Na guerra do Ceará, facções explodem torre de energia e concessionária de veículos

Resultado de imagem para explosoes no ceara

De madrugada, torre de transmissão foi explodida em Fortaleza

João Pedro Pitombo
Folha

Em mais uma madrugada de ataques no Ceará, criminosos derrubaram uma torre de transmissão de energia em Maracanaú, cidade da Grande Fortaleza. Os bandidos usaram explosivos para derrubar a torre de transmissão, que acabou tombando. Em nota, a Enel Distribuição Ceará confirmou o ataque e informou que enviou equipes ao local para inspecionar os danos.

A distribuidora ainda informou que o ataque não resultou em interrupção no fornecimento de energia para clientes da distribuidora. Contudo, uma rodovia teve que ser bloqueada temporariamente por causa do perigo gerado pelos fios de alta tensão. ​

ATAQUE A BOMBA – Na manhã deste sábado (12), os bandidos provocaram uma explosão em uma concessionária de automóveis em Fortaleza. O ataque aconteceu por volta das 5h da manhã e não deixou feridos.

Este é o 11º dia seguido de ataques registrado no Ceará. Ao todo, foram registradas 194 ocorrências provocadas pelos criminosos desde o início do ano.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, um suspeito de ter atuado do ataque contra a concessionária de veículos foi preso em flagrante ainda na manhã deste sábado.

PRESO EM FLAGRANTE – Após perseguição policial, Danilo Barbosa de Assis, 22, que portava uma pistola, foi detido nas proximidades do estabelecimento comercial. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de dano, explosão, receptação, porte ilegal de arma de uso restrito e por integrar organização criminosa.

Nas imediações do Anel Viário, no bairro Ancuri, onde a torre foi derrubada, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar do Ceará e peritos da Perícia Forense do Estado do Ceará realizaram vistorias no local, após liberação do acesso pelos técnicos da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Ainda de acordo com a SSPDS, equipes da Polícia Rodoviária Federal bloquearam a via e as forças de segurança buscam os outros suspeitos envolvidos na explosão e trabalham na identificação dos criminosos que provocaram a queda da torre.

DESLIGAMENTO – Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informa que recebeu do Operador Nacional de Sistema (ONS) o registro do desligamento automático da linha de transmissão que liga Fortaleza ao Porto de Pecém devido à queda da torre.

A perda da linha de transmissão, segundo o órgão, não causou interrupção no fornecimento de energia ou desligamento no abastecimento aos consumidores. “O registro informa também que, para preservar as condições de segurança elétrica da operação do sistema interligado, foi acionado o despacho momentâneo de geração térmica adicional”, disse o MME em nota.

A crise na segurança no Ceará começou na noite de 2 de janeiro. Ataques foram registrados no estado em decorrência de intenção do governo de não mais separar integrantes de facções nos presídios cearenses.

227 PRESOS – Até a última quinta-feira (10), o governo havia informado que 277 pessoas haviam sido presas por relação com os atentados no Ceará.

Na manhã deste sábado, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) defendeu em uma rede social que ações como incendiar e explodir bens públicos ou privados sejam tipificados como terrorismo, citando um projeto de lei do senador Lasier Martins (PSD-RS).

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança, o Ceará foi, em 2017, o terceiro estado do país com mais mortes violentas. A taxa foi de 59,1 mortos a cada 100 mil habitantes. À frente do estado estiveram apenas Rio Grande do Norte (68) e Acre (63,9).

MENOS MORTES – Em 2018, segundo dados divulgados pelo estado, houve queda de 10,5% na taxa de homicídios entre janeiro e novembro de 2018, comparado com 2017.

Mesmo assim, no ano passado ocorreu a maior chacina da história do Ceará, com 14 mortos durante uma festa na periferia de Fortaleza, em janeiro, e a morte de seis reféns após ação policial para evitar assalto a dois bancos em Milagres, no interior, em dezembro.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Como se vê, trata-se de uma guerra civil não declarada. O presidente Bolsonaro tem toda razão em defender a tese do novo governador do Rio, Wilson Witzel, de que ações como portar armas privativas, incendiar e explodir bens públicos ou privados sejam tipificadas como terrorismo, conforme já consta de um projeto de lei do senador Lasier Martins (PSD-RS), que precisa ser logo aprovado. Os criminosos precisam aprender que guerra é guerra. (C.N.)

19 thoughts on “Na guerra do Ceará, facções explodem torre de energia e concessionária de veículos

    • E as suas facçõe$ estão fora disso ? Não se esqueça de que a medida em que vc aponta um dedo para os seus adversários vc acaba apontando três dedos para vc mesmo. Nunca, jamais, em tempo algum, um inocente esteve no comando da república 171 do golpismo ditatorial, do partidarismo eleitoral e seus tentáculos, velhaco$, que conduziram o país a isso que aí está, infeliz e desgraçadamente. E nada adianta continuarem fingindo que são inocentes e que os inimigos da pátria são só os adversários, porque isso é só manobra diversionista, é omissão em relação a própria culpa. Há que se fazer o mea culpa, admitir que o sistema podre está bichado e que padece de autoridade moral para governar o país, que exige mudanças de verdade, sérias, estruturais e profundas, para que deixe de gerar bestas-fera$ em todos os seus quadrantes.

  1. CN, o que é considerado terrorismo de acordo com a lei em vigor? Para saber se uma nova lei é necessária e preciso conhecer o que diz a que está em vigor, certo? Se existir, obviamente.

  2. Presidente Sanchéz compara oposição da direita espanhola com Bolsonaro

    O presidente do governo espanhol, o socialista Pedro Sanchéz, atacou no sábado (12) a oposição de direita de seu país, comparando-a com presidente Jair Bolsonaro, conhecido por suas opiniões racistas, misóginas e homofóbicas.

    “Hoje na Espanha existem três direitas com um objetivo, que é a involução. São os ‘Voxonaros’ da política espanhola”, disse Sánchez em Barcelona, fazendo um jogo de palavras com o partido de extrema direita Vox e o sobrenome do governante brasileiro.

    Em um ato do Partido Socialista na capital catalã, Sanchéz atacou o Partido Popular, Cidadãos e Vox, três partidos que acabaram formar uma maioria para derrubar o socialismo de seu feudo histórico da Andaluzia…………

    https://www.bol.uol.com.br/noticias/2019/01/12/presidente-sanchez-compara-oposicao-da-direita-espanhola-com-bolsonaro.htm

    • Paulo III
      Não é Bolsonaro que tem “… opiniões racistas, misóginas e homofóbicas.”. A maioria, escuta, a maioria da sociedade brasileira as tem!
      Se assim não fosse, ele não seja eleito!
      É claro que o que vai por dentro das pessoas não necessariamente se apresentam ao vivo.
      E a direita existe também, em todo o mundo. Em alguns países é mais presente, mais viva.
      E outro detalhe: ser de direita não significa ter os conceitos que lhe são atribuidos..

      Abraço.
      Fallavena

      • Falavena perfeita sua fala….antes de trabalhar em presídio para menores infratores …como espírita questionei a Deus o que poderia fazer?? E veio um grande espírita hj desencarnado sem eu me manifestar e me disse…. Suely vc não tem o q fazer ….Eles já fizeram as escolhas deles…foi um peso que tirei de minhas costa …. não me esqueço de tal episódio….somos hipócritas….uns em menor outros em maior grau….mas estamos evoluindo… abraços…com relação ao presidente ….ele nos representa….e que o melhor aconteça,
        Abraços
        Suely

  3. -Para os petistas não se trata de terrorismo, mesmo a população estando aterrorizada e trancada em casa depois do pôr do sol.

    -Trata-se de “movimento social”

  4. Este é o resultado de tres décadas de sofismas; direitos para quem deveria ter deveres; de abandono de valores: de abandono de caráter e moral; de liquidação da escola pública; de ataque a instituição familia; de incentivo a droga, ao sexo livre e sem responsabilidade e ao consumimos de porcarias; desmonte do exéricto e das polícias; de direitos humanos para não humanos; de legisladores de brinquedo e de brincar; de administradores públicos corruptos e suas quadrilhas; de governo que roubaram e ajudaram a roubar; de policiais divididos entre a lei e a marginalidade; de jornalismo de verdade e de mentiras; de enormes parcelas da sociedade assistindo e reclamando, se revoltando e de omissão permanente para as soluções que se impunham.
    Enfim, um país que assistiu calado, morno e irresponsavelmente matarem crianças, jovens, adultos e idosos, indiscriminadamente e a vontade.
    O terrorismo, o vandalismo e as invasões, existem em nosso país existe, a pelo menos 30 anos.
    Agora vamos DEBATER uma lei anti-terrorismo. Não nos esqueçamos dos cadáveres enterrados ou não, provas vivas e que demonstram o país onde vivemos.

    Assim como cobro, brigo e defendo AUDITORIA EM TUDO, também defendo e cobro a realização de uma CONSTITUINTE EXCLUSIVA. E das necessidade é a adoção da prisão perpétua. Se o estado não quer matar com a pena de morte, que engaiole, enjaule aqueles criminosos que não tem solução e praticaram crimes hediondos.

    Com ela corrigiremos equívocos e benesses elaborados em defesa de bandidos, criminosos e terroristas.

    Fallavena

  5. Por essa e muitas outras mais, dentro da minha “visão burroilógica”, principalmente, quando leio sobre o ponto em que a SUÉCIA chegou. Arrisco-me a fazer uma projeção escatológica: a humanidade atual encontra-se ângulo de um bifurcação: um Governo Único com poder temporo-espiritual ou psicossomático sobre as demais pessoas. Pois, com rédeas democráticas, tornou-se impossível apascentar essa massa tresloucada. A menos que democracia passe a ser uma ditatura com eufemismo.
    A outra vertente seria o anarquismo ou uma anomia total.
    Mundo globalizado; informações à velocidade da luz à palma da mão; em nome da abertura comercial agentes e epetrechos letais chegando facilmente ao alcance de mentes nefastas; a descrença em tudo e em todos, a crença da terra arrasada, o niilismo….. Enfim, Jim Jones e planger dos sinos….. +Doomsday

  6. Atualmente, a humanidade se encontra, na bifurcação de duas vertentes: -Anarquismo total ou Anomia. -E a mais provável: um Governo Único de domínio psicossomático ou temporo-espiritual.
    Violência desenfreada, especialmente, o Terrorismo; para tentar sobreviver com essas mazelas, as Democracias vão-se convertendo, paulatinamente, em Ditaduras com Eufemismo.
    Os avanços na AI – Inteligência Artificial, Entrelaçamento Quântico, Armas Psicotrônicas e tantas outras artimanhas mefistofélicas, cujas aplicações já são perceptíveis; vão alargando o abismo entre dominantes e dominados, res congitans e res extensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *