Está dando certo a estratégia política de fabricar um mártir na cadeia

Resultado de imagem para lula na cadeia

Ilustração reproduzida do Arquivo Google

Bernardo Mello Franco
O Globo

O PT tentou usar a campanha eleitoral para livrar Lula da cadeia. Não parecia um argumento razoável. Se a vontade de pedir votos fosse desculpa para sair do xadrez, nenhum político ficaria preso. Figuras como Eduardo Cunha, Sérgio Cabral e Geddel Vieira Lima poderiam adotar a mesma tática. Bastaria dizer “sou candidato” e retirar o habeas corpus no guichê.

Ontem a juíza Carolina Lebbos negou um pedido para que Lula participasse da convenção do PT, no próximo dia 28. O ex-presidente queria um salvo-conduto para deixar o xadrez, pegar um avião e subir no palanque em São Paulo. O veto da juíza foi acertado. Lula foi condenado e cumpre pena em regime fechado. A lei só permite a saída temporária em situações especiais, como morte ou doença grave de parente.

SABATINAS – O problema está em outros trechos da decisão. Lebbos negou autorização para que Lula concedesse entrevistas sem sair da cadeia. Ela rejeitou pedidos feitos por duas emissoras de TV, dois portais e um jornal que pretendiam sabatiná-lo como pré-candidato a presidente.

A juíza considerou que não haveria “utilidade” no pedido, porque o petista está inelegível. Numa democracia, quem deve avaliar a utilidade de entrevistas são os veículos de comunicação. Além disso, as decisões sobre registro de candidaturas cabem à Justiça Eleitoral. Tudo indica que Lula será barrado pela Lei da Ficha Limpa, mas a magistrada não tem poder para se antecipar ao TSE.

SEGURANÇA – Lebbos também alegou que a realização de entrevistas colocaria em risco “a preservação da segurança e da estabilidade do ambiente carcerário”. Aqui o exagero salta aos olhos. Réus perigosos como Fernandinho Beira-Mar, Marcinho VP e Suzane von Richthofen já receberam equipes de televisão na cadeia.

Forçar a mão com Lula reforça o discurso petista de que ele seria vítima de um complô e estaria preso por causa da eleição. Não há motivo para que o ex-presidente receba regalias, mas também não é correto que as regras e os ritos sejam mais duros para ele. A juíza Lebbos já havia avançado o sinal ao proibir que o petista recebesse visitas de amigos, um direito expressamente garantido pela Lei de Execução Penal.

59 thoughts on “Está dando certo a estratégia política de fabricar um mártir na cadeia

  1. Uái, Globo. É muito fácil. Se vocês querem sabatinar o Lula para a campanha, é fácil. É só acionar a primeira opção: estando morto, pode sair definitivamente.

  2. Pois é, isto é que dá cada fazer aquilo que vem a cabeça. Um juiz de 1 grau usurpando e antecipando a decisão da Justiça Eleitoral. A Justiça além de corrupta, está com viés autoritário. Deixe o Luladrão com seus direitos políticos senão ele vira mártir. Esta loucura não vai terminar bem.

        • O dono do blog deveria proibir este psicopata de publicar. A única coisa que este doido faz é ofender as pessoas e não é de hoje. As pessoas vão se afastar do blog já que senão pensarem como este retardado são xingados. Vagabundo este Paulo2 que vive mudando o nick para xingar as pessoas e fazer patrulhamento.

      • Não, Maconha não dá esse tipo de defeito.
        Querer enganar como no comentário ali tá, fingindo chamar o mula de ladrão e devolver-lhe os direitos políticos é coisa de mal caráter mesmo, é lobo travestido, tentando enganar, tal qual o léo da sopa, que finge de abobado e simples pra poder enganar os trochas canhotos.

    • Nossas autoridades frouxas merecem o desrespeito dessas atitudes dos petistas. Recentemente o proprio comandante do exército afirmou em alto e bom som e em Português de caserna que continuaria a obedecer as ordens do marido da Marcela no matter what. Esperar o quê mais? Agora o PT parte para a guerrilha enquanto os soldados treinam marchar sincronamente dentro dos intramuros dos quartéis. Parabéns, comandante, o senhor é um verdadeiro herói brasileiro.

  3. Essa novela mexicana em torno do vagabundo condenado já encheu o saco .
    O país precisa se livrar desse entulho subdesenvolvido, demodée , desse carcinoma exposto !

  4. Sr. Bernardo Mello Franco, o senhor é um fanfarrão.
    Assuma que o senhor também é petista de carteirinha, igual ao juiz safado que concedeu o HC para o ladrão de nove dedos.

    É melhor JAIR se acostumando.

  5. ta nada, não perde teu tempo. ele é um bandido preso, não vai ser solto, e é absolutamente inelegível. se saísse, sabemos bem o que aconteceria do lado de quem tem a força, ne?

  6. O viés jurídico estabelecido no artigo em tela foi feito inteligentemente.

    Não exalta a prisão de Lula ser injusta, mas dá ênfase ao uso de Lula, que pode transformá-lo em mártir.

    Em outras palavras:
    O título já disse o recado do jornalista, quando posta a palavra mártir, porém esquecendo que o ladrão e genocida está vivo!

    Se fosse bem intencionado, usaria a palavra vítima.
    No entanto, não causa o mesmo impacto de mártir, independente de a palavra ser mal empregada neste caso.

    Aliás, com relação à soltura de Lula, NADA do que é feito tem sido decente e honesto, quanto mais um reles artigo em favor do ladrão e genocida, Lula!

    • Bendl, e quem acredita que o Lula é um mártir? Apenas os mesmo: ladrões, mamadores do dinheiro público e outros tipos de bandidos. O brasileiro que trabalha e paga os seus impostos pensa que o Lula é um ladrão e que tem que estar na cadeia. E, somos 75% da população.

      • Paulo2,

        Não se trata de acreditar em Lula sendo mártir, mas DIVULGAR o ladrão e genocida nesta condição para o povão!

        Para os petistas não importa como Lula é denominado, pois amo e senhor, mas para uma parcela da sociedade ainda em dúvida quanto às tais provas sobre o tríplex, se seria ou não de lula o imóvel, a palavra mártir causa impacto!

        E quanto mais propalarem que o meliante é um perseguido político, preso mesmo sendo inocente, algumas pessoas vão conquistando, principalmente os incultos e incautos, em face de que não possuem consciência política, e a insistência a respeito dessa prisão tem essa capacidade, de obter a simpatia de muitos desavisados.

        Abração.

        • Me responda Francisco, e quem são os maiores culpados pela gigantesca exposição do meliante?
          Seriam estes os jornalistas, os mesmos que propagandearam durante anos o caráter do pt como o mais honesto do mundo.
          A classe de jornalistica é cúmplice no que ocorre no nosso pais, o 4º poder escondido por traz da cortina de isenção e correção produz estes textos mirabolantes, vassalos dos poderosos para não perder a boquinha.

          • Prezado al,

            A mídia vive de notícias.

            Lula é um prato cheio, ainda mais com a possibilidade de que seria solto, mediante um golpe muito bem tramado entre um petista-desembargador e parlamentares da mesma sigla.

            Lógico que a imprensa se viu diante de um espetáculo inusitado, ou seja, Lula será solto ou não?

            Nesse vai e vem, o país ficou à espera de um desenlace:
            parte aguardando o ladrão e genocida solto, a maioria querendo que continuasse preso.

            Quanto à imprensa, todos sabem que muitos jornalistas recebem dinheiro do PT para postarem notícias positivas e artigos elogiando os petistas.

            Vários blog foram “comprados” pelo PT com esta intenção, e de também combater aquele que eram oposição a Lula e aos petistas, a patrulha ideológica.

            Hoje existem os robôs e os troll, cuja participação nas redes sociais, é causarem a cizânia, a desarmonia, impedir o debate sobre os problemas nacionais, ofendendo, agredindo os participantes, de modo que desistam e deixem de escrever naquele espaço.

            Logo, evidente que a imprensa nacional deixou de ser isenta e imparcial há muito tempo, até porque muitos veículos de comunicação precisam do dinheiro do governo para sobreviver, que são as publicidades oficiais, que, sem elas, muitos jornais e revistas teriam ido à falência.

            Portanto, a mídia contribuiu e muito para que o país fosse dividido politicamente:
            de um lado os seguidores do PT e, do outro, os antipetistas, em face do quanto esse partido prejudicou o povo e país.

            Mas, o PT quando assumiu o Planalto, passou a pôr em prática imediatamente o seu plano de poder, que seria o aparelhamento do Estado, e trazer para si, mediante propaganda enganosa e discursos demagógicos e mentirosos, o pobre, justamente a maior população brasileira.

            Obtendo recursos roubando, explorando, iludindo, enganando, a quadrilha travestida em partido, arrecadou fortunas incalculáveis, dinheiro que seria usado nas campanhas políticas para que o PT jamais deixasse o poder.

            Ora Lula, ora quem ele indicasse, mas sempre a sigla comandando o povo e país.

            Caso a Dilma não sofresse o impeachment, e Lula fosse o candidato e vencesse, a primeira medida que colocaria em votação no antro de venais, o Congresso, seria a possibilidade de se candidatar à presidência tantas quantas fossem às vezes que quisesse!

            Como a Venezuela e a Bolívia, que estão eternizando Maduro e Morales, respectivamente.

            Então, boa parte da sociedade brasileira atuante, tem culpa em cartório com o crescimento do PT e apoiando Lula ainda, mesmo sendo um ladrão e genocida, pois o que interessa é o poder, estar ao lado dele, saber sobre os bastidores do governo, condição somente conquistada se fores um aliado político e, melhor, veiculando o que interessa ao governo e sua sigla partidária.

            Abraços.

  7. Só na cabeça de um esquerdofrênico corruPTo, seu chefão pode ser tornar um mártir. Um farsante que não tem coragem para ficar um dia em jejum.

  8. O paralelo entre o “nove dedos” e Fernandinho Beira Mar,Marcinho VP e Suzane Von Richtofen é muito apropriado.
    São bandidos da mesma espécie.
    Sendo que dos 4 o “nine” é o mais perigoso!

  9. Juíza de Execução da pena do delinquente avançando o sinal, quando autoriza ou nega o que é requerido… Bom jornalista, bem informado e inteligente. Talvez melhor fosse ele, a ditar as condições, não é? Ora, essa petebada é de lascar.

  10. Nao esta na hora de sermos uma pouco táticos também?
    Parar de estar na defensiva constante, justificando para criminosos e seus cúmplices, a todo o momento os mais estapafúrdios questionamentos
    e com isto traze-los sempre ao centro do palco?
    Por que a imprensa dito séria, continua repercutindo TODAS as maquinações da esquerda?
    Por que não parar de dar espaço a eles?
    Quem, do centro, da direita , da justiça, enfim todo o outro lado tem um palco aberto no 247, carta capital, foice de são paulo etc??
    Por que conceder amplo e diário, martelado espaço que so serve para os propositos da quadrilha?
    Como alguém sério manda repórter pautar diariamente Amante, Falcao, advogados do Lula, Lindinho, Anta, Pimenta, Manuela ??
    Ninguem percebe que fazemos todo dia o jogo deles?

    Por que nao criarmos uma pauta de sério interesse nacional e repercutirmos esta pauta e abandonar os quadrilheiros para cumprir sua pena?

    Esta realmente TODO MUNDO, com o rabo preso???

    • Também acho. Repercutir artigo de José Dirceu, como já foi feito aqui por exemplo, é meio demais.
      Eu já fui banido do 247 com 3 emails diferentes. Lá não tem abertura com quem não é esquerdopata.

  11. “DECRETO Nº 9.427, DE 28 DE JUNHO DE 2018 – Reserva aos negros trinta por cento das vagas oferecidas nas seleções para estágio no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional”.
    Além de as medidas para onerar ainda mais o já combalido trabalhador brasileiro: algumas recentemente aprovadas pelo Congresso Nacional, há mais o Decreto acima uma tentativa de usar um buraco para tapar um abismo.

  12. Está dando certo para os convencidos de antemão. Para as pessoas com um pingo de bom senso, o que se vê é o PT tentando a todo custo desmoralizar as instituições, no interesse de seu grupo, e de seus aliados corruptos.

  13. Como nada deu certo até agora, o perigo é este mesmo, a seita martiriza a divindade para poder viver da lembrança do “crucificado”. Isto não é novo no mundo.
    Cuidem-se para não haver “surpresas” com o encarcerado, pois pode virar uma “ideia”, como ele mesmo já disse que era.
    Outra coisa, o articulista cita como bandidos perigosos, Fernandinho Beira-Mar e Marcinho VP, porém também enquadra na comparação a Suzane Richthofen, que é um extremo exagero, haja visto que a referida, na verdade foi uma ingênua que caiu na lábia de dois vagabundos e por isso jamais terá paz na vida.
    Nem de longe ela é uma bandida e nem pode ser comparada com o molusco.

  14. Notem amigos, que este amaldiçoado país gira em torno de um sujeito desclassificado e criminoso, um verme despresível.

    Quando o Brasil se livrará deste anticristo chamado Lula?

    • Bom dia Eduardo. Concordo plenamente com suas palavras. Sabe quando? QUANDO METEREM UMA BALA NA CABEÇA DESSE VIGARISTA! Cadeia para o merda do Lula é MUITO POUCO! Deve ser apedrejado em praça pública! O problema é que apenas uma meia dúzia estará lá para apedrejá-lo. Os militares TEM A OBRIGAÇÃO de se manifestarem. Militares de merda os do Brasil! Inclusive porque foi um general (Golbery do Couto e Silva) quem criou essa excrecência!!

  15. Hermenegildo,

    Por favor, sem eu ter a intenção de polemizar contigo, mas apenas para se debater essa questão, o crime cometido pela Suzane é imperdoável, abominável.

    Lula se tornou um genocida porque a sua quadrilha roubou bilhões de reais, que deveriam ter ido para a saúde, segurança, manutenção das estradas, água encanada, esgotos …

    Fortunas que foram parar nos bolsos de parlamentares e dirigentes do PT, que tinham não só a permissão de Lula e Dilma para os crimes praticados, quanto o objetivo era a permanência no poder infinitamente.

    Os traficantes que citaste também não mataram ninguém diretamente, porém através das drogas que vendiam, excluindo os assassinatos dos grupos de cada um no que tange às disputas de territórios, mas Lula e os dois criminosos não mataram seus pais.

    Suzane os matou com frieza, sabendo o que fazia, e não porque foi levada a cometer esse ato cruel por dois safados.

    Logo, o crime dessa mulher, hoje, deve ficar de fora dessa comparação com os praticados por Lula e os dois traficantes, pois distintos, diferentes na essência e intenção.

    Abraços.

      • Tens razão, Perez, tens razão.

        Os danos e prejuízos causados pelo PT são incalculáveis!
        E chegam mesmo à casa do trilhão de reais.

        Dinheiro que resolveria o Ensino e Educação dos níveis Fundamental e Médio, além de nos livrarmos substancialmente do transporte sobre pneus, rasgando o país em ferrovias.

        Fortunas que melhorariam sobremaneira a saúde pública, afora investimentos na segurança.

        Pois, o PT, através do chefe desta quadrilha, roubou dos brasileiros e do Brasil essa imensa quantidade de dinheiro, incalculável, fantástica!

        E dizer que ainda tem quem o defenda e não quer vê-lo preso!

        Que gente é esta??!!

        Abração.

    • A mocinha foi vetor para o assassinato dos pais. Como atenuante há de se considerar que ela era jovem, talvez envolvida com droga e talvez apaixonada pelo rapaz que executou a matança. Foi errado o que fez e por isso foi punida. Mas o Lula desgraçou a vida de milhares de pessoas, desmoralizou um país e ainda insiste em nos achincalhar.
      Só desejava ter um grupo de Marines americanos ou o exército brasileiro para derrubar o governo e impor decência nesta atual zona.

      • Justamente por isso, Toga, que os crimes dos citados pelo Hermenegildo são distintos, e não podem ser comparados, a meu var, claro.

        Portanto não estou discordando do colega, longe disso, porém conforme escrevi, Lula é um genocida, cujos roubos que a sua quadrilha cometeu matou milhares de brasileiros!

        Suzane matou seus pais, e se induzida a este crime bárbaro ou não, faltou-lhe sentimentos, discernimento, consciência do mal absurdo que cometeria.

        Penso que a sua juventude deveria ser considerada como agravante, pois nesta idade os pais são praticamente sagrados para o adolescente, menos para a Suzene que, fria e calculista, impiedosa e sanguinária, matou o pai e a mãe enquanto dormiam, ato também covarde!!!

        Lamento que, nesses casos, nosso Código Penal não tenha a pena da prisão perpétua.

        Abraços.

  16. Não são “visitas”. É ARTICULAÇÃO POLÍTICA! Esse VAGABUNDO do Lula conspira o tempo todo contra uma nação . Brizola sabia o que dizia, não era tolo. “o sapo barbudo pisa no pescoço da própria mãe para ganhar uma eleição se preciso for”. Peço desculpas se não foram exatamente essas as palavras mas a mensagem foi clara. Se não respeita a própria mãe que dirá uma “bosta” de nação que o merda julga estar a seu serviço! CANALHA!!!

  17. Delações sem provas da Lava Jato são arquivadas em série no STF

    Arquivamentos das investigações pelo STF mostram delações frouxas, dizem especialistas

    “Foram poucos os casos em que as delações foram verdadeiras”, afirma o criminalista Daniel Bialski

    https://goo.gl/Y9Ftcp

  18. Que trabalho, hein, nobre CN e auxiliares. No mais, absolvições no STF não valem. São outros bandidos, basta ver o caso do Banestado. Quanto ao Lula, o pior é que as discussões em torno dele acabaram com a civilidade, gerando paixões e ofensas gratuitas, Quanto a Lula, os malefícios ao país ainda estão por serem mesurados. Quem mais sofrem são os trabalhadores, vide os fundos de pensão, assaltados, o aparelhamento e entrega do Estado aos piores facínoras, como o Transportes ao PR, Transpetro a Collor, CEF a Geddel, Minas e Energia a Sarney, alianças com PTB, Valdemar Costa Neto. Pior é que aparentemente Lula e incapaz de admitir ou enxergar esses erros, dando a entender que faria tudo de novo. Que República.

  19. Amigos Tribunários

    Aproveitando a deixa do colega duarte, certamente temos muito com o que contribuir, pelo menos aqueles que desejam um país melhor.

    Acho que já passou o tempo de defendermos pessoas e deixarmos de lado a ideia central que é o nosso país.

    Não quero pautar mas, se assim continuarmos, não restará nada de nosso esforço diário.

    Quem sabem escolhemos alguns temas e vamos ao debate com opiniões, justificativas e sugestões!

    É muita energia jogada fora e nenhum resultado prático.

    Vejam o que fizeram os colegas Béja e Belém!
    Alguns atrás comentei algo parecido e eles estavam montando a ação.

    Tenho que certeza que muitos de nós tem com o que contribuir.

    Desculpem a falta de jeito, mas nossa TI está se tornando, cada vez mais, uma leitura e espaço de debate indigerível.

    Abraço fraterno em todos.
    Fallavena

  20. Tática tipica de desespero por parte dos petralhas. Lulla Martir? Que seja então o mais rápido possível , esse vagabundo há muito tempo já passou de todos os limites.

  21. Que besteira desse jornalista. Aliás, por que será que O Glogo contratou esse tipinho tão vermelho? Já há tantos lá. Quem é, além dos fanáticos pelo repulsivo larápio, que o consderaria mártir? Ora, faça-me o favor?

  22. “Ex-braço-direito de Fernandinho Beira-Mar é solto do presídio de Formosa após ‘erro’, diz DGAP – Servidores da unidade foram afastados e estão sendo investigados após o ocorrido. Leomar Oliveira Barbosa cumpria pena por tráfico de drogas e é considerado foragido.”

    -Pois é! Agora, o doutor tentou soltar o maior bandido deste país e nada irá acontecer com ele. Não foi afastado, nem investigado, confirmando que temos um Poder Judiciário podre, dominado por criminosos…

    • É o efeito Favreto em curso. Agora todo mundo viu que não acontece nada quando se solta ilegalmente alguém. Méritos para Carminha de Calcutá, a suprema freira do internato federal.

  23. Se isso é dar certo, então não sei o que é dar errado.

    A patacoada protagonizada pelo plantonista petista complicou bastante o presidiário de Curitiba.

    O petista aloprado do TRF-4 pode ter melado a intenção do outro plantonista petista, Dias Toffoli, de substituir Cármen Lúcia, na presidência do STF, durante sua ausência no final deste mês. Celso de Mello será o presidente interino do STF.

    Essa “estratégia” foi uma pá de cal no cadáver político do presidiário de Curitiba
    O golpe do Favreto pode ter comprometido diretamente a posse de Toffoli à chefia do STF em setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *