Com a escalada de Haddad, o voto útil está chegando antes da hora

Resultado de imagem para indecisos charges

Charge do Edra (Arquivo Google)

Vera Magalhães
Estadão

O quadro mostrado pelas últimas pesquisas, com Jair Bolsonaro (PSL) consolidado em primeiro lugar e Fernando Haddad (PT) em ascensão mesmo antes de oficializado, antecipou a pregação do voto útil nas demais campanhas que têm alguma chance de ir ao segundo turno.

Geraldo Alckmin (PSDB) foi o primeiro a indicar este caminho, ainda na sabatina Estadão/Faap, antes de ter a estratégia suspensa temporariamente pela facada em Bolsonaro. “Votar em Bolsonaro é um passaporte para a volta do PT”, disse ele na ocasião. O mantra foi repetido por sua vice, Ana Amélia (PP), ontem em entrevista. Agora, é a vez de a defesa do voto útil chegar à campanha de rua e à propaganda de TV, no fim definitivo da trégua concedida ao candidato do PSL.

BATER LEVE – A ordem é não bater pesado em Haddad, que a campanha tucana acredita que crescerá naturalmente agora que foi indicado como sucessor oficial de Lula. Alckmin e aliados vão tratar de associar o petista a Dilma Rousseff e ao desastre econômico de seu governo, mas acreditam que sua cristalização como herdeiro de Lula pode ajudar a assustar o eleitor antipetista e forçar o voto útil no tucano. “Haddad ainda não é o adversário”, me disse ontem um coordenador da campanha alckmista.

Nessa pesca por alguns pontos nas pesquisas também haverá um ataque especulativo no eleitorado do bloco dos 3%, composto por Alvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB).

A esperança do estafe de Alckmin é que a eleição tome o que eles chamam de “curso natural”, com Bolsonaro, Haddad e Alckmin disputando até o fim para ir à fase final.

TODOS QUEREM – Mas a boia do voto útil não será unilateral. Ciro Gomes (PDT) e mesmo a sempre comedida Marina Silva (Rede) já se lançaram a ela diante da evidência de que os votos que tinham ou têm podem estar apenas fazendo uma escala até desaguar em Haddad. Ciro parece ter mais massa muscular para ser enxergado pelo eleitor que já foi petista ou lulista, mas teme a vitória de Bolsonaro e está disposto a encontrar alguém capaz de derrotá-lo – o medo oposto ao que o PSDB tenta incutir em relação à volta do PT.

Para que a tática seja efetiva, o pedetista e a ex-senadora terão de aumentar os ataques ao PT sem irritar o eleitorado que até ontem dizia querer votar em Lula mesmo preso. É uma linha tênue, que a retórica por vezes explosiva de Ciro e o “marinês” de difícil compreensão podem dificultar.

BOLSONARO – As campanhas adversárias à de Jair Bolsonaro reagiram com cautela às primeiras pesquisas após o atentado contra o candidato do PSL. Acreditam que elas captam, nas palavras de um dirigente partidário, “um voto de comoção, e não de convicção”.

Atribuem as diferenças de intenção de votos no deputado ao momento em que foram realizados os trabalhos de campo de cada instituto, como a querer criar um termômetro da empatia com ele. Será? O Ibope incluiu uma pergunta que tenta auferir essa volatilidade “emocional”. E, na questão sobre o quão decidido está o eleitor de cada um, é o do PSL que demonstra mais a tal convicção: 54% dizem se tratar de uma decisão definitiva, que não mudará de jeito nenhum. Claro que mesmo essa segurança pode ser fruto da solidariedade com o ataque. Mas, num novo desafio aos pregadores do voto útil, o segundo colocado nessa resolução de voto é justamente Haddad, com 40% dos que o apontam se dizendo decididos.

43 thoughts on “Com a escalada de Haddad, o voto útil está chegando antes da hora

    • É patético ver o elogiado, aqui na TI, Tiro gomes, dizendo fascistamente, após xingar o reporter de fdp e dar um tapa: “tira ele, prende ele”. Quem esse cangaceiro de m. pensa que é? Isso é o perfeito chavez cearense. É puro ditador.

    • Nem o General Newton Cruz, naquela famosa entrevista, foi tão grosseiro e autoritário quanto o Coronezinho. Nível estrebaria do Ceará. Alguém quer essa coisa para presidente? Só se for de agremiação carnavalesca.

  1. Ciro Gomes e Cid Gomes são delatados pela Galvão Engenharia
    Conexão Política

    O STF homologou acordo com os executivos da Galvão Engenharia.

    Segundo Lauro Jardim, jornalista do O Globo, Ciro Gomes e seu irmão Cid Gomes, serão os principais alvos da denúncia.

    Segundo a investigação, Jorge Valença, ex-executivo da construtora, era o homem de confiança de Cid Gomes na G. Engenharia, empresa que, durante a gestão do ex-governador pedetista, ganhou 2 bilhões em contratos, sendo responsável pela construção da Arena Castelão, Centro de Formação Olímpica e Centro de Eventos.

  2. O deputado Onyx Lorenzoni e o advogado Adão Paiani protocolaram na PGR uma representação contra os advogados de Adélio Bispo de Oliveira, o homem que tentou matar Jair Bolsonaro.
    Renova Midia

    No documento, obtido por O Antagonista, eles alegam que os advogados estejam atuando no caso não apenas na condição de defensores do autor do atentado, “mas como garantes de uma organização criminosa responsável pela prática de um atentado de natureza política”.

    “A conduta, atuação, comportamento, declarações e contradições dos ora representados frente ao episódio em tela – inédito na história republicana brasileira, onde um candidato a Presidente da República é vítima de uma tentativa de assassinato – levanta suspeitas plausíveis”, escrevem.

    Eles argumentam que os advogados, quando questionados sobre a origem dos recursos recebidos a título de honorários, apresentaram “versões contraditórias, e que não apenas deixam de colaborar com a elucidação das dúvidas que pairam sobre seu real papel no episódio, mas acabam por embaraçar a própria investigação policial em andamento, voltada não apenas para a conduta do executor do crime, mas que também busca apurar a existência de uma estrutura organizada criada dar suporte ao cometimento do delito”.

    • “mas como garantes de uma organização criminosa responsável pela prática de um atentado de natureza política”.

      Onyx Lorenzoni e o advogado Adão Paiani tem provas disso?

      Se eles tem e não mostram a ligação de Adélio Bispo de Oliveira com uma “organização criminosa responsável pela prática de um atentado de natureza política”, quem tem que se explicar são Onyx Lorenzoni e Adão Paiani.

  3. E a performance fascista do Tiro gomes está sendo ignorada pela foice de SP, g1 e estadao. Neste o falso e parcial repórter Gabriel Wainer edita capciosamente o vídeo retirando o xingamento (FDP), o “manda prende” e o tapa que ele deu no repórter de Boa Vista. Mas existe internet…O mecanismo vai esfarelar!!!! É por essas e outras canalhices da mídia+coronéis+elite política que Bolsonaro vai vencer!

  4. Eliel,

    A diferença entre Bolsonaro e Haddad é que para o primeiro, as manifestações são espontâneas;
    Para o segundo, à base de lanche ou uns trocados.

    Nada contra os que recebem para participar de falsas carreatas ou procissões, pois pessoas desempregadas pelo próprio PT, mas as reações não são autênticas, legítimas e, certamente, nesse meio existem eleitores de todos os candidatos!

    Abraço.

  5. Muitas vezes é necessário que uma pessoa adoeça para que venha a valorizar a saúde. Algumas vezes a febre pode ser necessária para que aconteça a cura. E até mesmo a ordem pode se originar a caos total…
    Portanto, peço licença ao Jornalista para especular um pouco, já que ainda não se paga imposto por isso, nem é proibido neste espaço:

    -Haddad eleito presidente em 2018, segundo consta na apuração secreta feita pelo TSE na urna eletrônica, e enche a máquina pública com mais partidários, infiltrados em pontos estratégicos do Estado, principalmente no topo do Poder Judiciário, para que considerem legais todas as decisões que venham a ser tomada pelo governo;
    -Em 2019, Tóffoli submete ao plenário do TSE nova votação e acaba de uma vez com a prisão em segunda instância, libertando todos os bandidos, corruptos e corruptores, desde o Emílio Odebrecht a até o Marcola;
    -A impunidade, a corrupção, o crime organizado e a tráfico de drogas se fortalecem e passam a financiar abertamente o governo do Haddad como forma de agradecimento;
    -Ainda em 2019, Haddad concede o perdão presidencial ao Lula e o torna um homem “limpo”;
    -Lula é convidado para “participar” do governo e assume a chefia da Casa Civil;
    -Na Casa Civil, Lula se transforma em presidente de fato e começa a vingança contra aqueles que prejudicaram a sua carreira política;
    -Algumas autoridades perseguidas juntam os seus pertencem e famílias e partem para morar no exterior.
    -O PT assume as decisões sobre a vida dos brasileiros e impõe a cartilha do Partido à toda a população, de acordo com a aprovação dos recém-criados “conselhos populares” formados por “intelectuais” e “especialistas” nomeados como legítimos “representantes da sociedade civil”, criações essas, obviamente, consideradas “constitucionais” pelos representantes do Partido infiltrados no Supremo Tribunal Federal.
    -O crime organizado e o tráfico de drogas se fortalecem em todas as esferas da sociedade como consequência da impunidade reinante e da atuação dos seus protetores no Executivo, no Legislativo e no Supremo Tribunal Federal.
    -O caos se instala no país, principalmente na educação, na saúde e na segurança e até mesmo o cidadão comum que tem algum recurso foge para morar no exterior.
    -Mesmo com a economia do país quebrada e o desemprego em alta, o PT se diz vítima das elites, do imperialismo e do capitalismo e se recusa a deixar o governo, agora apoiado pelos “exércitos populares” criados pelos dirigentes do PT e mantidos com vergas do Governo para resguardar a “democracia” e a “vontade popular” e cujas criações também foram consideradas “constitucionais” pelos ministros do Supremo.
    -Algumas autoridades políticas regionais que discordam do Governo Federal percebem que é melhor alguns sobreviverem do que todos perecerem e, em um ato de desespero, aceitam dividir o país em pelo menos três outros, com necessidades, ideologias e prioridades diferentes, e, dessa forma, é extinto os atuais Supremo e Congresso, já que cada unidade terá os seus próprios poderes executivo, legislativo e judiciário.
    -E os poderes das três nações, agora com menos parlamentares, são mais facilmente fiscalizados; e com novas leis e constituição, seguem os seus próprios rumos, com o País do Sul de destacando como a primeira nação desenvolvida da América Latina, confirmando a profecia feita pelo escritor Monteiro Lobato em 1926.

    PS: Tem hora que eu acho melhor todos nós votarmos no Lula (quem vota no AVATAR HADDAD, está votando no Lula, consciência física do avatar) para que se resolva logo de uma vez por todo esse imbróglio e para que se saiba o que este país quer ser.

    • Francisco Vieira, Brasília-DF, meu xará,

      Por isso que venho afirmando que, se Haddad vencer, NÃO ASSUME!

      Faltou na tua lista de absurdos que o herdeiro político do ladrão e genocida iria levar adiante como uma das primeiras de suas iniciativas, a proposta ao congresso de o presidente da República poder concorrer livremente às releições que quiser, estilo Maduro e Morales!

      Com Lula solto, e ministro de Haddad, o ladrão e genocida seria o próximo candidato do PT ao Planalto, transformando este país em feudo petista e tendência comunista e socialista.

      Logo, podem me cobrar:
      Haddad não assume, se vencer, claro.

      • “o presidente da República poder concorrer livremente às releições que quiser, estilo Maduro e Morales!”
        -Verdade! Um lapso terrível!

        • Não fosse o escândalo internacional do petrolão, as manipulações de dados econômicos pela Dilma, o PT voltaria com Lula.

          E, automaticamente, proporia esta medida, de ser eleito tantas quantas vezes quisesse!

          Dinheiro havia;
          urnas manipuláveis;
          milhões de brasileiros dependendo do Bolsa Família;
          Aparelhamento do Estado.

          O PT permaneceria no poder por décadas a fio!

  6. Mordaz,

    Comenta as postagens de acordo com o tema estabelecido.

    Tenta não ser agressivo, conforme o Mediador explicou os porquês de ter deletado teus textos.

    Porém acusa aqueles que te agredirem, pois “dura lex sed lex,” e ela deve ser para todos que, neste blog, não se comportarem à altura do que quer o seu proprietário.

    Abraços.

    • Mordaz,

      Sempre fui contra esse modelo de insultos e ofensas a quem quer que seja.

      Se já usei deste expediente foi para me defender, mas não é o correto, reconheço.

      Entendo esta tua defesa a respeito das agressões e ataques desferidos contra os militares neste blog, que seguem impunes, que não foram deletadas.
      Mas, o dono do blog pensa diferente.

      Logo, deixa que ofendam as FFAA, pois qual seria o valor das palavras de quem não respeita os militares, que são brasileiros, nossos familiares, que nos protegem?!

      Quanto mais ofendem, insultam, atacam, agridem, mais constatamos o quanto são maus brasileiros, maus cidadãos, que deixam de criticar os ladrões do erário e do povo, para se aproveitarem de espaços nas redes sociais e postar frases deploráveis sobre o Exército, Marinha e Aeronáutica!

      Afora os três ou quatro que são os agressores reconhecidos na TI, quem mais dará importância ao palavreado vulgar e chulo contra os “milicos”?

      Segue adiante. Registra teus comentários contrapondo as falsas acusações e de forma impessoal.

      Abraços.

    • Sim, sei o que é calúnia, pois fui vítima na TI.

      Pois esse tipo de mentira abjeta, deletéria, haja vista postada sem prova alguma, mostra escancaradamente o mau caráter do autor ou autores.

      Eu já tive ali ali para abrir um processo contra ofensas e mentiras postadas contra mim.
      Conversei com dois excelentes advogados, que me disseram textualmente que não valia a pena, pois a Internet tem sido palco para os trolls, gente cuja função é exatamente afastar aqueles que são sensatos, que dizem verdades, que comentam com seriedade os temas apresentados.

      Ora, já observaste algum comentário que se aproveita desse pessoal que detesta os militares?!

      Algum texto foi útil sobre os problemas nacionais ou somente foram postados diretamente àquelas pessoas que discordam desse método de ofender e agredir os demais comentaristas?!

      Observa a oposição que já possuem no blog?!

      Se antes era eu somente, agora existem vários que não suportam mais esse tipo de participação.

      Fica na tua, como se diz.
      Não dá o braço a torcer, que é o que eles querem.
      Faz os teus comentários contrapondo as falsas acusações sem citar o nome de ninguém.

      Conta comigo, dessa forma.

  7. Ou que impedem a impunidade de petistas e medebistas e pepistas, envolvidos em crimes contra o Estado e Povo??!!

    Por que jamais tivemos protestos, passeatas e carreatas contra os roubos na Petrobrás, BNDES …??!!

    Por que a população não reclama do baixo salário mínimo ou, então, dos nababescos salários dos parlamentares, que são corruptos, incompetentes, perdulários, irresponsáveis e vagabundos??!!

    • Mordaz,

      Que até fosse a desonestidade de boa parte da população ser irresponsável consigo mesma, mas não penso assim.

      A mente do povão é limitada e obtusa.

      Acompanha as notícias que houve na TV e no rádio.

      Não tem discernimento, tampouco senso político, muito menos conhecimentos verdadeiros sobre o que se passa no país!

      Justamente por essas más condições de cidadania, a Educação JAMAIS foi prioridade de qualquer governo nacional!

      O PT optou dar alimentos do que fazer estudar e trabalhar a população, então eis o resultado.

      Um contingente de milhões de pessoas medíocres, pobres, dependentes, analfabetos funcionais e absolutos, incultos e incautos, que votam naqueles que atestam não mexer no Bolsa Família, e aumentar os tais projetos sociais e direitos dos trabalhadores!

      Esquecem os milhões de desempregados e inadimplentes, que surgiram exatamente por culpa das administrações desses mesmos que prometem vidas melhores, a esquerda, os comunistas e socialistas!

      Eu diria que o povão é manipulado, conduzido, pois interessa que assim seja, haja vista a facilidade de ser orientado pelos maus brasileiros, pelos corruptos e criminosos!

      Abraços.

  8. GALINHA-GORDA
    Boneco de Ventríloquo, o Bonzinho, a Formiguinha, o Alquimista, Cirão Maluco e Zé Peruca — ou o grande BOLSOHILÁRIO!

    As eleições mais divertidas do Planeta!
    Vote logo e se arrependa depois!

    Depois não diga que eu não disse que eu disse!

  9. Esse tipo de comentário contra as mulheres, que está me fazendo, gradativamente, me afastar da TI.

    Estou comentando ainda pelo alto apreço e consideração que eu tenho ao amigo e grande jornalista que é o Carlos Newton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *