mais interessada no gás brasileiro) e também Erdogan (idem).
    Depois viajou ao Oriente Médio das teocracias árabes clevando comitiva onde muitos eram acompanhados de suas esposas… para negócios de família em nome do Estado, turismo, cartão corporativo…
    É a esquerda que omite a realidade (né?)

    • Luiz Inácio ou ex presidiário foi recebido por chefes de estados por questão de puro interesse deles. Entendido?

      Nenhum chefe de estado democrático receberia u apedeuta por questões diferentes dessa, o que eles fizeram, e muito bem, é o óbvio, ou seja, recebe-se o inconveniente maníaco por popularidade por interesse do país de cada chefe se estado.

      Pois, Luiz Inácio nunca soube honrar nada do que lhe foi confiado, muito menos os recursos do povo brasileiro.

      A única coisa que o matuto metido a malandro pode conseguir é continuar encantando os burros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *