Bolsonaro conversa com Putin e diz que vacina russa Sputnik V poderá ser fabricada no Brasil

Bolsonaro conversou com o líder russo sobre a importação do imunizante

Deu no O Tempo

O presidente Jair Bolsonaro conversou nesta terça-feira (6), por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Entre os assuntos tratados, está a aquisição de doses da vacina russa Sputnik V, produzida pelo Instituto Gamaleya. Presenciaram a conversa os ministros Carlos Alberto França (Relações Exteriores), Marcelo Queiroga (Saúde), Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral) e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres.  

“Acabei de receber um telefonema do presidente Putin. Um dos assuntos mais importantes que nós tratamos aqui é a possibilidade de nós virmos a receber a vacina Sputnik, daquele país. Logicamente dependemos ainda de resolver alguns entraves aqui no Brasil, e estamos ultimando contatos com as demais autoridades, entre eles a Anvisa, [sobre] como nós podemos efetivamente importar essa vacina”, disse o presidente em vídeo publicado nas suas redes sociais.

FABRICAÇÃO – O presidente também destacou que, caso tenha aprovação para uso no Brasil, a vacina russa pode vir a ser fabricada no país, sob responsabilidade da farmacêutica União Química. Em fevereiro, o Ministério da Saúde anunciou a dispensa de licitação para aquisição de 10 milhões de doses do imunizante russo, ao custo de R$ 639,6 milhões.

Na conversa, os dois presidentes também acertaram o envio de uma equipe da Anvisa à Rússia, para inspecionar as instalações de produção da Sputnik V e de seus insumos. Ainda esta semana, diretores da Anvisa também devem receber o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, para discutir formas de acelerar a importação do imunizante.

10 thoughts on “Bolsonaro conversa com Putin e diz que vacina russa Sputnik V poderá ser fabricada no Brasil

  1. No ano passado o Ratinho já tinha prometido que esta vacina seria fabricada no estado. Pelo visto o Ratinho não falou com o Putin, será que não queria melindrar o mito, por ser amigão do papai dele?

  2. No dia do jornalista,
    parabenizo CN, MC e demais jornalistas que frequentam este blog.

    Nestes tempos de notícias falsas e de ódio, onde os fatos são contestados está difícil exercer sua profissão.

    Abraço a todos.

    • Gratíssimo, amigo Vidal, nem lembramos o Dia do Jornalista, realmente é algo a se comemorar, como as demais profissões que fazem a beleza da vida, apesar de todas as mazelas.

      Abs.

      CN

  3. “Anthony Fauci, epidemiologista-chefe dos EUA, diz que ‘situação no Brasil é muito grave’ e ‘país deve considerar seriamente’ lockdown” (O Globo)

    Enquanto isso, seu Jair, está preocupado em.nonear ministros para protegerem seus filhos bandidos.

    Reaja Brasil!

  4. Vai, vai sim, dormir eternamente em berço esplendido. Será que se houvesse uma revolta civil violenta, morreria tanta gente? Será que somos tão passivos como os bovinos e equinos (humanada de humaninos)?

    Parece que até as FFAA, foram cooptadas. Hoje não passam de FORÇAS AMADAS pelos ladrões e ladravazes. (que palavra, diria o saudoso Hélio Fernandes)
    .

  5. Falar com o Putin o pluto não falou – nem português direito o pluto fala. Boca suja ele tem, tanto quanto Putin tem veneno para atemorizar espião.
    Estamos vivendo uma tragicomèdia!

  6. Aproveito o embalo do meu amigo e conterrâneo Vidal, para também desejar ao Newton felicidades pelo Dia do Jornalista, e extensivo aos profissionais desta área.

    Eis uma profissão importante, que merece o nosso reconhecimento, em razão do quanto contribui para a cultura, conhecimentos, informações, e nos colocar a par dos acontecimentos nacionais e estrangeiros.

    Meu abraço aos jornalistas.
    Saúde e paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *