Bolsonaro já passa Lula na pesquisa espontânea (“Em quem você vai votar?”)

Imagem relacionada

Charge do Amarildo (amarildo.com)

Carlos Newton

O mais importante indicador da pesquisa Datafolha foi o quesito do chamado “voto espontâneo”, em que o eleitor responde em quem pretende votar, sem que lhe seja exibida pelo entrevistador a lista dos concorrentes. Esta é a pergunta mais importante, porque todas as demais são induzidas. O mais surpreendente dos resultados do Datafolha é que, na pesquisa espontânea, pela primeira vez Jair Bolsonaro (PSL) supera Lula da Silva (PT). Na pesquisa anterior, Lula tinha 18% e Bolsonaro apenas 9%. Agora, o quadro mudou completamente, o candidato do PSL subiu para 12% e Lula caiu para 10%.

Seria um empate técnico, mas a pesquisa do voto espontâneo é a mais confiável e mostra que Lula caiu 8 pontos, significa que verdadeiramente desabou.

ELEIÇÃO VIRTUAL – Outro dado importantíssimo, que temos destacado aqui nas análises da Tribuna da Internet,  é que a eleição verdadeiramente ainda não começou, por enquanto continua a ser apenas virtual.

Nenhum dos demais candidatos – Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB) etc. – chega a marcar 1%. Tirando Lula e Bolsonaro, o total alcançado pelos outros pretendentes, incluindo Collor, Manuela, Amoêdo, Rebelo etc.,  chega a apenas 9% dos votos espontâneos, um fracasso coletivo.

E quem ganha a disputa, cada vez com maior folga, são os indecisos, brancos e nulos, que subiram para 69% do eleitorado. Os indecisos, que eram 48%, agora são 46%. Mas aumentou o número dos votos brancos ou nulos, que subiu de 18% para 23%, e podem ser eleitores de Lula que já se convenceram de que ele não conseguirá a candidatura.

MARINA É FENÔMENO – Na pesquisa induzida, Marina Silva continua a ser um fenômeno e no segundo turno ela ganha de qualquer outro candidato. Dá uma lavada em Bolsonaro, marcando 42% a 32%, vence Ciro ainda mais facilmente, com 41% a 29%, e arrasa Alckmin em 42% a 27%.

Nessa fase da pesquisa, é interessante notar que Ciro derrota Bolsonaro e Alckmin no olho mecânico, como se diz no turfe, em 36% a 34% e 32% a 31%, respectivamente. E no segundo turno Bolsonaro só ganha de Alckmin e Fernando Haddad (PT), que não derrotam ninguém.

Embora liderem as preferências, Lula e Bolsonaro também têm altas taxas de rejeição (36% e 32%), assim como o ex-presidente Collor (39%). Neste quesito, Ciro (23%), Marina (24%) e Alckmin (27%) estão em melhores situações.

###
P. S. –
Portanto, a conclusão final desta pesquisa Datafolha é de que a eleição ainda não começou, vamos ter muitas surpresas pela frente. E la nave va, cada vez mais fellinianamente. (C.N.)

19 thoughts on “Bolsonaro já passa Lula na pesquisa espontânea (“Em quem você vai votar?”)

  1. Pesquisa datafolha…acredito mais em cartomantes, buzios e outras artimanhas previsionárias. Datafolha é Folha de São Paulo. Um veículo de desinformação para fins de interesses próprios.

  2. 1) A subida muito rápida do Bolsonaro me fez lembrar do fenômeno ocorrido em 1982, no RJ, qdo Sandra Cavalcanti estava lá na frente e Brizola lá atrás.

    2) Na reta final Brizola ganhou e ainda teve que enfrentar o Proconsult…

    3) Continuo com o meu candidato Álvaro Dias, lá atrás, vamos sem pressa…

    4) Um militar pressentindo o crescimento de Álvaro postou nas redes que Dias é esquerdista…

    5) Por enquanto quem está na frente são os que vão viajar no dia, os ausentes, os votos nulos e brancos.

    6) Se eleito, Álvaro Dias terá margem mínima de votos válidos.

  3. Quanto mais o Ciro, Marina e Alckmin baterem no Bolsonaro, mais ele vai crescer. Ele é o único que tem uma plataforma de governo, que ruim ou boa, vai atraindo os eleitores. Os outros, apenas mostram as suas deficiências e que são muitas. Não tem candidato bom, aliás, são todos muito ruins e aquele que falar o que o eleitor quer ouvir, vai levar a eleição.

  4. Deu no The Guardian:

    “Quinta-feira marcou dois meses desde que o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi mandado para a prisão. Há provas contundentes de sua inocência e que ele foi julgado injustamente e preso de modo a negar seu direito legítimo de concorrer às eleições presidenciais de outubro, onde atualmente lidera as pesquisas. Peritos legais no Brasil e em todo o mundo apontaram as irregularidades de seu julgamento e as circunstâncias questionáveis ​​de sua prisão. O comitê de direitos humanos da ONU aceitou a petição dos advogados de Lula para investigar se os seus direitos humanos foram violados – é a primeira vez em que o Brasil é chamado pela ONU a prestar contas [sobre a prisão de um político]. Lula é um prisioneiro político e vítima de “lawfare” – o uso indevido da lei para fins políticos. Ele deve ser libertado e autorizado a concorrer às eleições para que os cidadãos brasileiros possam exercer seus direitos democráticos plenos”

    O jornal britânico diz, claramente, o que a mídia brasileira nega, que a “ONU aceitou a petição dos advogados de Lula” para investigar se os seus direitos humanos foram violados”.

    https://goo.gl/YZG1qY

    • Só um idiota poderia pensar que o Lula é inocente. E só outro idiota, como o Alex Cardoso, postaria isto. na verdade, isto não é idiotice, pois o AC é ladrão como o Lula.

  5. Lula é um ladrão e genocida!

    Merece estar na cadeia e mofar nela.

    Outros petistas devem acompanhá-lo, certamente, assim como de outras quadrilhas travestidas em partidos políticos.

    Manifestações a favor de Lula demonstram o quanto a mídia pode ser tendenciosa, mal informada e à disposição de quem lhe pagar pelas notícias.

    Curiosamente, deixa de veicular que Lula tem mais quatro ou cinco processos que poderá ser condenado, e não apenas este, do tríplex.

    Enfim, essas pesquisas não retratam a realidade, pois eu duvidaria que Lula vencesse as eleições depois dos crimes que cometeu e permitiu que fossem praticados contra o país e povo!

  6. Realmente a eleição ainda não começou e teremos muitas surpresas e sujeiras reveladas antes das urnas estarem devidamente posicionadas.

  7. Bolsonaro lidera na Parana Pesquisas, DataPoder360, XP investimentos, CNT, Ipsos, Ibope, pesqusas expontâneas, pesquisas na internet, como esperado,

    Só não lidera no DataFolha, como esperado.

  8. Boçalnaro lembra a Ofélia, mulher do Fernandinho, do programa humorístico, aquela que só abria a boca “quando tinha certeza”, e aí era um festival de asneiras.

  9. Carioca da gema, esses “classe média brasileira gente de bem” tem nojenta palavra povo, e preferia que todos morressem a tirar a vaga de emprego ou na faculdade de seus filhotes símbolos perfeitos da meritocracia da classe “merdia”

  10. Como só 35% dos eleitores já decidiram o voto,ele tem 30% de 35% de eleitores.
    Isso dá cerca de 10% do eleitorado.
    Esse é o piso eterno do PT e daí ele não sai.
    Lula é carta fora do baralho.
    O lugar do vagabundo é na cadeia onde vai mofar por algum tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *