Elio Gaspari e Ruy Castro expõem o desprezo oficial em relação à arte e museus

Resultado de imagem para museu nacional

Dinossauro era uma das grandes atrações do Museu Nacional

Pedro do Coutto

Foram dois artigos excelentes nas edições de ontem de O Globo e da Folha de São Paulo, os de autoria de Elio Gaspari e Ruy Castro expondo e acentuando o desprezo de governos que se sucederam ao longo do tempo em relação aos museus, às obras de arte de modo geral e também quanto às pesquisas científicas que repousam entre suas paredes. O caso do Museu Nacional no Rio de Janeiro é um exemplo marcante e impressionante do desprezo que marca as ações concretas nesse campo tão importante como de preservar a criação humana.

Basta ver as verbas destinadas pela UFRJ ao Museu Nacional. Apenas 54 mil reais nos primeiros quatro meses do ano. Além disso, uma série de outros museus encontram-se carentes do apoio oficial. Reportagem da GloboNews focalizou problemas existentes em diversos deles, ameaçando seus acervos. O Museu do Ipiranga em São Paulo é outro exemplo. Inclusive encontra-se fechado. No caso do Museu Nacional, vale assinalar que o último presidente da República a visitá-lo foi Juscelino Kubitschek, no final de seu governo em 1960.

58 ANOS DEPOIS… – A distância entre um ponto do tempo e outro é de praticamente 58 anos. Os presidentes que o sucederam não atribuíram nenhuma importância ao trabalho que a casa realizava. Isso demonstra também o distanciamento entre o poder público e as obras de arte que tornam a cultura universal.

Com o incêndio da noite de domingo queimaram-se peças da maior importância para o processo da cultura. Esse processo é de fato dinâmico, pelas oportunidades de pesquisa que oferece, e não estático, gelificado no passado. A cada dia, a cultura se renova, se amplia, se aprofunda e permite novos ângulos de observação e análise dos criadores das peças.

É triste que haja descaso, sobretudo porque as obras de gênios humanos pertencem a todos, e sua beleza está na oferta que é oferecida àquele que as procuram. E o governo Michel Temer é mais um omisso entre tantas omissões. Um desastre completo.

###
E AS ISENÇÕES FISCAIS AUMENTAM…

Agora vejam só, enquanto os museus são levados ao esfacelamento, por falta de recursos, o governo vai aumentar as isenções fiscais de 283 bilhões para 306 bilhões este ano.

Reportagem de Adriana Fernandes e Lorena Rodrigues, O Estado de São Paulo desta quarta-feira, destaca o assunto. Emendas apresentadas a Lei Orçamentária para 2019 aumentaram ainda mais as renúncias tributárias. Com isso o governo do país abre mão de uma receita equivalente a 4,2% do Produto Interno Bruto. Isso sem falar na falta de cobrança, por parte do INSS, das empresas rurais. Nos balanços do Funrural encontra-se a superfície do mar de dívidas não cobradas.

Adriana Fernandes e Lorena Rodrigues comparam o montante de 306 bilhões com o déficit orçamentário projetado na LDO no montante de 139 bilhões de reais. Tudo isso sem contar os juros de 6,5%, taxa SELIC que incidem anualmente sobre o endividamento de 3,7 trilhões de reais.

Para concluir lembro uma frase de Santiago Dantas: “O povo, no fundo é melhor que os governos e algumas elites do país.”

28 thoughts on “Elio Gaspari e Ruy Castro expõem o desprezo oficial em relação à arte e museus

  1. ah na hora que algum intelectual ou artista ou quem quer que seja realmente se mobilizar e angariar recursos para manutenção cultural do pais ai me acordem, fazer textos maravilhosos sobre o defunto é fácil ce ta morrendo de alegria pois o cara erá um chato.

    eu quero mesmo é ver o MPF dividir bem divididinho a responsabilidade pela incompetência que foi aquele incêndio.

  2. Esse dado é marcante: O reitor da UFRJ recebeu em salário líquido, ao longo de cinco meses, mais do que o museu recebeu até agosto. O museu é um dos órgãos da universidade.

  3. Bom dia … amados e amadas!!!

    Estou tendo dificuldades; pois o gmail me avisou que posso ser bloqueado kkk

    Ainda bem que nosso CN me respondeu (por e-mail kkk) que posso continuar a meditar por aqui … inclusive, me revelou um segredo dele (acontece também com ele se ver meditabundo kkk) … e vou logo esclarecendo, né??? quando fico em posição meditabunda, o faço sentado – como agora – ou, de preferência, deitado (é que acontece de acordar lá pelas madrugadas – e só consigo novamente dormir, depois de receber as instruções de Papá; e prometer que vou divulgá-las) … porém, deitado com as costas no colchão KKK kkk KKK

  4. Desculpem-me ser repetitivo; mas, dois próceres brasileiros o arquiteto Oscar Niemeyer e o antropólogo, filósofo, educador entre outros títulos o grande Darcy Ribeiro, geraram a brilhante ideia do ensino integral para parte da sociedade menos assistida os CIEPS que por infelicidade foram apelidados pelos cariocas de “Brizolão”.
    Se fosse política estatal e o “gato angorá” tivesse dado continuidade ao programa, o Rio de Janeiro pelo menos este estado estaria ‘anos-luz’ em termos de educação e desenvolvimento tecnológico, principalmente na área da informática.
    Mas, pelo apelido, foi relegado a penúria dos recursos públicos a começar pelo moreira franco que justamente venceu o Darcy Ribeiro na disputa para governador.
    Se nós fizemos isso com os carioquinhas e com a educação; o que se esperar de museus, hospitais, escolas, infra estrutura, ruas e estradas e o mais?!!!
    O preço a ser pago já é alto, mais ainda não está 10%(dez por cento) do que vamos pagar, pois o futuro próximo será terrível.

    • José Pereira Filho, meu caro … Collor tentou mandar a ideia para frente com os CIACS … Brizola o apoiou firmemente (já tinha passado uns tempos em NI – a exemplo de Kruschev) … porém, o PDT resistiu … lembra, não???

  5. ISENÇÕES FISCAIS. Isso representa dizer que o governo tem a exata noção de que estrangula, asfixia a economia com sua sanha arrecadatória, mas beneficia apenas a quem quer. Ou uma mudança total na forma, valor e critérios de cobrança de tributos, já teria sido feita a décadas. Se a esquerda pretende um acirramento entre as relações sociais no Brasil, está logrando êxito, pois as atitudes de radicalismo estão aflorando por todo Brasil, tanto a favor, quanto contra o pestimo. O problema é que um estado é muito complexamente estruturado e não disposto em ocas. Trabalhar cargos e funções baseados em critérios políticos e ideológicos é apenas suicídio. Uma nova ascensão da esquerda neste momento representaria um retrocesso, sem que o Brasil tivesse reagido ao golpe anterior. O exterior, seria uma rota natural, assim como já acontece na Venezuela. Ou coisa bem pior. Muitos buscariam as armas e uma fragmentação do país, seria uma das consequências previsíveis.

  6. Lembro amigo Lionço que o Collor realmente abraçou a ideia que seria implementada a nível nacional se não me engano CIACS; mas, infelizmente ficou pouco tempo como representante do poder.

  7. Também ontem … em outro post – também do Pedro do Coutto (sobre o Ibope e Datafolha) … coloquei 6 comentários sobre o Exorcismo Magno que está sendo proposto para Nicarágua, Venezuela, Cuba e Bolívia … seria em 29 próximo!!!

    Pelo que entendi, chama-se Magno por causa da presença do Excelente Bispo … e não só de Padre Exorcista!!!

    • O Exorcismo Magno está sendo sugerido para países com características não capitalistas, né???

      Em outro link (4) está uma acusação ao que seria capitalismo na Igreja!!!

      No link (5) temos Francisco Pedro lutando pela unidade na Igreja … lembro de que no penúltimo post do Dr. Jorge Béja sobre o voto do Ministro Fachin (01/09/2018) coloquei Carta de Dom Orani apoiando o Papado!!!

    • Caro CN … tenho que trabalhar kkk KKK kkk porém, antes vou revelar mais dois “Segredos” da Missão … visto que o Exorcismo só pode ser feito por Padres, Bispos, Papas … e nós do Laicato também podemos ajudar nesta grande luta mundial!!!

      1 – Estava com o Padre Fabiano entregando o Apelo … ao perceber que não daria resposta … humildemente mostrei a ele como se pisa na Serpente, obedecendo o Senhor: “Desde o livro do Gênesis subsiste a ideia de que alguém deverá esmagar a cabeça de Satanás. “Porei ódio entre ti e a mulher”, diz o Criador à serpente, “entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Quem será, porém, o responsável por esse aniquilamento completo do mal? Será a própria mulher ou a sua descendência? A Virgem Maria ou Nosso Senhor Jesus Cristo?” … segue o link (6).

  8. Tanto quanto eu saiba, o Museu da Independência – nosso Museu do Ipiranga lindíssimo, com seus também belos jardins – está sendo restaurado. Reabrirá em 2022, após cuidadosa reforma e restauração de sua fisionomia de época.

  9. Não é só os museus que estão abandonados. Nossos economistas não dão valor a nossa cultura e instituições científicas. Há alguns meses o supercomputador do LNCC corria sério risco de ser desligado por falta de verba para pagar a conta de energia. Enquato isto nossos partidos políticos, sindicatos e artistas que não tem competência para montar seus shows vivem nadando em dinheiro.

  10. Descaso das autoridades por mais de 1/2 século e incompetencia e aparelhamento por parte de reitores esquerdopatas. O resultado é trágico!
    E insistindo em tragédias anunciadas, o Canecão que nas mãos da iniciativa privada(ainda que de forma não totalmente legalizada) proporcionava uma excelente opção de lazer para as pessoas e um bom lugar de apresentação para os artistas, vai continuar nas mãos dessa mesma UFRJ? Até quando continuará nas patas desses quadrupedes da UFRJ e do PSOL? E a própria UFRJ, quando voltará a ser uma universidade de verdade e não um aparelhozinho de um partidozinho mediocre que com sua incompetencia só provoca tragédias e destruição?

    • Por favor não compare estes caras da ufrj e do psol com os quadrúpedes. Pois, os quadrúpedes foram um meio de transporte importante para este País. Estes caras estão mais para merda do cavalo do bandido, quando o cavalo esta de caganeira.

  11. Quanto à cultura … ela vai até bem … lá em outros países kkk

    Ontem nosso colega Anunnaki … no post do Paulo Peres de “Carinhoso” … escreveu sobre o catalão Joan Chamorro.

    Ele até grava baião … https://www.youtube.com/watch?v=Ki-qmKHtjXo
    … … …
    Bossa nova sinfônico … é com https://www.youtube.com/watch?v=exW0j12qLwk … com os cariocas radicados nos EUA … Rose Max vocals, Ramatis Morais guitar
    … … …
    Vale lembrar da Austrália … https://www.youtube.com/watch?v=-YkK5eSlX7M … Desafinado
    … … …
    E no Brasil … a volta do MAXIXE com https://www.youtube.com/watch?v=4wfrA54BMZg
    … … …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *