Ciro diz que, em seu governo, o general Villas Bôas já estaria demitido

Ciro Gomes

Se Bolsonaro ganhar, Ciro abandonará a política

Roberta Pennafort
Estadão

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, disse nesta quarta-feira, dia 12, em sabatina no jornal O Globo, que em seu governo o general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, teria sido demitido por sua fala pública sobre a instabilidade política no Brasil, e “provavelmente pegaria uma cana”. Villas Bôas afirmou, em entrevista ao Estado, que “a legitimidade do novo governo pode até ser questionada” e que o ataque ao candidato do PSL, Jair Bolsonaro, na quinta-feira, 6, “materializa” seu temor de que a intolerância e a polarização na sociedade afetem a governabilidade.

“No meu governo, militar não fala em política. Ele estaria demitido e provavelmente pegaria uma cana. Eu conheço bem o general Villas Bôas. Ele está fazendo isso para tentar calar as vozes das cadelas no cio que estão se animando, o lado fascista da sociedade brasileira”, afirmou Ciro.

UM JUMENTO – “O general Mourão (vice de Bolsonaro) é um jumento de carga, que tem entrada no Exército. Quem manda nesse País é nosso povo. Tutela, sargentão dizendo que vai fazer isso e aquilo, comigo não acontecerá. Sob a ordem da Constituição, eu mando e eles obedecem. Quero as Forças Armadas poderosas, modernas, altivas. Não quero envolvidas no enfrentamento do narcotráfico, isso é papo de americano”

Mais tarde, em viagem ao Paraná, Mourão rebateu a declaração dizendo que não se envolveria em “disputas de retórica de baixo nível”.

O candidato do PDT criticou o acordo entre a Embraer e a norte-americana Boeing para a criação de uma empresa para tocar a aviação comercial da companhia brasileira. Ele considera o acerto “clandestino”, e disse que a reversão não seria uma quebra de contrato. “Nem a pau, Juvenal”, disse.

TETO DE GASTOS – Ciro reafirmou ser preciso revogar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto de gastos para que se possa investir em saúde e na educação. Ele pontuou que “outros candidatos” querem entregar a saúde pública à iniciativa privada, privilegiando ricos em detrimento de pobres.

Ao falar sobre a crise fiscal nos Estados, citou Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais e propôs um “redesenho do pacto federativo”, uma “grande negociação no atacado”. “O centro de gravidade da política brasileira não é Brasília, é a federação, Estados e prefeitos”.

Ciro criticou a desindustrialização do Brasil, e defendeu a proteção de setores da indústria. Citou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por seu protecionismo antiimportações: “Trump está errado e nós, brasileiros, estamos certos?”

AGÊNCIAS SETORIAIS – Ele defendeu “desratização” do Brasil ao falar das agências do governo aparelhadas politicamente. “As agências serão passadas pelo pente fino. Quem não for salvável, será fechada. Eu falo com o Congresso.”

Ciro também disse que Fernando Haddad, se eleito, será “presidente por procuração de Lula”, comparando-a à ex-presidente Dilma Rousseff em termos de “inexperiência” para ocupar o Palácio do Planalto. Ciro criticou o PT por só ter anunciado Haddad no lugar do ex-presidente Lula na terça-feira, 11, e afirmou que o partido “só pensa em si”, não no Brasil”.

Ao comentar o convite que recebeu do PT para ser vice de Lula quando a candidatura do petista foi posta em xeque pela Lei de Ficha Limpa, disse: “Veio Dilma, Roberto Requião intermediando essa conversa. O Brasil não precisa de presidente por procuração. Sou amigo de 30 anos do Lula, estive na luta contra o impeachment, 2/3 dos votos do Ceará foram contra, fui ministro dele. Mas o Brasil não aguenta outra Dilma.”

SEM EXPERIÊNCIA – Sem atacar Haddad, ele disse que o candidato não tem estofo para ocupar o Planalto por não conhecer o Brasil. “Haddad, não por demérito dele… Ele não conhece o Brasil, não tem experiência, até ele saber onde fica a Cabeça do Cachorro, o Vale do Jequitinhonha, o Alto Solimões… Fica difícil. Minha crítica é a essa dinâmica, que se aproveita dessa generosa gratidão pela obra do Lula que o povo tem, de repente você agora nomear uma pessoa. A gente já viu esse filme”.

Para Ciro, o PT põe seus interesses acima das demandas nacionais. “O brasileiro tem que separar o justo interesse do PT e o interesse nacional, visto pelo ângulo mais progressista, solidário ao pobre, (que pensa nas) questões do petróleo, Eletrobrás, que estarão em jogo no voto agora. O PT muitas vezes dá demonstração de que só pensa em si. Neste casso, é flagrante isso. Todos eles sabiam que Lula não poderia ser presidente, em vez de respeitar a inteligência do povo, manipularam.”

SAI DA POLÍTICA – Ciro Gomes disse que, em caso de eleição de Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas de intenção de votos, ele   confiança. Se nosso povo por maioria não corresponder, vou chorar”.

Ele comentou ainda que o eleitor que “vota em (Jair) Bolsonaro quer matar” o Brasil. Ele criticou afirmações feitas por aliados do candidato do PSL após o grave ataque a faca que ele sofreu em Juiz de Fora na semana passada. “Bolsonaro, uma aberração, sofre um atentado. Aí vai o Magno Malta, o Silas Malafaia… O filho dele diz ‘vamos ganhar essa bagaça no primeiro turno’. Estão insultando a inteligência da população. Estou tentando propor um caminho mais racional”.

Ao falar de sua vice, Kátia Abreu, afirmou que não aceitou convite para ir durante a campanha à Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), da qual ela foi presidente, por ter a entidade uma “posição muito retrógrada, bolsonarista. Uma pessoa que vota no Bolsonaro quer matar meu País, me tem como inimigo”.

DIFERENTES – Sobre Kátia, explicou: “Eu convidei porque ela me completa, porque somos diferentes. No pensamento mais conversador, sou visto como uma pessoa mais de esquerda, mesmo procurando ser moderado, equilibrado, que gosta de produzir resultados. Kátia presidiu a CNA, teve tarefa extraordinária, por isso é uma pessoa proscrita lá”.

“Vai ser uma intrigalhada infernal para o eleitor do campo da esquerda se decidir. Aparentemente, é um eleitorado à esquerda, ao centro, pessoas que têm simpatia pelo Lula. Mas vou evitar essa intriga. Eu acho que sou um pouco mais largo que ele (Haddad). A proposta que eu tenho fala para a centro-esquerda, inclusive negando o PT. Quero que o Brasil saia dessa contradição que já está descambando para a violência, com amigos desfazendo a amizade. O Brasil não cabe nessa miudice de coxinhas contra mortadelas”.

LULA PRESO – Para ele, o posicionamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com relação à definição da candidatura petista deve ser relativizado por sua condição de preso. Ele chamou de “desatino” a escolha de Haddad, mas eximiu Lula (preso pela Lava Jato após condenação em segunda instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro).

“O Lula a gente tem que relativizar, ele está isolado, é muito doído. Somos amigos, já brigamos, eu o apoiei em todos os momentos dos últimos 16 anos, abri mão de ser candidato (a presidente). Eu aguentei em nome do Brasil. Agora, o Lula perdeu os grandes amigos, Márcio Thomaz Bastos, Luiz Gushiken morreu, o (Antonio) Palocci está preso, o José Dirceu sofreu esse constrangimento, ele perdeu Dona Marisa. Hoje, está cercado de puxa-saco, perdeu a percepção genial da realidade. Se não estivesse, ele não estaria permitindo tantos desatinos”.

UM INSULTO – A única vez em que sua ida foi cogitada pelo PT foi quando das conversas para que ele compusesse a chapa de Lula como vice. “Achei isso um insulto. Eu iria por razão pessoal, humanitária, não política. O Lula não é o satanás para mim, nem um deus. É um presidente que foi muito bom para o povo brasileiro e que merecidamente tem desse povo gratidão”, explicou.

“Mas isso não deveria obrigar nenhum de nós a achar que Lula é infalível. Ele indicou Dilma, ele escolheu Temer, escolheu Haddad para ser prefeito de São Paulo e ele perdeu no primeiro turno na reeleição. É para a gente pensar. O Lula é uma pessoa boa, mas suas escolhas podem ser erradas”.

69 thoughts on “Ciro diz que, em seu governo, o general Villas Bôas já estaria demitido

  1. Boquirroto, falastrão, autoritário, arrogante, prepotente, mentiroso, dissimulado … Ciro mostra quem ele é quando lhe dão um microfone!

    Sofrendo de incontinência verbal, deita as suas falas como se fosse onipotente, onde a eleição deve girar em torno dele, por ele e para ele.

    Uma pessoa como esta não pode presidir uma nação.
    Falta-lhe tato, educação, respeito e, acima de tudo, comedimento.

    Essa de demitir Villas Bôas e colocá-lo em “cana” , eu pagaria para ver!

    Ciro não teria esta coragem anunciada, pois saberia na presidência, se eleito, que se destratar comandantes militares os efeitos colaterais são imensuráveis e imprevisíveis.

    Quanto à ofensa dirigida aos eleitores de Bolsonaro, certamente o candidato pelo PDT tem como fetiche sexual olhar os cães se procriando.

    Aliás, em se tratando de consideração às mulheres, ele foi categórico ao dizer tempos atrás, que a função da sua esposa era de aguardá-lo para dormir com ele, ou seja, uma espécie permanente de estar sempre no cio, conforme gosta e assim se expressa!

    Em suma, o povo brasileiro está diante de um cafajeste, de um canalha!

        • Como sempre, pensas mal e errado!

          No entanto, se tiveste inveja dos atributos de Ciro por mim citados, eu os transfiro à tua pessoa, que se encaixam perfeitamente bem ao teu comportamento neste blog, principalmente no que diz respeito à “colaboração” que prestas ao Mediador e à TI, sobre interromperes as agressões aos comentaristas.

          Mas, é aquela história:
          pau que nasce torto morre torto.

          • Agora, saliento aos comentaristas quem iniciou com as provocações!

            Depois, de forma cínica e hipócrita, como tem sido a atitude dos encrenqueiros, se pregam na cruz, dizendo-se perseguidos!

            O Mediador não tinha retornado a deletar os comentários ofensivos?!

          • Nem dê bola para essa gente prezado Bendl. São uns idiotas que parecem não ter mais o que fazer. Faltam-lhe argumentos e sobram apelações!!

          • Prezado Peres,

            Olha só quem provoca, para depois posar de vítima:
            os mesmos de sempre.

            Irrecuperáveis.
            Querem o fim deste espaço, pois não consideram ninguém, muito menos os esforços do Mediador em nos colocar à disposição esta página na Web.

            Abraços.

    • Bom dia a todos! Concordo 100% com Bendl. Ciro já foi do PDS jovem, partido que à época pertencia a “Ali-Babáluf”. Passou por inúmeras legendas e até ministro da fazenda foi mas é um destrambelhado autoritário e aqui faltariam adjetivos para descrevê-lo por completo. “Acelerado” (estilo Maradona) então ninguém segura. Patrícia Pilar para mim acabou após a declaração de Ciro sobre o relacionamento dos doi pois se tivesse um pingo de dignidade mandava o cearense do interior de SP “andar”. Seu irmão é conhecido por “Maria Antonieta de Sobral” pois fretou jatinho com dinheiro público para levar a sogra e demais familiares a Paris. Eles manipulam gente humilde e desinformada mantendo um “feudo” que já dura décadas. Também queria ver ele colocar o General “em cana”. Falastrão, biltre, parlapatão…. Para defini-lo teria que escrever um livro! oportunista pois bate no PT para conseguir os votos dos eleitores de centro direita que não toleram mais o PT porém alivia o Lula (criminoso mor e dono do PT) para conseguir os votos dele no NE. Um hipócrita! Sugeriu que Lula, um preso condenado por corrupção, se refugiasse em uma embaixada. Já foi trraído várias vezes por Lulka e continua o elogiando e “puxando o saco” do BABALORIXÁ DE BANÂNIA! Ciro é um mediocre que mais uma vez nadará e morrerá na praia por seu destempero emocional e sua verborragia estúpida! Em resumo: UM SER MENOR!!!

      • Peres,

        A meu ver, Ciro sabe que será a sua última chance de ser presidente da República.

        Esperava que o PT lhe desse apoio, assim como unir a esquerda em torno do seu nome para enfrentar Bolsonaro.

        A sua ideia não prosperou, e se viu abandonado, só.

        Esses rompantes, e destemperos comprovam que Ciro está preocupado com a sua campanha, então apela, ofende, quer chamar à atenção para si, independente de ser a maneira correta ou não.

        Ciro precisa de holofotes de qualquer jeito, parecendo as mariposas que rodeiam as lâmpadas acesas.

        Abraços.

        • De fato, ele parece desesperado. quis ser esperto demais e se deu muito mal.
          Pensou que o PT estava acabado depois da prisão de Lula, e quis se inventar como supercandidato da esquerda, ofereceu vaga de vice pro Haddad, pra Manuela, pra Marina, e no fim levou uma rasteira do Lula.

          • Mário Jr.,

            Ciro percebe que está perdendo terreno justamente para Haddad.

            Pior será na possibilidade de o petista ir para o segundo turno, e Ciro ter de apoiá-lo!!!

            Em outras palavras:
            Como político, Ciro pouco se importa com a sua honra e dignidade, pois mesmo sendo traído pelo PT e Lula, que endeusa, os petistas serão responsáveis diretos pela sua derrota.

            Mais:
            O fim da carreira de Ciro Gomes como político!

            Abraço.

        • Pedro Meira,

          Meu perdão pela confusão que fiz com o teu nome com o de Mário Jr.

          Considera o comentário acima dirigido a ti, por favor, e reitero minhas desculpas.

          Abraços.

        • Mais um excelente comentário prezado Bendl. É isso mesmo! Vamos aguardar para vermos a capacidade de transferencia de votos de Lula para Haddad e consequentemente os novos destemperos emocionais do velho Ciro!!!

          Abraços

  2. Lembro o seguinte:
    NENHUM outro candidato ofendeu os eleitores como Ciro fez com aqueles que votarão em Bolsonaro!

    Ora, desde quando que um futuro presidente da República assumiria o Planalto tendo dividido o povo que governará??!!

    Ciro baixou o nível de sua campanha como nunca antes se viu no Brasil:
    OFENDER OS ELEITORES DE OUTROS CANDIDATOS!!!

    • Bendl escreveu: “desde quando que um futuro presidente da República assumiria o Planalto tendo dividido o povo que governará??!!”

      Pois é, Bolzonaldio só ofende de leve, mas da pra dividir mais de um país:

      “Mulher deve ganhar salário menor porque engravida”

      “É um índio que está a soldo aqui em Brasília… Ele devia ir comer um capim ali fora para manter as suas origens.”

      “O erro da ditadura foi torturar e não matar.”

      “Eu sou favorável à tortura, tu sabe disso”

  3. O Ibama, embora entenda Ciro Gomes, estuda multá-lo pela comparação; já as Associações de Defesa dos Animais, também entendendo Ciro Gomes, dizem que um jumento jamais se prestaria a ser “uma das estacas mais grossas às quais se fixam horizontalmente as varas mais finas de uma cerca”.

  4. Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos.

    Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%

    Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que ele é apoiado por Lula.

    End game

    • Alex José Dirceu Cardoso, o maior mentiroso do Brasil. Mostra a pesquisa seu ladrão, vagabundo e bandido, senão assassino. Vai trabalhar vagabundo.

      • Paulo2
        Os números oferecidos pelo colega Alex Cardoso, são verdadeiros!
        É uma pesquisa feita com os familiares do Haddad.
        Ou seja, é uma pesquisa “localizada”.
        Fallavena

  5. Ciro Gomes foi Ministro da Fazenda , durante o governo de Itamar Franco , um dos melhores presidente que o Brasil teve . Se lembram do Plano Real ? Sua atuação como ministro desta pasta , foi impecável , tirando o brasil do caos , após o desastroso governo de Color de M… .Alguém discorda ?

    • Talvez fosse bom voltares a escola e aprender um pouco de história. O Ciro foi Ministro depois da emissão do Plano Real e ficou quatro meses no cargo. Atuação impecável, sim pois não fez nada.

  6. Haddad indicado por Lula vence todos os candidatos no 2o turno.

    2o turno: Bolsonaro 24% Haddad 36%

    Bolsonaro também perderia para Ciro Gomes

  7. Em 24 anos de mandato , quantos e quais projetos Bolsonaro apresentou e quantos foram aprovados ?
    Agora vamos aos que ele apoiou :

    Reforma da previdência – Temer

    Reforma trabalhista – Temer

    Teto de gastos – Temer .

    Logo , Bolsonaro é Temer

  8. GRANDE MÍDIA fará tudo para evitar que Ciro Gomes chegue ao segundo turno, assim como barrou Leonel Brizola em 1989, empurrando outro para perder (nota e link abaixo).

    MANCHETE DA FOLHA DEPRECIA A PRÓPRIA NOTÍCIA: O candidato do PDT avançou inicialmente sobre territórios tradicionalmente petistas, consolidando um desempenho razoável no Nordeste e no eleitorado mais pobre. Agora ele se descola de Haddad nas demais fatias da população. Nas últimas semanas Ciro cresceu quatro pontos e chegou a 14% entre eleitores com curso superior. Haddad oscilou um ponto pra cima, chegando a 10%. Haddad aposta na força de Lula no Nordeste para crescer nas semanas que restam até as eleições, mas Ciro que foi governador do Ceará será um obstáculo: O pedetista ganhou seis pontos na região e chegou a 20%, contra 13% de Haddad. www1.folha.uol.com.br/poder/2018/09/ciro-cresce-na-classe-media-e-haddad-avanca-entre-os-mais-pobres.shtml

  9. Ciro parece muito valentão para alguém que tenha condições que transformar suas palavras em atos. Vai enquadrar bancos, generais, juízes…
    Dizer que vai fazer e acontecer é muito fácil. Mas tanta falastrice dá a impressão de que ele no fundo sabe que nunca vai ocupar o Palácio do Planalto e ter de lidar de verdade com bancos, juízes e generais.

  10. Cidadão , não preciso voltar aos estudos , pois sou formado em economia e modéstia à parte , empresário bem sucedido . E você , qual é seu pedegri ? Com certeza , não deve ser dos melhores .

    • Sr.Vicente.permita-me.
      “cidadao” arriba,é funcionário ocioso da receita.
      Já brigou com todos neste blog,saiu e voltou na maior cara de pau; si propala um intelectual.
      Pra intelectual não serve,pois,além dos erros ortográficos,as concordâncias verbais é terrível.
      Além, do lingajar chulo.

  11. Cidadão , não preciso voltar aos estudos , pois sou formado em economia e modéstia à parte , empresário bem sucedido . E você , qual é seu pedigree ? Com certeza , não deve ser dos melhores .

  12. Ciro é um espertalhao, .quer os voto do lulla e baba o ovo. Mas, é contraditório e pixa o pt. Ora, o pt é o lulla. Alguém
    la é capaz de fazer qualquer coisa sem o aval do sapo barbudo. Da um tempo.

    • Caro jhomer.
      Tens razão.
      Dr°Ciro Gomes quer ficar com aparte boa do espólio hermenêutica mente.

      Faz parte do jogo…
      Que importa,Dr° Ciro ta bem intencionado apontando as mazelas e propondo soluções.

      Os outros,bem ,um só fala bang bang tipo durango kid.

      • Os petistas nunca trocarão um candidato do PT por alguém de fora que “é amigo do Lula”. Porque o fariam? O PT tem condições reais de chegar ao 2º turno se quiser realmente fazer isso. A última pesquisa do Vox Populi que dá Haddad em primeiro lugar pode não ser muito confiável,mas já é um sinal. Consta que José Dirceu já está fazendo acordos com o MDB para o 2º turno. É a salvação do Brasil a caminho, com Renan Moreira, Jucá e Meireles…
        Ciro, do jeito que faz articulações políticas, não tinha condições de ganhar, nunca teve. Quis fazer acordo como todo mundo, e no fim todo mundo o rejeitou.

          • Perfeita análise, achei 2 educados,d.bom senso,fala sem paixões.
            Verdade..
            Mas Ciro tbem intencionado,veja bem,a.materia principal.
            Ciro Gomes rechaça as ameaças instituições feitas General Vilas Boas.

            Aí colegas acima bate palmas pro General.

            Enaltece. candadato bang-bang q.não gosta de indio,negro etc.
            Bom aí não dá,pra conversar sobre politica.

  13. Essas hienas, estou falando de hienas. São invejosas, despreparadas, pousam de intelectuais mas são uns Lho-go-lhós (procurem em bons e antigos dicionários para saber). Na verdade com exclusão de uma meia dúzia são todos “analfabetos políticos”. Qualquer dia Newton vai dar uma varrida. Essses abutres querem que todos pensem como eles. Tem gente aí que meteu a mão na grana que não era dele na cara de pau.

  14. Irei votsr no Bolsonaro. Mas impressiona os comentários de seus adeptos em relação ao Ciro. Concluo pelos adjativos açacados contra o Ciro e outros candidatos é que o mal do Brasil são os brasileiros infelizmente.

  15. Podem falar o que quiser, mas é o melhor candidato, não sou correligionário de nenhum partido, mas também não sou burro, dos candidatos que se apresentam hoje, Ciro Gomes é o mais preparado, conhece tudo sobre Brasil, nos debates notamos esta gritante diferença, ele sabe, mas o povão continua iludido pela mídia asquerosa que se perpetua com as elites deste país, nunca sairemos desta republiqueta de bananas.

  16. Basta o Newton colocar um texto falando do Ciro Gomes que o sarrafo come em cima dele (Ciro).Aí começa as ofensas e os comentaristas se ofendendo mutuamente.Lamentável.

    As ofensas são piores do que nos texto falando Bolsonaro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *