
Doria aguarda MDB tirar as esperanças de Simone Tebet
Gustavo Schmitt
O Globo
Isolado após PSDB, MDB e Cidadania escolherem a senadora Simone Tebet (MSB-MS) como virtual pré-candidata a presidente da terceira via, o ex-governador João Doria (SP) deve fazer um recuo estratégico nas próximas semanas. A informação circula entre aliados do paulista sob o argumento de que é hora de submergir e jogar pressão sobre Tebet, cuja pré-candidatura, assim como a de Doria, também enfrenta questionamentos no seu próprio partido.
Segundo pessoas próximas ao ex-governador, a aposta é que Tebet, desconhecida da maior parte do eleitorado, terá dificuldade de se viabilizar antes do fim de agosto, quando começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Até agora, a senadora não passou de 1% nas pesquisas de opinião, enquanto Doria aparece com 3%, segundo o último levantamento do Datafolha.
Além disso, Tebet precisa vencer obstáculos no MDB. No Nordeste, uma ala de líderes emedebistas defende a retirada da candidatura própria da sigla e quer apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
MDB DIVIDIDO– Em outras regiões, como Norte, Centro-Oeste e Sul, há lideranças do MDB que preferem o presidente Jair Bolsonaro. Ainda assim, aliados de Tebet sustentam que a senadora tem o apoio da maioria dos diretórios estaduais. A ala pró-Doria, no entanto, contesta essa tese e acredita que ela não terá o aval do seu partido.
Inicialmente, Doria havia ameaçado recorrer à Justiça Eleitoral para cobrar respeito às prévias presidenciais do PSDB, garantindo sua candidatura ao Planalto. No entanto, esse movimento perdeu força no entorno do paulista. Ele admite que, embora tenha sido escolhido pela militância nas prévias, hoje não recebe mais apoio da cúpula tucana, tampouco dos pré-candidatos a deputado, senador e a governos estaduais.
Até mesmo o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, se desvinculou do antecessor em razão de avaliar que pode ser atrapalhado por sua rejeição nas pesquisas.
CARTA FOI ERRO – Aliados avaliam que a carta de Doria junto com seu advogado enviada, ao presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, foi um erro e que uma eventual judicialização só deveria ser cogitada mais perto da convenção nacional tucana, que deve ocorrer entre julho e agosto.
O cenário de questionamento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderia ocorrer caso o PSDB decidisse fechar apoio a uma aliança com Tebet na cabeça de chapa ou optasse por lançar outro nome tucano, como o ex-governador Eduardo Leite (RS) ou senador Tasso Jereissati (CE).
Os advogados de Doria se valem de um artigo no estatuto tucano que garante homologação da candidatura, na convenção nacional, ao vencedor das prévias presidenciais. A direção do partido contesta e diz que a convenção tem autonomia e que uma aliança partidária estaria acima das primárias.
SEM CANDIDATO – Outro ponto que anima o grupo de Doria é a ala tucana que rejeita o apoio ao MDB e a possibilidade de ficar sem candidatura própria. Desde sua fundação, o partido nunca deixou de lançar candidato a presidente. Esse movimento é visto como uma quebra de tradição e uma espécie de confissão de que a sigla perdeu de vez a relevância.
Nesse sentido, caso o debate a favor de uma candidatura própria volte a ganhar força entre os tucanos, Doria poderia reapresentar sua candidatura com mais apoio.
Pessoas próximas a Doria já admitem preferir que o PSDB apoie outro nome da sigla a escolher pelo MDB de Tebet. Nesse cenário, Doria tem dito que descarta concorrer ao Senado ou a uma cadeira na Câmara dos Deputados.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Doria quer se manter vivo no noticiário político, mas já sabe que não tem condições para ser presidente. O mais provável é que se candidate a deputado, por ter eleição garantida como puxador de votos. Sérgio Moro e Eduardo Leite estão na mesma situação. (C.N.)
Como é bom termos brasileiros, com tanto interesse, nos problemas do Brasil!
Vejam o caso Dória. A maioria do partido dele, não o quer. No jogo dos percentuais dos votos que o “escolheram”, para quem entende, é uma minoria! Entendeu? A maioria elege seu candidato, quando existem artifícios! E não é caso único!
Mas Dória, como um idealista e nacionalista, ele irá aos tribunais para poder perder com honra!
Se o PSB colocar Leite de vice com Simone, a chapa terá muito mais chance!
Como diz o grande CN, “mas quem se importa!”
Fallavena
Fallavena, a Simone ganha com qualquer vice.
O povo está cansado, quer caras diferentes e atitudes normais.
Os redutos dos bolso petistas não conseguem vencer o voto silencioso.
Este sim tem peso nas urnas!
Eles sabem que a imensa maioria dos eleitores está descontente com os dois crápulas.
Temos que renovar, temos que alternar o poder, o país não pode mais ser comandado por degenerados loucos.
O povo não pode entregar o ouro pra estes dois de bandeja.
Temos que lutar com todas as forças.
Só pela alternância de poder iria até de Ciro.
Trocar, trocar, trocar e trocar!!!
Esse é o segredo que o povo ainda não descobriu.
Dizem: FAÇA UM POLÍTICO TRABALHAR, NÃO O REELEJA!!!
Nada mais certo do que isso.
Um forte abraço,
José Luis.
Dória um nacionalista?
Ele com aquele grupo LIDE de que lhe serviu e aos norte-americanos?
Dória é um marionete dos norte-americanos…
Certo ex-Juiz e ex-Procurador lavajatostas viviam sendo convidado para eventos do grupo…
Moro fará palestra para grupo LIDE emNY
https://www.ocafezinho.com/2018/05/06/moro-fara-palestra-para-o-grupo-lide-em-ny/amp/
Mais dos canalhas
TRF4: Moro palestrar em evento do Grupo Doria não o impede de julgar Lula
https://veja.abril.com.br/brasil/trf4-moro-palestrar-em-evento-do-grupo-doria-nao-o-impede-de-julgar-lula/amp/
Leão
“Mas Dória, como um idealista e nacionalista, ele irá aos tribunais para poder perder com honra!”
A ironia precisa ser entendida!
Fallavena
Dória nacionalista?
Prezado Rafael
A ironia precisa ser compreendida!
Fallavena
De onde terá saído esta coisa?
É uma pena que o site dê espaço para avulsos, robôs e enrustidos!
Preocupado com erros banais! Não consegue entender nada. Não consegue oferecer nada.
Tratamento para ignorância aguda!
Fallavena
Até o Bozo sabe…
https://twitter.com/jairmearrependi/status/1527737771548344320
A maioria desses trapalhões eleitos, desonestos por natureza, começa a trabalhar sua reeleição no primeiro dia de governo. A isso se dedica integralmente e o povo que se exploda !!! Isso seria facilmente corrigível se houvesse uma pequenina modificação na constituição: PRESIDENTES NÃO PODEM SER REELEITOS JÁ NO PRÓXIMO MANDATO ! Não podendo passar o tempo todo fazendo auto propaganda, o jeito seria TRABALHAR pelo povo !!!
Perfeito!
Um abraço,
José Luis.
Prezado ANTONIO
Furos nas leis e jeitinhos, existem centenas! Corrigindo-os, outros surgirão.
Não seria mais fácil o eleitor votar com conhecimento e responsabilidade/
Tem muitos que me perguntam: como o eleitor vai votar bem, se os partidos é que escolhem os candidatos?
A imensa maioria do eleitora não sabe nada! Se tivermos de levá-los com “viseiras”, não seria ideal que recebessem títulos conhecendo o que vão fazer?
Fallavena