Em depoimento, Dilma diz que “nunca ouviu falar” de conta aberta no exterior para ela por Joesley

Aguirre Talento
O Globo

Em depoimento à Polícia Federal, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que “nunca ouviu falar” da conta no exterior supostamente aberta para ela pelo empresário Joesley Batista, relatada por ele em sua delação premiada, e negou as acusações de compra do apoio político de senadores do então PMDB pelo grupo J&F.

O caso é investigado pela PF a partir da delação de Joesley. No início de novembro, a PF deflagrou a Operação Alaska, com base nessa investigação, e chegou a solicitar a prisão temporária da ex-presidente, que foi negada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. Semanas depois, no dia 20 daquele mês, Dilma foi ouvida por um delegado da PF em Porto Alegre, acompanhada de seu advogado.

CONTAS BANCÁRIAS – “Nunca teve conhecimento dessas contas e somente soube da suposta existência há pouco, quando foram divulgadas as declarações de Joesley Batista”, afirmou a ex-presidente. Dilma disse ainda que “não determinou a abertura de contas bancárias e jamais teve conversas relacionadas a esse tema”.

“Nunca ouviu falar nas contas denominadas Mustique e Fermenteira, alegadamente mantidas por Joesley Batista no Banco JP Morgan”, disse no depoimento.

Em sua delação premiada, Joesley afirmou que acertou com o então ministro da Fazenda Guido Mantega a abertura de contas no exterior para periodicamente depositar valores de propina destinados ao ex-presidente Lula e à ex-presidente Dilma, referentes a recursos obtidos pela JBS do BNDES na gestão petista. No seu depoimento à PF, Dilma classificou o relato de “ficção”.

PROTOCOLO – A ex-presidente afirmou que nunca conversou com Joesley sobre contribuições eleitorais e disse que todas as reuniões mantidas com o empresário, para tratar de assuntos institucionais, foram acompanhadas de assessores, “como recomenda o protocolo presidencial”.

Sobre o relato de que o grupo J&F acertou doações eleitorais com os caciques do então PMDB do Senado em troca de apoiar sua candidatura presidencial em 2014, a ex-presidente afirma que o relato não faria sentido, porque as pesquisas de intenção de voto a colocavam em primeiro lugar e isso era o principal motivo para atrair o apoio dos peemedebistas.

HEGEMONIA ELEITORAL – “Os sete senadores mencionados como destinatários de valores mantidos por Joesley Batista, supostamente no interesse do PT, são originários de Estados do Norte e Nordeste, nos quais o PT historicamente detinha hegemonia eleitoral; que, portanto, a eleição dos citados senadores seria mais viável a partir de uma coligação com o PT do que com qualquer outro partido, principalmente com o PSDB”, afirmou Dilma.

Ao final do seu depoimento, a ex-presidente pediu a palavra para criticar a delação de Joesley e também do ex-ministro petista Antonio Palocci, a quem classificou de “sistemático mentiroso”.

“Deseja esclarecer inicialmente que sancionou a lei que tipificou em parte a delação premiada e, por esta razão, sente-se no dever de fazer algumas constatações a respeito das contas que Joesley teria aberto no exterior. Em 2017, o Ministério Público, por meio de um procurador (Ivan Marx, da Procuradoria da República no DF) disse que as contas representavam pura e simplesmente a palavra de Joesley; primeiro porque nenhuma delas tinha sido a fonte de qualquer um dos supostos pagamentos feitos no Brasil; portanto, não tinha como rastrear os valores a bem de evidenciar que os pagamentos tenham sido feitos com o propósito que ele diz ter tido”, afirmou Dilma.

CONTRADIÇÕES – A ex-presidente também criticou o fato de a delação de Joesley sobre as contas no exterior ter sido confirmada na delação de Palocci e disse que há contradições entre os relatos deles. “Já é errado usar uma delação como prova da outra, mas passa dos limites quando uma contradiz a outra”, afirmou.

12 thoughts on “Em depoimento, Dilma diz que “nunca ouviu falar” de conta aberta no exterior para ela por Joesley

  1. Ela é curta, arrogante, traíra e outros.
    Não era o presidente ideal, todos sabemos.
    Aécio era pior, convenhamos.
    Mas ficou dois anos em prisão da ditadura, imaginem a diversão, quantos aqui aguentariam essa festa? Eu não;imagina uma mulher?
    As brincadeiras de quem odeia mulheres, principalmente quando são mais bem sucedidas, e ela o foi, é coisa de quem não se garante como homem.
    Aí xinga, menospreza e blá blá blá. Enfim, apenas expõe de forma clara suas misérias, mas isso é opção pessoal.
    Terminando, claro que é mentira. Ela não é nenhum estadista ou personalidade fenomenal.
    Mas não tenho dúvidas que é durona para cacete e não meteu a mão no erário.
    O que geralmente acontece com passa a experiência do cárcere político. Aquele que não sabe se vai morrer ou viver ….não há regras.
    Ex: Mandela, Mujica, Prestes, etc.
    Posso estar errado, mas não vão achar um níquel a mais em suas contas.
    Nem vários imóveis e laranjas como outros

  2. Ate pode ser, mas garantiu uma vida vitalicia de mordomias, apesar de cassada, o que é uma forma torta de roubo também.

    Mas e os imenso prejuízos causados por sua arrogância, burrice, prepotência e cegueira(no minimo) ??

    pasadena

    Petrobras (desde muito antes como ministra)

    Caos na energia

    Todos os esquemas rolando e ela limpinha??

    lembram daquele filme:

    Soninha toda pura???

    Um lodaçal imenso, todos roubando de pá (ou carregadeira) e ela pura e inocente ali no meio???

    Então é uma besta colossal

    Deveria então ficar em casa confinada para não causar mal a ninguém.

    Solta virou presidente ( ou vergonhosa expressão de submissão nacional a um capricho ideológico : presidenta) e nos quebrou a todos

    Não merece nenhum tipo de compaixão ou benevolência.

    Nunca praticou isto entaõ não deve esperar

    Um coitado de um prefeito se comete qualquer deslise regimental, as vezes, e processado, vai preso ou multado e acaba sua vida, as vezes por detalhes deste emaranhado burocrático intencional.

    Como ela não vai ser responsabilizada por nada?

    Se ela não sabia de nada seu mandato deve ser apagado da história e devolver tudo o que ganhou, pelo menos

    No minio devia pedir desculpas pelos constrangimentos que nos causos durante todos estes anos.

    Agora todo mundo é inocente, bem intencionado e limpinho
    Tenham santa paciencia

  3. Continue perguntando, já, já ela vai dizer que a conta no exterior, não é no exterior, alias não é nem conta, é uma conta que não é conta no exterior, porque eu digo que não é uma conta…porque estou no brasil…
    o resto só ela mesmo, não consigo imaginar tanta merda assim

  4. Se é do PT, QQ acusação venha de quem vier é aceita como prova e sujeita a processo. Com grandes possibilidades de condenação. Já temos muitos precedentes, mais um não vai manchar a imagem do judiciário.

  5. “Ilações, é mentira, nunca ouvi falar, não sei de nada, sou inocente, não há provas, é calúnia e difamação, a delação foi inventada no desespero, para diminuir o tempo de cárcere, jamais fiz isso, tenho moral ilibada, é perseguição, conluio com os americanos, tudo invenção do MPF, blá-blá-blá”…faltou a cervejinha do bolo… é górpi! Grande novidade.

  6. Nesse mundo de Gestão Pública é difícil encontrar uma “menina virgem”, teve dinheiro tem ganancia e velocidade de meter a mão, principalmente quem tem a caneta na mão. Principalmente, também, quando os Poderes daqueles tempos escuros , jamais iam conter os Ilícitos de seus Amigos/Parentes/Companheiros/ Sócios em vários, negócios, aí não tinha temor nenhum de praticarem Crimes, todos estavam , ainda até hoje, acima de todas as leis pois nos Poderes seus Amigos mandavam e desmandavam o que tá bem explicito nesse mar de impunidades e solturas para “Prisão Domiciliar com direitos a viagens e hospedagens caríssimas às custas do erário público”. Tudo foi uma imensa sociedade de criminosos dilapidando os Cofres Públicos do Brasil, e uma alma dessas que foi “escolhida” (nunca acredito que um Brasileiro de bem, honesto e em perfeito estado mental fosse para as ruas votar nessa lastima, somente uma sucessividade de crimes contra Nação poderia dar a vitória a essa desclassificada) para ser Presidente do Brasil. Que terror e castigo para uma Nação ter durante 16 anos Lula e Dilma (gente nojenta que só Jornalista Apaixonado e Doente por dinheiro fácil defende, apoia e quer a volta dessa podridão) como Presidentes de nossa República. Eis o resultado, o Caos na Saúde Pública é apenas um link se fosse feito uma Auditoria (sem TCU,sem STF, sem STJ), feita por Profissionais Especializados em Gestão Pública com Formação em Administração, Ciências Contábeis, Economia e Direito chegaríamos a Atos Criminosos de tal grandiosidade que jamais a Nação ficaria esperando que um Toffoli da vida deixasse soltos junto com seus iguais das Cortes, Lula e Dilma, eles deveriam estarem presos em Regime Fechado pelo Genocídio que hoje arrasta milhares de brasileiros para os túmulos e destruição de Famílias inteiras devido ao Legado de Crimes e Destruição da Máquina Pública pelas mãos fétidas dessa dupla de Incautos !!! Eles não temem nada porque as mais Altas Cortes desse País tem (êta país apodrecido) seus Amigos Advogados nomeados pelos dois e aprovados (pelos aculturados e iguais do Câogresso Nacional) , e jamais serão punidos pelos seus Crimes contra a Humanidade pelo que passam os brasileiros com o Poder Público de Saúde incapacitado de dar respostas mais rápidas para o Caos da Pandemia do Coronavírus além da Crise Econômica que se avizinha avassaladora (para alegria dos Esquerdopatas que querem a destruição do Brasil pelos 3 podresres e virarmos uma republiqueta pior que a Venezuela com o povo pedindo esmolas nas ruas, coisa que só é alegre para os Jornalistas Esquerdopatas brasileiros e seus iguais das Organizações Criminosas Lulopetralhas) , e que daqui alguns dias mostrará sua face por inteiro (justiça seja feita não é culpa de Bolsonaro, foi o Legado dos Petralhas que ele recebeu e do Cãogresso Nacional que fede em todos os sentidos formas e conteúdos), e somente Deus nos salvará do que se avizinha, nós que conhecemos firmamos mais 10 dias e explode tudo !!!! Vai ser o Coronavírus e o “Polivírus do Judiciário e Congresso” , juntos, impedindo o Brasil e seu povo caminharem para a saída de todas essas crises e nos empurrando para a Inviabilização Total da Nação mais Viável do Planeta. Que Deus nos Proteja !!!

  7. Na linha do filme

    Soninha Toda Pura

    Manchete de hoje

    Justiça Federal bloqueia R$ 18 milhões do PT por denúncia de roubalheira na Petrobrás da Bahia

    A pedido da Força-Tarefa da Lava Jato, o juiz federal Friedmann Anderson Wendpap, 1a. Vara Federal de Curitiba, bloqueou R$ 18 milhões do PT e mais R$ 400 milhões de Vaccari Neto (ex-tesoureiro nacional do PT, Renato Duque (ex-diretor da Petrobrás, ex-PT), além dos dirigentes da OAS, Flávio Garreta e Adelmário Pinheiro Filho.

    Todos respondem a uma ação por improbidade administrativa relacionada à construção da Torre Pituba (foto ao lado), sede da Petrobras em Salvador. A torre, desnecessária, custou três vezes mais do que o orçado. A obra custou R$ 1 bilhão e no ano passado começou a ser desocupada porque era inútil

    Um bilhão e era inútil

    E a que comandava tudo era inocente, virgem, pura, honesta, bem intencionada, mulher guerreira

    Esta perseguição é só por ser mulher e ter tido grande sucesso, é claro

    Vejam por exemplo a diferença de tratamento:

    Ex-prefeito de Presidente Kennedy é condenado por improbidade administrativa

    Na ação, o MPES sustenta que o então prefeito utilizou recursos dos royalties de petróleo para pagamento da folha salarial, o que é proibido pela legislação.

    Isso por exemplo, nao pode

    Torrar bilhões e naõ saber onde foi parar toda esta grana (em bilhões, bilhões, bilhões) se for do PT e for mulher , pode

    Por isso estamos nesta erda geral.

    Tudo vale para defender os seus, as suas boquinhas e os seus assaltantes

    Quantos respiradores ( indexador da moda) podeira se comprar com este bilçhao da Petrobras?
    Mais o bilhao de pasadena?

    mais os bilhões pagos pela Petrobrars na justiça americana??

    Tudo invenção para desmoralizar a grande líder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *