Civilização e democracia ainda são apenas utopias no mundo perverso de hoje

Resultado de imagem para terrorismo na europa

Terrorismo, uma ameaça que desafia a humanidade

Carlos Newton

A Tribuna da Internet transcreveu neste sábado, dia 2, uma instigante entrevista da pesquisadora Whitney Phillips, da Mercer University, dos Estados Unidos, sobre a disseminação da raiva, das provocações e dos ataques pessoais nas redes sociais. Em sua opinião, não se trata de um fenômeno da internet, mas de um comportamento da vida real que agora se manifesta na plataforma da wb, através da ação dos “trolls”, como são chamados os internautas que entram em discussões on-line apenas para irritar e ofender, assim como os “haters”, que sistematicamente expõem ódio em posts e comentários.

Nessa preciosa entrevista, infelizmente a pesquisadora não mergulhou no cerne da questão, não buscou o motivo desse comportamento altamente negativo. Afinal, por que as pessoas continuam assim, apesar de toda a revolução cultural e tecnológica que vem se registrando?

DUAS UTOPIAS – Na realidade, a resposta a essa inquietante questão deve estar no fato de que a Humanidade ainda se revela incapaz de concretizar sua maior aspiração – alcançar um estágio aceitável de civilização e democracia.

A vida real nos mostra que as desigualdades sociais continuam chocantes. Na grande maioria dos países, tenta-se fazer com que a riqueza total conviva pacificamente com a miséria absoluta, mas isso é absolutamente impossível, jamais acontecerá.

A vida é tão curta, sabe-se que da Terra nada se leva, mas as pessoas insistem em desprezar esta realidade. Entregam-se totalmente ao Deus Dinheiro, como se fossem viver para sempre, numa ilusão que chega a ser patética, pois não conseguem enxergar a vida como ela é. E assim, em meio a essas aparentemente insanáveis distorções, vai se eternizando a ridícula disputa ideológica entre capitalismo e comunismo, que tem tudo a ver com o controle do Dinheiro e do Poder.

ERROS BRUTAIS – O capitalismo e o comunismo (dois extremos) fracassaram, esta é a realidade, não pode ser contestada. O socialismo democrático (centro) seria o caminho mais apropriado à democracia, mas tem esbarrado nas imperfeições do comportamento social e nas deficiências da civilização.

Os países europeus (especialmente, os escandinavos) são exemplos da busca desse equilíbrio social, embora ainda deixem muito a desejar. Elevaram seus povos a boas condições de qualidade de vida, mas cometeram erros brutais, que hoje remetem a um retrocesso ameaçador.

Como as mulheres europeias ganharam acesso ao mercado de trabalho e reduziram o número de filhos, a população dos países da Europa começou a estacionar e a diminuir. A imigração foi então facilitada, para atrair trabalhadores de baixa qualificação, destinados a ocupar postos de trabalho que os europeus se recusavam a desempenhar. E assim esses países passaram a ter dois tipos de habitantes – os europeus e os imigrantes.

SEM MISCIGENAÇÃO – Se a Europa fosse como o Brasil, onde ocorreu a maior miscigenação da História, haveria menores problemas, a desigualdade social não seria tão gritante. Mas na Europa praticamente não há miscigenação. Justamente por isso, surgiram os guetos nas cidades, onde é cultivado um incontrolável ódio racial, religioso e social. Basta dizer que em Estocolmo (Suécia) há bairros onde a polícia está proibida de ingressar.

O resultado é que o radicalismo, o racismo e o terrorismo se fortalecem cada vez mais. E ao invés de estarmos discutindo profundamente esta questão, que desafia o futuro da Humanidade, o que se vê na web são pessoas perdendo neurônios a debater o que seria melhor – capitalismo ou comunismo –, como se esses regimes fracassados pudessem ter algum futuro. E a internet logo ficou infectada por esse ridículo rancor ideológico.

É PRECISO AGIR – O mundo deveria usar a web para discutir a desigualdade social, a miséria em que vive cerca de 1 bilhão de seres humanos, com milhões de crianças que morrem sem ter o que comer, conforme Audrey Hepburn e Lady Di já mostraram ao mundo, mas poucos se apiedaram e a situação até se agravou.

Como ajudar esses povos a sobreviver e evitar a emigração nas balsas da morte? Como manter as populações em seus países, com melhor qualidade de vida? Como reduzir o crescente radicalismo religioso, racial e ideológico?

Poucos se preocupam em encontrar soluções, porque os interesses econômicos é que comandam a política internacional, e os países mais ricos são responsáveis pelo atual êxodo do Oriente Médio e da África.

CIVILIZAÇÃO DE VERDADE – O resultado de tudo isso é o terrorismo. Os governantes ocasionais julgam que podem contê-lo com medidas extremas de segurança. É uma ilusão. O terrorismo é alimentado pelo ódio que viceja na internet, com os atentados se simplificando e multiplicando. Se não houver solução, a indústria do turismo europeu acabará indo à falência, é só questão de tempo. Os turistas serão expulsos pelo terrorismo, um fenômeno assustador que somente será contido quando o mundo caminhar para se tornar uma civilização de verdade se é que isso algum dia acontecerá.

Desculpem essas reflexões, motivadas pela entrevista da pesquisadora Whitney Phillips sobre o ódio que caracteriza as manifestações na internet. Odiar é fácil. Difícil é fazer a humanidade buscar soluções para problemas que ela mesma cria, movida pelos mais reprováveis sentimentos, como egoísmo, ambição, soberba e avareza.

Como viver e ser feliz sabendo que essas desgraças estão acontecendo no dia a dia? Buscar a felicidade neste mundo perverso é meta a ser atingida apenas por completos alienados. Talvez seja por isso que tanta gente hoje busca alguma felicidade nas drogas, sejam legais ou ilegais.

BALANÇO DE AGOSTO – Como sempre fazemos, vamos divulgar o balanço das contribuições feitas à Tribuna da Internet no mês de agosto. Agradecemos a todos que participam desse esforço para manter na internet um espaço que seja realmente democrático, embora saibamos que isso ainda é apenas uma utopia.

De início, as contribuições à conta da Caixa Econômica Federal:

DIA  REGISTRO  OPERAÇÃO     VALOR
01    600019         DOC ELET        100,00
07    002915         DP DINH AG     100,00
07    070945         DP DINH LOT     50,00
07    400007         DOC ELET          31,00
08    000001         CRED TED        100,00
08    047614         CRED TEV        100,00
14    002915         DP DINH AG     100,00
15    150845         DP DINH LOT     12,80
15    151453         DP DINH LOT     52,00
15    151715         DP DINH LOT     20,00
21    002915         DP DINH AG     100,00
28    002915         DP DINH AG     100,00
29    400007         DOC ELET         31,00
31    311451         DP DINH LOT   100,00
31    311745         DO DINH LOT   230,00

Agora, as contribuições na conta do Banco Itaú:

02   TBI  2958.07601-6-TRIB         40,00
03   TED 001.5977JOSEANTON    100,00
04   TED 001.4416MARIOACRO    200,00
15   TED 001.4416MARIOACRO    200,00
28   TBI  0406.49194-4 C/C         100,00
31   TED 033.3591ROBERTOSNA 200,00

Agradecemos, mais uma vez, aos amigos que partilham esta utopia, e vamos em frente na busca de um mundo melhor, em que as pessoas respeitem suas diferenças e lutem pelo bem comum.

10 thoughts on “Civilização e democracia ainda são apenas utopias no mundo perverso de hoje

  1. Miscigenação? Sim, meu caro CN! Viva a fornicação. A maior arma contra a guerra é a… cama! O sangue de cama, o nascimento, o renascimento, tal como em Vida e Morte Severina, viva o Menino! Se é cafuzo? Qual é o problema?, será amado do mesmo jeito. Em suma, enquanto os povos isolarem-se de cama, jamais terão paz. Só a fornicação nos salvará.

  2. Essa utopia do Carlos Newton tem um gravíssimo defeito de origem.
    Ela parte do pressuposto de que todas as pessoas devem simpatizar com todos os outros e as idiossincrasias nossas de cada dia devem ser deixadas de lado em nome de uma suposta civilidade.
    Eu me considero uma pessoa muito civilizada.Mantenho um relacionamento afável com muitas pessoas mas em hipótese alguma conseguirei ser simpático e educado com alguém que eu não goste.Não consigo ser fingido ou hipócrita.
    A minha integridade pessoal e a minha honestidade de princípios nunca me permitiriam ser simpático com quem eu não goste.
    Se eu gosto,eu gosto.Se eu não gosto,eu não gosto.
    E fim de papo!

  3. Depois posso me alongar mais um pouco em meu raciocínio mas agora estou de saída para ir à academia onde pretendo me exercitar em alta intensidade até as 14hs em meu processo de evolução pessoal e espiritual.
    É impossível uma mente sã sem que exista um corpo são!

    • Cada um tem a sua maneira de pensar, e se deve respeitar tais posições, apesar de uns e outros se acharem donos da verdade.

      Contradigo veementemente a máxima “corpo são em mente sã”, simplesmente com um exemplo, singelo, inclusive:

      Por mais que se exercite e se cuide do corpo, por mais esbelto e vaidoso que se possa ser com o físico se manter esbelto, pergunto como contestar a inteligência superior e fantástica de Stephen Hawking?!

      Decididamente o seu físico não possui qualquer glamour, portanto …

      Einstein também não poderia ser eleito como uma pessoa elegante;

      Os grandes filósofos da mesma forma:
      John Locke, Montesquieu, Kant, Descartes, Marx, Engels, Nietzsche, Schopenhauer, Tomás de Aquino e seus quase 200kg … suas mentes eram brilhantes, enquanto seus corpos não poderiam ser considerados como modelos!

      A verdade é que vivemos sob a égide da beleza aparente, pouco importando a pessoa em si, se culta, inteligente, educada, afável, igualmente confundindo a pretensa sinceridade ou autenticidade com má educação!

      Acho graça do indivíduo que se jacta ser franco, então na sua visão obtusa alega não ser cínico e hipócrita, mas avisando que se trata de alguém que não respeita o próximo, um mal educado, antissocial, com o escudo de que é desse “jeito”.

      Bem que os atuais cultuadores de corpos poderiam levar em conta que por mais que se exercitem, o físico JAMAIS acompanhará a mente, a menos que de tantos esforços no sentido da perfeição corpórea, a inteligência diminui, equiparando-se nas limitações do corpo, ou seja, se este não pode voar, a mente não poderá raciocinar!

      Fica um troço legal, um físico de galã, com a inteligência e conhecimentos à base de reflexos condicionados!

  4. A matéria é muito boa e relevante, no fundo mostra os defeitos dos seres humanos. Em verdade tudo de ruim em nosso planeta é provocado pelo ser humano, que em regra é mau, é o pior entre os demais animais.
    Buscam a riqueza a qualquer custo,mesmo sabendo, que é através do suor e sangue dos seu semelhantes, não passa pela cabeça deles, que a vida é curta, a morte certa e, não levará nada para o túmulo.
    Um homem normal deseja do fruto de seu trabalho poder atender a todas as necessidades de sua família: moradia, educação, saúde, segurança e lazer. etc. Quando uma pessoa deseja ganhar muito mais do que pode gastar, é um infeliz dominado pela riqueza..A verdadeira felicidade está na paz interior e a riqueza não dá isso.

  5. Socialismo com democracia, que pressupõe liberdade, só na sigla de um dos puxadinhos do PT: é coisa para engabelar descerebrados.
    A leva de refugiados que fogem de seus países buscando refresco em países da esfera do “inferno capitalista”, por misericórdia, deve ser questionada somente numa questão: em quem votavam, se é que votavam, quais os grupos que privilegiavam, as pessoas que apoiavam.
    Durante décadas promoveram seus carrascos a heróis, de direita e de esquerda, sem perceber a escravidão em que se enredavam.

  6. Lao Tsé há cinco mil anos foi enfático:
    A civilização acabará com o homem!

    Se analisarmos detidamente a sua declaração, o chinês tinha razão quanto anteviu que o futuro da humanidade correria este risco.

    Da mesma forma a tal democracia, absolutamente resumida em meras eleições, e de onde os eleitos entendem que podem fazer o que bem quiserem com o patrimônio público e manterem-se impunes!

    O problema do homem é o homem, simples.

    Comprova o que escrevo, o desenvolvimento tecnológico e científico, enquanto existem pessoas que acreditam no “inferno”, usam amuletos, se “benzem” antes até mesmo de um esporte qualquer, não usam roupas de uma determinada cor, e suas mentes não aceitam a evolução do próprio ser humano.

    Justamente na tal democracia é onde se verifica a intolerância, que somada ao radicalismo político estamos diante da realidade brasileira, de um lado a quadrilha petista e, do outro, quem não suporta mais tantos roubos, desmandos e descalabros nos governantes e parlamentares!

    E contribuem decididamente para esta falsa democracia nacional as urnas eletrônicas, facilmente podem ser fraudadas, o voto obrigatório, a ditadura partidária!

  7. Nosso ilustre Colega Sr. NÉLIO JACOB relembrou bem: A História mostra que o HOMEM é inclinado ao mal, com raras exceções, como NOÉ no tempo do Dilúvio.
    Com a maioria dos tijolos sendo tortos é difícil se fazer uma parede alinhada e no prumo.
    Mas a Humanidade evoluiu, desde os tempos de Limpeza Étnica com suas pirâmides de cabeças, ao tempo da Escravidão, depois Servidão, aos tempos de hoje de grandes diferenças Sócio-Econômicas.

    Acredito que a força do Socialismo ( Propriedade Estatal dos Meios de Produção), está mais na Crítica aos defeitos do Capitalismo, do que em seus próprios Méritos.

    Dos Sistemas Socialistas implantados na prática, ( a nosso ver os Países Escandinavos que enriqueceram no CAPITALISMO, praticam hoje a SOCIAL-DEMOCRACIA), o que mais teve sucesso foi o criado pelos PADRES JESUÍTAS ( SOCIEDADE DE JESUS) com suas REDUÇÕES ( Povos em Comunidades de MISSÃO). Essas MISSÕES se estenderam por boa parte da América do Sul, nos Impérios Português e Espanhol, atingindo um auge no atual Paraguay e redondezas, compostas quase exclusivamente de Índios. Acabaram formando um Estado dentro do Estado e foram exterminadas militarmente pelos Exércitos de Portugal e Espanha. Mas não implodiram internamente como a finada poderossíssima URSS. É fascinante estudar como os PADRES organizaram esse Sistema Socialista que durou +- 300 anos e só foi destruído a Força.

    Como a Demostração de Contribuições Ago/2017 nos mostra, infelizmente não somos capazes de fazer uma contribuição em MASSA de Mensalidades de R$ 20, para ajudar a manter o bom TRIBUNA DA INTERNET onLINE. Nós não acreditamos em continuidade e melhoria da T I onLINE sem Contribuição em MASSA.
    Tentemos começar esse mês Set/2017.

    CEF – Lotéricas

    Ag. 0211………………CC. 323-4

    Banco ITAÚ

    Ag. 6136……………..CC. 12318-6

    Muito Obrigado.

  8. Caro Flávio José Bortolotto,
    Agradeço a referência.
    O problema é encontrar uma maneira, que ninguém ganhe pouco e insuficiente para viver com dignidade e que ninguém ganhe muito para atender sua ostentação.
    Um abraço e bom domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *