Bolsonaro vai a 26%, enquanto Haddad e Ciro têm 13%, revela o Datafolha

Resultado de imagem para bolsonaro, ciro e haddad

Sucessor de Temer será um desses três candidatos

Igor Gielow
Folha

Fisicamente fora da campanha eleitoral desde que foi esfaqueado no dia 6, Jair Bolsonaro (PSL) lidera a corrida à Presidência com 26%, segundo nova pesquisa do Datafolha.Na semana em que foi oficializado candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad viu sua intenção de voto subir de 9% para 13%. Está empatado numericamente com Ciro Gomes (PDT), que manteve sua pontuação, e na margem de erro também com Geraldo Alckmin (PSDB), que oscilou de 10% para 9%.

Em curva francamente descendente está Marina Silva (Rede), que caiu de 11% para 8% e hoje tem metade das intenções de voto que tinha quando sua candidatura foi registrada em agosto.

PÓS-FACADA – O levantamento foi feito entre quinta (13) e sexta (14), ouvindo 2.820 eleitores em 187 cidades, com uma margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela Rede Globo.

A pesquisa anterior havia sido realizada na segunda (10). Bolsonaro oscilou positivamente dois pontos desde então, numa semana em que teve de submeter-se a uma cirurgia de emergência para desobstruir o intestino. O deputado segue incomunicável na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

A curva é favorável a ele, mesmo tendo crescido dentro da margem de erro. Antes do atentado, ele registrava 22% de intenções de voto na primeira pesquisa sem a presença de Lula no cartão apresentado aos entrevistados. Seu eleitor se diz o mais convicto: 75% afirmam que não mudarão de voto.

FOLGA NA FRENTE – Bolsonaro também oscilou positivamente para 22% nas citações espontâneas ao nome do candidato preferido, liderando com folga nesse quesito.

O levantamento ocorreu um dia antes do registro de Haddad, então vice de Luiz Inácio Lula da Silva, como presidenciável. Preso por corrupção, o ex-presidente é inelegível por ter condenação em segunda instância.

O ex-prefeito dobrou sua pontuação na pesquisa espontânea, de 4% para 8%, empatando com Ciro, que subiu de 5% para 7%.

Alckmin registra os mesmos 3% espontâneos da pesquisa anterior, empatado com Marina, João Amoêdo (Novo) e Alvaro Dias (Podemos), todos com 2%. A pesquisa traz más notícias para o tucano, que esperava crescer com a exposição de duas semanas com o maior horário de propaganda gratuita de rádio e TV. Seu eleitor também é menos sólido: 61% dizem que podem mudar de voto.

Pesquisa estimulada – O crescimento do petista no levantamento estimulado ocorreu principalmente onde Lula já se dava melhor: entre os mais pobres e menos instruídos. Seu melhor desempenho se deu entre eleitores de 45 a 59 anos (9% para 15%). Se dizem convictos no voto em Haddad 72% dos eleitores.

A maior rejeição entre os candidatos segue sendo a de Bolsonaro, tendo oscilado de 43% para 44%. Haddad, por sua vez, viu seu índice subir de 22% para 26%, à frente numericamente Alckmin (25%). Dos principais concorrentes, Marina oscilou de 29% para 30% e Ciro, de 20% para 21%.

Apesar de manter a alta rejeição, Bolsonaro teve discreta melhora no seu desempenho de segundo turno. Ele empatou no limite da margem de erro com Alckmin (41% a 37% para o tucano) e passa numericamente Haddad em empate (41% a 40%), por exemplo. Segue perdendo para Ciro e Marina.

CIRO VENCE TODOS – Tendo ultrapassado Alckmin, Ciro ganha todas as simulações de segundo turno. Seu melhor desempenho é contra Haddad (45% a 27%).

O nível de confiança é de 95%. Levantamento registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 05596/2018. Os contratantes da pesquisa foram Folha e TV Globo.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Interessante esta pesquisa. Em tradução simultânea, mostra que Jair Bolsonaro é imbatível no primeiro turno e Ciro Gomes é imbatível no segundo turno, mas está difícil para o candidato do PDT chegar lá. Depois analisaremos com calma. (C.N.)

24 thoughts on “Bolsonaro vai a 26%, enquanto Haddad e Ciro têm 13%, revela o Datafolha

  1. Ciro Gomes está longe de ser meu candidato preferido, mas é bem capaz de jogar um voto útil nele no 1º turno.
    Meu voto é antes de tudo ANTI- PT, se o Haddad estivesse em outro partido poderia até votar nele também.

    • Virgílio, Bolsonaro cresce. Ciro aumentou a rejeição em +1.
      e permaneceu estacionado.
      Sinal que ser grosseiro e ofender os outros não dará resultado.
      Não concorda?

  2. O perigo se avinha para o Brasil com o avanço nas pesquisas do candidato do Lula ladrão.

    São não verdade o pessoal da classe mais baixo do Brasil, ou seja, os incautos e incultos.

    Tô com medo…..

  3. Datafolha: Haddad cresceu 1% ao dia, ou 1,47 milhão de eleitores a cada 24 horas.

    No período, Bolsonaro cresceu 0,5% diários. Em números, ganhou 735 mil eleitores a cada 24 horas.

    o resultado é inquestionável e mostra que há um embate a ser travado entre Haddad e Bolsonaro.

    A hora da verdade se aproxima.

    https://goo.gl/LQZGt9

  4. Haddad tomou uma barra do Dória em sp. E vai ganhar em 2018 só numa mente doentia mesmo. Os viúvos do Hulk, Joaquim Barbosa, Ciro Gomes, Marina e agora vão pro caixão com Haddad.

  5. Haddad tomou uma barra do Dória em sp. E vai ganhar em 2018 só numa mente doentia mesmo. Os viúvos do Hulk, Joaquim Barbosa, Ciro Gomes, Marina e agora vão pro caixão com Haddad.

  6. No nordeste, a votação do PT dependia muito de seus parceiros oligarcas que simplesmente compram os votos.

    Hoje, com a influência das redes sociais, a oligarquia clepto-petista do nordeste perdeu muito sua influência.

    Ciro e Bolsonaro vem crescendo muito no nordeste. Não ficaria surpreso se o boneco de ventríloquo do meliante presidiário ficasse em terceiro lugar nessa região.

  7. O sistema enche balão de Haddad temendo Ciro, como inflou Lula contra Brizola. Quem não vê? No mesmo dia em que o Datafolha divulga pesquisa apontando “empate técnico” com seu oponente no campo democrático e popular, Ciro Gomes, Fernando Haddad mudou o nome de um programa copiado há algumas semanas do presidenciável pedetista obtendo com isto generosas manchetes da grande imprensa. O fato curioso é que a pesquisa enquadra Ciro e Haddad nos 13% (número da sigla petista) em sondagem de primeiro turno e pela primeira vez o petista “vence” (com só 1% acima) um hipotético segundo turno contra Jair Bolsonaro. Há ou não manobra demais nesse jogo? https://oglobo.globo.com/brasil/haddad-altera-plano-de-governo-do-pt-assume-programa-defendido-por-ciro-23068838

      • No segundo turno Bolsonaro perde para todos, exceto Haddad, do qual, segundo a pesquisa momentânea, teria 1 % a mais; Ciro ganharia de Geraldo com diferença de 6%; de Marina com diferença de 12%; de Haddad com diferença de 18%; e de Bolso com uma diferença de 7%. Voto útil é em Ciro Gomes.

  8. Virgílio timberlini, mas podemos analisar o conjunto:

    Ciro doido boca podre permaneceu estacionado mas ganhou +1 de rejeição.
    Haddad marionete de bandido cresceu +4 e aumentou +4 em rejeição.
    Marina espírito da floresta caiu -3 mesmo assim +1 em rejeição.

    Finalmente: Bolsonaro mesmo levando facada cresceu +2 e aumentou +1 em rejeição.

    Se continuar crescendo os votos e a rejeição no mesmo ritmo, Bolsonaro estará eleito.

  9. Virgílio, Mas Bolsonaro cresce 2 pontos para cada +1 em rejeição.
    O marionete de criminoso condenado por corrupção aumenta +1 de rejeição para cada +1 de intenção que consegue.
    O apoio do bandido Luis Inácio é uma faca de dois gumes.

  10. A divulgação destas pesquisa são todas manipuladas e mascaradas . Caso as eleições se encerrassem hoje ,qual dos candidato estaria eleito , com 45 % de votos ? Ciro Gomes . Qual turno , determina a vitória no pleito ? No segundo turno , Ciro Gomes ganha de todos demais é imbativel . Esta conta que o leva ter somente 13% das intenções de voto , não bate . Se cresceram as aceitações por Bolsonaro , também aumentaram suas rejeições . Ciro é o que tem menor rejeição .

  11. Cambada de babacas é melhor Jair se acostumando, ao invés de ficarem com essa masturbação verbal . Há muito Bolsonaro passa dos 30 por cento. Coroné Ciro Maluco tá caindo , já era ! Haddad vai perder pra Andrade no nordeste. Rsrs. Esse tal Virgílio tá cada dia mais destrambelhado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *