Comprada por FHC, a reeleição se tornou a mãe da corrupção

Resultado de imagem para reeleição + fhcSebastião Nery                     (Fotocharge reproduzida do site GGN)

Há 2.500 anos, na Grécia, Péricles chamou o povo para a praça pública e mandou decidir tudo pelo voto. Começava ali a civilização. Cada um valendo um. O voto é o homem como um animal igual. É a mais antiga e duradoura invenção social da humanidade. Com a roda, a pólvora, a eletricidade, o rádio, a televisão, a Internet, o homem mudou o mundo. Mas quem mudou o homem foi o voto. O voto fez o homem ser e se saber igual. Não enche barriga, mas derruba as tiranias.

A emenda da reeleição de Fernando Henrique foi comprada. A imprensa provou. Todo mundo sabe. Deputados renunciaram ao mandato com a boca na “botija” de Sergio Motta. A reeleição é uma rima de cão. É a vitória irrefreável da corrupção em todos os níveis: presidência, governadores e prefeitos.

INSULTO À NAÇÃO – Quando Fernando Henrique comprou a reeleição, Paulo Brossard, deputado, senador, ministro da Justiça e do Supremo Tribunal Federal, escreveu:

“A reeleição é um insulto à Nação, aos 150 anos do Brasil independente, a todos os homens públicos que passaram por este país. Se os generais tivessem querido, também teriam sido reeleitos. Não faltariam apoios.

Pois bem. Foi preciso que chegasse à presidência da Republica não um militar, não um general, mas um civil, não um homem de caserna, mas um professor universitário, para que o Brasil regredisse ao nível mais baixo da América Latina em matéria de provimento da chefia do Estado.

A Constituição brasileira, na sua sabedoria, proibiu a reeleição dos presidentes. Sempre se vedou a eleição de Presidente para o período imediato.

Bastou um presidente ambicioso e sem senso de respeito à visão histórica nacional, para que a Constituição mudasse a favor de seu intento”.

DISSE DA TRIBUNA – Josafá Marinho, senador, foi para a tribuna mostrar o crime da reeleição:

– “A Constituição de 88 instituiu a inelegibilidade absoluta, para os mesmos cargos, inclusive o presidente da Republica. Estipula a inelegibilidade relativa para os titulares que pretendam “outros cargos”, obrigando-os a renunciarem até seis meses antes do pleito.

– “Se o titular dos postos executivos está obrigado a renunciar para habilitar-se à eleição de “outro cargo”, por maior razão lógica há de ser compelido ao afastamento definitivo para a reconquista do “mesmo lugar”.

– “O fundamento moral e político de resguardo da liberdade do voto e de igualdade entre os candidatos, que o força a deixar o cargo pretendendo “outro”, cresce se seu propósito é ser reconduzido ao “mesmo” posto, de onde pode exercer influência preponderante no processo eleitoral”.

REELEIÇÃO COMPRADA – Não adiantou a reação dos dois ilustres juristas e da maioria da Nação. Fernando Henrique “ronivonou” o Congresso e a reeleição foi comprada.

(O ex-deputado RONIVON Santiago (ex-PFL, PMDB e PP) foi mascate da reeleição. O ex-deputado e delator da Lava Jato Pedro Corrêa (PP-PE) revelou que Ronivon admitiu ter recebido R$ 200 mil para apoiar a reeleição).

A reeleição é o princípio e o fim de todo tipo de corrupção por um motivo claro: no exercício do poder governadores, presidente e prefeitos têm muito mais força para negociar obras, superfaturar projetos e multiplicar apoios com dinheiro público. O Mensalão mostrou isso e o Petrolão tirou a prova dos nove, comprovando que reeleição rima com corrupção no mais alto grau de depravação.

Voto e alternância de poder são a mais antiga e duradoura invenção social da humanidade.

27 thoughts on “Comprada por FHC, a reeleição se tornou a mãe da corrupção

    • Sr. Marques,
      Será que o Mourão não está esperando o tal do Parlamentarismo da Rainha da Corrupção Dona Fernandetta Henriquetta CArdosina II para ver no que dá…??

  1. Enquanto estamos discutindo corrupção, impunidade, o comprometimento político do STF, como está a próstata do Temer, o traseiro do Maia, se a economia está melhorando, se o desemprego vem caindo, o comportamento megalômano de Gilmar Mendes, as acusações contra Temer, se Lula vai ser ou não candidato à presidência, se vai ser ou não preso após o julgamento em Segunda Instância … é visível e extremamente preocupante o EMPOBRECIMENTO DO POVO BRASILEIRO!

    As invasões de terrenos e o erguimento de dezenas casebres no dia seguinte;
    A quantidade absurda de pessoas que mora nas ruas;
    O enorme contingente que dorme embaixo das marquises, viadutos, pontes;
    O número incontável de pedintes, de crianças em busca de qualquer trocado;
    As praças ocupadas por miseráveis, gente sem absolutamente nada, sequer uma moeda, que se utilizam dos chafarizes para tomar banho, e usam os bancos com o se fossem camas;
    A necessidade de ficarem doentes (!) e precisarem baixar hospitais quando conseguem leito, de modo a ter onde dormir e comer por uns dias;
    Os 60 milhões de inadimplentes que aumentam as fileiras dos pobres;
    Os 13 milhões de desempregados que, desesperados, podem delinquir, então a vida pobre em todos os sentidos

    Pois esse exército de pessoas carentes se situa na razão inversamente proporcional aos altos salários, milionários proventos de parlamentares e magistrados!

    No entanto, a prova incontestável, indiscutível, insofismável, do quanto este governo despreza o cidadão, discrimina o povo, manipula-o e o conduz para ser roubado e explorado, resulta no novo salário mínimo ano que vem.

    Dias atrás, tiraram DEZ REAIS DO REAJUSTE, de ontem para cá diminuíram QUATRO REAIS a mais, QUATRO REAIS!!!

    Decididamente o parlamento e o Planalto querem apagar o fogo com gasolina!

    Enquanto Temer deve ter gasto DO DINHEIRO PÚBLICO em torno de 80/100 mil reais com a sua cirurgia e as diárias no excelente e caríssimo Sírio-Libanês, o presidente corrupto tira do bolso já tungado e roto do cidadão QUATRO REAIS POR ANO, POR ANO, que divididos pelos 365 dias, este governo ladrão rouba do trabalhador um décimo de centavo por dia, ou seja, nada, mas, mesmo assim, extorque do povo QUATRO REAIS!!!

    Se, ano que vem, os parlamentares reajustarem seus proventos em qualquer cifra ou percentual, e, se por ventura tal índice significar milhares de reais a mais por mês, mas tiraram da população QUATRO REAIS, a solução é o enfrentamento, a guerra, a baderna, o quebra-quebra, a depredação, os ataques permanentes contra qualquer vereador, deputado estadual e federal, senador, governador, ministro e até o ladrão do presidente!

    Inaceitável que os policiais recebam em parcelas e com atrasos seus salários sem reajuste, e são mortos por bandidos muito bem armados;
    Vergonhoso que os professores estejam na mesma situação dos policiais, assim como os agentes de saúde e penitenciários;
    Absolutamente desumano e cruel o valor do salário mínimo, para que ainda seja menor em QUATRO REAIS, e ocasionando se saber a mágica que uma pessoa precisa fazer para viver com esta quantia, enquanto parlamentares e magistrados contabilizam milhões de reais POR ANO com seus proventos acrescidos de penduricalhos e indenizações pessoais, todavia QUATRO REAIS é muito para um cidadão desta republiqueta!

    Pois esta será a revolução intitulada de QUATRO REAIS, e será a mais importante na História do Brasil pois, ou seguiremos em frente como um país ou nos fragmentaremos em várias outros, conforme os acontecimentos ao longo das últimas décadas no mundo!!!

    • Bendl, já larguei mão de comentar, de escrever na areia da praia, mas uma certeza eu tenho: é dificílimo sufragar a Esquerda brasileira, que jogou os ideais no lixo pelas mãos do ébrio e da maluquinha. Mas é impossível sufragar a Direita, cuja crueldade é verdadeiramente asquerosa! Saúde e Paz, irmão.

      • Caro Bordignon,

        Obrigado pelo comentário.

        Pois em razão de as duas tendências políticas antagônicas terem sido exemplos ao longo da História de incompetência e desprezo pelo ser humano, o meu texto apenas acusa o empobrecimento do povo, e de forma sádica, cruel.

        Decididamente um dia este caldeirão vai explodir, e salve-se quem puder!

        Não há como, Bordignon, qualquer pessoa entender que a discussão sobre QUATRO REAIS no reajuste do salário mínimo possa ser tão importante para um governo que rouba e explora o cidadão como jamais registrado nesta republiqueta!

        Enquanto parlamentares e magistrados auferem mais de CEM MIL MENSAIS, Temer, o ladrão, discute considerar QUATRO REAIS para o trabalhador!

        Injustiças oceânicas como estas podem e devem levar o Brasil para uma situação perigosíssima, incontrolável – que já se manifesta na violência exacerbada -, pois o descaso do governo para com a população ultrapassou o desprezo, e passa ser considerado como CRIME!

        Enfim, tô aí, como se diz, caso tivermos movimentos organizados e contundentes em busca de justiça, à procura de resolvermos parte desta violência desmedida e, principalmente, para impor aos parlamentares a verdadeira chefia, que somos nós, os donos deste país, o povo.

        Um grande abraço.
        Saúde e paz.

    • Bendl, assino mil vezes, muita saúde e longa vida. 88 anos e ver tanta podridão desta corja nojenta das quadrilhas hediondas de Brasília faz o coração chorar, nossa Soberania foi jogada no lixo, o pré – sal, negociado agora, é crime. As FFAA, guardiãs da Soberania, estão dormindo de touca, subornadas pelo Temer oso e comparsas, e não lhes mexer em seus Direitos.

      • Meu querido Theo,

        Tens 20 anos mais do que eu. Jamais chegarei nesta tua idade, pois ando alquebrado, desanimado, a pressão sendo medida através de calibradores de pneu de caminhão, pulmões nadando em piscinas – isto que não fumo e não bebo -, noites insones, dores até no couro cabeludo, meu!!!

        Mas, a revolta e a indignação me impulsionam para fazer a minha parte mesmo limitado, que é protestar, reclamar, registrar o objetivo destes últimos governos que nos massacram e matam sem qualquer admoestação, e agora com um STF comprometido politicamente e que fortalece o sistema de forma absoluta, tornando-o imbatível!

        Logo, a solução somente vai ser encontrada ou detona de vez com o que aí está, mediante uma atitude poderosamente contundente do povo, nossa, ou seja, cair de pau em cima de parlamentares e do executivo, tirá-los do poder na marra, diante também do descaso, irresponsabilidade e COVARDIA das FFAA!!!

        Se é para morrermos ou de fome ou pela violência e, desta forma sem qualquer reação, por favor, vamos à luta, que tombemos combatendo quem nos mata, menos de graça, menos passivamente e resignados porque nos transformaram em alvos para suas distrações, desgraçados!

        Um forte abraço, Theo.
        Muita saúde e vida longa, decano da Tribuna da Internet, e modelo de cidadania!

  2. FHC comprou. E comprou de todas as formas, até com dinheiro.
    FHC é o culpado por nossa situação atual. Certamente.

    Quantos deputados se venderam?
    Quais deputados se venderam e quais votaram por convicção?
    Quanto FHC gastou de recursos públicos?
    Quantos dos comprados foram reeleitos?

    Querer comprar é uma das faces da corrupção. mas a pior de todas é ser comprado! O sujeito que se vendeu é um verme, um bosta, um vigarista. Já o indivíduo que votou com convicção, paciência: idiota nasce feito!

    FHC foi um “entojo”, um falso administrador.

    Os petistas dizem que ele deixou uma “herança maldita”. Não acho, mas tenho certeza de que deixou mais de uma “herança maldita”.

    E o PT ter chegado ao poder é a prova mais viva da incapacidade e dos erros que cometeu.
    A história recuperará a verdade.

    Falavena

    • “A formiga sabe a folha que corta.”

      Creio que se o FHC estivesse mofando na cadeia até hoje, o Lula e a Dilma não se atreveriam “administrar” os recursos públicos como administraram.
      A IMPUNIDADE é a mãe das nossas desgraças.

      • Perfeito…
        O Bandidão francês para não ficar sózinho mamando nas Tetas Públicas colocou a familia toda para roubar….
        Que o diga o Cerveró.;
        Cadeia é pouco para esses lixos.

      • Caro Francisco, com um STF que está stf, com sinistros, dando o mau exemplo, que o Brasil não tem Justiça,. Ate o momento, quem tem Dignificado no stf, merecendo o titulo de Ministro: Barroso, Fachine, o resto é o resto. Tribunais superiores, são uma lástima!

  3. FHC é um dos piores trastes que nasceu nesta terra. Sabia que o país não estava preparado para reeleições. As duas piores heranças foram deixadas por esta criatura (nem o tio confiava nele): Reeleição e Gilmar Mendes. Esta criatura deveria ser riscada da história.

  4. A bem da verdade, é que até hoje, nenhum dos políticos civis que administraram esse país, desde que os militares deixaram o poder, fez um bom governo. Cada um, a seu tempo errou muito, todos se achando os salvadores da nação, como se os militares tivessem realizados péssimos governos. E os erros foram se sucedendo, e outros erros foram construídos a partir desses erros, e Te hoje. Cada um inventou uma fórmula milagrosa, não para fazer o país crescer como um todo, mas para se perpetuar no poder, ou para satisfazer o seu ego,
    até chegar a esse tempo, onde o importante, para eles, é fazer um bom pé de meia. Nenhum deles pensou realmente em fazer algo pelos brasileiros. Não houve quem se doasse pela nação. Os brasileiros são bons demais, não enxergam além de si mesmos, e acabam medindo os outros pela sua medida, caindo sempre em mentiras e contos de fadas. Quando será que vamos acordar e tomar posse de nosso país?

    • “Os brasileiros são bons demais, não enxergam além de si mesmos, e acabam
      medindo os outros pela sua medida, caindo sempre em mentiras e contos de fadas”

      Em outras palavras, o brasileiro é um trouxa mesmo.

        • Engraçado… Num passado bem recente, uma frase muito ouvida era “político só tem medo de povo na rua” (com ar triunfante)…. O que será que aconteceu de lá pra cá?

          • SAbe com é Sr. Marques, O MBL do Japoneisinho agora apoia os dois tucaladrões, Temer e Dória,
            Aquele outro revoltadinho que ficava mandando video lá da Matrix, sumiu do mapa, talvez se engasgou com o “hamburguer” do Me´quis.
            Aquela outra que com a Constituição Federal Cidadã, agora faz visitar regularmente nos banheiros do Parque Ibirapuera para ver se estão limpinhos, cheirosos, e algum problema ela aciona o Prefeito Viajente pelo twitter.
            Aquele outro Revoltadinho do Vem pra Rua, sumiu , talvez foi para aquela Rua tão famosa do Planeta, que abriga uma das maiores adegas de vinhos e champagne , toda abastecida com dinheiro público (lembra do Cerveró no Petrolão do Fhc e Filho./)
            O Pato do Skaff agora faz propaganda das ‘suas “escolas” maravilhosas e eficientes (também com dinheiro publico) e não tem mais tempo para fazer Manisfesção na Avenida do Pato Amarelo.,
            Talvez pagamos o Pato de novo…..
            Esqueci de algum Revoltadinho Contra a Corrupção..??

          • Janaina diz que :

            “Rússia está a um passo de atacar o Brasil”
            “Com uma base militar na Venezuela, Putin está a um passo de atacar o Brasil. Estão rindo? Estou falando sério”, disse a advogada no Twitter

            O Sr. ainda quer que esta Senhora va´para as Ruas pedir alguma coisa.???

          • Sr. Marques.

            Isso é no que dá acreditar nesses Super-Heróis Brasileiros….
            Como se diz lá na Terrinha Além-Mar.
            “São inteligentes pra burro”””..

            eh!eh!eh

  5. Dr Roberto Campos nos alertava à época sobre a reeleição de FHC;

    ” Um país que tem uma Petrobrás, uma Caixa Econômica, um Banco do Brasil e um BNDES nas mãos do executivo, não pode sequer pensar na hipótese de reeleição “

  6. A chamada “redemocratização” do Brasil, depois do governo militar do presidente Figueiredo, vem sendo um verdadeiro DESASTRE para o nosso país!

    Com exceção de Itamar Franco, que verdadeiramente foi um presidente honesto, só tivemos pilantras comandando a nação, depois da saída dos militares.

    Desde então a democracia vem sendo transformada numa cleptocracia, onde os governantes e o pode público, de um modo geral, só fazem roubar o povo!

    No entanto o índice de corrupção está se tornando tão elevado que já começa a travar o funcionamento do país!

    Algo precisa ser feito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *