Ligações de telefone de Aécio Neves e Gilmar Mendes desmoralizam o Supremo

Resultado de imagem para ligações entre gilmar e aecio charges

Charge do Bessinha (Site Conversa Afiada)

Deu em O Tempo

Relatório da Polícia Federal (PF) apontou que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ligou 46 vezes para o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do aplicativo WhatsApp entre os dias 16 de março e 13 de maio deste ano. Desse total, 22 chamadas foram completadas. Gilmar é o relator de quatro inquéritos que investigam Aécio no Supremo.

A informação sobre a intensa frequência dos contatos foi divulgada nesta quinta-feira (dia 19) pelo site Buzzfeed Brasil. O delegado federal Josélio Azevedo de Sousa, que subscreve o relatório, destaca que uma das conversas foi no dia 25 de abril de 2017, data em que o ministro deferiu monocraticamente decisão favorável ao tucano para que ele não precisasse prestar depoimento à PF em um dos inquéritos da operação Lava Jato.

ESTÁ NOS AUTOS – O relatório da PF foi incluído em uma das ações que tramitam no STF. O documento, datado de 15 de agosto de 2017, não está sob sigilo na Corte. No período em que foram feitas as ligações, as investigações sobre Aécio já estavam sob a responsabilidade de Gilmar Mendes.

As ligações não foram interceptadas pela PF, mas identificadas a partir da análise de celulares apreendidos com Aécio na operação Patmos, fase da Lava Jato deflagrada em 18 de maio. Não é possível saber o conteúdo das conversas.

No dia em que Gilmar acatou o pedido da defesa de Aécio, o senador tentou ligar três vezes para o ministro e somente na quarta tentativa conseguiu contato. Os registros indicam que conversa teve duração de 24 segundos e foi realizada às 13h01. No mesmo dia, o tucano voltou a ligar para Gilmar Mendes, às 20h59, mas não conseguiu contato.

LIGAÇÕES PERIGOSAS – No dia seguinte, 26 de abril, quando a decisão do ministro do Supremo foi tornada pública, Aécio voltou a ligar para Gilmar. Ao todo, foram cinco ligações pelo WhatsApp, em quatro delas o senador conseguiu falar com o ministro. Segundo o relatório, as ligações somam seis minutos e 57 segundos.

“Embora não sendo possível afirmar que as ligações havidas no dia 25/4/2017 tenham relação com o requerimento protocolado nesta mesma data pelo advogado do senador Aécio Neves e deferido neste mesmo dia pelo ministro Gilmar Mendes, é de se destacar a coincidência desses contatos”, informa a PF.

No laudo referente a outro telefone do tucano, a PF mostra registros de chamadas entre Aécio e Gilmar entre 18 de fevereiro e 4 de abril de 2017. São oito ligações, das quais eles conversaram em seis.

RELAÇÕES FORMAIS – Outro lado. Em nota, a defesa de Aécio diz que “mantém relações formais com o ministro Gilmar Mendes e, como presidente nacional do PSDB, manteve contados com o ministro, presidente do TSE, para tratar de questões relativas à reforma política”.

“Ressalte-se que pouco mais da metade das ligações citadas foram completadas, conforme consta do relatório da PF. Ocorreram também reuniões públicas para tratar do tema, com a presença do presidente da Câmara e presidentes de outros partidos. O senador Aécio é autor de uma das propostas aprovadas no âmbito da reforma política”, diz o texto.

Também em nota, Gilmar informou que “manteve contato constante, desde o início de sua gestão, com todos os presidentes de partidos políticos para tratar da reforma política”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A matéria comprova a promiscuidade entre os poderes e mostra que não foi a primeira vez que a PF identificou ligações entre Aécio e Gilmar. Um telefonema grampeado registrou conversa no dia 26 de abril, sobre o projeto de abuso de autoridade no Senado. A desmoralização do Supremo é uma realidade e o corporativismo impede que o ministro Gilmar Mendes sofra impeachment. Ah. Brasil… (C.N.)

18 thoughts on “Ligações de telefone de Aécio Neves e Gilmar Mendes desmoralizam o Supremo

  1. Mantido o quadro e ritmo das substituições, chegaremos a totalidade de ministros estilo Gilmar Mendes e demais assemelhados.
    Quem sabe uma AÇÃO POPULAR para a renovação do STF por completo?
    Afinal, nada maior do que o povo!
    Fallavena

    • Caro Antônio.

      Todo CARGO VITALÍCIO acho vergonhoso e imoral em um país tão lascado como o Brasil, onde o serviço pública é uma &*#@. O sujeito fica como se estivesse trabalhando na fazenda do pai, tratando os cidadãos com desdém e descaso, como se as pessoas fossem lixo! O sujeito se sente como um faraó ou como um um Calígula, imperador romano.
      Creio que os ministros dessa #@$+ deveriam ficar, no máximo, o mesmo tempo de um senador.
      -Como isso não é possível, só torcendo para que a morte não tarde para eles.

      Abraços.

    • Temos que encontrar um partido a favor de Temer, mas que tenha dissidentes que votarão contra Temer. Por exemplo o DEM e fazer com que façam um relatório contra o afastamento de Temer, porem a favor do fatiamento do processo com Padilha e Moreira Franco em separados.

    • Fico pensando se o MP, a OAB, o CNJ, o CNMP não teriam como fazer algo a respeito. Já passou de todos os limites. A desfaçatez de Gilmar Mendes nos revolta e compromete TSE, STF e todos os juízes que têm convivência profissional com ele. Parece que lhe devem vassalagem, sabe-se lá por quê.

  2. É mais um veemente indicio de que, cada grupo aqui fora tem uma ligação com o seu homológo, sintetzado na caricatura dos ministros do STF.

  3. Esse ministro é uma vergonha. Espero que não sejam assim que as decisões sejam tomadas nos demais tribunais, onde o investigado passe a falar secretamente com o Juíz que vai lhe julgar. Não sei como dorme uma figura dessas, deve tomar muito remédio pra isso. A história é que vai julga-lo. Mas o que se sabe é que esse é o tempo do pior STF de nossa história, e o nome desse ministro vai ser objeto de novas leis de como um Juiz não deve fazer.

  4. Certa vez Rui Barbosa afirmou que “a força do direito deve prevalecer sobre o direito da força”.
    E o Brasil se transformou nesse lindo paraíso (de corrupção e impunidade).
    Face o atual promíscuo cenário brasileiro sugiro alterar a ordem disso para que seja empregado o “Direito da Força” e botar ordem no galinheiro, se é que dá tempo.

  5. Uma pegunta que se faz necessária …..Lá no STF tem alguém que não tenha rabo preso para conter essa desmoralização ? este douto ministro fala o que quer , quando quer , como quer , e não se levanta uma voz se quer para enquadra-lo ? quando
    é que veremos uma alma ética em defesa dos éticos ?
    E agora quem nos defenderá ?

  6. Deram chance para aparelhamento… Sinceramente, o culpado disso é o Figueiredo… Que Deus o tenha. Sua intenção foi boa..
    Sinto-me envergonhado e enojado com tanta patifaria.

  7. A corrupção no país só existe , porque temos uma justiça corrupta . Leis inventadas por bandidos , redigida por bandidos e aplicada por seus pares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *