Ibope sinaliza que Bolsonaro e Haddad se consolidam para o segundo turno

Resultado de imagem para bolsonaro e haddad

Charge reproduzida do Site UOL Notícias

Pedro do Coutto

A pesquisa do Ibope divulgada na noite de quarta-feira e comentada quinta-feira através de reportagem de Bruno Góes, fornece a impressão de que Bolsonaro e Haddad vão se enfrentar no segundo turno marcado para 28 de outubro. O levantamento acentua uma diferença muito grande entre Bolsonaro e Haddad em relação a Ciro Gomes e Geraldo Alckmin.

Bolsonaro atingiu 27% das intenções de votos e Haddad 21%. A seguir Ciro Gomes obteve 12 pontos e Geraldo Alckmin ficou congelado no 8º andar. Assim Bolsonaro distancia-se 6 pontos de Haddad e Haddad, por sua vez, fica com 9 pontos em relação a Ciro Gomes. E Ciro Gomes fica a 4 pontos à frente de Alckmin.

DATAFOLHA – Vamos esperar, com base no Datafolha de hoje, se existem diferenças entre seus números e os percentuais fixados pelo Ibope.

Bruno Goes focalizou um ponto importante que aparece no levantamento do Ibope. Trata-se da possibilidade de que 28% dos que hoje manifestam sua intenção de voto para os candidatos ainda podem mudar de escolha.

Poder mudar de escolha, é possível. Entretanto não é possível que as mudanças de candidatos se distribuam exatamente quanto a Bolsonaro e Haddad. As mudanças não se referem especificamente a quais candidatos, de maneira capaz de mudar a colocação dos que disputam o Planalto nas urnas de outubro.

VOTOS PARA CIRO – Há casos em que aqueles que declararam votar em Bolsonaro possam deslocar-se para Ciro Gomes. Há também a perspectiva daqueles que afirmam seu voto em Ciro mas que podem mudar para o candidato do PSL. Da mesma forma, aqueles que declararam sua intenção de voto em Haddad venham a se transferir para Ciro ou Alckimin.

Assim, não há uma transferência total para ninguém. As transferências podem abranger os três principais candidatos. Ninguém pode garantir que as mudanças venham coincidir de forma única. É como uma convergência de vontades, que se incorporam à atitude em relação às urnas.

NULOS E BRANCOS – A respeito dos votos nulos e brancos que vêm caindo de pesquisa em pesquisa, agora em 12% pelo Ibope, é preciso considerar que os eleitores nas urnas do próximo dia 7 têm que marcar seis candidatos. Um para Presidente da República, um para governador de estado, dois para o senado, um para a Câmara Federal outro para a Assembleia Legislativa.

É possível que os votos nulos e brancos atinjam fortemente a eleição presidencial, a última a ser digitada. Vamos ver se tal hipótese se confirma. 

3 thoughts on “Ibope sinaliza que Bolsonaro e Haddad se consolidam para o segundo turno

  1. O que sabemos ser verdade, apenas se materializará quando o segundo turno vier. Não tenho dúvidas de que Bolsonaro tem franca chance de ganhar no primeiro turno, mas aqui é Brasil. O tal movimento anti Bolsonaro, não poderá mais mentir, alegando suprapartidarismo quando houverem apenas dois candidatos.

  2. Para ser mais coerente com a realidade e menos baba ovo do capitão a última frase deveria ser:

    Homofóbico,Misógino,Apologista da violência e da tortura covarde,Agressor de mulheres,Mistificador,Ignorante,Terrorista,etc,sim,poste do ladrão,não!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *