Ministério Público quer aumentar a pena de Lula no processo do sítio de Atibaia

Resultado de imagem para Mauricio Gotardo Gerum

Procurador Mauricio Gerum fez um parecer pesado contra Lula

Deu em O Tempo
(Estadão Conteúdo)

Em parecer, o procurador regional da República da 4ª Região, Mauricio Gotardo Gerum, recomendou ao Tribunal da Lava Jato que aumente a pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ação penal envolvendo as reformas do sítio Santa Bárbara, em Atibaia. O petista foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão pela juíza federal Gabriela Hardt, e terá seu recurso julgado pela Corte, em segunda instância. Ele foi sentenciado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O parecer de Gerum é mais um passo para que Lula seja julgado novamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Ele é o procurador responsável por analisar os recursos da Lava Jato e dos réus contra a sentença da juíza Gabriela Hardt. O desembargador Leandro Paulsen, presidente da 8ª Turma da Corte, afirmou que o julgamento pode ocorrer até o fim de 2019.

OBRAS CARAS – Ao sentenciar Lula, a juíza Gabriela Hardt levou em consideração o custeio pela OAS e pela Odebrecht de obras de R$ 1 milhão no sítio, que seria de propriedade de Fernando Bittar, que também foi condenado.

Gerum recomendou, em parecer, que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região também o sentencie pelo crime de corrupção passiva ‘decorrência das reformas realizadas por José Bumlai no sítio de Atibaia’.

O procurador ainda pede que a Corte ‘incremente aumento da pena a título de culpabilidade em relação ao réu Luiz Inácio, considerar negativa a conduta social em relação aos réus Luiz Inácio, Leo Pinheiro, Agenor Medeiros, Paulo Gordilho e José Bumlai’, e que considere ‘negativos os motivos em relação a todos os crimes de corrupção praticados pelo réu Luiz Inácio (e não apenas quando as verbas ilícitas se destinaram ao PT)’.

MOTIVOS – Gerum afirma que, quanto aos motivos para os incrementos da pena, ‘a ganância é inerente ao tipo penal’. O que no caso desborda da normalidade é o projeto de poder, que envolveu a manipulação da democracia por parte do réu Luiz Inácio”.

“Para além de seus benefícios pessoais, usou do cargo máximo da nação para coordenar e dar suporte a um esquema que desvirtuou o sistema eleitoral, tudo a garantir que os partidos próximos ao governo fossem constantemente irrigados com dinheiro da Petrobras”, afirmou.

Segundo o procurador, ‘isso foi considerado pela sentença ao negativar os motivos em relação ao crime de corrupção no pagamento de propinas ao PT pela Odebrecht’. “No entanto, também na propina pessoal, consistente nas reformas do sítio, a motivação deve ser considerada negativa para fins de dosimetria”.

ENRIQUECIMENTO – “Prevaleceu aqui o mesquinho interesse da fortuna pessoal que, se até tem uma certa previsibilidade em relação a empresários e servidores públicos ordinários, jamais se pode imaginar em um Presidente da República, que deve representar o norte moral da nação, especialmente em um país como o Brasil, em que a corrupção sempre foi vista com uma certa normalidade”, sustenta.

“Cabível, portanto, a majoração da pena em relação a todos os crimes de corrupção. Em relação à lavagem, não há a mesma singularidade a afastar os motivos da normalidade. Do mesmo modo, em relação aos demais réus. A busca pelo enriquecimento/favorecimento é inerente aos crimes pelos quais foram condenados”, conclui.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGNa busca e apreensão no sítio, a Polícia Federal não conseguiu encontrar nenhum quarto reservado a Fernando Bittar. Aliás, suposto dono do sítio não tinha nenhum pertence, nem mesmo uma escova de dentes, um calção de banho ou uma sandália havaiana. Quando a família Lula deu uma festa lá, Bittar compareceu, mas foi dormir numa pousada próxima. E agora vai ser condenado como laranja de Lula, infantilmente. (C.N.)

10 thoughts on “Ministério Público quer aumentar a pena de Lula no processo do sítio de Atibaia

  1. E os Amigos e Iguais de Lula das “baixas cortes” o querem Livre, Leve e Solto para continuar delinquindo e arrasando de vez o Brasil e Implantando, como tá sendo preparada na Russia a Revolução Bolivariana Corrupta Cleptômana sob o Comando de Lula e seus Cúmplices Lulopetralhas dos “Podresres” !!!

  2. “A luta pelo socialismo é essencialmente dirigida pela lógica da guerra, mas é pela lógica da guerra assimétrica (…) na qual um dos lados tem todos os direitos e o outro lado tem todas as obrigações. O direito à lógica da guerra é isso: a esquerda tem não só o direito, mas tem a obrigação de empreender a guerra de extermínio contra o capitalismo, e o capitalismo tem a obrigação de lutar no máximo pela convivência pacífica que lhe permita ganhar uma eleição de vez em quando. (…) Desde quando a popularidade isenta o culpado da punição pelos seus crimes? Tem que tirar um sujeito da cadeia porque ele é popular? De onde eles tiram isso? Que conceito de justiça é esse? É o conceito de justiça da guerra assimétrica: do nosso lado, a popularidade isenta você da culpa por todos os crimes que você cometeu, mas do outro lado a sua popularidade aumenta a sua culpa pelos crimes que nós dizemos que você vai cometer. E esse sujeito (Safatle) ainda quer acusar o outro lado de usar a lógica da guerra. Ele não apenas segue a lógica da guerra estritamente, mas é da guerra assimétrica no qual os direitos estão de um lado, as obrigações de outro lado. Evidentemente uma pessoa plenamente desenvolvida, que tenha alcançado a maturidade não pode pensar assim, mas não alcançar a maturidade é condição ‘sine qua non’ para você continuar comunista depois dos quinze anos de idade. (…) Adolescência é por definição a época da sua vida onde nada tem consequências: o que quer que você faça de errado, quem paga é seu pai ou ninguém paga; portanto você está livre para experimentar tudo o que você queira sem ter jamais de responder pelos seus atos. Essa inocência perpétua que não é afetada pelos seus atos é uma condição de adolescência. (…) Nas seitas dos séculos XV, XVI e XVII, a condição de santidade era transmitida de uma vez para sempre e os crentes se acreditavam tão santos que seria impossível pecarem. (…) Essa mesma ideia se transmitiu no século XVIII às ideologias de massa, quando as seitas se transmutaram em movimentos de massa. (…) A marca que elas deixam na mentalidade dos Safatles do mundo é muito difícil de apagar: para ele é natural que eles sejam inocentes, mesmo que pequem, e os outros sejam culpados, mesmo que não pequem. (…) Ele é apenas um propagandista de um partido criminoso que, quanto mais crimes comete, mais se sente inocente e perseguido. (…) Se Lula é popular, está absolvido, mas Bolsonaro está condenado justamente porque é popular.”
    Safatlezas (Olavo de Carvalho)

  3. .
    só esclarecendo para quem não sabe:

    o R.É.U luiz inácio é aquele
    Detento F.i.c.h.a.d.o n. 700004553820 – número que JAMAIS será cancelado !

    é o Hiper, Super, Ultra, Mega, Deca MAIOR l.a.d.r.ã.o da história da humanidade !

    está ENJAULADO e ENGAIOLADO, babacas !!!

    7 0 0 0 0 4 5 5 3 8 2 0 – não esquecer !!!

  4. Um presidente chefe de uma mega corrupção com finalidade de enriquecimento dele próprio, seu partido e companheiros, não tem moral, não pode combater a corrupção de prefeitos, governadores e demais políticos
    Lula foi o responsável por toda a corrupção que se espalhou no Brasil.
    Na maioria dos países, Lula seria condenado a prisão perpétua por crime de lesa pátria.

  5. Ótimo deixar o luiz inácio da silva encarcerado, por mais tempo ainda. o nove dedos não passa de um psicopata, que não liga para o coletivo mas se utiliza dele para cativar e, na política, isso acaba mal para a sociedade.
    Ele não é o cara!

  6. Ele achou que entraria para a historia como o melhor presidente do Brasil, so que no meio da garrafa de 51 , achou que poderia enganar a todos por muito tempo, so que esqueceu que a Policia Federal tem homens decentes e de caracter e acabou com o sonho do homem mais honesto do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *