Gabinete de crise é montado para julgamento de Lula, em Porto Alegre

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Militantes convocados em apoio a Lula

Cleide Carvalho e Roberto Maltchik
O Globo

Forças de segurança do Rio Grande do Sul e do governo federal, em Brasília, já têm em mãos o plano de segurança para impedir atos de violência nas manifestações previstas para o dia 24, em Porto Alegre, quando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) julgará recurso do ex-presidente Lula contra a condenação do juiz Sergio Moro no caso do tríplex do Guarujá. Um gabinete de crise foi montado com a participação de órgãos como a Brigada Militar, que faz o policiamento ostensivo, a Polícia Rodoviária Federal, que acompanhará a chegada de manifestantes nas estradas, e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que já monitora a preparação para os atos.

O plano de segurança, preparado pelo governo estadual, deve ser aprovado na próxima semana, após a análise técnica dos demais órgãos envolvidos. Já está decidido que haverá convocação de policiais de várias regiões do estado, inclusive com a chegada de contingentes hoje deslocados para as praias do litoral gaúcho.

BLOQUEIOS – O Parque da Harmonia, que fica em frente à sede do TRF-4, e todo o entorno do prédio do tribunal, deve ter bloqueios, com esquema especial para a entrada de funcionários e das partes no dia do julgamento.

As Forças Armadas e a Polícia Federal também participam do plano de segurança, além da Prefeitura de Porto Alegre, que provocou polêmica ao solicitar o envio de tropas do Exército para compor o esquema de segurança. “O poder de manifestação estará garantido, como prevê a Constituição. Não há nenhum interesse do governo do estado em impedir manifestações. Porém, o limite da manifestação é o limite da lei. Vamos atuar para evitar a violência e assegurar a segurança dos manifestantes e de quem estiver dentro do tribunal”,  afirmou o secretário de Segurança do Rio Grande Sul, Cezar Schirmer.

Movimentos sociais ligados ao PT, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), estão convocando seus militantes para estarem em Porto Alegre durante o julgamento, em ato de apoio a Lula e contra a condenação a nove anos e seis meses de prisão. Se confirmada em segunda instância, o ex-presidente poderá ser preso após exaurir os recursos ao próprio TRF-4 e ficar inelegível e, portanto, pode ter sua eventual candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral.

BOATOS NAS REDES – Com a proximidade do julgamento, Porto Alegre vive um clima de boatos espalhados por meio de grupos de Whatsapp. Um acidente na BR-471, que leva até o Chuí, na fronteira com o Uruguai, ocorrido no primeiro dia do ano e que deixou oito mortos, entre eles quatro cubanos, gerou comentários de que os cubanos estariam se aglutinando em território uruguaio para retornar ao Brasil no dia do julgamento de Lula e participar do protesto.

O governo do estado, no entanto, considera esta hipótese praticamente descartada. A princípio, as investigações apontam que os uruguaios pretendiam entrar no Uruguai e usar o país como rota para chegar aos Estados Unidos. Em dezembro passado, o ex-ministro José Dirceu convocou a militância do PT a ir a Porto Alegre e chegou a classificar como “dia da revolta”. No site diretório municipal do partido em Ribeirão Preto, o texto afirmava que “a hora é de ação, não de palavras, transformar a fúria e revolta, a indignação e mesmo o ódio em energia, para a luta e o combate”. 

Em contraponto aos  manifestantes ligados ao PT, também o Movimento Brasil Livre (MBL) está convocando manifestação de apoio à sentença do juiz Sergio Moro, que condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão. Os dois grupos não deverão se encontrar. Enquanto os manifestantes pró-Lula querem se reunir em locais próximos ao TRF-4, o MBL convocou manifestação para o Parque Moinhos de Vento, conhecido como Parcão e localizado numa área nobre da cidade.

17 thoughts on “Gabinete de crise é montado para julgamento de Lula, em Porto Alegre

  1. Um corrupto e ladrão que deveria estar na cadeia, criando despesas e trabalhos desnecessários, faço votos que a brigada militar arrebente aqueles que tentarem vandalizar ou criar tumulto, é o mínimo que merecem!

  2. Inglês enxococo!
    É isso aí Lula! Já que fizeram de te um lixo, agora cabe a ti converter esse lixo, em lixo radioativo e converter esse Brasil num inferno em labaredas !

  3. Até parece que a coisa é seria. Iam arrasar com Coritiba, porém a capital paranaense esta mais bonita do que nunca esteve.
    Agora a campanha da armada Brancaleone petista, diz que o “arraso” sera na capital gaucha.
    esses bunda mole ainda acham que podem alguma coisa, mas na verdade vão é tomar um pau da brigada, se bobearem.
    PT já era, agora só resta ver o velho leão banguela lamber as feridas.

  4. O Brasil e suas idiossincrasias …

    Lula, condenado, ladrão, corrupto, como bem escreveu o Haremhab, gerando despesas e de grande monta porque desobedece a Justiça, assim como seus seguidores igualmente vândalos e baderneiros, segue livre, leve e solto.

    Em qualquer outro país esse criminoso já estaria preso, separado da sociedade que traiu e roubou, menos nesta republiqueta, onde os bandidos de terno e que já foram parlamentares ou membros do executivo, fazem o que bem entendem porque lhes está assegurado a impunidade!

    E existe um discurso em torno de Lula pelos tribunais superiores que, em razão do medo que têm do larápio, o STF se acoca perante a imagem do Lula, ajoelha-se, humilha-se, então o mafioso se engrandece e se acha importante, e quer voltar a ser presidente para continuar roubando e explorando o povo!

    E mesmo que a segunda instância corrobore a sentença prolatada pelo Juiz Moro, dia 24, Lula continuará solto, mandando e desmandando na Justiça como se ele fosse o supremo comandante do Brasil e de seus três poderes.

    Diante dessa condição de todo-poderoso, existe a chance de Lula obter um voto favorável, que lhe permitiria entrar com o famoso recurso dos Embargos Infringentes, e, lá em Brasília, na Ilha da Fantasia, Lula então conseguir a sua candidatura.

    Nesse aspecto, de obter o direito a se candidatar, duas questões:
    Perder as eleições, uma grande possibilidade;
    Se vencer, não assumir!

    Reitero pela enésima vez que, as FFAA não permitirão Lula assumir!!!

    Não haverá militar que, de sã consciência, respeitará Lula e lhe baterá continência, pois será humilhante que qualquer pessoa, ainda mais os militares, se submetam a um facínora, um criminoso!

    E pode ser nesta data, que teremos a tão imaginada revolta.

    • Caro Bendl, concordo com o que escrevestes,porém, com as urnas gilmartics, aa eleições estariam justificadas e a tal hierarquia e disciplina, obrigação os militares a prestarem continência para o bandido..
      O grande problema será essa maldita urna que está na moita. Poucos falam. Ai está a passagem …infelizmente. Espero estar enganado.

      • Lima,

        Lembraste bem a questão das urnas eletrônicas, que poderão dar a vitória para quem o TSE decidir!

        Pois tal possibilidade, a meu ver, deixa-nos discutindo sobre Bolsonaro, Ciro, Lula, Marina e outros menos votados, como se fôssemos idiotas, pois o resultado não será apurado pelos votos dados aos candidatos, porém pela manipulação do programa eleitoral!!!

        Lá pelas tantas vence a Marina, quem sabe o Huck, talvez o Dória, e a gente na maior discussão e debate sobre esquerda e direita, Bolsonaro e Lula, Ciro e Álvaro Dias, mas o resultado está guardado a sete chaves, pronto para ser declarado mediante o clima no Brasil com relação às eleições.

        Sim, temos esse problema de as urnas serem manipuláveis, adulteráveis, logo, mais uma razão para não perdermos tempo com essa “democracia” à lá brasileira, outro engodo, que nos empurram goela abaixo!

        Um abraço.
        Saúde e paz.

  5. Não haverá julgamento no dia 24 , vão pedir defesa oral.
    Ao visto o Mourão gostou do putrefato cheiro do Congresso , vai ser candidato a deputado federal pelo Rio .

  6. Do fundo do coração , se tocarem baderna , espero que recebam muitas borrachadas, porradas , gas….E , se mesmo assim nao resolver, bala neles.

  7. Não vai acontecer nada. O PT está fazendo o que qualquer partido faria se estivesse em sua situaçao: Barulho. Só isso. Se a justiça confirmar as sentenças de Moro está confirmado. O que vai acontecer é barulho. Lula pode até se salvar se seus defensores souberem explorar uma “jurisprudência” existente que pode beneficiá-lo. Se souberem explorar, é possível que Lula seja absolvido e aí muita gente vai se suicidar por antecipação pois Lula não perderá a eleição. Só precisamos saber se a oligarquia comprometida com o capital internacional vai deixar.

    • Jararacalula já está preso, pois não pode andar nas ruas, nem mesmo com seus capangas.

      Quem aposta que o jararacalula não vai ser preso, não entende nada de justiça, pois sobram provas contra esse bandido frouxo.

      Caia na real, meu irmão, porque vai ser bom para o \Brasil e para nós que vivemos de trabalho ter mais um bandido preso.

      Não há chances para quem quer intimidar a justiça, e que fazer refém um país que ganhou todas as guerras.

      Esse bandido não sabe o que é ser brasileiro de corpo, alma, espírito e coração porque só viveu para roubar e trair a pátria, mandando dinheiro para ditadores perversos dessas republiquetas que nada têm a ver com a história do nosso querido Brasil.

      Brasil Livre, jararacalula na cadeia!

  8. iNCAUTOS a “oligarquia rica e poderosa e mandando nos 3 poderes bem enfronhados e treinados para roubar impunemente o Brasil por inteiro”” é Lula & Cia., todos bem ricos e poderosos. O Capital tá na mão de Lula, ou as Empreiteiras são pobrinhas e de fachada ???? Todos os países em desenvolvimento e desenvolvidos que não rezam pela “cartilha cleptômana esquerdopata corrupta contumaz do Foro de São Paulo” tem a certeza absoluta de que o Brasil, caso esse traidor da pátria e sua canalha fiquem soltos e forjarem criminosamente com seus iguais, uma eleição vitoriosa, criminosa e fraudulenta para o “CAPO DO AGRESTE” seremos uma “VENEZUECUBA PIORADA” sob o comando de Ladrões Contumazes e cínicos, vide o rebaixamento do Brasil hoje e que já desenha estarmos em quadro de “INSTABILIDADE FINANCEIRA, ECONÔMICA E SOCIAL” pelo desenho lógico de como se encontra o Brasil financeira e economicamente após 14 anos de desmandos em cumplicidade de todos Poderes , sem exceção (lembrem-se dos infringentes do Mensalão) que não podem negar serem participes desses crimes contra o Brasil e seu Povo, “HERANÇA CRIMINOSA DA ORCRIM LULOPETRALHA DO FORO DE SÃO PAULO” , certeza também de todos os brasileiros de todas as classes sociais em todos os recantos do país, e, que os jornalecos a serviço dessa canalha tem medo de uma Pesquisa Popular séria e de gente íntegra que mostrará que o Brasil e seu Povo querem esse cara e sua canalha na cadeia!!! Quem defende Bandido é igual a ele e quem o deixa livre para continuar seus crimes é “SEU IGUAL PLENO” !!!!!!!!

  9. o sapo barbudo e fedorento só vai parar de coachar suas asneiras quando estiver preso. E bem preso para o bem do Brasil e felicidade geral da nação.

    Nunca um bandido frouxo como esse jararacalula fez tanta alagazarra, mas para isso, precisou estar sempre em conluio com a Globo e o resto da imprensa esquerdista, que é a quase totalidade dos jornalistas de merda que temos hoje.

    Onde um apedeuta teria tanto espaço na imprensa como tem esse psicopata que não respeita nem mesmo um juiz que estã lhe julgando, como foi o episódio dele perguntar ao Moro coisas que não se pergunta nem a um proxeneta. E pior, Mouro em vez de prendê-lo, respondeu suas perguntas desrespeitosas. Moro perdeu ponto para um bandido frouxo. Lamentável.

    Mas isso passa, pois Moro tem valor, e creio que isso é o que interessa para o TRF 4 referendar a condenação dos 9 anos e meio que Moro deu para esse bandido frouxo.

    Brasil livre, jararacalula na cadeia!

    Estamos com as forças policiais responsáveis pela garantia da tarnquilidade do povo gaúcho no próximo dia 24, e se precisar desçam a lenha nesses petistas desgraçados.

    Vão fazer zona em Cuba ou na Venezuela, para onde mandaram muita grana produzida com o nosso suor.

    Cambada de petistas sem vergonhas que não prestam nem para ser porteiros de meretrício. Vagabundos, inúteis, caras de pau de merda, FDP,
    canalhas, fedorentos, ladrões, traidores da pátria e lambedores de saco de comunistas assassinos.

  10. A morte de Celso Daniel foi um ato de covardia e traição.
    Imprensa toda ela,foi conivente e omissa.
    Quando vai sair uma ampla matéria sobre o caso nesse espaço ?
    Por que o caso foi abafado e a imprensa não toca mais no assunto ?
    estranho,né “gentem”

  11. Roberto Velasques, depois que Lula te deu umas porradas, tu ficastes com uma raiva incontida dele mas não fizeste nada. Só ficas destilando ódio. Compra um revolver via lá e dá um tiro nele. Serás carregado como heroi. Aqui nesse Bolg pode dizer o que quizer, não vale baboseira. Acho que você toma cachaça vagabunda. Escreve alguma coisa que tenha lógica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *