Após críticas, Bolsonaro e Haddad recuam sobre fazer nova Constituição

Resultado de imagem para haddad e bolsonaro charges

Charge do Laerte (laerte.com)

Marina Dias, Catia Seabra e Talita Fernandes
Folha

Levados ao segundo turno da eleição presidencial, os candidatos do PSL, Jair Bolsonaro, e do PT, Fernando Haddad, recuaram e descartaram a controversa ideia de fazer uma nova Constituição para o país. Enquanto o petista vai recalibrar a estratégia da campanha e acenar ao centro, seu adversário fortalecerá as táticas que lhe renderam 46% dos votos no primeiro turno.

Bolsonaro se preocupou, em entrevista ao Jornal Nacional nesta segunda-feira (dia 8), em enfatizar que respeita o voto popular e que desautorizou seu vice, general Hamilton Mourão, por ter dito que ele considerava convocar uma Constituinte escrita por notáveis e achava razoável a hipótese de um autogolpe contra o Congresso.

ERROU O NOME – “Ele deu uma canelada. Eu o desautorizei”, disse Bolsonaro sobre o vice, cujo nome errou duas vezes (“Augusto”). “Ele é general, eu sou capitão, mas o presidente serei eu.”

Bolsonaro ainda acenou ao Nordeste e aos mais pobres, campos em que o PT leva vantagem, e afirmou que não acabará com o Bolsa Família.

O PT, por sua vez, fez um gesto significativo ao eleitorado de centro que teme ver Haddad tutelado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado por corrupção. Nesta segunda-feira (dia 8), o candidato foi liberado pelo padrinho de visitá-lo semanalmente na sede da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpre pena, e reduziu o número de citações a seu nome em entrevistas.

NOVOS RUMOS – A correção de rota petista deve ser mais drástica do que a de Bolsonaro, a fim de buscar ampliar a base de 29,3% dos votos recebidos no domingo. A avaliação da campanha, porém, é que perfazer a diferença será “muito difícil”.

Após receber Haddad nesta segunda-feira, Lula o autorizou a revisar pontos do programa de governo em busca de alianças. Assim foi descartada a instalação de uma Assembleia Constituinte, criticada.

Indagado em entrevista no Jornal Nacional desta segunda sobre a possibilidade de nova Constituição, Haddad declarou que o PT “reviu o posicionamento” e que eventuais mudanças se darão somente com emendas à atual.

CARTA BRANCA – Lula orientou o discípulo a ir à rua fazer campanha e deu carta branca para que firme sua identidade e converse com diversos partidos –inclusive com lideranças do PSDB como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com quem tem boa relação.

A ideia é que os acordos formais se deem entre siglas de esquerda e centro-esquerda, como PDT, PSB e PSOL, mas haja espaço para uma frente em defesa da democracia. O ex-adversário Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado, pretende anunciar nesta quarta “apoio crítico” ao petista.

Após se reunir com Haddad e o comando da campanha em São Paulo, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que as visitas de Haddad a Lula dependerão da dinâmica de campanha: “Temos menos de 20 dias. Não sei qual será o tempo e a disposição para isso. Se for possível, ele vai; se não, vai fazer campanha”.

WAGNER REFORÇA – Para articular o arco de diálogo, a campanha de Haddad incorporou nesta segunda o senador eleito pela Bahia Jaques Wagner. Com bom trânsito entre políticos, empresários e integrantes das Forças Armadas, o ex- ministro da Defesa de Dilma Rousseff buscará diferentes setores e tentará esfriar os ânimos no PT.

Uma ala importante da coordenação defende que o eixo do segundo turno seja o debate econômico, com a radicalização do discurso e sem acenos ao mercado, enquanto o grupo próximo a Haddad quer movimentos para ampliar o apoio, inclusive com empresários e investidores.

A campanha se preocupa também em buscar o eleitor lulista que migrou para Bolsonaro. Daí a ênfase no discurso para o eleitorado mais pobre.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Em tradução simultânea, Bolsonaro seguirá na mesma balada, porque não se mexe em time que está vencendo. Do outro lado, os petistas estão batendo cabeça, porque ninguém sabe o que fazer e Lula já jogou a toalha, convencido da derrota. (C.N.)

20 thoughts on “Após críticas, Bolsonaro e Haddad recuam sobre fazer nova Constituição

  1. Ana Amélia vice de Alckmin já deu apoio à Bolsonaro.

    O candidato a governador de MG do Novo, Zema, também fez o mesmo junto com Dória em SP.

    Vai ser bonito de ver a acachapante vitória do M17O !

    • O Rarradad promete tudo, até não dar mais boa noite pela TV ao seu senhor jagunço na prisão.
      O importante é ter em mente que o PT é um partido de mentirosos e corruptos – todos sabemos disso. Para o Lula e a Anta a Venezuela é um país democrático – foi o que eles sempre repetiram e confirmaram com um espréstimo de 1 bilhão de dolares para Caracas fazer um metrô, enquanto aqui os nossos caminhões trafegam em estradas esburacadas; o Lula abriu as pernas para o índio da Bolívia que nos roubou uma unidade de refino da Petrobras.
      O PT é um desastre que não pode ser repetido.

      • A primeira coisa que farão no governo será irrigar as contas do governo bolivariano, que está hoje como está, pela queda de Dilma. Precisam da Venezuela como polo aglutinador socialista. Jamais dirão o que ela é hoje e que querem o mesmo para o Brasil. Haddad já manifestou a disposição de meter a mão em nossas reservas estratégicas e com certeza tentará mudar a Constituição, não com tantos apoiadores de Bolsonaro no Congresso, mas na próxima eleição do Congresso, assumindo o controle dele, aí sim, o campo estará livre. Precisamos impôr limites claros ao poder do Judiciário e dos partidos políticos e do Chefe do Executivo. Senão, nos tornaremos em algum momento outra Venezuela. Precisamos blindar nossa Constituição para que outro partido com viés autoritário, não tente novamente tomar o poder e mantê-lo em suas mãos.

  2. A verdade é que precisamos SIM de uma nova constituição que proteja o cidadão e não os políticos corruptos. Talvez esse não seja o momento pra tratar desta questão, mas eventualmente o assunto virá a tona novamente. A constituição de 88 é a principal causa da impunidade e corrupção no país, tem que ser feita outra mesmo.

    • Se não fosse possível os dois lados não estariam falando sobre isso. Não é a Globo que vai dizer se pode ou não pode. Pode sim ser feito como o Mourao sugeriu, afinal de contas, todo o poder emana do povo.

  3. Será que alguém vai ser capaz de se convencer de que Haddad é muito distante de Lula e da velha liderança petista? E a onipresente propaganda “Haddad é Lula” será toda recolhida às pressas, para dar lugar ao novo lema, “Haddad nada tem a ver com Lula”, no melhor estilo 1984 de Orwell?

  4. Uma Constituição sem frases de enfeite, sem demagogia, sem duplo sentido e interpretação, e sem Assembleia “Prostituinte”, como a última ficou conhecida. A atual é mais uma colcha de retalhos do que uma Constituição. Constituição dos traços vermelhos. Frases de enfeite que apenas servem para isso, é inconcebível se queremos que este texto tenha de ser respeitado.

  5. Já entendi que Haddad agora é um tucano ‘ social democrata’ desde criançinha kkk Mas qual vai ser o novo enredo do “gólpi” com a Dilma chutada nas urnas e a Janaína eleita com a maior votação da história deztepaiz? E vão dizer o quê da ditadura do cumpanheiro Maduro? E como é que o Jaques Wagner, o recém nomeado coordenador da campanha petista, vai explicar a afirmação que fez de que foi um erro não transformar o Brasil em uma Cuba?
    https://www.youtube.com/watch?v=hE1ZRE4ag4Q

  6. Pela precisão das informações: Quem recuou sobre a nova constituição foi Haddad, cuja reforma está no programa de governo do PT (basta ir no site e procurar).
    Bolsonaro não recuou de posição alguma porque não falou em reforma de constituição. Quando falou foi para retrucar a opinião do vice Mourão que tinha dito algo neste sentido em uma palestra.

  7. O Brasil não pode se pautar através de “pensamentos nefastos e criminosos de lesa-pátria ” de Jornalistas das Grandes Redes de Televisão do Brasil que diariamente só faltam ameaçar de morte o Cidadão para que continuem se submetendo e suas Famílias ao “Comando da Orcrim Lulopetralha” e seus ilícitos contumazes. É tanto ódio e rancor pelo que se passa e avoluma na vontade popular de sair das mãos dessa canalha (financia e comanda jornalistas e intelectuais para que produzam mentiras) que os Programas só tem Pauta de “calar e derrotar o povo o fazendo de idiotas diante da crise total que a Nação atravessa” !!!! Quando é que o PT e seus Ladrões do Dinheiro Público Assinaram ou Apoiaram a atual Constituição de 1988 para tá exigindo de Bolsonaro que a cumpra, quando Dilma, Lula e seus Comandados Petralhas do Judiciário e Congresso Nacional a rasgaram explicitamente ao não cassarem Dilma como manda a Lei Maior no dia de seu Impeachment ???? Vão plantar maconha na Venezuela bando de marginais lulopetralhas !!!!!

  8. Fabio Pinheiro, psiquiatra e colega de turma do Haddad “Bolsonaro é louco ?

    Análise Psiquiátrica:

    Haddad disse que o Bolsonaro precisa de tratamento psiquiátrico:

    Eu estudei na mesma escola que o Haddad , muitos anos sob o mesmo teto .

    Eu afirmo , quem precisa de tratamento psiquiátrico é o execrável “poste de presidiario”.

    O Haddad precisa de psiquiatra sabe porque ?

    Porque teve a mesmíssima educação que eu , no Ateneu Ricardo Nunes , defronte ao Clube Sírio Libanês, em São Paulo .

    O Fernando tentou esconder que estudou em escola de rico , mentiu e voltou atrás. …

    Como se isto fosse uma vergonha e não uma honra..

    Você aprendeu a ler e escrever tão bem quanto eu , cantava o Hino Nacional – dona Corina era nossa professora de música, ela morreu em dezembro, que bom que ela não te viu fazendo o que está fazendo , suspeito de roubar, unindo-se a condenados e réus confessos – lembra dela ?

    Você sabe , como eu , que o socialismo ( eufemismo para comunismo ) matou 100 milhões de pessoas .Você sabe ler Haddad !Você sabe que o Lula, junto com as FARCS e o Fidel fundaram o foro de São Paulo para massacrar nossa gente .

    Eu trato de pessoas viciadas em Crack , eu vejo o que ele e a cocaína fazem com nossos jovens , voce certamente sabe, certamente , que o dinheiro sujo da campanha política do seu partido vem em grande parte do tráfico.

    Está lá no livro ” O Espectro de Chaves “, recém lançado.

    Você sabe que Mao Tse Tung, um dos seus “heróis ” mandava enfiar crina de cavalo na uretra dos “burgueses” chineses para que morressem lentamente de infecção, pois não havia cistoscopia

    Está lá na “Biografia de Mao”.

    Mao foi o maior genocida da história, matando gente do próprio povo , em tempo de paz ….

    Você sabe que o Lenin deixava hordas de criminosos doidos de cocaína estuprarem as “burguesas” e as filhas dos “gulaks’ durante a revolução Bolchevique.
    Está lá, nos livros….

    Você quer que o crime organizado, aliado do seu partido faça o mesmo aqui?

    Você sabe que o comunismo só traz miséria, fome e morte .Você teve boa escola ,como eu , impossível você não saber que o comunismo nunca deu certo em lugar algum…

    Haddad, quem precisa de psiquiatra é você. Se você sabe de tudo isso e se presta a este papel, você é um psicopata .Está lá no livro ‘Ponerologia” do Lobaczewski…..

    Você sabe ler..

    Você sabe que o objetivo deles é acabar com nossa família, nossa religião, nossa identidade , com nossos jovens para , que de joelhos eles ( vcs )nos dominem..

    Você sabe que estas urnas da Smatmatic são fraudadas com coordenação do Richard Stallman .

    Chega de fingir que não vejo , chega de “maneirar no Foice & Burca a pedido da minha mãe !!!

    Tenho um filho só aqui no Brasil .

    Se vc ganhar , mando ele para outro país ( os outros já foram ) e fico aqui até o fim…

    Aqui é minha Pátria, meus pais , este é o meu povo e se precisar , morro por tudo isso , já tive uma vida maravilhosa , não me importo de morrer ou sofrer um pouco ou muito …

    Haddad , trata-se você! Peça desculpas para a sua família, que eu sei que são pessoas decentes e honradas, devolva o dinheiro que porventura esteja com você e lute comigo, lute com os “verde e amarelos ” , não com os vermelhos de sangue .

    O que você quer ? Dinheiro ?Poder ?Aparecer?

    Mesmo ciente de tudo isso ?

    Haddad, repito , o psicopata é você , só que Psicopatia, no seu estágio, não tem cura ….”

    Atenciosamente.

  9. Desse jeito, dona carioca, a senhora não convence ninguém. Cite fatos. Por exemplo: Lula é ladrão porque foi condenado como tal e há mais processos contra ele que o deixarão na cadeia sem cachaça por várias décadas.

  10. Quem rasgou a constituição foram os presidentes do STF e do Senado, ao vivo e em cores. Ninguém abriu o bico para defende-la de tal estupro, nem mesmo a dona Rede Globo.

  11. Globo, Folha de São Paulo, Estadao, Veja, Isto É, Época, quem são para falarem de constituição? Eles não apitam mais nada, foram cúmplices em todos os desmandos. TODO O PODER EMANA DO POVO, só isso basta.

  12. O Ministerio do Trabalho terá. ….trabalho!
    A petesada feito barata tonta…
    Terá que comprar a Carteira de Trabalho às pressas.
    Se bem que de 28 outubro até 1 janeiro 2019…terão tempo.
    Sugiro começaram a treinar a correr…
    Chola petesada parasita.
    Uauauauauauauashshshshs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *