“Estou pronto para ser preso”, diz Lula, que não pedirá asilo nem fugirá do país

Imagem relacionada

Lula deu entrevista sobre o livro em sua defesa

Sérgio Roxo
O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admite estar “pronto para ser preso”. A declaração foi dada em entrevista para o livro “A Verdade Vencerá – O povo sabe por que me condenaram”, que será lançado na sexta-feira, em São Paulo, com a presença do petista. Na obra, da editora Boitempo, é reproduzida uma entrevista dada nos dias 7, 15 e 28 de fevereiro por Lula aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, para o professor de relações internacionais Gilberto Maringoni e para a editora Ivana Jinking.

“Há duas instâncias superiores que a agente pode recorrer (STF e STJ) e vamos recorrer. Eles vão tomar a decisão, eu estou pronto para ser preso. É uma decisão deles”, diz o ex-presidente, na entrevista.

SEM RESISTÊNCIA – Kfouri pergunta a Lula se ele está cogitando a hipótese de ser preso. O petista responde: “Estou. O que não estou é preparado para a resistência armada. Como sou um democrata, nem apreender a atirar eu aprendi. Então, isso está fora. O PT não nasceu para ser um partido revolucionário, nasceu para ser um partido democrático e levar a democracia até as últimas consequências”.

Na mesma reposta, Lula acrescenta que não irá fugir do país. “Eu não vou sair do Brasil, não vou me esconder em embaixada, eu não vou fugir. A palavra “fugir” não existe no meu dicionário. Vou estar na minha casa, chegando em casa entre 20h e 21h, indo dormir às 22h, acordando às 5h para fazer ginástica”.

Na sequência, Ivana questiona como se prepara o espírito para isso. “Eu não preparo o espírito. Eu sou um homem de espírito leve. Tudo isso faz parte da história. Estamos num momento histórico importante para mim. Eu sei por que estou sendo julgado. E eles não têm a mesma consciência tranquila que eu tenho.”

HUMILHAÇÃO? – Em outro trecho, Lula é indagado se seria humilhado por ir para a cadeia. “Eu não sei, esse negócio de humilhado na cadeia não é assim.”

Nesta terça-feira, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia voltou a se posicionar contra a discussão da prisão após condenação em segunda instância na pauta da Corte. Segundo a ministra, ela não se submeterá a pressão de políticos.

Questionada sobre como lida com a pressão de politicos para que o tema seja reanalisado, a ministra foi taxativa: “Eu não lido. Eu simplesmente não me submeto à pressão” — disse a presidente do STF após participar de um debate sobre a presença de mulheres no poder promovido pelo jornal “Folha de S. Paulo.

28 thoughts on ““Estou pronto para ser preso”, diz Lula, que não pedirá asilo nem fugirá do país

  1. Nós também estamos prontos pra ver esse crápula na JAULA! Aliás demorou demais da conta, porque em qualquer país sério do mundo este animal já estaria preso!
    Acho que o que mais me incomoda é que este genocida, apátrida e irresponsável, tá tirando onda de vítima.
    Te digo uma coisa seu LADRÃO, você não presta, não vale nada! Você é pior que lixo!
    Por favor deixe o Brasil e os brasileiros em paz.
    A sua aventura terminou!
    Você, seu desgraçado, acabou com o País!
    Agora é JAULA!
    Simples assim
    Atenciosamente.

  2. Alguém duvida que Michel Temer joga com Lula, ou que na sua conversa com Cármen Lúcia este assunto tenha sido abordado? O roteiro para a concessão de habeas corpus ao ex-presidente Lula está se delineando desde a conversa malsucedida de lideranças petistas com a presidente do STF, ministra Carmen Lucia, passando pelo encontro desta com o presidente da República Michel Temer na última semana quando ‘em nome da segurança do Brasil’ é bem provável que tenham (eles sim) definido a parada, para adiante gerar jurisprudência que no futuro beneficie também o atual ocupante do Palácio do Planalto. No próximo sábado (19) Lula inicia caravana pela região sul do país, fomentando a ideia de judicialização da política enquanto fermenta o ambiente para uma solução negociada deste seu imbróglio jurídico. As cúpulas dirigentes em declínio que impuseram o impeachment contra a presidente Dilma, blindando seu concorrente Aécio Neves e mantendo Renan Calheiros mesmo sendo réu na linha sucessória, não devem deixar à ver navios quem nos momentos mais cruciais da política brasileira lhes presta cooperação. https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2018/03/12/ao-receber-temer-carmen-lucia-virou-problema/?utm_source=facebook.com&utm_medium=social&utm_campaign=fb-noticias&utm_content=geral

    A prisão de Lula finalmente pode ocorrer, em hipótese que considero remota, se por outro lado o presidente Michel Temer ajustou neste sentido com as Organizações Globo jogando seu amigo aos leões. E isto não deixaria de ser curioso, para não dizer irônico, pois há poucos dias o ex-presidente elogiou o atual por haver derrubado um golpe que a TV Globo havia montado contra ele. http://www.tijolaco.com.br/blog/quem-pressiona-carmen-lucia/

  3. E vai mesmo.
    Lugar de ladrão e de quem disseminou a mentalidade de usar o dinheiro público em proveito próprio não ser crime, é cadeia.
    Bolsonaro, 2018, no primeiro turno.

  4. Isso é que é herói: um homem com vários doutorados com e sem causa; com uma cultura árida como o sertão de onde veio com a bunda na mão; dócil como a hiena e preguiçoso como o leão, esse gigante da corrupção agora diz que não vai fugir não.
    Tá bom. Se é assim, mudemos de assunto – chega de mortadela com presunto.

  5. Apostei com um amigo da Paraíba que ele fica preso uns 10 dias . Está nas mãos do Celso de Mello.
    Vai usar tornozeleira é um etilômetro ….

  6. Quem o soltar já sabemos que faz parte do “QUADRILHÃO DO BRASIL” , é confissão explícita de CRIMINOSOS DE LESA-PÁTRIA UNIDOS !!! Será que vai aparecer o “LADRÃO INFRINGENTE ” ????

  7. Cursos sobre o golpe de Estado no Brasil serão ministrados no México e Colômbia.

    Com as iniciativas na Colômbia e no México, já são 36 universidades que oferecem cursos sobre o golpe de Estado que destituiu a Presidenta eleita Dilma Rousseff em 2016; entre elas a Universidade de Bradford, na Inglaterra, e 33 instituições em todo o Brasil (UEA, UEL, UEM, UEPB, UERJ, UESPI, UFABC, UFAM, UFBA, UFCG, UFES, UFG, UFJF, UFMG, UFMGS, UFOP, UFPA, UFPB, UFPR, UFRB, UFRN, UFRGS, UFRJ, UFRR, UFS, UFSB, UFSC, UFSCAR, UFSM, UFV, UnB, UNESP, UNICAMP e USP).

    https://goo.gl/6rWywv

    Para desespero dos antilulistas internacionaliza o curso sobre o golpe de 2016.

  8. Saliento que depois de ser julgado os Embargos de Declaração pelo Tribunal Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, RS, o processo retorna a Sérgio Moro, que decidirá como Lula será preso.

    Aposto que Moro sentenciará a prisão domiciliar com a tal tornozeleira eletrônica.

    Entretanto, existem opiniões que dizem que, em face de Lula ter mais processos contra si, e que poderá ser condenado, ele perde o benefício da vida pregressa, ou seja, de jamais ter sido condenado anteriormente, o tal bom comportamento.

    Logo, se preso, haverá Habeas Corpus impetrado pelo seu advogado ao STF, então a chance viável de libertação, ainda mais se o sorteado for um ministro confessadamente petista!

    • I beg to disagree, Mr Francisco. Moro vai mandar o criminoso por ele sentenciado á prisão, ao encarceramento, ao xilindró!
      Com a graça de Deus Maior e do Deus do Sol Ra, ele vai apodrecer na cadeia!
      Se ele for solto por um juiz canalha do STF (sem querer ser ofensivo!), aí só com a volta dos militares poderemos consertar a nossa pátria amada.

  9. 1/3 da pena, entra na progressão dado o natural bom comportamento do apenado. Passa rápido. Logo, logo teremos o prazer?! de termos “o cara” espalhando asnices pelos 4 cantos. Será que ainda terá condições? O país já não o terá esquecido? Os tempos serão limpos? As bases jubilarão? A verificar daqui a 4 anos…passa rápido.

  10. O brasileiro comum, as massas silenciosas, são extremamente passionais.
    Entrará na cadeia e sairá rápido.
    Maior ou menor?
    Injustiçado, o pai dos pobres, a vítima, etc.
    Há exemplos na história, e por isso, corre o risco de ser esta a condição que o fará: “…sair da vida e entrar na história….”
    O tiro saíra pela culatra?

  11. Todo o Povo Brasileiro almeja de longa data a prisão deste indivíduo que tanto detratou as finanças do país.
    É o supra sumo dos canalhas que saqueiam o erário.
    Se fosse na Arabia, iria para a forca em praça pública.

  12. Esse é o cara, o cara de pau, igual o marido pego no flagra pela esposa e nega a té a morte e ainda chama a esposa de louca.

    MINTA MINTA MINTA ATÉ ESQUECEREM A VERDADE

  13. Não custa registrar: Advogado de Lula que se encontra nesta quarta-feira (14) com a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, Sepúlveda Pertence circula bem no sistema. Além de Lula, ele defende Marina Silva e dois José’s (Sarney e Serra) em demandas judiciais. Atende gratuitamente ex-presidentes e presidenciáveis em demandas judiciais. https://jornalggn.com.br/noticia/sepulveda-pertence-diz-que-trabalha-de-graca-na-defesa-de-lula

    Afinal, a quem o Sepúlveda pertence? À luz da história, Lula não poderia estar em melhores mãos. É meio que um reenlace de pontas com o advogado contratado para lhe defender nos tribunais superiores. O amigo Antonio Santos Aquino publicou bombástico resgate na Tribuna da Internet, no mesmo dia deste meu post: Ao chegar do exílio Leonel Brizola tenta recriar o antigo PTB, legenda histórica que ajudou a estruturar em 1945 ao lado de Getúlio Vargas (então presidente da República e mais tarde seu padrinho de casamento) e João Goulart (amigo da juventude de quem se tornaria cunhado), entrando numa disputa judicial com a deputada Ivete Vargas (sobrinha-neta de Getúlio) pelo comando da sigla que acaba com ela por um simples detalhe: A defesa de Brizola naquela demanda, sob incumbência de Sepúlveda Pertence (contratado pela fama de estreante como jurista renomado), descuida de um prazo recursal no STF e tudo se resolve no âmbito da Justiça Eleitoral a favor da aliada do regime. http://www.tribunadainternet.com.br/recordar-e-viver-historias-de-brizola-sepulveda-pertence-e-dos-idos-de-1964

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *