Lula, Temer e Bolsonaro foram os políticos mais pesquisados no Google em 2017

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Entre os mais procurados no tema “política”

Daniel Weterman
Estadão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente Michel Temer (MDB) e o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foram os políticos mais pesquisados pelos brasileiros no Google em 2017. Levantamento do Broadcast Político com dados da plataforma mais popular da internet mostra que os três nomes predominaram nos termos mais procurados no ano passado quando o assunto foi política. Quando os nomes são comparados no Google Trends, ferramenta do Google que mostra os termos mais populares em determinado período e região, Lula aparece como o mais popular nas pesquisas, considerando uma média ao longo de todo o ano.

Michel Temer, por sua vez, teve o pico mais alto de interesse em um período isolado, em maio, quando eclodiram as delações da JBS. O desempenho não significa, necessariamente, apoio ou desaprovação dos internautas aos políticos colocados na comparação, já que o Google analisa puramente os termos de pesquisa, e não o conteúdo dos materiais encontrados. Em uma escala de 0 a 100, em que 100 é o pico de popularidade de um termo na comparação, Michel Temer atinge o ponto máximo de pesquisas do ano no período entre 14 de maio e 20 de maio.

Nesse intervalo, as delações dos irmãos Joesley e Wesley Batista foram reveladas, atingindo o presidente e originando duas denúncias do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra ele. Ao longo dos 12 meses de 2017, Temer teve 10%, em média, da popularidade desse pico. Na mesma base de comparação, o nome do ex-presidente Lula aparece com 11%, em média, do interesse no ano.

LAVA JATO – O pico da popularidade do petista no site de pesquisas ocorreu de 7 a 13 de maio, período que coincide com o primeiro depoimento do petista ao juiz Sérgio Moro no processo em que é réu na Operação Lava Jato, em Curitiba. A audiência de Lula ocorreu no dia 10 daquele mês. Em terceiro lugar, Jair Bolsonaro apresenta um interesse dos internautas de 6% em relação ao pico das pesquisas, que foi a delação dos irmãos Batista. O deputado, um dos presidenciáveis nas eleições deste ano, exibe uma popularidade mais diluída ao longo dos 12 meses que a dos outros dois políticos, que por sua vez registram aumentos repentinos em determinados períodos do ano.

Na comparação com base em dados do Google, outros nomes aparecem com popularidade bem mais baixa. O senador Aécio Neves (PSDB-MG), também alvo das delações da JBS, e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), tiveram 2% do interesse do pico ao longo do mesmo período. Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) não ultrapassaram 1% das pesquisas relacionadas a Temer em maio.

Quando são comparados os presidenciáveis das eleições deste ano, Lula foi o mais popular nas pesquisas do Google em 2017, seguido na ordem por Jair Bolsonaro (PSC), Ciro Gomes (PDT), Rodrigo Maia (DEM), Geraldo Alckmin (PSDB), Álvaro Dias (Pode), Marina Silva (Rede), Henrique Meirelles (PSD), Manuela d’Ávila (PCdoB), Guilherme Boulos (sem partido), João Amoêdo (Novo) e Paulo Rabello de Castro (PSC).

POPULARIDADE  – Nessa base, o pico de comparação é o interesse por Lula durante o primeiro depoimento a Moro, em Curitiba. A média do petista ao longo dos 12 meses é de 18% desse ponto, seguida pelos índices de Jair Bolsonaro (10%), Ciro Gomes (1%), Rodrigo Maia (1%) e Geraldo Alckmin (1%). Os outros eventuais candidatos tiveram menos de 1% da popularidade que o pico apresentou. Quando é colocado na comparação o apresentador Luciano Huck, que negou ser candidato, mas cujo nome ainda ronda o cenário eleitoral, o Google registra um interesse pelo global de 5%.

O interesse pelos presidenciáveis e políticos no geral, entretanto, está longe de atingir a popularidade de outros termos na ferramenta de pesquisa. Segundo o Google, as buscas mais populares na ferramenta em 2017 foram, nesta ordem: Big Brother Brasil, Tabela do Brasileirão, Enem, Marcelo Rezende, O Chamado, FGTS, Sisu, Furação Irma, Despacito e A Fazenda.

Entre as 10 personalidades que mais interessaram ao público no Google durante o ano passado, também não há nenhum político. O ranking mostra, nesta ordem: William Waack, José Mayer, Léo Stronda, Fábio Assunção, Pabblo Vittar, Marcos Harter, Emilly Araújo, Elettra Lamborghini, DAniela Araújo e Eike Batista.

32 thoughts on “Lula, Temer e Bolsonaro foram os políticos mais pesquisados no Google em 2017

  1. Os dois primeiros já devia estar na cadeia, mas contam com a cumplicidade da justiça !

    Raquel Dodge está prevaricando e essa atuação da PGR de Temer é inaceitável !

    Raquel Dodge é a Prevaricadora Geral da República !!!

    Já era pra PGR ter feito a 3ª denúncia contra Temer no caso da MP do porto de Santos faz meses !!!

    Mas Raquel Dodge, a Prevaricadora Geral da República, foi escolhida por Temer justamente pra isso: continuar engavetando essa denúncia !

  2. Pela complexidade que o caso apresenta, somente Deus pode soluciná-lo. Se Deus não der conta, passem-no para a resoluta Xiquinha Bendlita!

  3. Quando nem o falso Deus (Theos) resolve a complexidade que diz existir no Brasil, e apela para outras divindades, constata-se que o nome verdadeiro do ilegítimo deveria ser a Górgona Maldita, pois a cabeça é tomada de serpentes, conhecida vulgarmente como Medusa.

    Lembro que foi um semi-deus que cortou-lhe a cabeça, Perseu, levando consigo um escudo espelhado, uma espada, sandálias aladas e um elmo de invisibilidade.

    O Theos, quadrilheiro, se mostrou muito cedo incompetente e caluniador na TI, devendo mudar o seu codinome para Fobos que, em grego também, significa a covardia, o medo, o temor de enfrentar os inimigos, então, neste caso, o esmorecido usa o anonimato!

    • Tem um outro “gracinha” por aqui, que também se vangloriava de não se esconder no anonimato, mas agora vive por aqui, depois de expulso, e o faz através de codinomes. Você deve saber bem quem é! Esse tal de Theos talvez seja a mesma pessoa, com outro codinome…

      • Empregou toda a família , os intervencionistas após os inúmeros vexames querem utilizar o BOLSONEGO como um trampolim para ditadura que querem implantar no país , até aquele ” comendador ” que mais parece uma Barbie marombada já virou Bolsonete.
        Depois que o ” herói ” Mourão resolveu ser deputado a estratégia mudou , mas o totalitarismo é o mesmo.

  4. Esse é o motivo do desespero dos comunistas e socialistas, as pessoas estão procurando saber quem é Bolsonaro e as mentiras da midia fake news não fazem mais efeito.

  5. O ” defensor ” da família e da moral usava o auxílio moradia para comer gente ? Morava na Casa de Nova ?

    RIO — Conhecido por declarações polêmicas, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) já disse, ao menos duas vezes, ter cometido supostos crimes durante sua vida parlamentar. O caso mais recente envolve o recebimento de auxílio-moradia da Câmara dos Deputados mesmo sendo proprietário de um imóvel em Brasília. Ao jornal “”Folha de S.Paulo”, Bolsonaro disse que usava o dinheiro — cerca de R$ 3 mil mensais —, recebido desde 1995, para “comer gente”: “Como eu estava solteiro naquela época, esse dinheiro de auxílio moradia eu usava pra comer gente”, declarou o parlamentar. Na mesma entrevista, Bolsonaro argumenta que usa o benefício para pagar condomínio e IPTU. Em outro episódio, durante entrevista concedida à TV Bandeirantes em 1999, Bolsonaro afirmou que sonegava impostos: “Eu sonego tudo que for possível”.

    As duas declarações revelam supostos crimes, que poderiam gerar processos civis, penais e tributários, segundo advogados consultados pelo GLOBO, e em caso de condenação, poderiam resultar até em suspensão dos direitos políticos por até cinco anos. No entanto, passados 19 anos, uma suposta sonegação cometida em 1999 já estaria prescrita.

  6. Reitero que petista algum tem autoridade moral para comentar sobre Bolsonaro!

    Lula roubou o povo e Brasil como nunca antes foi registrado na história.

    Não teremos nos próximos séculos alguém que chegará perto de Lula nos seus crimes, pois além de ladrão e corrupto, inescrupuloso e canalha, Lula é o maior genocida do continente americano!!!

    Os bilhões roubados da Petrobrás e desviados das obras da Copa, Olimpíadas e erário, fundos de pensão e empréstimos consignados, MATARAM milhares de brasileiros que ficaram sem esses recursos contra a violência e atendimento na saúde pública, principalmente!

    Petista é nocivo e nefasto, pernicioso e danoso à população e Brasil, afora ser um traidor e indivíduo abjeto e deletério!

    Praticaram os crimes mais variados e exóticos possíveis e imagináveis, até companheiros de partido se livraram para não ser delatados por aqueles que não aceitavam esse PT de Lula e da gerentona, desonesta e incompetente, Dilma.

    Logo, qualquer comentário postado pelos sectaristas, seguidores de Lula e adoradores de homens deve ser simplesmente ignorado, pois cínico e hipócrita, mentiroso e enganador!

      • De fato, o teu negócio são sapatos de couro alemão, feitos no exterior, menos as botas dos agricultores, chinelos de dedo e coturnos.

        Olha, para liquidar com esta corrução petista, esses roubos feitos pelo PT e aliados, sim, PMDB, PP, PSDB, só na base do pontapé na porta, pois esta democracia à lá brasileira somente aumenta o poder dos criminosos.

        Quem quer que isso continue, essa cleptocracia, então mente que se quer a ditadura, os militares de volta ao poder, mentira torpe.

        Queremos uma faxina no antro de venais e palácio da corrupção, anseio de qualquer brasileiro que ainda defende a sua terra, o seu país, e que abomina salvadores da pátria, ladrões e corruptos!

        Mas isso foi dito por mim à exaustão, então pouco se me dá o que pensam a respeito da intervenção militar ou ofensas que queriam fazer contra aqueles que querem ver os criminosos na cadeia, que basta de impunidade!

        Ser contra a corrução e roubo, desonestidade e impunidade for qualificado como contrário a esta democracia, só mesmo muito imbecil e idiota, pois este sistema é o que mais alimenta exatamente esse monstro que nos devora.

        Agora, se tem gente contente com esse sistema, bom, a traição sempre traz surpresas e nada agradáveis.

        • Na ditadura um coronelzinho carcereiro disse ao Sobral Pinto que os ditadores estavam fazendo uma ,” democracia a brasileira ” , ele respondeu. : O que existe é perú a brasileira, a democracia é universal.
          Quanta pieguice …

          • No mundo se diz muita asneira, até por coronéis.

            Se a democracia fosse universal como disse, ele deveria explicar por que não era em Cuba, União Soviética, Laos, Camboja, Coréia do Norte, na cortina de ferro …
            A burrice, sim, é universal.

  7. E por que o Alverga não responde por ele?!

    Afinal das contas, também és um defensor do ladrão e corrupto, logo aprovas os prejuízos e danos que o canalha originou no cidadão e nação brasileira.

    Agora, és inteligente, então sabes que será muito difícil que consigas dizer que estou errado, que petista algum tem autoridade moral para criticar Bolsonaro ou quem quer que seja em termos de desonestidade e corrupção!

  8. Sinceridade é mato …

    No livro ‘Burocratocia, A invasão invisível’, de 2006, Luciano Bivar defende a legalização do aborto. Ele defende, também, que as Forças Armadas façam convênios com potências internacionais para reduzir seu contingente e, assim, reduzir também despesas. Ele sugere, basicamente, que o governo gaste menos com o setor militar para gastar mais com educação, saúde e segurança pública.

    Bivar, que é presidente do Partido Social-Liberal, é o mais novo aliado de Bolsonaro. Segundo as últimas informações a respeito desta parceria, o deputado carioca pretende ir para o PSL a fim de concorrer à presidência da República. Bivar pode até ser o seu vice

  9. E eu com isso?!

    Cada um defende o que quer, e que se adapte às suas circunstâncias.

    Muito antes de eu diminuir o contingente militar, diminuo o tamanho monstruoso do legislativo, do executivo, do que tem de inútil neste país.

    Mais a mais, essa proposta deveria ser feita para aqueles que dominam o mundo:
    Americanos, russos, chineses …

    Principalmente no que tange às armas atômicas.

    Diminuir o contingente brasileiro é oferecer o Brasil à Venezuela, Bolívia, que possuem armamentos melhores do que os nossos, mas não nos invadem exatamente porque temos um contingente infinitamente maior, mesmo que nos defendêssemos com fundas, bodoques, estilingues, arco e flecha!

    Tu tens uma queda para ler porcarias que até me surpreende, ainda mais com os teus estudos, pois tens curso superior, inclusive.

    Deverias filtrar melhor a tua literatura de cabeceira.

  10. ♪♫♪”Acabou a festa, amor
    Ainda tem uma cerveja no congelador
    Vamos ao que resta, amor
    Dia de festa é véspera de muita dor

    E se o fantasma ficar
    e se o cachorro latir
    E se o silêncio gritar
    e se o pavor assumir
    E se a mulher não topar
    e se o amigo sumir
    E se o relógio parar
    e se amanhã não surgir

    Tudo na mais perfeita ordem
    Tudo na mais santa paz !”♪♫♪

    Vinicius

  11. Assisti a entrevista do Bolsonaro ao repórter da Folha.Estraçalhou o tal repórter e detonou o jornal de uma forma competente.

    Vi também a mansão que a Folha diz que Bolsonaro tem, alias , uma “bela mansão”.

    De tudo isto, acho que o homem ganhou mais votos.

    PS: não sou eleitor do capitão, mas…

  12. Que interessa pesquisa?
    O que interessa e fato!

    Imagine se tivesse havido internet no tempo em que urânio, já livre de impurezas,(para fins de produção de energia nuclear), era contrabandeado de Sao Jose dos Campos-SP para o Iraque, em operação clandestina, executada pelo então governador Maluf….

    Bom seria uma internet com internautas antenados para pegar o Temer contrabandeando o Niobio para a Suecia…
    Mas, que nada, a Internet é hoje, para a massa, um Shopping Center de quinquilharias e vaidades….

  13. Não se pode mudar de opinião é crime na esquerda, por isso tantas asneiras na boca de anciões com pensamentos do tempo do ronca. Eles não conseguem Bendl ver um horizonte depois do muro ideológico, os PHDs de esquerda é macaco fala, macaco repete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *