Este blog é editado por um comunista que acredita na democracia e aceita críticas

Resultado de imagem para comunismo charges

Charge do Ivan Cabral (ivancabral.com)

Carlos Newton

Pessoalmente, continuo a ser comunista, mas acredito na democracia e tenho respeito pelas opiniões contrárias. Defendo um marxismo adequado aos “tempos modernos”, uma espécie de homenagem a Charles Chaplin, perseguido nos EUA sob acusação de ser comunista. Aliás, se Jesus Cristo estivesse vivo, seria também assim rotulado e perseguido implacavelmente, da mesma forma como ocorreu com o genial cineasta, ator, roteirista e compositor.

Meu comunismo moderno é simples. Defendo um Estado forte, que consiga proteger os cidadãos, até porque não há nenhum exemplo de país bem sucedido que tenha Estado fraco, vide os exemplos de EUA, Reino Unido, Suécia, Dinamarca, Noruega, Japão, Alemanha, Coreia do Sul, Finlândia, China etc. O Estado deve agir em todos os segmentos em que a iniciativa privada falhar, simples assim, e fiscalizar tudo. Alguém é contra?

OUTRAS METAS – Também dou força à assistência médica universal, com respeito ao sagrado “direito à vida” e atendimento semelhante a todos os cidadãos, sem planos de saúde que ganhem reajuste de 13,55%,  embora a inflação do período tenha sido de apenas 2,54%. Alguém é contra? E também defendo ensino igualitário para todos, tipo CIEP, como na Finlândia.  Será que alguém é contra? Se for, que Deus o perdoe.

Além disso, dou total apoio a uma atuação do Estado no amparo aos drogados, desvalidos e moradores de rua, com criação de centros de recuperação agrícolas e urbanos, nos quais os internos possam estudar e trabalhar, para serem úteis à sociedade. Da mesma forma, defendo transformar as prisões em centros profissionais, onde os detentos trabalhem em oficinas de diversos tipos, criando e reformando mobiliários, consertando viaturas da Polícia e do poder público, participando de obras nas ruas e prestando serviços à comunidade. Alguém é contra?

Também proponho leis rigorosíssimas contra o crime, especialmente corrupção, tráfico de drogas e formação de quadrilha, uso de armas restritas etc. Ao mesmo tempo, defendo o direito de todo cidadão ter uma arma para proteger sua família neste faroeste caboclo. Alguém é contra?

ÓTICA MARXISTA – Dentro de minha ótica política e social, adaptando Karl Marx e Friedrich Engels para os dias de hoje, acho razoável a existência apenas de bancos estatais, que não explorem o povo nem cobrem taxas de juros de 400% por cento ao ano nos cartões de crédito, ante uma inflação de apenas 2,54%. Alguém é contra?

De resto, sou totalmente contrário ao planejamento centralizado e defendo a liberdade empresarial, sem burocracia e sem exploração tributária, quem quiser e puder que fique rico, mas sem explorar os trabalhadores. E será que alguém é contra?

É claro que também dou apoio integral a outras questões de senso comum, como a necessidade de amparar as famílias carentes ou lutar para redução da desigualdade social entre o salário mínimo e a maior remuneração recebida por servidor, assim como defendo o fim das mordomias, dos carros oficiais, dos cartões corporativos e de todos os penduricalhos salariais. E sei que somente os beneficiados são contrários a isso.

Da mesma forma, sou a favor da liberdade religiosa e do ecumenismo pregado pelo Papa Francisco, a mais importante personalidade deste planeta, mas continuo achando que o Estado deve ser laico e que as pessoas têm direito de não acreditar em nada, absolutamente nada.

###
P.S. – Alguém é contra as metas que exponho neste artigo? Pense bem. Se você concorda comigo, pode ser mais um comunista desgraçado como eu e ainda nem percebeu. Apenas isso. (C.N.)

92 thoughts on “Este blog é editado por um comunista que acredita na democracia e aceita críticas

  1. Tirante a questão da arma, sobre a qual há controvérsia, diria que no caso somos todos comunistas, e que está pronto o nosso candidato ideal para assumir a presidência deste pais, Carlos Newton, assim como o programa de governo. Todavia, o problema continuará sendo combinar a proposta “comunista” com o estado e o mercado capturados, dominados e manipulados por bandidos mancomunados, valendo lembrar que conforme disse Teotônio Vilela, o pai, o problema maior do Brasil são os ladrões, e o dia que alguém conseguir tirá-los das entranhas e da frente dos governos, o Brasil será uma verdadeira maravilha mundial, terá chegado ao fim a república 171 da picaretagem despudorada.

  2. O que tanto atormenta os antilulistas?

    A década de aumento do salário minimo acima da inflação que ocorreu pela primeira vez em 2003, na era Lula?

    A redução do desemprego para níveis perto de 5%?

    A valorização do professor da educação básica com adoção do piso nacional do professor em 2008?

    A vitória do Brasil ter saído do mapa da fome em 2014 com ajuda do bolsa família?

    As Cotas, o Prouni e Fies, financiado por bancos públicos, que levou a diversidade de cores brasileira para os cursos superiores de elite e para os concorridos concursos públicos?

    A forte expansão do ensino superior federal, assim como o financiamento para C&T?

    Levar atendimento médico a milhões de brasileiros, muitos esquecidos e invisíveis, com a adoção dos Mais Médicos?

    A criação do Fundo Social do petróleo do pré-sal, como poupança para financiar saúde e educação?

    O papel de destaque do Brasil na criação dos BRICS e no Banco de Investimento em Infraestrutura Asiático, sendo o Brasil um membro fundador?

    O forte investimento em energia eólica que se iniciou em 2004, mas ganhou fôlego em 2009, com o Proinfa, tornado a energia eólica a segunda fonte mais competitiva no país?

    O empoderamento das mulheres com o Minha Casa Minha Vida e com aprovação da Lei Maria da Penha?

    O fortalecimento do MPF, CGU e PF no combate à corrupção e pela estruturação da Defensoria Pública da União?

    O forte estímulo à agricultura familiar por meio do PRONAF?

    A construção de um milhão de cisternas para beneficiar as pessoas que vivem nas regiões mais secas do País, levando a água para o consumo humano e para a produção de alimentos?

    A realização das metas do Milênio da ONU de redução da pobreza e da mortalidade infantil e aumento do abastecimento público de água potável?

    O fortalecimento do esporte olímpico brasileiro, com forte investimento por meio da bolsa atleta e bolsa pódio.

    A adoção da Política Nacional de Saúde Integral LGBT para guiar o SUS no atendimento a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais?

    Ou seria todas as respostas anteriores?

    • Mais um post do idiota Alex Mortadela Podre Cardoso. Recheado de mentiras e falsidades. Primeiro que o grande progresso do governo Lulla, não veio do governo e sim das commodities, mas um petista idiotizado, nem sabe o que isto significa. Segundo, o avanço do ensino superior tão aclamado pelos petistas só formou os alfabetos funcionais, como o próprio Alex, que não têm a menor capacidade de raciocínio e pensamento. São meros idiotas citadores das cantorias partidárias.
      E, para finalizar, a maior das maiores mentiras, a pobreza aumentou no Brasil durante o período petista. É só ler o relatório da FAO. mas analfabeto funcional quando consegue ler, não consegue entender.

      • Discordar do outro (mesmo o outro apresentando muita obviedade na sua fala) é salutar, principalmente em um site democrático como este. Mas, dai ofender e humilhar este outro é desrespeitoso e não combina com o espaço.

  3. 1) Concordo com o belo texto dominical do Carlos Newton..

    2) Acrescento que nas prisões, todas, prisões de ricos e prisões de pobres, todos tem que trabalhar e ganhar um pequeno salário… prisões rurais para os presos trabalharem na Lavoura… como na China …

    3) Quanto mais estudo as Palavras de Cristo, mais o vejo como um Camarada Comuna…

    4) Tudo evolui, cresce, modifica-se, assim é a Lei da Vida, da Natureza e o Comunismo vem evoluindo…

    5) É como o lema da Reforma Protestante: “Reformar se Reformando”

    6) Partidos, Políticos e Autoridades não podem se tornar uma Nomenklatura de privilegiados, esse foi e é um dos problemas do PT e das esquerdas… a meu ver …

  4. Esse Carlos Newton é realmente o Cara. As vezes não leio um ou outro artigo mas, religiosamente, leio todas as “traduções simultâneas” porque ali se aprende muito. Mas o que eu quero dizer mesmo é que o titulo dessa matéria ficou sensacional. Se todos fossem comunistas assim o mundo seria outro.

  5. Caro Newton, estás certo, ser comunista, é lutar para o “bem estar físico e moral” da Comunidade, e não o que aí está, de falsos comunistas, se igualando aos falsos profetas, na exploração do semelhante, em nome de ideal estuprado e vilipendiado. se Jesus volta-se hoje ao planeta, a história se repetiria, seria torturado e fuzilado, Ele nos legou o Código da Vida, seu Evangelho, nos apresentando um Deus-Pai, Justo e Misericordioso, que nos dá Consciência e Livre arbítrio, para nossas obras, e por elas, responderemos no pós túmulo, pois, somos Almas eternas, a Caminho da Luz, a Estrada do Progresso. Mês que vem teremos o Natal de Jesus, o homem , o trocou pelo “Papai Noel” da materialidade. A bem da Verdade, continuamos a torturá-lo e o matando na cruz, com o nosso desamor, ao não cumprirmos, o Amar a Deus e ao Próximo como a si mesmo.
    Jesus nos alertou com os “falsos profetas”, isto é, a deturpação de sua Doutrina, para o enriquecimento material; nos fins de tempo, que ora estamos vivendo ou sobrevivendo. Não sejamos o túmulo caiado de branco, com a podridão em seu interior, nossa Consciência, nos julgará por nossas “Obras”, pois, Ela, é o Tribunal Divino. Só somos donos, ‘do Bem, do Mal, e do Bem que deixamos de fazer ” o que é da matéria, fica na matéria (até nosso corpo físico, fica para o banquete dos vermes) o corpo é o instrumento de nossos Espíritos Eternos.
    Prefiro, um Ateu, caridoso, ao falso profeta, que explora seu semelhante.
    Misturar religião com politicagem, só dá nisso que aí está:corrupção. Que Deus-Pai te abençoe com muita saúde e longa vida, nessa “missão” de manter acesa o lampião do Amor fraterno, e todos os que participam desse Blog, e pela Humanidade desgarrada, pois fazemos parte dela. por sermos irmãos em DEUS.

    • 1) Gostei do que escreveu o irmão espírita Theo Fernandes.

      2) Lembremos que Jesus vivia entre os publicanos, pecadores, pobres, pescadores…

      3) Se voltasse hoje iria viver nas favelas, com o risco de ser abordado, preso e morto novamente…

      • Caríssimo Rocha, meu amigo e professor,

        Lembro que as Sagradas Escrituras não apontam os pobres como os responsáveis pela crucificação de Jesus, logo, se Cristo hoje vivesse nas “favelas” estaria em seu ambiente natural, e escolhido previamente por Ele.

        Não resolveria a pobreza, como não resolveu, pois não era esta a sua atribuição, o aspecto material, mas o plano espiritual, a alma!

        Um grande abraço.
        Saúde e paz.

        • 1) Amigo Chicão, as Sagradas Escrituras também apontam…

          2) Quando Pôncio Pilatos, governador da Galiléia perguntou ao povão quem eles preferiam que libertassem, se o preso político Barrabás ou o inofensivo Jesus…

          2) A massa exclamou: solta Barrabas…

          3) Ou seja aquele povo ali, constituído de pobres, ajudou a condenar Jesus à crucificação,

          4) Quando Cristo falou de pobres não era só no sentido econômico, mas também no sentido, pobres de espírito, pobres de humanidade…

          5) Por exemplo, nos países Nórdicos não temos pobres como aqui no Brasil, até porque, se viver na rua ou em casebres, barracões, sem aquecimento, o rigoroso inverno mata todos estes pobres, logo Jesus falou em pobre no sentido figurado, metafórico.

          6) Quando eu escrevo que Cristo é meu Camarada Comuna estou me baseando em doutores Teólogos e Filósofos, não estou inventando nada da minha cabeça

          7) E essa última nota é para os espíritas: acabei de ler na web que em muitas cidades do astral (como Nosso Lar) reina o Comunismo Espiritual…

          8) Abração amigão Bendl !

          • Professor Rocha, lendo os comentários aqui na TI, as traduções simultâneas das matérias escritas por Carlos Newton, só reforço a certeza de que o livre pensar, que nasce do estudo, da reflexão e consequente conscientização, são indispensáveis para a construção de uma sociedade igualitária. A autonomia humana, em K.Marx, remete a consciência + modo de produção. No Espiritismo, autonomia é a base do livre pensar, autonomia moral ou autogoverno (Revolução Espírita – a teoria esquecida de Kardec). Todavia, o que ainda reina na sociedade atual é a heteronomia, ou sujeição à lei ou vontade externa, onde o livre pensar ainda é exceção. Mas mudando, devagar!

          • Rocha, meu caro,

            O episódio onde consta a possível escolha entre Barrabás e Cristo é mito, jamais houve!!!

            E pelo simples fato que os romanos, que eram os conquistadores da Palestina, JAMAIS transfeririam para o povo decisões que julgassem importantes.

            Outro abraço.
            Por favor, leva em conta que não discuto contigo. Gosto de debater contigo porque aprendo, então as minhas contestações e questionamentos.

          • Caro Antônio Rocha,
            O povo era judeu, seguiam a religião judaica comandada pelos sacerdotes, que viviam como reis com dízimo. Cristo veio com uma filosofia totalmente diferente do antigo testamento, e isto, não agradava a cúpula religiosa dominante na época. Quando Pôncio Pilatos peguntou a quem deveria soltar, era de se esperar que o povo judeu pedisse que soltasse o Barrabás. As religiões sempre usaram o povo como massa de manobra, até os dias de hoje.

          • Caro Antonio Rocha, Jesus falou por parábolas, e as exemplificou, na mensagem,: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao Próximo como a si mesmo, ai está todas as Leis e Profetas”.
            Considerando Moisés como 1º Mensageiro, que nos legou os 10 mandamentos,(3 espirituais e 7 disciplinares) Jesus o 2º, que nos legou o Código da vida, o Evangelho, e a 3ª, a Doutrina dos Espíritos, codificada pelo Prof; Hyppolite Leon Denizard Rivail, que humildemente reconheceu e não assinou a “Obra”, por não ser sua, mas dos Espíritos, assinou com o nome de encarnação anterior, declarada pelo Espíritos, como Sacerdote Druida.
            A Obra dos Espíritos, é continuidade da Doutrina de Jesus, com o 3° Livro: “O Evangelho segundo o Espiritismo” , que nos mostra um Deus-Pai.
            A Doutrina Espirita, é Obra dos Espíritos, e não dos homens.
            Jesus, teve precursores: cito: Sócrates, Buda, e os grandes filósofos da antiguidade. Em nosso tempo: Gandhi afirmou que Jesus, foi e é o maior benfeitor da humanídade. A Doutrina de Jesus, deturpada pelos falsos profetas, através dos séculos, nos colocou na situação de desamor de hoje, profetizada por Jesus, e nos prometeu a vinda do Espirito Verdade, a nos esclarecer, Promessa cumprida, e dada ao Mundo em 18 de abril de 1857, na Cidade Luz: Paris. A Doutrina Espírita, é fundamentada na Ciência e Filosofia, com resultado de nos religar à Deus, Leis Cósmicas de Espírito e Matéria. O lema: Fora da Caridade não há salvação e Fé raciocinada, é o Farol para nosso barco, alcançar Porto seguro.
            Que Deus abençoe a Humanidade.

          • Debate muito do bom kkk

            O povão preferiu Barrabás … após o Sinédrio ter condenado Jesus … está lá!!!

            E os Sumos Sacerdotes finalizaram com o não temos outro rei a não ser César!!!

            Sabiam que já há Sinédrio e Sumo Sacerdote restaurados??? podem mudar as decisões de lá atrás??? ??? ???

  6. Particularmente acho que deveria mudar nosso atual regime presidencialista, para “monarquia parlamentar”, pois não vejo a menor condição de continuarmos sendo regidos pela república.

  7. ..bem, afinal descobri que sou comunista! rsrsrs…Sendo assim como proposto pelo Carlos Newton, o mundo ideal, todos somos. Contudo CN – uma raposa das letrinhas – confunde desejo idealizado com doutrina política/social. E ganhei meu domingo.

  8. Todos nós podemos imaginar um Estado ideal, de acordo com nossas convicções religiosas ou políticas ou ambas simultaneamente.

    E não é um exercício mental difícil, não, é simples, rápido e sem maiores atropelos.

    Claro, necessita-se ter uma ideia do que oferecer ao cidadão, na contrapartida do que se vai exigir dele, caso contrário não será um Estado equilibrado, mas um enorme “SPA” para cidadãos receberem os benefícios do governo sem sequer trabalhar, por exemplo, caso específico do Bolsa Família, um falso projeto social porque não contempla a dignidade do homem, apenas lhe alcança uma esmola.

    O artigo em tela de Newton, dizendo-se mais uma vez comunista e seguidor de Marx e Engels é perfeito no papel, irreparável na sua tese de
    “comunismo light”, porém peca gravemente na questão de não ter mencionado quais seriam as atribuições do povo, seus deveres, suas obrigações, seus compromissos.

    Newton transita sobre religião, aspectos financeiros, a necessidade de o Estado ser laico, e também forte, saúde pública igual para todos, um país maravilhoso, em tese!

    Faltaram, entretanto, alguns dados importantes à elaboração desse Estado comunista adaptado aos dias de hoje, conforme suas palavras:
    Educação, como seria?
    Haveria colégios públicos e também os particulares?
    Os professores seriam melhor remunerados?
    A escola seria de tempo integral?
    Aonde haveria maior preocupação do Estado comunista de Newton?
    Escola Fundamental, Média ou Superior?
    E quais seriam as disciplinas que teriam mais ênfase no ensino comunista?

    Como Newton daria jeito na corrupção, institucionalizada no governo e – sejamos sinceros! – na vida nacional?
    De que forma iria transformar o cidadão hoje desvirtuado em termos de caráter para uma pessoa decente, honesta, que contribuiria para o Estado ideal?
    Deixaria o pobre ter a quantidade de filhos que não pode, uma afronta às crianças que trazem para este mundo para passar fome, sede, necessidades graves e as mais diversas ou implantaria através deste Estado forte um rígido Planejamento Familiar?

    Igualmente Newton não nos apresentou como seriam as eleições, se diretas ou indiretas, tempos de mandatos, quantidade de parlamentares … ou no Estado comunista não teríamos mais congresso?

    Ou também estariam abolidas as eleições para presidente da República, por não houve qualquer menção sobre a presidência do Estado comunista!

    Enfim, estamos diante de mais um plano perfeito, indiscutivelmente, na teoria, na mente de uma pessoa extraordinária, cidadão honrado, homem bom.

    Mas, exatamente como aqueles que teorizaram um Estado ideal, Newton e seu coração imenso esqueceram do bicho homem!
    Como fazer para que se adapte às novas normas, às novas regras, às novas leis?

    Lembro que os pensadores alemães pecaram gravemente contra a natureza humana ao não considerarem a rebeldia inata do homem, mais:
    Nos países onde o comunismo foi implantado – e por favor, não me venham com a desculpa tola que não houve comunismo, houve, sim! -, a única maneira de colocá-lo em prática foi através de o Estado ser o dono da pessoa, sendo violento, impedindo-o de ir e vir, cerceando-lhe liberdades individuais e coletivas, pois não existe outra forma de o homem concordar com sistemas que impedem a sua criatividade e vontade de ser o que quer, que não seja mediante o uso da força!

    China, Cuba, Coreia do Norte, União Soviética, Camboja … são exemplos que comprovam a necessidade de um estado ser forte na razão inversa que ENFRAQUECERAM O CIDADÃO, em nome de um ideal de vida absolutamente UTÓPICO!

    Não quero que o Newton me entenda como seu opositor desde o lamentável episódio do queermuseu, longe disso. Mas, uma vez que nos apresentou a sua nação perfeita, também não explicou como que os bancos privados iriam concordar com a sua ideia de juros “sensatos” ou assimiláveis, e de como iria então privatizá-los, a menos que através de um golpe de estado.

    A verdade é que podemos sonhar, imaginar, projetar um país espetacular, funcionando, instituições perfeitas, seja comunista, capitalista, socialista, monarquista, totalitarista … o problema será sempre e permanentemente o … sonhador, o projetista, o engenheiro dessa obra simplesmente impraticável!

    Agora, se o nosso notável Mediador, apresentasse somente um plano educacional, factível de ser posto em execução mesmo nesse governo corrupto e desonesto, eu seria o primeiro a encontrar parlamentares que, se quisessem o meu voto e da minha família, dos meus parentes e amigos, que abraçassem a ideia e jurassem de pés juntos que iriam implantá-lo assim que eleitos!

    O erro da mente comunista e socialista é sonhar, mas um sonho distante, um devaneio, uma projeção de um mundo perfeito que sequer Deus conseguiu!

    Ora, se a natureza é selvagem, cruel, dizima com milhares de almas quando inventa em ter seus ataques via tsunamis, vulcões, cheias, tornados, secas …, e o homem incorrigível, rebelde, indomável …. SERÁ O COMUNISMO a forma que irá resolver as inconstâncias e instabilidades do homem e apaziguar a natureza quando explode em certo momentos??!!

    Menos, meu caro amigo e comunista Newton, menos.

    E, por favor, para com essa questão de Cristo ter sido comunista, uma apelação que não tem base alguma na trajetória do próprio Jesus, quando textualmente disse:
    “Pois sempre tereis convosco os pobres, mas a mim nem sempre me tereis.”
    (João, 12;8)

    Por favor, aceita o meu abraço, pois se eu não quisesse o teu bem eu deixaria de lado este teu artigo, mas não posso agir assim com um amigo meu, com pensamentos voltados à humanidade, porém distante da realidade do homem, e este é o grande inimigo a ser vencido, o bicho homem, o próprio homem, e não os regimes ou sistemas políticos, sociais e religiosos, mas a vaidade humana, o orgulho, a sede pelo poder!

    • prezado Bendl, não foi preciso muito tempo para encontrar teu comentário … concordo contigo em tudo que colocaste como sempre com precisão clara e objetiva. Minha opinião … é que Comunismo é bom a solução para tudo. Só tem um porém? Quem paga a conta? … um Abc pra ti , Bendl …

      • Prezado Nivaldo Castanheira,

        Obrigado pelo comentário.

        Olha, antes de mais nada, acredito que o Mediador queira sempre a verdade de seus comentaristas, mesmo que seja diferente da sua, do que pensa, do que imagina.

        Portanto, não posso me furtar de expor o meu pensamento a respeito do comunismo de Newton e a sua idealização de um país quase que perfeito que, a meu ver, revestem-se de pura utopia.

        De modo que eu não fizesse um texto apenas contrariando as suas convicções – excelentes, dignas de uma pessoa boa e exemplo de cidadã -, expliquei os meus motivos, as minhas razões, então o comentário mais longo do que devia e porque o Mediador nos havia solicitado menores extensões de nossas mensagens.

        Enfim, Nivaldo, postei o que achei que eu devia, em franca demonstração de respeito ao Newton e aos meus colegas comentaristas, que sempre terão de mim a exata noção do que penso e interpreto, sem meio termo, porém com coragem e transparência, que é o desejo do Mediador, que abomina a falsidade, indiscutivelmente.

        Alegro-me que tenhas entendido o que eu quis dizer, e que tenhas me apoiado, logo, reitero a minha gratidão pelo que escreveste a respeito.

        Um forte abraço, Nivaldo.
        Saúde e paz.

  9. O estágio evolutivo em que se encontra a humanidade é incompatível com a implementação do comunismo ou socialismo que seja. O egoísmo que marca predominantemente as ações da quase totalidade dos seres humanos é o impeditivo. Porém, não tenho dúvida de que evoluindo espiritualmente a humanidade naturalmente se engajará num socialismo humanitário.

  10. Concordo, apenas pergunto tem eleição nesse comunismo?
    O Brasil não pode ser comparado a nenhum país , nós não temos república não temos democracia não temos justiça não temos nada isso aqui é uma aberração. Só uma guerra civil salva. Mas que se habilita?

  11. Parabenizo Carlos Newton pelas reflexões do texto. No momento estou com vontade de ir à Venezuela, conhecer de perto as contradições do país em face da coragem com que enfrenta o imperialismo. Por aqui surfamos em ondas incoerentes, estamos de alguma forma submersos a pautas midiáticas ou falsos dilemas que levam nada para lugar algum.

    300 PICARETAS – Perdão a golpistas é sinal de alianças nos estados. Então fica o aviso: Na onda Lula eles voltam todos para o Congresso. A tática dos grupos econômicos e midiáticos é resumir a disputa presidencial de 2018 em duas grandes frentes, uma puxada pelo PSDB representada por Aécio Neves nas eleições passadas (golpista desde os resultados eleitorais) e outra liderada por Lula com PT e PMDB numa prioritária polarização com os tucanos. Senão, observem como abre a notícia do site 2+4+7=13 (insuspeito, portanto): O discurso final do ex-presidente Lula na etapa final de sua caravana em Minas Gerais, em que disse “perdoar” os golpistas, tem amplo significado político; era esse o sinal pendente para que seus articuladores começassem a articular formalmente alianças com partidos e políticos que apoiaram o golpe contra a presidente deposta Dilma Rousseff; entre os alvos do PT, estão políticos do PMDB, o PSB e o próprio PDT, de Ciro Gomes… (aqui, obviamente, querem minar) https://www.brasil247.com/pt/247/poder/325470/Ap%C3%B3s-perdoar-os-golpistas-Lula-j%C3%A1-costura-alian%C3%A7as.htm

    • Stédile,

      Uma Feliz Viagem!

      Agora, se saíres do Brasil com essa ideia de que o crápula, o canalha, o sanguinário, o incompetente Maduro enfrenta o “imperialismo”, então fica em casa, e não joga fora o teu dinheiro, a meu ver!

      Evita, como fazem algumas seitas religiosas, que qualquer má conduta da pessoa foi o demônio, que, em se tratando de países pessimamente administrados porque tiveram o sonho socialista, que o fracasso deve ser atribuído ao imperialismo, menos ao comandante, que sequer permite a oposição existir, afora as incontáveis alterações na constituição venezuelana, enquanto o povo não tem o que comer, o paí se encontra desabastecido!

      Acredito no teu senso crítico, mas vai despojado de alertas, cuidados, e previamente achando que o pústula Maduro enfrenta a oposição “americana”, e não a sua megalomania e descaso pelo próprio povo!

      Um abraço.
      Saúde e paz.

  12. Em condições normais de temperatura e pressão seria um mundo perfeito, mas assim não caminha a humanidade.
    Não o rotulo de desgraçado e tenho grande admiração por seu trabalho…

  13. Prezado Carlos Newton.
    Acho que o que você prega, não seja bem o comunismo.
    O comunismo como se conhece, é uma ideologia política que só sobrevive em regimes ditatoriais, com partido único, com o culto a personalidade de indivíduos inclinados a exercer a tirania.
    Agora, também passaram a usar a hereditariedade, como nas antigas monarquias, onde famílias se aboletam do poder fazendo com que toda a sociedade se torne vassala e por consequência cria-se uma casta de burocratas privilegiados.
    Como em nenhum pais do mundo o comunismo foi implantado através do voto, fico a imaginar como seria um “comunismo democrático”, haveria a alternância de ditadores, como no regime militar brasileiro, ou seguiria sendo como é atualmente em Cuba ou na Coréia do Norte?
    Pelo que li do seu artigo, chego a conclusão, que você é um ser preocupado com o convívio social, também com o bem estar do ser humano e um ferrenho opositor da exploração do trabalho pelos detentores do capital.
    Imagino ainda que ao defender o estado forte, você deseja que este seja gerido por pessoas idôneas e declaradamente honesta, porque o poder em mãos desta gente seria muito grande.
    Ante tudo isso que expus e conhecendo o comunismo como ele é, também passando a conhecer melhor o seu pensamento, cheguei a conclusão que você é, no meu ver, um verdadeiro social democrata, no sentido deste regime que é praticado no norte da Europa, um tanto longe do comunismo praticado até hoje no mundo.
    Se você rejeitar o epíteto de “social democrata”, visto o desgaste produzido pelos tucanos na denominação, creio que deveria ser encontrado
    outra forma de nominar pessoas que pensam como você, porque comunista é uma palavra muito forte para quem é um democrata.

    • Caro Luiz,

      Li atentamente todas as opiniões…
      Enquanto lia imaginava escrever algo parecido com seu excelente texto.
      Realmente as palavras Comunismo ou comunistas são inadequadas e assustadoras, pelo que já se sabe historicamente. Não cabe mais no século 21 utilizar mais estas abomináveis palavras, inclusive deveriam ser abolidas dos dicionários mundiais.
      Alguém deveria inventar uma outra palavra com urgência.
      Quem se habilita?
      Já temos Social Democracia que não é ruim, mas já é bastante utilizada, melhor que Comunismo é, sem dúvida!
      O que o Carlos Newton prega como plataforma de governo é excelente mas realmente esquece do que o Francisco Bendl chama a nossa atenção, que é o bicho homem e como controlá-lo.
      É aí que está a grande questão.
      O Sr. Francisco pergunta: como controlar os megalomaníacos?
      É esse o cerne da questão!
      Homem e dinheiro não combinam! Acho que a única maneira de apaziguar a vaidade, o orgulho e a sede de poder do bicho homem se chama CADEIA e leis duríssimas! Sem dó nem piedade!
      Isso é a única coisa que pode nos salvar da ruindade humana e poder sonhar por dias melhores.
      Atenciosamente.

      • Caro Espectro,

        Na razão direta que o bicho homem tem sido a causa de nosso sofrimento, e colocas como necessário o uso de leis duríssimas(sic), aproximamo-nos dos regimes totalitários, exatamente o comunismo que foi implantado no passado e que segue em curso em dois ou três países na atualidade.

        Dito isso, a questão sempre retorna ao centro de nossos problemas mais graves permanentemente:
        EDUCAÇÃO!

        Se, na Escandinávia, a social democracia tem sucesso, e não absoluto, mas possui uma boa repercussão entre o povo daquelas nações que compõem a região, a educação é fundamental, pois atrai a mais importante característica que as autoridades devem ter consigo, que se chama CONFIANÇA!

        Espectro, alguém de sã consciência confia nos parlamentares que temos e no executivo??!!

        O Brasil é inviável e de forma incontestável pela péssima educação e ensino que nos identificam, e por uma classe dirigente desonesta e corrupta, dois polos tão antagônicos que jamais encontrarão formas de se aproximarem, pelo contrário, cada vez mais distantes.

        O texto de Newton, onde ele expõe o seu comunismo ideal, adaptando-o aos novos tempos, esbarra justamente onde não temos meios para sequer debelar essa resistência:
        a rebeldia indômita do ser humano e, no nosso caso, agravada pela falta de ensino e educação!

        Logo, se a idealização do Mediador tiver algum sinal de ser factível no futuro, e longínquo, o primeiro passo, e forme, decidido, forte, é lidar com a educação, caso contrário os sonhos de homens bons, como Newton, dissipam-se quando se defrontam com a realidade, esta muito dura, cruel, impiedosa, sádica e … contraditoriamente desumana porque “humana”.

        Um forte abraço, Espectro.
        Saúde e paz.

    • Prezado Vilela, no comunismo verdadeiro, não haveria ditadores nem censura à imprensa, Marx e Engels jamais defenderam isso. Pode-se raciocinar também, pelo lado inverso, que no capitalismo verdadeiro, não haveria exploradores, imperialistas e escravagistas. O equilíbrio está no meio, onde me posiciono, como comunista no Século XXI. Acredito que Marx e Engels também pensariam como eu, aproveitariam o que há de melhor no capitalismo e assim conseguiriam aperfeiçoar o comunismo.

      Abs.

      CN

  14. Querer um país governado por honestos..
    Querer um país onde o governo faça sua parte ..
    Querer um país onde haja justiça independente de posição social etc..
    Querer um país que puna dentro da lei os que andam a margem dela ..
    Querer um país que respeite a opinião …
    Querer um país que as escolas ensine as matérias curricular sem ideologia …
    Querer um país que cultive os valores e os bons costumes …
    etc ..etc….etc….
    É ser comunista , então eu também sou .

  15. Sorrateiramente estão voltando os textos longos,enfadonhos e cheios de “certezas” que só mesmo arrivistas e irresponsáveis podem acreditar.
    O CN escreveu, essa é a opinião dele e tem que ser respeitada.
    Os que gostam de aparecer e se julgam donos da verdade deveriam se dar conta disso em vez de contestarem tudo que contrarie suas opiniões esclerosadas.

    • Caro(a) leitor(a) Darcy Leite,
      Por civilidade, educação, cordialidade, entre outros atributos, devo respeitar a opinião do nosso mediador desse incomparável blog, no entanto, posso dela discordar.
      Não seja tão agressivo(a), tão intransigente com as opiniões e pensamentos alheios.
      Esse blog é incomparável, porque permite que nele incursione todas as correntes dos pensamentos.

  16. “”O Auxílio-reclusão é um benefício devido apenas aos dependentes do segurado do INSS (ou seja, que contribui regularmente) preso em regime fechado ou semiaberto, durante o período de reclusão ou detenção. O segurado não pode estar recebendo salário de empresa nem benefício do INSS.

    Para que os dependentes tenham direito, é necessário que o último salário recebido pelo segurado esteja dentro do limite previsto pela legislação (atualmente, R$ 1.292,43). Caso o último salário do segurado esteja acima deste valor, não há direito ao benefício.”””

    • Salário mínimo de 2017 é R$ 937, um valor R$ 57 maior do que o de 2016; novo valor vale desde o dia 1º de janeiro, segundo decreto. Começou a valer no dia 1º de janeiro o novo salário mínimo nacional. De R$ 880, o valor passou para R$ 937: um reajuste de 6,47%.2 de jan de 2017

  17. O cinismo e a hipocrisia predominam naqueles que não têm caráter, que foram expulsos do blog inúmeras vezes e voltam, que não têm dignidade e orgulho próprio.

    Jamais escrevem qualquer comentário alusivos ao tema abordado, pois a “função” é desmerecer quem ousa escrever o que pensa, e sem receio, sem medo, sem ser covarde!

    Em gestos que surpreendem pela bajulação em certos momentos, em outros de absoluta contrariedade com as determinações do bajulado, esquecem que uma vez um texto sendo publicado está sujeito a aplausos ou críticas, apoios ou rejeições.

    Tais postagens são a expressão clássica e indiscutível de liberdade de expressão, exatamente o que este indivíduo imagina como deve ser a cidadania, logo, as suas idiotas e ridículas manifestações permanentemente contrárias à coragem, à firmeza, às convicções de pessoas que não desrespeitam a opinião de quem quer que seja, muito menos do Mediador, porém se este é um espaço democrático, e desta forma deve ser utilizado e mediante pensamentos e ideias diferentes, das duas uma:
    Ou o Newton retira do blog os comentários ou intromissões do tipo do recado acima, genérico, porque sequer tem a hombridade de se dirigir a quem pretende, devem mesmo ser desconsiderados!

    Agora, Newton tem a absoluta certeza de quem lhe é fiel como amigo, mesmo quando contestado em certas manifestações, e quem lhe é falso, quando se apresenta como defensor de suas determinações, mas tem como objetivo impedir exatamente que a Tribuna da Internet seja efetivamente livre, democrática, e renuncie à sua própria identificação:
    Sob o signo da liberdade!

    • No comunismo não exite contraditório isso é a verdade descrita em história. Infelizmente no TI temos uma pajelança de arautos da verdade que lucram com a pobreza defendida em boca de humanista.

  18. Caro Carlos Newton,
    Tudo que você defende é justo e correto, e não poderia me furtar a fazer um comentário.
    Todas essa medidas, que você defende, eu, em meus comentários venho defendendo: um Estado forte, com empresas estratégica em poder do governo, com os bancos em poder do governo, com apenas um pequeno lucro, para formar um fundo de reserva forte, nada melhor para recuperar um detento que o trabalho, e todas as demais medidas. Essas medidas são originárias do comunismo, mas eu entendo, como medidas importantes de segurança nacional, de: nacionalismo socialista democrático.
    Um abraço

  19. Caríssimos,

    O movimento tem ser através da EDUCAÇÃO, enquanto esse pilar não for sólido a casa sempre irá desmoronar, vejam que o país sofre de forma cíclica.

    Milagre Brasileiro…
    Plano Cruzado…
    Plano Real…
    O gênio Lula…
    Etc…

    O plano Brasil nunca existiu!

  20. -País comunista, se for governado por ladrões, fracassará como nação.
    -País capitalista, se for governado por ladrões, fracassará como nação.
    Creio que isso valha para qualquer sistema de governo e para qualquer lugar da galáxia.

  21. Amigos eu nem ia comentar…mas o bichinho dos dedos coçou.
    CN….com todo o respeito!
    Data maxims venia!
    Mas….vc tem certeza que ” é comunista” nos moldes do que escreveu!!??
    Meu caro CN logo de inicio vc escorrega e quase para na “chincaine” ao afirmar que seu comunismo é moderno e simples e que defende um Estado forte a exemplo de países. ..e cita vários expoentes.
    Rapaz…vc tem certeza do que escreveu! !!??
    kkkkk..!
    CN… Em nenhum dos Estados citados por vc vigora comunismo ou socialismo e NENHUM deles tem Estado Forte.
    Neles o Estado é regulador. Aliás. …como deve ser!!
    Please…não confunda!
    Isso somente para aquecer a nossa análise por assim dizer…discussória!
    E se fosse trazer paragrafo paragrafo do seu texto verdadeiramente neoliberal para analisar um a um…
    Demoraria seculos.
    Enfim…amigo..
    Tudo que vc propõe como “comunista moderno “….
    Não passa verdadeiramente de neoliberalismo!
    Nada que vc falou é comunismo!
    E vc sabe disso!
    Comunismo é sistema económico atrelado a regime de governo centralizador e totalitarista.
    Jesus Cristo nunca foi comunista! Nem seria em tempos atuais!
    ELE foi a encarnação de Deus pai.
    Jamais voltado para a política.
    Por essa razão os judeus o rejeitaram.
    Os judeus naquela época ansiavam por um Messiah libertador politico do jugo romano.
    Isso ELE nao foi!
    Amigo inteligente.
    Com todo o respeito:
    Creio que vc assim como milhões de intelectuais um dia leram e e ouviram falar sobre essa palavra…comunismo/socialismo e num arroubo normal…passaram a se identificar como se tal fossem…
    Algo como …. é chic ser comunista! É chic ser socialista! !!
    Irmão: respeitosamente. ..
    Dentro de vc existe um humanista!
    E um liberal!
    Liberte-o!
    Deixe sair de ti e florescer.
    E ….printando o post.
    Em BSB 12:23 do dia 05 nov.
    Abraço

    • Caro Maus Bofes.
      O senhor comenta que os judeus esperavam um político que os libertassem dos romanos.
      O Evangelho tardio de João dá uma versão meio diferente … vamos lá??? “47. Os pontífices e os fariseus convocaram o conselho e disseram: Que faremos? Esse homem multiplica os milagres. 48. Se o deixarmos proceder assim, todos crerão nele, e os romanos virão e arruinarão a nossa cidade e toda a nação. 49. Um deles, chamado Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano, disse-lhes: Vós não entendeis nada! 50. Nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo, e que não pereça toda a nação. 51. E ele não disse isso por si mesmo, mas, como era o sumo sacerdote daquele ano, profetizava que Jesus havia de morrer pela nação, 52. e não somente pela nação, mas também para que fossem reconduzidos à unidade os filhos de Deus dispersos. 53. E desde aquele momento resolveram tirar-lhe a vida. (Jo 11)”
      … … …
      O texto acima mostra que Jesus foi condenado exatamente porque todo o povo já estava a ponto de crer nele … e o Conselho (Sinédrio) figou com medo dos romanos acabarem com a Nação Judaica – coisa que acabou acontecendo principalmente com Adriano!!!
      Abração.

    • Grato por seu comentário,Maus Bofes, mas chamar de neoliberal quem defende a estatização dos bancos é um bocado de exagero. Prefiro continuar comunista, até porque o capitalismo é uma desgraça, uma praga do Egito. Se não caminhar no rumo dos países nórdicos, o capitalismo é insuportável. E o neoliberalismo não passa de uma tentativa de prolongar a ditadura do capitalismo.

    • Prezado Maus Bofes,
      Em minhas pesquisas, concluí que o que foi determinante na recusa.
      O Evangelho tardio de João … escrito após a destruição do Templo … e antes de Adriano … … … traz Batista avisando que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o Pecado do Mundo.
      Ora, o Sumo Sacerdote fazia a confissão anual dos pecados da nação judaica … e não havia interesse em que esta possibilidade fosse repassada ao Mundo, deixando de ser exclusivamente judaica!!! !!! !!!
      Tanto que João declara que a Caifás profetizava que Jesus havia de morrer pela nação e também para que fossem reconduzidos à unidade os filhos de Deus dispersos.

  22. Caro Carlos Newton, Se ser comunista é querer um mundo melhor, justo e mais igualitário para todos conforme você descreveu…acabo de descobrir que sou comunista! Que bom!
    Abs,
    Suely

  23. Possível até seria, mas todavia as palavras bonitas não durariam por muito os discursos bonitos. Democracia no comunismo é igual um ser com a mente encarcerada qualquer saidinha de natal fica vislumbrado com a democracia e resolvem transgredir novamente.

  24. Caros amigos ….não se entrometam nas escrituras sagradas , porque a vida de Jesus o Cristo já estava determinada por Deus pai a pelo menos 400 anos antes de seu nascimento…
    Vocês se vangloriam, dizendo: “Fizemos um pacto com a morte, com a sepultura fizemos um acordo. Quando vier a calamidade destruidora, não nos atingirá, pois da mentira fizemos o nosso refúgio e na falsidade temos o nosso esconderijo”. Isaías 28:15
    Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca. Isaías 53:9

  25. Democracia e Comunismo numa frase não combinam.

    Com o Comunismo e o seu Estado forte, onde as regras são definidas por um grupelho de chapeuzinhos vermelhos, a vontade desta minoria prevaleceria sobre a maioria.

    Como já falaram… o comunismo é um regime “maravilhoso”, porém não existe país para exemplificar isto, apenas para demonstrar o quão podre e totalitário é este regime.

    Não estou aqui a defender o capitalismo, pois uma coisa não é inversamente proporcional a outra, ou seja, não vivemos num mundo binário (0 ou 1), onde mortadelas x coxinhas, comunista x capitalista, petista x psdbista, ou seja, existem inúmeras outras opções. A que mais defendo, no contexto deste post, é da asusência total do Estado! Também uma utopia de acordo com o texto do CN, pois o povo precisa ser solidário, algo que ainda não o é,

    Sendo assim, neste período transitório, opto por aquilo que se afasta do comunismo, o famoso Estado Mínimo, defendido pela direita!

    Tal como o cenário atual, tiramos Dilma para colocarmos Temer, e agora queremos que Temer saia. É como um dominó, as peças caem na ordem correta, mas o jogo ainda não acabou.

  26. Todo teórico, na prática, é uma merda! Sabe mal xuparaki ki sai leite kremoso!
    -Estou aproveitando o domingo para fazer um tour pelos blogs e rever meus blogmates.

  27. Ser Naciolista,ter estado forte possuir 5 fatores preponderantes: Energia,ciência e tecnologia(parque industrial),educação, saúde. .
    Devo reconher,Dr.Julio de Castilhos,Getúlio Vargas e Leonel de Moura Brizola,aos quais tenho devoçao eram comunista eu tbém.

  28. Amigo , comunistas neste país de bossais , analfabetos políticos e no sentido literal da palavra , comen criancinhas , estupram , assaltam o erário .Seus conhecimentos sobre a ideológia comunista , são exatamente os que o império capitalista incutiu ,atravez de uma mídia corrompida e subserviente . Tais bossais e ignorante , por não encergarem seus propios umbigos , confundem ditaduras militare com Rússia , Venezuela , Cuba como tal . Não se pode falar da beleza de um som , para quem não escuta .

    • Antes de chamar os outros de boçais (COM CEDILHA), procure revisar seu texto, ou ainda mais, procure aprender a escrever primeiro, para não passar vergonha depois. Conselho de amigo.

  29. Devo reconhecer tbém, q.ilustre letrado mediador,deu uma resposta ao nosso respeitado e estimado Flavio Bertolotto.
    Bortolotto escalou o time da Tribuna Internet a pouco tempo,onde alguns blogueiros não se sentiram confortáveis jogando renti a linha esquerda outros renti a linha direita.

  30. No momento, o máximo que consigo sonhar é com um governo honesto, que se preocupe com o povo e tenha metas a curto, médio e longo prazo bem definidas!

  31. Pena que o “comunismo ” definido e defendido pelo CN, com todo o respeito, só mesmo nos contos da carochinha. Crie um outro termo para esse “mundo encantado” que pode ser tudo, menos o comunismo de verdade. Mas sonhar é possível e ainda não foi proibido.

  32. 1) Gramática:

    2) o Mestre Antonio Geraldo da Cunha, em seu “Dicionário Etimológico Nova Fronteira”, 1982, informa:

    3) A palavra “comum” vem do Latim e apareceu na Língua Portuguesa no século 14.

    4) Na Idade Média as cidades passaram a se chamar “Comunas” e surgiram as derivadas:

    5) Comuneiro = morador, residente das comunas;
    comunhão = nas missas; e só em 1873 “comunista” para designar um sistema econômico e social. É teoria e não prática.

    6) Note que não é forma de governo… é Filosofia, mas se o leitor quiser chacoalhar a Gramática pode dizer que isso é coisa de ditadores, tiranos, sanguinários e afins…

    7) Aceito a esculhambação e a gozação, a mistura proposital e emotividades várias, mas, generalizar e colocar tudo no mesmo saco de farinha, lembro de Jesus:

    8) “Separar o joio do trigo”.

  33. “…Eu não vim porque eu, de mim mesmo o quisesse, mas aquele que me enviou é verdadeiro, aquele a quem vocês não conhecem. Eu o conheço, porque venho da parte dele (advogado) e ele me enviou.’ João 7:28-29 Nova Almeida Atualizada – 2017 publicada pela SBB
    Jesus se apresenta como um teocrata, representante e defensor da soberania universal de seu pai e entendeu que a mudança tem que ser feita no coração dos humanos e o ponto de partida é dar os exemplos de renúncia e abnegação e ele saiu na frente, mas deu o mérito ao seu pai, O GRANDE TEOCRATA.
    O papel aceita tudo, mas a História diz tudo. Não há mais nada a ser inventado em matéria de modelos de governança e não existe nenhum país e nunca existiu em que com modelos de governança humana, a sociedade fosse feliz. Verifiquem nesses países os processos nas varas familiares e este mito desmorona…
    Creio que o problema de não se conceber a teocracia dominando o nosso planeta é que a maioria de nós não pode entender aquele que se diz “O Todo-Poderoso (Gên. 17:1), o epítome do amor (1º João 4:8); aquele que diz; “Eu amo a justiça” (Is. 61:8) e aquele a quem o inspirado apóstolo Paulo se referiu como o ÚNICO SÁBIO (Rom. 16:27) não ter mudado esta milenar marcha das civilizações dominada pelo oposto de tudo o que se espera de alguém que no grau absoluto detêm tais atributos (amor, poder, justiça e sabedoria.)
    A racionalidade humana nem a fé cega (crendice) não são bastante para tal entendimento como não foi o bastante para a liderança espiritual de Israel enxergar no carpinteiro de Nazaré , o prometido Messias. As prostitutas e os desprezíveis cobradores de impostos como Zaqueu e Mateus Levi . Hoje, o desafio não é aceitar Jesus como o Messias, mas o Reino que ele pregou como o próximo modelo de governança a administrar o nosso maravilhoso planeta.

  34. Sr Newton;
    As suas ideias me lembram às do Dr. Ulisses.
    Honesto e bem intencionado, nos deixou uma constituição que nos trouxe um resultado ruim.

  35. Flávio reconheço que meu potuguês não é lá estas coisas , pois passei minha infância no oriente médio . Uma coisa tenho certeza , tive a boa sorte de conhecer outras culturas e com isso , deixar de ser alienado , colonizado e manipulado , como da para preceber como voce é . Minha cultura é universal , não apequenada como esta que demosntra ter . Lamento que você seja mais uma vitima do sistema .

  36. Até a Democracia,
    se valendo para todos,
    comum está,
    comunista.

    Respondendo ao texto:

    1 A favor.
    2 A favor.
    3 A favor.
    4 A favor.
    5 A favor.
    6 A favor.
    7 A favor.
    Por favor, que os nossos netos tenham esses privilégios, se Pindorama ainda for nosso, até lá.

    E, quanto a discussão gerada nos posts,
    É comunismo? Não é comunismo?
    Não importa, podemos até mudar a nomenclatura
    sai comunismo entra “é o que é bom mesmo”

    • 1) Concordo amigo, não tenho apego à palavra “comunismo”, “comunista”…

      2) Pode ser uma palavra nova significando coisas boas para os três lados: centro, esquerda, direita…

      3) Cartas para a redação, como se falava antigamente…

  37. Prezado CN,
    Concordo com quase tudo que vc listou como crenças, discordando somente em dois pontos: primeiro, isto não é comunismo e sim social democracia a la Escandinávia e, segundo, o planejamento central não é ideologia e sim necessidade econômica sem o qual fica-se ao alvedrio do ente mercado. No mais, falta-lhe pragmatismo pra se chegar à sua particular utopia, o que sobra no Lula, e vc fez coro com a elite desvairada e insana à sua caça sob o pretexto de combate à corrupção. Chegar ao seu modelo só há dois caminhos: a revolução, mais rápida, se houvesse povo com P maiúsculo ou o pacto social, se tivéssemos uma elite com E maiúsculo. No mais, o único caminho foi o trilhado por Lula/Dilma que conseguiu abrir brechas no orçamento público para as políticas sociais voltadas à segurança alimentar, saúde, educação e cidadania que, aos poucos, iriam consolidando uma massa crítica popular capaz de imprensar aos paulatinamente o capital por mais conquistas sociais até se chegar ao seu modelo utópico. Para isto, Lula/Dilma tiveram que se associar aos conservadores (Carta aos Brasileiros) e submeter-se à dinâmica corrupta do sistema eleitoral sem a qual não teriam chegado ao poder. Vc, infelizmente, fez o jogo da direita e ajudou a jogar o país na sarjeta temerista, condenando o povo brasileiro a um retrocesso que só será neutralizado após gerações, eis que os instrumentos econômicos de alavancagem do avanço social não só estão sendo privatizados a preços vis, como, muito pior, estão sendo entregues aos operadores estrangeiros, o que aprofundará o nosso status de colônia fornecedora de mão de obra semi-escrava e almoxarifado de commodities minerais e agrícolas. O Brasil aguarda suas desculpas!

  38. Carlos Newton, 76 comentários gerou sua instigante postagem! Acho que record nesta Tribuna. Li tudo e aprendendo Congratulações a você e aos comentaristas.

  39. Jesus Cristo não poderia ser taxado de comunista, pois ele deixou bastante claro que o dinheiro é uma propriedade privada, quando disse: “Dai a César o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus” (Marcos 12:17b)
    Jesus não ordenou que os bens materiais das pessoas abastadas (ou opressores, no linguajar marxista) fossem expropriados a fim de serem distribuídos aos menos favorecidos (ou oprimidos, segundo a cartilha comunista). Ele aconselhou ao ricos que socorressem os pobres em suas necessidades, porém nunca ordenou que os desobedientes fossem fuzilados em um paredão. Ademais, ele demonstrou que o problema da humanidade não está no dinheiro por si só, mas sim no apego às coisas materiais, apego este muito pertinente aos militantes da causa marxista, que condenam o consumismo, mas não abrem mão do conforto de usufruir arbitrariamente do fruto do trabalho alheio.

    • Roberto, seu comentário é escalafobético, porque Marx e Engels não mandaram matar ninguém. Você está confundindo com Fidel Castro, que nem marxista era.

      CN

      • Amigo, mostre-me onde eu fiz a afirmação supracitada, pois eu não disse que Marx ou Engels mandaram matar, mas sim que suas ideias promoveram regimes totalitários, visto que o próprio Karl Marx afirmou que seria impossível implantar sua proposta sem o uso do despotismo.
        A grande desculpa que sempre arranjam é dizer que comunismo nunca foi implantado de acordo com as ideias de Karl Marx, mas esta falácia não engana mais ninguém que conhece os fatos: praticamente todas as experiências marxistas possíveis já foram realizadas e o resultado é sempre o mesmo: uma elite improdutiva oprimindo uma sociedade subjugada por um Estado que cerceia a liberdade do indivíduo em nome da suposta “causa proletária”.

  40. Eu sou absolutamente contra o comunismo. E por convicção, afinal uma divisão, equânime e imposta, de todas as riquezas logo seria desfeita, pela imensurável diversidade de aptidões e ambições das pessoas.

    No entanto respeito plenamente o direito de escolha do Carlos Newton, assim como o seu direito de manifestar a sua escolha.

  41. Alguns tentam classificar Jesus como um socialista, ou mesmo um comunista, tentando dizer que seus ensinamentos se encaixam nalguns postulados dessas doutrinas criadas por homens desta Terra.

    Pois é de um equívoco infantil tentar classificar algo que está imensamente acima de todo o conhecimento existente neste planeta!

    Jesus está imensamente acima de todo o saber que já se produziu nesta Terra. Ele tudo sabe sobre a Terra. E isso lhe credencia ao cargo que ocupa, de governador espiritual deste planeta.

    Querer classificá-lo dentro de conceitos terráqueos é querer limitá-lo, engarrafá-lo, circunscrevê-lo.

    É um ato ingênuo, mas que se explica quando parte de onde há pouco conhecimento.

    Num paralelo simplório, é semelhante ao que ocorria na época em que a maioria pensava que o sol girava ao redor da Terra.

    O tempo passou, veio o conhecimento necessário, e constatou-se que era o inverso que ocorria…

  42. Prezado Isac,

    O uso que os comunistas fazem de Jesus é simbólico – não estou defendendo comunista algum, mas a verdade precisa ser dita.

    Na verdade, como Ele andava entre os pobres, seus milagres eram dirigidos para os necessitados, suas mensagens da mesma forma, a propaganda comunista usa a imagem de Cristo para se apresentar como preocupada com esta gente, mas se trata de uma enorme contradição, haja vista que o comunista não acredita em Deus, o Estado afasta as religiões e proíbe qualquer culto existente!

    Nietzsche tem uma frase que se encaixa perfeitamente nos comunistas mais amenos, que diz o seguinte:
    Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas!

    E mais erram ainda quando não se dão por conta que a missão de Jesus não foi acabar com a pobreza como prometem os comunistas, solene mentira, mas a salvação da alma!

    Cristo foi crucificado, depois ascendeu aos céus, conforme os Evangelhos, mas a pobreza continuava reinante na Palestina, haja vista que o Filho de Deus não veio com intuito político e social, mas apenas e tão somente quanto à fé, à salvação.

    Ora, o comunismo é o contrário, com seus objetivos políticos e sociais, abandonando categoricamente a fé, a Deus!

    Evidente que temos comunistas que não são ateus, mas o uso de Cristo como exemplo de comunismo é improcedente, tanto pela pobreza que Jesus sequer moveu um dedo para acabar com ela quanto pela sua afirmação que escrevi acima:
    “Pois sempre tereis convosco os pobres, mas a mim nem sempre me tereis.”
    (João, 12;8)

    Se Cristo é o símbolo dos comunistas, logo, a pobreza sempre será o resultado do comunismo!

    Um abraço, Isac.
    Saúde e paz.

  43. Agora, Newton como permanentemente preocupado com o ser humano, a sua condição política e social – este blog, a Tribuna da Internet, é o exemplo -, gostaria de ver um regime onde a pessoa fosse a causa, o objetivo do Estado.

    Em consequência, citou nesse seu artigo uma série de medidas que diminuiriam as grandes distâncias entre os seres humanos no que tange às condições materiais, às explorações que estão sujeitos, ao capitalismo frio e insensível quanto as necessidades mais comezinhas da população e do homem.

    Bom, neste caso, o comunismo não se enquadraria, pois o ser humano está depois do Estado, que deve servir e aceitar as determinações do partido, inclusive com a sua liberdade cerceada, com enormes dificuldades para viver, sendo tolhido na sua criatividade e direitos de ir e vir, afora a censura rígida sobre livros, cinemas, exposições, manifestações públicas …

    Se no sistema comunista de Newton tais impedimentos não existiriam, assim como haveria eleições, decididamente o nosso Mediador não encontra outra expressão melhor para se identificar política e socialmente mas, comunista, jamais!

    Certamente os desejos de Newton, como da maioria de nós, indiscutivelmente, mais estariam voltados para uma teocracia do que comunismo, onde deveria prevalecer a bondade entre as pessoas, em tese, lógico, a consideração, e todos se preocuparem com o bem comum, e rezando sempre para que Deus sempre abençoe o seu povo e que os dirigentes não se deixem vencer pelas tentações do poder!

    Pois comunismo, capitalismo, socialismo, monarquia, parlamentarismo, democracia, totalitarismo …. a corrupção sempre existirá, na mesma medida que meios serão usados para explorar os mais fracos.

    Volto a frisar:
    O problema é o bicho homem, e não os sistemas que regem as nossas vidas.

  44. É perfeitamente possível se conviver democraticamente com comunistas como o editor Carlos Newton. Porque ele faz parte de uma esquerda civilizada que respeita a Constituição e as leis. Infelizmente gente assim como CN é minoria. Seria capaz de citar o senador de esquerda Cristóvão Buarque sempre ponderado e civilizado.Repetindo, senadores assim são infelizmente uma minoria, quer sejam de esquerda ou não. O que tem mais mesmo são boçais/bandidos como Lindenberg, a Narizinho amante do Paraná, o marginal Calheiros e outros e outros.
    Resumindo, o problema não é ser comunista, socialista, de esquerda ou liberal, neo-liberal de direita, o problema é ver quem tem caráter ou não.

  45. Sandoval,

    O teu comentário vai ao encontro dos meus, acima, quando escrevi que o problema não seria qualquer modalidade de governo nos aspectos políticos e sociais, mas o bicho homem.

    Enquanto a vaidade, a soberba, a presunção, a ânsia pelo poder predominarem na mente do ser humano nada será correto, adequado, bem feito.

    Um abraço.

  46. Matou-se mais seres humanos até hoje em nome de quem? Do Jesus? ou do Comunismo?
    O número de mortos deve bater dos céus a todos os infernos!

    Mas não se trata da peleja do diabo com o dono do céu, e sim do mau uso da energia desequilibrada denominada dinheiro.

    Brasileiro leva muita tomatada, mas nunca tomou num monte de bomba na cachola pra parar e pensar direito o que anda fazendo correndo atras de dinheiro sem planejar, sem projetar, tudo pelo dinheiro em si.
    Ficassem um tempo como os alemães , imagine um Collor com sua Lamborghini cheia de malas contendo uns 40 milhões de reais, tentando (em vão) trocá-la por um filão de pão, sem sorte, e a fome lá…

    Mais uns anos, mudam as gerações, e a coisa se acerta…

    Quem tira de letra com esse papo de que ‘Jesus’ coisa e tal, não reconhece história; e o sangue ainda jorra, e muito.
    E, em nome de Jesus, hoje em dia, muito mais que o comunismo. (só 1200 anos de inquisição… em números…)

    Tabu? Censura? Vou sumindo de novo….

    O que interessa mesmo são as metas colocadas pelo autor para promoverem o fim da mediocridade no nosso povo Brasileiro, promover Inclusão Social, Educação, Liberdade e plenos direitos como Cidadãos.

    “A Raça Humana é uma semana do trabalho de Deus”.
    O embróglio em que se meteu chama-se dinheiro, esse, dinheiro errado, dos padrões atuais da humanidade…

    • Matar em nome do comunismo seria apenas cumprir a agenda que próprio o regime propõe, porém matar em nome de Jesus seria desobedecer aos mandamentos que Ele nos trouxe: amar ao próximo como a si mesmo e perdoar aos inimigos. Portanto, não faz sentido deturpar a mensagem cristã só porque algumas pessoas se dizem cristãos mas não agem como tais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *