Moro humilha Temer e Moreira Franco, ao atacar o foro especial na frente deles

Sergio Moro e Michel Temer, em evento em São Paulo, da revista IstoÉ, em 5 de dezembro de 2017

Moro, vitorioso e aclamado; Temer, constrangido

Wálter Nunes e Thais Bilenky
Folha

Diante do presidente Michel Temer e de Moreira Franco, o juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, disse que o combate à corrupção não pode andar para trás e pediu o fim do foro privilegiado para autoridades. “Não são aceitáveis retrocessos”, disse Moro. O discurso aconteceu no evento Brasileiros do Ano, promovido pela revista IstoÉ, em que Moro foi o principal homenageado.

“É necessária a revisão do instituto do foro privilegiado. Primeiro porque ele é contrário ao princípio fundamental da democracia que é o princípio do tratamento igual”, disse o magistrado.

APLAUSOS – “Eu falo isso com bastante conforto porque eu como juiz também sou detentor desse foro privilegiado e eu não vejo nenhum problema que ele seja retirado dos juízes. Eu não quero esse privilégio para mim”, disse Moro.

Neste momento o juiz foi aplaudido efusivamente pela plateia. O presidente Michel Temer e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, sentados a poucos passos de Moro, não aplaudiram.

Antes do discurso de Moro, Temer, os ministros Moreira Franco e Henrique Meirelles e o presidente do Senado, Eunício Oliveira, foram os únicos a não se levantar para aplaudir o juiz. Os outros 20 nomes no palco ficaram de pé.

MOREIRA BLINDADO – No mês passado o presidente sancionou medida provisória aprovada pelo Congresso que deu status de ministro a Moreira Franco e assim garantiu foro privilegiado ao aliado.

Tanto Temer quanto Moreira Franco são investigados pela Operação Lava Jato. No palco ainda havia outros citados por delatores da operação, como o ministro Helder Barbalho, o presidente da FIESP, Paulo Skaf, e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), escolhido como o Brasileiro do Ano na Política.

Moro também se dirigiu diretamente a Temer pedindo que o governo pressione o Supremo Tribunal Federal a não mudar o entendimento em relação à possibilidade da prisão de um condenado em segunda instância.

APOIO À PF – Moro fez o mesmo com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao dizer que é importante manter investimentos na Polícia Federal. “Me parece que alguns investimentos são necessários para o refortalecimento da Polícia Federal”, disse. “Na próxima quinta-feira haverá uma cerimônia em Curitiba em que serão devolvidos para a Petrobras recursos recuperados nesses casos criminais da ordem de mais de R$ 600 milhões”, disse. “Então investir no combate à corrupção é algo que eleva a economia.”

Moro também disse que é preciso diminuir o loteamento de cargos públicos e reformar os tribunais de contas.

MORO RIU – Questionado pela Folha sobre defender a Lava Jato ao lado de Temer e outros envolvidos no escândalo, Moro riu. “Vou ficar devendo uma resposta”, disse.

Sobre a revisão pelo STF da possibilidade de rever o cumprimento de pena após decisão em segunda instância, o juiz disse que “ainda acha incerto que vão rever”. “Outros ministros também podem mudar de posição, então não acho assim tão certo [que revertam o entendimento]”, afirmou. Perguntado a quais ministros se referia, Moro declinou. “Vou ficar devendo essa resposta.”

GILMAR É CONTRA – Na segunda-feira (4), o ministro Gilmar Mendes, do STF, disse que a prisão após condenação em segunda instância não é obrigatória e que é preciso desconfiar se o Ministério Público tentar ocupar um vácuo de poder.

Em 2016, o Supremo decidiu que a pena poderia começar a ser cumprida depois que um tribunal referendasse a primeira decisão. Gilmar, naquela época votou a favor da execução provisória da pena, mudou de opinião e agora defende que o réu recorra em liberdade.

“Seria possível prender-se. Mas não dissemos que era obrigatória a prisão”, destacou o ministro durante evento em Brasília.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
– Temer, Moreira, Barbalho, Meirelles & Cia. tiveram o constrangimento de ouvir Moro ser aplaudido ao desmoralizá-los, criticando o foro privilegiado e a liberdade dos réus até trânsito em julgado. Para eles, foi insuportável ser obrigado a ouvir Moro como último orador. E o mais paradoxal foi que isso acontecesse numa festa da IstoÉ, a única revista que apóia incondicionalmente o governo atual. Foi uma ironia do destino, que Temer e sua turma tiveram de engolir. (C.N.)

38 thoughts on “Moro humilha Temer e Moreira Franco, ao atacar o foro especial na frente deles

  1. Sérgio Moro é maior brasileiro dos últimos cinco séculos.

    Temer, Moreira, Barbalho, Meirelles & Cia é só parte da quadrilha que aterroriza a população.

  2. Moro disse o que é verdadeiro. Estes políticos que ouçam e fiquem constrangidos. E os corruptos, presos.
    É o pior congresso das últimas 4 décadas. Como disse o Moro: mudar, pelo voto, e tirar estes canalhas da vida pública.

    • Mudar pelo voto? Então o Sr. Acredita nas Gilmarmatic?
      Por favor Sr. Fernando, não coma desse prato envenenado que o Gilmá está lhe oferecendo!
      Atenciosamente.

  3. Como mudar pelo voto, se os caciques dos partidos participam das escolhas dos candidatos?!!!
    É uma utopia.
    Pelo voto não muda; no estágio atual.

    • Jose Pereira Filho,

      Você tem razão. Pelo voto a população tenta mudar a cada 2 anos há décadas e não consegue. O sistema não permite mudança.

      saudações

  4. Ficaram constrangidos? Duvido, político brasileiro é tão cara de pau, que certas verdades, entram por um ouvido e saem pelo outro.
    Na cara dura, ouviram tudo isso e ainda fizeram cara de paisagem, certamento depois do evento, foram para o palácio conchavar.
    Agora mesmo, o Temer esta numa “cruzada” pela reforma da previdência e já achou um bode expiatório, o funcionalismo público, só que não diferencia os funcionários concursados e nomeados pela classe política.
    Deputado que nestas alturas do campeonato, votar como quer o Temer, ano que vem vai ter que apelar para os eleitores do presidente para se eleger.
    O Temer tem um vasto eleitorado em São Paulo e que na última eleição que disputou, só conseguiu ser um suplente e como no caso da presidência da república, o titular também foi defenestrado para dar a vaga ao Temer.

  5. Corrupto não respeita ninguém, só pensa em sí, como esta cambada de Michel Temer ficaria de pé, inclusive o mesmo, estes são contra a moralização de poderes, sem privilégios, então, não desejam que isto acabe, a não ser que todos se empenhem para acabar com isto.

  6. Votar no que for possível. No que não for, por pressão popular, e , se preciso for, apelar às Forças Armadas, como em 64.

    • Sr. Fernando,
      Esqueça os militares, não podemos mais ficar chorando na barra da saia dos militares.
      Já houve motivos de sobra prós caras se apresentarem e nada!
      Vamos arregaçar as mangas e ir pra rua!
      É isso que tem que ser feito!
      O povo está mal acostumado e quer ser tutelado em tudo!
      Eu gostaria muito que os militares arrancasseme essa corja toda de Brasília… mas já percebi que não estão interessados!
      Só cabe ao povo promover as mudanças! Isso é possível, é só tomarmos às RUAS!!
      Atenciosamente.

  7. Bolsonaro, 2018, mst fora da lei. O bandido e ladrao , Lula, acaba de dizer que não dará armas aos agricultores, fazendeiros, ruralistas, mas dará terras.
    É de uma desfaçatez sem limites. Tem que ser preso.

  8. Enquanto isso a pseudo-esquerda robotizada apoia maduro e chama Moro de golpista. Um caso psicótico muito sério que no futuro será assunto obrigatório na área da Psicologia Social.

  9. O “Excelentíssimo Dr. MORO” nos representa, com muito orgulho. Uma pessoa como ele, por tudo que aconteceu nesse evento, pela homenagem e pelo que foi dito, frente as figuras deprimentes de Temer & Cia, foi de “lavar a alma”. Moro é o homem do século. Temer foi colocado no seu devido lugar, como todos os investigados na lava Jato. Foi muita humilhação!!!

  10. Além de ladrões, Temer e sua quadrilha demonstram o quanto são mal educados, pois não levantaram quando Moro foi homenageado.

    A cara de safado do Temer, aboletado no sofá, devia estar pensando como será quando o foro privilegiado terminar, e seu destino será a cadeia, assim como seus cúmplices!

    É por isso que venho dizendo, se Lula disputar a presidência e vencer – no caso de ser inocentado pelo Tribunal Regional Federal -, ele não assume!

    Não há quem de sã consciência irá chamar o canalha de Excelência, sabendo que se trata de um reles ladrão!

  11. José Augusto, toma conta do Brasil. Ficas falando em Maduro. Vai a um médico estás doente. Deixa a vida dos outros. Até o ex presidente general Geisel dizia que o Brasil devia manter boas relaçãos com nossos visinhos. E que não deviamos intervir em seus problemas internos. Você pelo que parece é capanga dos EEUU. Sei que você não é nazi-fascista, mas é muito odiento. (Quando o Lula ganhar vai te chamar para tomar uma cachaça de rolha).

    • Se você apoia maduro, sinto muito, mas o considero uma pessoa à margem da democracia e dos direitos humanos. Se você não consegue ver a miséria desgraçada que se tornou a Venezuela, sinto por tua cegueira ideológica. Para mim e milhões de brasileiros, doente é você que acha que todos que não apoiam teu guru lula são vassalos dos EEUU. Isto é muito antigo. Era mantra do comunismo da era do João Amazonas. Considerar lula uma figura traidora e repugnante é direito meu e de milhões de pessoas que corroboram deste pensamento. Como também fui responsável pela sua eleição tenho mais do que direito de criticá-lo. Quanto as tuas certezas sobre o bolivarianismo, sinto muito mas nossa conversa não prosperará pois temos pensamentos diametralmente opostos.

    • Só se o Lulla for candidato a Presidente Prudente ou coisa similar. O Lulla não vai ser candidato e na remotíssima hipótese dele ser eleito, não toma posse. Só os Mortadelas acreditam no mantra de Lulla presidente. Podem repetir por toda a vida até a vida mostrar que a mortadela está podre.

  12. Engraçado, na “Rádio Tamanco” a notícia saiu mais ou menos assim: “Antes do discurso de Moro, todos os presente se levantaram para aplaudir o juiz, com exceção dos notórios ladrões do dinheiro do povo.”

  13. O brasileiro continua igual a Conceiçao do Cauby, sonhando com o que o morro nao tem. No caso atual, sonhando com o que o Moro nao tem – poder, para mudar esta balbúrdia toda-

    Como mudar pelo voto?
    a) – urnas SmartMAGIC
    b) – Gilmar Pilates, com a ginástica jurídica
    c) – DataRolha. ibÓpio e Vox Púrpura
    d) – Supimpa Tribunal Fraterno

    Ontem foi publicado que o temer, liberou 3 bilhoes para os municipios brasileiros. Ao dividir esta quantia por 5570 municipios e 365 dias, encontrei a fantastica quantia de Cr$1.475 62.

    VALHA-ME NOSSO SENHOR JESUS CRISTO !,

  14. Diga não as Gilmarmatic!
    Não coma desse prato envenenado!
    Simples assim!
    Vamos pra rua e só assim que eles se borram de medo!
    Vamos parar de ser um povo bunda mole.
    Tá ficando feio!
    Atenciosamente.

  15. Para pessoas mais evoluídas isso não pode ser tratado de outra forma, é um privilégio. Uma forma real e verdadeira de segregar indivíduos com proteção do estado. A coisa toma um aspecto ainda mais nojento e depressivo, quando constatamos a quantidade de cidadãos deste país com direito ao foro especial e o que este tem realmente representado em relação a apuração e punição dos crimes cometidos por seus beneficiados. O libanês sequer deve ter demonstrado qualquer emoção ao escutar isso. Na verdade, ele comemora e muito não precisar estar frente a frente a este juíz.

  16. Lula e sua quadrilha, Temer e seu bando de corruptos, a classe política, em geral, desconheceram durante anos a fio o poder de uma investigação, e ter centenas de parlamentares envolvidos em processos por roubo contra o país e povo!

    As reações grosseiras e nitidamente de insatisfação e desconforto na presença do paladino da Justiça, Sérgio Moro, demonstram o medo a a ira contra esse magistrado, que não tem qualquer receio de cara feia e ameaças.

    Neste particular, rendo as minhas sinceras homenagens, e públicas, às mulheres e homens que, ao se defrontarem nas ruas, dentro de aviões, restaurantes ou em quaisquer outros lugares, vaiam estrepitosamente os ladrões, deixando-os absolutamente vexados pela vergonha que passam diante de outras pessoas!

    A atitude de Temer e alguns de seus lacaios, apenas distinguiram quem era quem naquela solenidade, pois a permanência do Miguel sentado e demais corruptos e ladrões, evidenciou que não poderiam mesmo compor a mesma plateia.

  17. Para Miguel Reale Júnior, retirar parlamentares federais da competência do Supremo Tribunal (acabar o tal foro privilegiado dos parlamentares) só trará problemas sérios, será uma grande confusão, favorecendo para consagrar a impunidade.

    https://goo.gl/85qE36

    Pelo visto, o tema parece simples, mas é muito controverso.

  18. Prezado Alverga,

    Lamento, mas tu me deixas numa situação confusa, numa legítima sinuca de bico, então irei sempre te contestar politicamente.

    Observa, por favor:
    Eu sou um semianalfabeto;
    Mal e porcamente consigo escrever uma que outra frase;
    Não tenho eira nem beira;
    Reconheço que sou um joão-ninguém;
    Não tenho estudo e muito menos cultura.

    Tu, entretanto, tens curso universitário;
    És professor;
    Estudaste no exterior;
    Tens trabalhos publicados;
    Teus textos são primorosos;
    És um homem estudioso e culto.

    A diferença entre mim e ti é abismal, oceânica, que me impele a te questionar sempre que tenho oportunidade a respeito dessa tua preferência por Lula, mesmo com os crimes que ele cometeu, e que não podes alegar que não sejam verdadeiros, logo, se eu sou uma besta quadrada e, tu, símbolo de uma inteligência viva, por que cargas d’água ignoras os malfeitos de Lula e sua quadrilha??!!

    Queres provar o quê?!

    Por que mais uma vez Lula e a sua corrupção instituída, os seus roubos contra as estatais, fundos de pensão, o aparelhamento do Estado… por quê??!!

    Por favor, me esclarece ou me apontas onde eu errei, se pela minha ignorância, pois abomino Lula ou, então, porque és muito superior às demais pessoas, então elas não entendem as tuas razões, motivo pelo qual as críticas que te dirigem, incluindo as minhas, lógico??!!

    Um grande abraço.
    Saúde e paz, e que desperdício de talento, Alverga, sinceramente.

    • Caro amigo Bendl,

      Não é preciso ter curso universitário e ser professor para escrever bem.

      Machado de Assis, maior escritor brasileiro de todos os tempos( no meu modo de ver,claro.), era Funcionário Público Federal, e , pelo que sei não consta que ele tivesse Curso Universitário.

      Você é um excelente comentarista e articulista, Não é para estar se rebaixando para gente que defende vagabundos ladrões.

      Grande abraço, saúde e paz.

      • Meu irmão nordestino César – Fortaleza,

        Grato pelos elogios imerecidos de minha parte.

        Quanto ao Alverga, se o povão é quem vota em Lula, pois entende que na administração do ladrão a vida era melhor, sem saber que descambaria para a situação atual, como que uma pessoa culta se deixa levar pelos crimes do PT?

        E defende com muita competência o canalha, o inescrupuloso.

        Olha, meu caro amigo, Alverga aguça a minha curiosidade nesse sentido, de conhecer as razões pelas quais um homem estudioso e professor universitário, aceita os malfeitos petistas, além de defendê-los e querer que voltem ao Planalto!

        É dose!!!

        Um forte abraço, César.
        Saúde e paz, extensivo aos teus amados.

  19. A maior estupidez é ver o Temer diferente do Lula. Quando a quadrilha esteve junto por todo o governo, e culpar a juventude sobre o caos é um ato de de má fé e falta de avaliação histórica de si mesmo.

  20. Caro Sr. Bendl se hoje entrasse em um curso universitário talvez perderia o bom senso. Pois adentrar esses espaços poderia se tornar mais um politicamente correto. Lembro quando passei por um centro de estudos, foi pior período de produção de conteúdo para vida adulta.

  21. Alex,

    As Universidades, principalmente as públicas, caracterizam-se por um esquerdismo doentio, insano, pois absolutamente radical e … inócuo!

    Contraditoriamente, os alunos que frequentam as Universidades gratuitamente são aqueles que têm um poder econômico sólido, cujas famílias são bem constituídas, e o futuro dos universitários está garantido, logo, há uma flagrante contradição entre a escolha pela pobreza, mediante o conforto e a busca de conhecimentos em estabelecimentos onde o pobre não pode frequentar porque o rico passou no vestibular, em face de cursinhos e colégios pagos que lhes deram suporte para vencer a concorrência em busca de vagas.

    Então devem achar nas suas mentes bitoladas e manipuladas por professores frustrados, comunistas falsos, socialistas após meia garrafa de whisky importado sorvido, que o mundo tem solução, e que os regimes que se preocupam com o “social” devem ser escolhidos.

    Na verdade, se analisarmos os estudantes que se denominam de comunistas e socialistas, eles são profissionais, pois estão há quase dez anos cursando a mesma faculdade ou já a trocaram por meia dúzia, em face de que as suas funções dizem respeito a divulgar nesse meio estudantil os regimes citados, e assim permanecem anos a fio na Universidade ocupando indevidamente as vagas para aqueles que gostariam de cursar as faculdades à disposição.

    Um abraço, Alex.
    Saúde e paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *