Luiz Fux, futuro presidente do TSE, está condenando Lula bem antes do julgamento

Mauro Santayana

Destinado a ocupar a Presidência do Tribunal Superior Eleitoral de fevereiro a agosto do ano que vem, o Ministro Luiz Fux, do STF, se indagou, a respeito da eventual candidatura de Lula, em recente entrevista à jornalista Monica Bergamo: “Pode um candidato denunciado concorrer, ser eleito, à luz dos valores republicanos, do princípio da moralidade das eleições, previstos na Constituição? Eu não estou concluindo. Mas são perguntas que vão se colocar”…

A resposta seria sim, claro que pode, como já ocorreu com centenas de candidatos no passado. Caso contrário, a justiça estaria admitindo que bastaria que uma mera denúncia – eventualmente anônima – de um desafeto, viesse a ser acatada,  para que se interrompesse, se inviabilizasse, em pleno pleito, ou antes dele, a carreira política de qualquer pessoa.

DIVAGAÇÕES -Mesmo se provocadas pela pergunta, as divagações do Ministro Fux parecem sinalizar que a Justiça brasileira, ou ao menos parte dela, está disposta a correr o risco de atravessar um perigoso e temerário Rubicão, e interferir não apenas no processo político mas no próprio rumo da História, mesmo que venha, com isso, a entregar o país ao fascismo nas eleições de 2018.

Se condenar Lula em segunda instância, por um crime que não cometeu – e, no limite do entendimento surreal do Juiz Sérgio Moro e do Ministério Público da Operação Lava Jato, ao menos não chegou a concluir – seguindo o mesmo raciocínio frouxo e esdrúxulo – que será visto aos olhos do mundo como um golpe branco, tão injusto e absurdo como o que derrubou Dilma em 2016 – a Justiça teria de, no mínimo, investigar e eventualmente condenar e igualmente impedir a candidatura do pré-candidato que se encontra em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, por ter recebido e depois estornado às contas bancárias do partido, substituindo-o por recursos do fundo partidário, dinheiro da JBS. Mas não parece ser esse o caminho que está disposta a percorrer, por estas plagas, a velha dama da espada e da balança.

FAZER JUSTIÇA – Para não deixar dúvidas sobre que ovelha estava tosquiando, na mesma entrevista, depois de afirmar que o STF não deve fazer pesquisa de opinião pública para tomar suas decisões e que ele mesmo não pode julgar uma pessoa apenas ouvindo a sociedade, contraditoriamente o Ministro Luiz Fux fez questão de frisar – quem avisa amigo é – que o descrédito no Judiciário, derivado de uma eventual mudança de posição da Suprema Corte neste momento, a respeito da possibilidade de prisão a partir de condenação em segunda instância – tema também diretamente ligado ao futuro do próprio Lula – poderia levar o “povo” a “fazer justiça pelas próprias mãos”.

Pegando o fio da meada, ou melhor, da bola que o Ministro Fux inocentemente colocou em campo, como se não quisesse antecipar, embora já antecipando, o resultado da jogada, não seria o caso de se lembrar outras perguntas, começando pela mais óbvia, sobre o que ele tem a dizer sobre a diferença entre denunciados e condenados com trânsito em julgado?  Ou de perguntar a que “povo” Sua Excelência se referiu na entrevista?

BOM SENSO – Afinal, não se pode confundir os ataques obscenos de grupelhos inspirados por um senso aparentemente comum e distorcido, que nada tem a ver com o bom senso, com a opinião dominante em nosso país.

Até porque 70 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet, e a maioria dos cidadãos não dispõe de tempo para ficar destilando ódio na “rede”. Há quem precise levantar-se cedo e trabalhar para cuidar dos filhos e pagar tributos, sim, no mínimo os que estão embutidos na eletricidade, na água, no arroz, no feijão e na farinha do pão que ganha com o suor do rosto.

Ou será que o Ministro Fux estaria se referindo ao “povo” – de seletiva indignação – que o ódio a determinado partido político levou às ruas, vestido de verde e amarelo, com patos de borracha e babás de uniforme,  para derrubar Dilma, e que, apesar da sucessão de escândalos que se seguiram, nunca mais voltou?

55 thoughts on “Luiz Fux, futuro presidente do TSE, está condenando Lula bem antes do julgamento

  1. Então Lula é um santo, hein, Sr. Mauro? Já deveria estar na cadeia por crime de lesa pátria! Dívida pública (que é de todos nós, Sr. Mauro) de 5 trilhões! Fundos de pensão quebrados com compra de papéis do grupo X e das dividas da Argentina e Venezuela a mando dele! Só por esses fatos citados acima já merecia apodrecer na cadeia! Está chegando a hora do “nordestino retirante alma mais honesta do mundo” ir morar em Curitiba, Sr Mauro!

    • Antes do Lula, o Brail era a decima-quarta economia do mundo. Depois dele, chegou a ser a sexta e hoje ainda é a nona. Antes do Lula, devíamos ao FMI, hoje somos credores, temos mais que o PIB portugues, 380 bilhões (mil milhões) de dólares em reservas internacionais, e somos o quarto maior credor indivdiual externo dos EUA – pesquisem por mayor treasuries holders no google, e chequem esta informação na página oficial do tesouros dos Estados Unidos. E a divida pública hoje, ainda é menor do que era quando Lula chegou ao poder com relação ao PIB! em 2002, 80%, hoje, ainda não chega a 70.

  2. Não sei como ainda tem gente que defende um vagabundo como o Lula! Deseducou uma nação! “Os fim justifica os meio”! “O cumpanheiro errô”!

  3. Em uma ocasião falando com uma pessoa esclarecida, disse-me ele, “não se deve fazer de uma ideologia, uma doença”.
    Pois bem, lendo o que Mauro Santayana escreve, pode-se observar que realmente o esquerdismo instalado no pais é uma patologia psíquica, que não vê a realidade, só
    as conveniências ou os interesses de indivíduos que sofreram lavagem cerebral e não conseguem ver o mundo como ele é.
    Este senhor que nunca deve ter visto sequer a cor da capa dos processos que o lula responde,, entra nos autos e proclama, o lula é inocente, sem sequer levar em conta as provas existentes.
    Se isto não for uma doença, deve ser desonestidade mesmo.

  4. mais um petista alienado e covarde -pois nao tem coragem de dizer a verdade-lamentavel sr Mauro-e bom jair se acolstumando com ordem-disciplina-moral-honestidade-respeito aos valores minimos de patriotismo-atributos q lhe faltam e a quem o sr defende- BRASIL ACIMA DA TUDO

  5. mais um petista alienado e covarde -pois nao tem coragem de dizer a verdade-lamentavel sr Mauro-e bom jair se acustumando com ordem-disciplina-moral-honestidade-respeito aos valores minimos de patriotismo-atributos q lhe faltam e a quem o sr defende- BRASIL ACIMA DA TUDO

  6. Não precisa fazer INTERVENÇÃO constitucional. Basta o stf ser composto por sujeitos de caráter ilibado, sem envolvimento partidário ou com qualquer político.
    Se a concentração de forças do bem seja a direita, esquerda ou centro for voltada para este fim, acaba-se este momento de feiúra, vergonha e humilhação que o cidadão de bem está passando. Para mim, que sou leigo, percebo que esta é a opção, aliás, a unica opção..Para tanto, aí sim, as FA deveriam atuar.
    Até agora, na minha modesta opinião , e bota modesta nisso, as FA na pessoa de seus atuais comandantes, bem como TODOS os ministros do stf, são um bando de CANALHAS!!

  7. “Se condenar Lula em segunda instância, por um crime que não cometeu…”

    Deve ser o fisiologismo patológico ou amante da desordem para justificar a ideologia anacrônica que grassa o País em cleptocracia, nesse meio a perfídia é a máxima.

    Que todos envolvidos nessa vilania contemplem o astro rei sol de maneira geometricamente distinta. Da quadrilha travestida de partidos A ao Z.

  8. Sr. Mauro Santayana… o senhor também deveria ser preso junto com seu santo.
    Deveria morrer abraçado junto com esse escroto num fétido buraco!
    Deixe-me perguntar uma coisa: Oi Sr. Tá de sacada gemas com a gente?
    PQP!!!
    ATENCIOSAMENTE.

  9. “Pode um candidato denunciado concorrer, ser eleito, à luz dos valores republicanos, do princípio da moralidade das eleições, previstos na Constituição? Eu não estou concluindo. Mas são perguntas que vão se colocar”… A rigor não poderia nem se aproximar de um processo eleitoral, mas, sob a égide do $istema político podre, depois dos episódios patrocinados pelo próprio TSE e STF, mantendo “Quadrilhões” governando o país, e o $istema político podre dando as cartas e jogando de mãos, tendo em vista ainda o mais recente episódio da Assembleia Carioca mantendo tb um “Quadrillhão” no comando do estado, a leitura é a de que para uns ladrões vale tudo e para outros não é permitido nada, nem furtar uma galinha para saciar a fome da prole. Vale dizer, com a manutenção de um $istemão podre e “Quadrilhõe$” no poder, soa meio que incoerente impedir que mais um ou mais outro meliante seja candidatos, principalmente para exercer funções numa república 171 que parece ser dos me$mo$ e não da população que trabalha e faz das tripas coração para pagar as suas contas, impostos, juros extorsivos e o escambau, para um estado e mercado capturados, dominados e manipulados por bandidos mancomunados. Fazer justiça com o fiofó do inimigo é fácil, o difícil é fazer Justiça reta, contra todos os bandidos.

  10. Embora o Carlos Newton,faz algum tempo tenha deletado o comentário que postei,vou insistir:
    O que vai acontecer é o seguinte:
    1.O TRF 4 vai confirmar a decisão de Sergio Moro,mas Lula,embora condenado por um colegiado NÃO SERÁ PRESO,porque o STF vai derrubar a prisão dos condenados em 2a Instância.
    2.Aí o Newton argumentou:”Desculpe Werneck,mas Lula não poderá ser candidato,pois está enquadrado na Lei da Ficha Limpa “.
    3. Eu respondo.Sua defesa vai apelar defendendo a tese de que o ex-presidente não se enquadra na Lei da Ficha Limpa,com uma série de argumentos corroborando esse entendimento.Este recurso,como se sabe,deverá levar tempo para ser a apreciado,dando oportunidade paraa Lula registrar sua candidatura e concorrer à presidência em 2018.A decisão final só sairá depois das eleições e se ele for o vencedor,fica muito difícil impedir sua posse,embora juridicamente isso possa se perfeitamente possível,mas popularmente,criará um enorme problema.
    4..É isto o que vai acontecer e não precisa ser nenhum futurólogo para saber.Basta conhecer um pouco de nossas tradições políticas e saber da lentidão de nossa Justiça.
    5.Fica aqui o registro,com assinatura,data e hora,para que eu possa ser cobrado depois.
    6.Portanto o destino de Lula está única e exclusivamente nas mãos do eleitor brasileiro.

  11. SIM, TÁ NA HORA D, a Globo tb, assim como o $istema político apodrecido inteiro, o capital velhaco, o establishment financeiro bandido, o partidarismo eleitoral, o golpismo ditatorial, todos os seus tentáculos, velhaco$, a plutocracia putrefata dos me$mo$ com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia fantasiada de democracia, a guerra tribal primitiva, permanente e insana dos me$mo$ por dinheiro, poder, vantagens e privilégios, sem limite$, à moda tudo para elle$ e o resto que se dane, o estado e o mercado capturados, dominados e manipulados por bandidos mancomunados, dos quais somos todos vítimas, reféns, súditos e escravos há 128 anos. https://www.brasil247.com/pt/colunistas/leandrofortes/327535/A-hora-da-Globo.htm

  12. Fica a pergunta no ar : Seria o Bebum de rose honesto ?
    E todos os que estão apurando seu crime desonesto e em conluio a ponto de sacrificar o alma mais honesta do mundo ?
    E a delação do Palocci ?
    Sr. Santana uma pergunta : estaria o senhor defendendo o molusco por constar em folha de pagamento do pt ?

    • Que pergunta rapaz, todo o petista é honesto, não rouba de ninguém, não tem caixa dois, não pega comissão em licitação, não usa o que é público em proveito próprio. Os petistas são como frades franciscanos. Puros por natureza. Deus que me perdoe.

  13. Verdade Paulo 2 , eu desconfiando dos ptralhas sendo eles mais ônesto que a honestidade !!
    Inclusive honestidade é o o programa de governo deles e forte da casa digo sítio !!

  14. Acusam a esquerda segundo a própria métrica.

    Acusam a esquerda de ser cega, e não percebem a própria cegueira.

    Fico com julgamento do povão.

  15. Quá quá quá…
    Ihuuu!
    Mauro Santayana…ahahaha
    Acabou a mortadela azeda pra vc e petezada imprestável.
    O Fux disse isso…!
    Que bom!
    Que delicia!!!
    Que antecipação maravilhosa!!!
    Aceite que dói “menas”…
    Lula ja foi…
    Que noticia boa o Fux nos adianta…
    Sinal cosmico que vão passar o rodo no ladrão “novededos”…
    E vc Santayana…pega uma pimenta malagueta bem caprichada e passa nos olhos…
    Faz bem…
    Ihuuu…
    Em BSB 20:49…printando o post…
    Oia a tesoura do CN…
    Ahahahaahah

  16. Caríssimo Werneck,

    Apontaste duas questões que as julgo de fundamental importância para o povo e país:
    Lula ser condenado e fora do pleito eleitoral de 18;
    Lula condenado e disputando a presidência da República (até porque não tenho como sequer imaginar que o ladrão será inocentado).

    Se condenado e fora, a quadrilha petista reunirá seus seguidores, incluindo o exército de Stédile, e o pau vai comer;
    Se condenado e “dentro”, a quadrilha petista reunirá seus seguidores, incluindo o exército de Stédile, e o pau vai comer para que Lula vença as eleições.

    Se Lula vencer, e seus seguidores forem controlados, a disputa foi limpa E AS URNAS ELETRÔNICAS ENTREGARÃO RECIBOS DOS VOTOS SUFRAGADOS, digo com veemência, meu amigo Werneck, que LULA NÃO ASSUME!!!

    Penso que será nesta única possibilidade que as FFAA intervirão para impedir esse absurdo, essa excrescência sem igual no mundo!!!

    Um ladrão, condenado, escroque internacional, mas presidente desta republiqueta!!!

    Não dá para aguentar e, o Brasil, derrubará o célebre ditado popular, que diz:
    “Vox populi, vox Dio”.

    Deus não vai permitir que falem em seu nome desse jeito, mas não vai mesmo!

    E será nessa hora, meu caro amigo, que o Brasil estará na iminência de uma guerra civil, a tão sonhada revolução petista, pois a intenção dos criminosos será a ditadura do PT, chefiada pelo líder da quadrilha, Lula, evidentemente.

    E, em face do atraso das FFAA em não terem impedido antes o que estamos questionando, SERÁ TARDE DEMAIS, pois enfrentarão o povo, e será um banho de sangue!!!

    Assino e cobrarei esta minha projeção a respeito de Lula e sua absurda malignidade para com o povo e Brasil, haja vista que uma pessoa tão ignóbil, deletéria, imoral, inescrupulosa, corrupta e desonesta, há muito tempo deveria estar trancafiado em qualquer presídio desta nação.

    Um forte abraço.
    Saúde e paz.

  17. “Até porque 70 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet, ”
    Puxa, se o número é verdadeiro (e acho que não é), somos um povo com acesso a informações. retirando todos os menores de 16 anos, INCAPAZES de votar, o percentual dos com internet aumenta mais ainda. A não ser que o dado já seja só de acima de 116 anos!

    Com tudo isto, se Lula for eleito, vamos reclamar do que? Das urnas? Da falta de capacidade mental dos eleitores? Da falta de caráter de tantos brasileiros?

    Lula eleito, tornando-se o primeiro tri-presidente, será a prova definitiva de que só a borracha nos salvará.

    Importante – digo que poderá ser tri-presidente, mesmo não tendo mandatos consecutivos. A seleção é tida como “penta”!, mas na verdade é bi-campeã ou tem cinco títulos mundiais.

    Quanto ao exército, a cada omissão se torna menos confiável. Já não sei se servirá, mesmo que seja para defender a constituição!

    Fallavena

  18. Esse cara deve ser um “Lacaiozinho de décima categoria,que deve ter “ENRICADO” muito durante essa gestão da quadrilha do Lula.
    Agora,virou moralista,paladino dos bons costumes.
    De repente ganha 15 mil na CUT “INGUALZINHO U DILÙBIU”,que era funcionário fantasma.
    Os lacais empregado da CUT,estão preparando uma greve por causa da demissão em massa e,o seu presidente,está desesperado com o fim do imposto sindica.
    PIMENTA NO CUT DOS OUTROS,É REFRESCO.

  19. Boa madrugada.

    ” Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la (Voltaire).
    Sr. Mauro Santayana mesmo não concordando com suas ideologias, poucas coisas o Sr. tem razão, mas somente por um fato.
    O povo foi para as ruas através de propagandas até da REDE BOBO. O VPR (Vem Para Rua) estava ligado ao PSDB e o seu mentor, incentivador, ou sei lá o que, era o Sr. Serra com o Sr. Aécio.
    O Exército fica chamando o povo, e lhe pergunto: O senhor não acha que o Exército deveria montar esta mesma logística para o povo? Se o povo for sem a logística como a apoiada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmim, o povo vai levar “porrada”, ou não? Mesmo sendo ainda o PSDB no governo, mas só que agora o povo estaria reivindicando a volta das Forças Armadas, o que já acho que devem ficar treinando com espingarda de matar passarinho no quartel, cansei, cobram tanto do STF agilidade e não fazem o mesmo. Ou vão me falar que não sabiam de nada, quem não sabia era eu!!!
    E estão errando em cima de suas divisões internas, assim penso.

    Outra questão, pode ser até legal o LULA retornar ao poder mas o senhor acha justo? O país por estes fatos que estamos presenciando, o Sr. não concorda que neste momento não precisamos de tanta legalidade (lacunas nas leis) pois as leis são feitas pelos poderosos e sim de justiça, de sermos justos.

    Não me venha falar em subjetividade…

    Mas vamos focar nossos pensamentos na distinção do justo e do legal pelo ao menos neste momento em que o país atravessa, para não sermos o estopim deste povo pacato.Possuo muito receio deste comportamento pacato, pois quando se revolta, sai de baixo. Não são palavras minhas, aprendi que o ódio e a raiva elimina qualquer medo, emergindo os instintos animais. Foi Sócrates quem disse isso, pesquise para ver que não estou inventando, como o LULA ensinou para que assim fizéssemos, em termos de números estatísticos, e o Sr. concorda com isso, a desinformação?

    A respeito disso, se 70 milhões de brasileiros não possuem internet, e supondo bem para baixo, que cada uma dessas casas possuem só 2 pessoas, então estamos com 140 milhões de pessoas sem internet?
    E estão com medo dela, para as próximas eleições, tentando, disse, tentando, regulamentá-la?

    Que ataque de pequenos grupos o Sr. está se referindo, foi um momento lindo de nacionalistas, com bandeiras, panelaços, etc. Só que eles não esperavam que a PF, sei lá por que só agora, descobriu que todos, PT, PMDB, PSDB, PDT, e todos outros estavam juntos e misturados. Será que tinha o que chamamos de tubarão, muita fichinha para OCDE? Não fazendo a economia funcionar?

    O Sr. mesmo afirma que somos 70 milhões de pessoas sem internet, não sei donde retirou este número, mas lhe garanto, que 99% dos que apoiam o LULA recebem alguma bolsa miséria dele, estão analfabetos, e realmente são trabalhadores com condições financeiras muito precárias, fácil de serem manobradas, o Sr. não acha?

    É humano para um pai, sem cultura, sem perspectiva, doar seu voto, por um antibiótico para salvar seu filho por uma simples infecção, e se não o fizer, seu filho subnutrido poderá morrer, o Sr. não acha?

    O Sr. disse das condições do povo de levantar cedo, pagar impostos, etc, mas esqueceu que seu LULA vetou o fator previdenciário para este mesmo povo, visto que, mesmo que fosse para se aposentar mais cedo e com 1 ou 2 salários mínimos, para este povo tão sofrido que o senhor e eu morremos de atenção, já seria bom, o Sr. não acha?

    O POVO realmente não voltou às ruas, por isso que dou um pouco de razão ao senhor e culpo ao exército por não fazer esta estratégia, pressionando uns, acolá outros, mas já estou achando melhor irmos pelo caminho que eles penderam em suas divisões, repetindo.

    Quanto ao Ministro Fux, o Senhor escreve uma crítica ao não distanciamento dele à decisão judiciária futura e, o que mesmo forçando meu pensamento em muito para ir de encontro ao seu, vamos dizer que sim, mas nunca esquecendo o justo do legal neste momento e, sua caneta (do Ministro Fux) em suas mãos o que o Sr. faria?

    Gostaria então de saber sobre o Gilmar Mendes, que até hoje não deu esclarecimentos sobre IMPEDIMENTO/SUSPEIÇÃO de Jacob Barata, o que o Sr. faria se fosse o Sr. mesmo ou a Ministra Cármem Lúcia?
    Abraços.
    E sigamos.

    Ou será que o Ministro Fux estaria se referindo ao “povo” – de seletiva indignação – que o ódio a determinado partido político levou às ruas, vestido de verde e amarelo, com patos de borracha e babás de uniforme, para derrubar Dilma, e que, apesar da sucessão de escândalos que se seguiram, nunca mais voltou?

  20. Este seu parágrafo final só lhe compreenderei se disser para todos nós, o que devemos pensar no momento: em sermos JUSTOS ou LEGAIS como apregoa o Exército?
    Paz.

  21. Sobra desonestidade no texto publicado por esse senhor. Observo que, da mesma forma que age o seu ídolo, ele inventa números para tentar convencer os incautos.
    Por qué no te callas?

  22. Newton, o Carlos Werneck anda meio ouriçado. Já pensaste se fosse eu a dizer que você é o protetor da prostata de Temer? O mundo da Tribuna da Internet viria abaixo. Não por você, que é um refinado profissional e tiraria de letra (essa linguagem a maioria não sabe).Mas os “hunos” aproveitariam para ver se mesmo de longe me acertariam uma pedrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *