Guilherme Almeida
As montadoras americanas há anos não estão conseguindo competir com as japonesas, coreanas, alemãs e chinesas. A Chrysler já foi comprada pela Fiat. A Ford tem vários processos no mundo devido alguns modelos terem pegado fogo devido erro de projeto e os custos dos recall. Em 2016 a Ford fechou as fabricas da Indonésia e Japão.
Nos EUA, em 2019/2020, a Ford resolveu parar a produção de automóveis e só manter picapes. O mesmo que estão fazendo na América do Sul.
OUTRAS MUDANÇAS – A General Motors começou a transferir suas montadoras para a China. Fiat-Chrysler, Peugeot e Citroën estão se fundindo.
As alemãs Volkswagen, Mercedes Benz, BMW, Porsche, Audi agora são um grupo só. E a Renault, a Nissan e a Mitsubishi formam outro grupo.
Este é o resultado do mundo globalizado. Precisamos ir nos acostumando.
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FORD DEVE R$ 335 MILHÕES AO BNDES
Bruno Rosa / O Globo
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) afirmou nesta terça-feira que já pediu esclarecimentos à Ford sobre sua decisão de fechar suas fábricas e encerrar a produção de veículos no Brasil, o que deve levar à demissão de cerca de 5 mil trabalhadores.
O BNDES tem dois contratos de financiamento direto de investimentos da Ford ativos, no valor de R$ 335 milhões, firmados em 2014 e em 2017. Há ainda outros R$ 54,2 milhões contratados em operações indiretas, intermediadas por outros bancos.
EXPLICAÇÕES – Ainda na segunda-feira, quando foi anunciado o fim da produção da Ford no país, a instituição de fomento informou que pediria explicações à montadora relacionadas às contrapartidas dos investimentos financiados.
O BNDES diz que aguarda respostas da montadora para “avaliar os impactos da decisão da companhia sobre os financiamentos diretos ainda em curso”.
Segundo o banco, as operações visavam ao desenvolvimento de novos produtos da companha no Brasil, para fortalecimento da engenharia nacional.
MANUTENÇÃO DO EMPREGO – “Esses contratos dispõem de cláusulas-padrão que visam à manutenção do emprego durante a implementação do projeto, que já ocorreu. Os financiamentos já passaram da metade do prazo total, estando com pagamentos em dia”, informou o banco estatal.
De acordo com levantamento feito pelo GLOBO, somente as 20 maiores operações do BNDES com a Ford somaram cerca de R$ 3,5 bilhões em linhas de financiamento desde 2002. Os projetos tinham foco em exportação, desenvolvimento de veículo e apoio a projetos sociais na comunidade.
Segundo o BNDES, entre as operações diretas feitas com a Ford, ainda há duas operações ativas. Por isso, o banco já procurou a empresa para pedir esclarecimentos.
Mais uma conta pra viúva pagar…
Ainda querem explicações.
Mais um escândalo,gente do politburo recebendo propina.
O Idiota, que é vulgarmente chamado O Coiso, é que deveria perder o emprego.
O Ford ka continuará a ser produzido? 🙂
Vai sim, só que lá no Afeganistão….
Carroça
KKK e ontem fiz um comentário errado, disse que concordava com uma idiotice que o Pinóquio disse, que a Ford foi embora porque o governo se recusava a dar R$20 bilhões, estava tão errado quanto o Pinóquio. Depois me informei melhor e vi que outros apressados e ignorantes que nem eu erramos nas conclusões. A montadora americana já estava de saída quando fechou e fábrica em São Paulo daí para cair fora foi só um passo, e a pandemia veio ajudar a empresa. Infelizmente milhares de postos de trabalho serão perdidos em toda a cadeia produtiva. E outras montadoras também vão picar a mula, existem outros mercados melhores e maiores onde lá sim vale a pena investir.
Foi se o tempo que a classe média trocava de carro com frequência.
Fazer o quê,quando as pessoas são afobadas e fazem autoavaliação..
http://www.sindmetalsjc.org.br
resumo MP 471 beneficiou a Ford,Hyundai,,etc..
Além,dos empréstimos milionários do BNDES.
Até governo do seu Bolsonaro,contribuiu 55 bilhões…
Não é uma maravilha…
Os carros americanos são muitos elitistas, muitos caros, as peças são caríssimas..
O povo está olhando mais para as marcas que fabricam automóveis populares, e mais baratos com peças idem.
Não tem problema; o “tosco” zerará as alíquotas de importação de veículos e ponto final.
Pois é, dá emprego lá.
O bacana aqui, isento para compra carro
di importado.