De repente, a utopia da “Tribuna da Internet” demonstra ser altamente viável

Resultado de imagem para BLOGUEIRO CHARGES

Quadrinhos de Alexandre Afonso (nadaver.com)

Carlos Newton

Deste que foi criado, há quase 10 anos, o blog da Tribuna da Internet sempre teve muitos leitores e grande repercussão. As notícias e artigos aqui publicados são reproduzidos em sites, portais, blogs e redes sociais. Chega a ser engraçado, porque raramente é mencionada a origem, muitos blogueiros não registram que se trata de uma transcrição, alguns até assumem a autoria dos textos, e fica tudo por isso mesmo. Há articulistas que constantemente são copiados, como Jorge Béja e José Carlos Werneck. Quando reclamam comigo, eu respondo que a internet é assim mesmo, do tipo Chacrinha: “Nada se cria, tudo se copia”.

Percebe-se com facilidade que a “TI” serve de pauta para os coleguinhas, há jornalistas de renome que reaproveitam notícias aqui publicadas, mas sabemos também que eles não podem citar a origem da informação, porque a gente dá muita pancada na grande mídia, a situação pode ficar delicada, digamos assim.

NOTÍCIA PASSARINHO – Como editor do blog, recomendo aos articulistas que não liguem para esse reaproveitamento. Pelo contrário, devem ficar orgulhosos. E passo adiante o que aprendi com o amigo Paulo Francis, com quem trabalhei apenas na “Ultima Hora”, pois quando comecei a escrever no “Pasquim” ele já tinha saído. Francis dizia que a gente não deve dar importância ao que escreve e publica. É realmente uma excelente estratégia. Adotei na hora. Além do mais, no jornalismo há o ditado de que notícia é como passarinho – foi publicada, está voando, não tem dono.

Essa longa introdução ao assunto que quero abordar mais parece vitupério (elogio em boca própria), mas não tem esse objetivo. O que me anima é que as coisas parecem estar mudando aqui na “Tribuna”, onde sempre tivemos problemas com os comentários.

MENOS AGRESSÕES – Não mais que de repente, diria o poeta Vinicius de Moraes, os comentaristas estão diminuindo as agressões ridículas que trocavam. E isso acontece em pleno clima eleitoral, quando a radicalização se exacerba. Parece que enfim entenderam a importância da existência de um espaço democrático, aberto a todas as ideologias, em que a gente pode trocar ideias livremente.

Estou surpreso e até estupefato com essa novidade. Sinceramente, achava que a ideia de um blog livre era meramente utópica e não tinha futuro, moderar os comentários seria como o mito de Sísifo, um trabalho jogado fora.

E o mais animador é que o número de comentários aumenta cada vez mais, não estou conseguindo moderá-los. Por isso, volto a insistir – nada de ofensas, palavrões e baixarias. Vamos respeitar ao próximo e trocar ideias civilizadamente. Não custa nada e tem um valor incalculável.

21 thoughts on “De repente, a utopia da “Tribuna da Internet” demonstra ser altamente viável

  1. Sr.CN, esta é a ultima tentativa que faço para tentar ler a TI normalmente. Talvez nao seja a forma correta de apresentar minha reclamação, mad é a única forma que tenho, talvez pela minha falta de conhecimento de como funciona a internet e o blog TI. Fui bloqueado, segundo informação de meu fornecedor de internet, sem ter cometido qualquer ato para tal bloqueio e agora só posso ler a TI assinando uma VPN ou utilizando dados móveis da minha rede de celular, tendo em vista o IP do meu router ter sido bloqueado pela TI.
    Quero acreditar que a TI queira ter mais leitores possível, por isso não entendo porque o bloqueio.
    Se soubesse o endereço de email da TI, teria enviado um email, mas infelizmente nao consegui descobrir e endeço.
    Espero que o sr. leia esta resposta e me informe se possivel por email o porque do bloqueio.
    Atenciosamente
    Ricardo

    • Prezado Ricardo, não há bloqueio algum. Você mora no exterior. O mesmo problema aconteceu com a Teresa Fabricio, que mora no Canadá, depois normalizou. Tente acessar pelo endereço alternativo (carlosnewton.com.br).

      Abs.

      CN

      • Sim, tive este problema por alguns meses, só conseguia acessar pelo celular,mas não conseguia comentar. Normalizou quando fui ao Brasil, voltou a acontecer quando retornei ao Canadá.
        Mas , felizmente, foi sanado, não sei se por intervenção do administrador do blog ou alguma coisa que fiz, nas minhas tentativas.
        Abraços,

    • Precisa mudar de provedor. Leio a TI da Inglaterra sem problemas. Meu filho nao consegue acessar do campus em outra cidade (bloqueado pelo servidor da instituição científica). Seguramente é seu provedor de internet quem está bloqueando.

      • Existem sites dentro da estrutura da imternet que controlam a incidência de spam e registram as faixas de IP’s onde os usuários culpados operam. Em geral os grandes provedores consultam estes sites para não passar adiante o spam. No caso do Ricardo, provavelmente a faixa de IP’s na qual se inclui o dele deve ter sido bloqueada (não pela TI) porque algum outro usuário do mesmo provedor foi denunciado como spammer. Como não se bloqueia um IP especificamente, mas a faixa do provedor na qual o usuário culpado está, os demais usuários pagam pelo pecador. Compete ao provedor do Ricardo verificar isto e pedir providências aos sites de bloqueio para liberar o Ricardo.
        Em último caso, se o seu provedor não quiser ou não for competente para resolver o problema, o Ricardo pode mudar de provedor.

        • Obrigado pela explicação, vou entrar en contato com o meu provedor para ver se consigo resolver. Caso não consiga tenho de aguentar porque estou preso a um contrato de 2 anos e ainda só decorreu seis meses.

      • André i provedor não me deixa acessar de minha casa, mas na casa de um familiar a 50 metros o mesmo provedor me da acesso a TI, por isso não adianta trocar de provedor.

  2. 1) No Calendário Literário Budista que escrevi, hoje é o Dia do Gohonzon (o altar budista que representa os Iluminados do passado, do presente e do futuro).

    2) Que as bênçãos recaiam sobre a minha querida TI – Tribuna da Impermanência, editor, comentaristas, familiares, amigos e os que discordam destas mensagens.

    3) Bom domingo e boa semana !

  3. Para eu responder um comentário de “baixo nível”; necessariamente eu estarei baixando o meu nível.
    Simples assim.
    Parabéns para a TI e sem perseverança no bem, não se consegue nada, eu não saio colhendo trigo, hum dia após a semeadura.

  4. É o maior e melhor espaço para debates. Com o devido respeito aos demais, não frequento outros blogs com a intensidade como o da nossa TI. os outros meu compromisso é quase zero. Com este, é 100%.
    Mas tudo tem explicações que justificam os resultados.Aqui, muitos texto com temas importantes e abordagens sérias. Muitos comentaristas de valor. E, acima de tudo, um condutor, coordenador e liderança de valor, como poucos ainda existem. Tem resistido e resistirá ao tempo.
    Parabens a ti Carlos Newton e obrigado por me permitir aqui participar.
    Muita saúde e muitos anos de vida!
    Abraço fraterno.
    Fallavena

  5. #CapitãoBolsonaro:
    – O Brasil não aguenta mais um “governo” de PT, PSDB ou PMDB.
    – VAMOS MUDAR O BRASIL!
    #PorissoMeuVotoÉBolsonaro17 Talquei #Bolsonaro17

  6. Sempre leio os artigos e comentaristas. Quase nada escrevo, porque o pouco que sei de politica é o feijão com arroz nosso de cada dia. Em boca calada não entra mosca, é por ai. (Cala boca Magda do Sai de baixo)
    Sei que a gente se mantem informado – concordando ou discordando – lendo diariamente a TI e também a página de Hélio Fernandes.
    Parabéns, Carlos Newton. A TI não vai morrer, com certeza vai envelhecer lentamente, com bom senso. porque quem não envelhece, morre antes.

  7. Parece que depois dos últimos e degradantes espetáculos de ofensas e xingamentos os descontrolados tomaram vergonha na cara e estão se segurando um pouco.
    Quanto ao aumento de comentaristas cresceu em quantidade e diminuiu em qualidade!

  8. Sou frequentador da Tribuna da Internet desde o seu surgimento, pois já conhecia a Tribuna da Imprensa e grande jornalista Hélio Fernandes.

    Sou testemunha de sua total independência frente à mídia corporativa e partidária.

    Parabenizo o Carlos Newton e todos os articulistas e comentaristas deste blog, sabendo que aqui sempre serão publicadas matérias exclusivas que muitas vezes não vemos em outras mídias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *