Lula escolhe Haddad para as urnas de 2022, mas ainda falta a definição de Luciano Huck

Pedro do Coutto      /   Charge do Aroeira (revista Fórum)               

O Globo e o Estado de São Paulo deste sábado dão destaque a iniciativa do ex-presidente Lula de colocar o PT em ação contra a candidatura Bolsonaro e também contra João Dória, praticamente escolhido como candidato do PSDB. A matéria no Globo está assinada pelo repórter Sérgio Roxo.

Com essa iniciativa acredito que não sobrou espaço para que o apresentador Luciano Huck possa disputar as eleições, inclusive porque o DEM, presidido por ACM Neto vai sofrer perdas com a saída de Rodrigo Maia, como escreveram Paulo Capelli e Júlia Lindner também no Globo.

No decorrer da semana passada Merval Pereira escreveu a respeito de Huck dizendo que ele não havia ainda decidido ser candidato o que implicaria no seu desligamento da TV Globo.

TUDO COM ANTES – Como se constata no caldeirão sucessório, as posições vão se consolidando não havendo espaço para qualquer outra candidatura. Novamente podem se colocar frente a frente os direitistas com Bolsonaro, o centro com João Dória, os reformistas com Haddad e Ciro Gomes.

Quanto a Lula, ao contrário do que muitos pensam, é interessante notar que o ex-presidente na realidade tem uma atuação que conduz à impressão de ser da esquerda, quando é de fato um conservador.

Ser conservador representa a posição de todos aqueles que não desejam uma reforma de estrutura entre as relações do capital e do trabalho.

CONCENTRAÇÃO DE RENDA – Enquanto não for resolvida no Brasil uma solução para o problema da concentração de renda, o conservadorismo vai prevalecer. Uma das consequências da política conservadora está no empobrecimento da população. Basta ver que o país tem 65 milhões de pessoas em situação de extrema carência.

Não gosto da expressão desigualdade social, pois ela parte de um raciocínio poético de que todos seriam iguais. Mas por princípio o ser humano é desigual. O desenvolvimento social, isso sim, é que tem de ser finalmente implantado. Os salários não podem eternamente perder para os preços, uma vez que o resultado de tal confronto está contido na favelização, desemprego e na falta de esperança. É triste ver o expresso da história passar pelos trilhos da política sem ter condições de embarcar.              

E é preciso que nós, seres humanos, nos livremos dessa compressão e possamos seguir em frente sentindo melhoras em nossas vidas, à luz da inclusão para nossas famílias.

CAPITAL E TRABALHO – Lula jogou apenas um lance de dados e Haddad aceitou percorrer o país em busca de apoio junto a população. Certamente vai abordar a contradição entre capital e trabalho. Ela se une a outras duas que também envolvem a humanidade. São elas; existência/eternidade e corpo/espírito, que representam um sinal de mais e outro de menos, em todas as ocasiões.

Mas isso é só uma divagação minha. A extrema esquerda não existe mais, porém a extrema direita sobrevive. Nem todos conservadores são extremistas, mas todos os extremistas são conservadores. 

Na quinta-feira, na reunião do governo para avaliar os preços do diesel e da gasolina , Guedes disse que toda a vez que a receita subir vão crescer também direitos sociais. Não é verdade. A arrecadação de impostos só pode subir se o consumo avançar.

 

4 thoughts on “Lula escolhe Haddad para as urnas de 2022, mas ainda falta a definição de Luciano Huck

  1. O grande e experiente Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO, Jornalista e Homem de Comunicação, Pioneiro de Pesquisas de opinião Política, Professor Universitário, e Escritor: ( O POVO e o Voto -1966;
    BRASIL, fracasso do Conservadorismo – 1989; História Política do Estado do Rio de Janeiro – 1992; e que nos honra na TRIBUNA DA INTERNET, analisa o quadro Político para a Presidência 2022, e embora frisando que quase dois anos são uma eternidade, alinha como fortes Candidatos Sr. HADDAD PT; Sr. CIRO GOMES PDT; Sr. JOÃO DÓRIA PSDB; com possibilidade de Candidatura Sr. LUCIANO HUCK sem Partido; e o atual favorito Presidente BOLSONARO sem Partido.

    Mas será que o grande Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO não deixou de fora um Nome que a nosso ver terá grande peso como Candidato a Presidência, o ex-Juiz Federal Sr. SÉRGIO MORO sem Partido ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *