Nem os petistas nem os adeptos de Bolsonaro podem se queixar da Rede Globo

Resultado de imagem para bolsonaro e haddad

Desta vez, não se pode dizer que a culpa é da Globo

Pedro do Coutto

Os fatos servem para desmentir frontalmente as afirmações do PT de Lula e do PSL de Bolsonaro, que atribuem principalmente à Rede Globo campanhas nos meios de informação contra os dois partidos. Para ser justo, a onda de críticas parte sobretudo do PT que vislumbra manobras secundárias m tudo o que acontece.

Na edição de ontem de O Globo, a principal manchete destacava a liderança de Bolsonaro na pesquisa do Ibope e a ascensão de Fernando Haddad. Na véspera, a pesquisa que apontou 28% para Bolsonaro e 22% para Haddad foi o tema principal da Rede Globo, incluindo a Globonews, projetando os dois candidatos que guardam uma distância grande para o terceiro colocado, Ciro Gomes. A distância aumenta se incluirmos Geraldo Alckmin e Marina Silva.

SEM PREJUDICAR – Portanto, as organizações Globo balizaram os resultados do Ibope que conduzem o desfecho entre os dois candidatos no segundo turno. Se as organizações Globo estivessem contra um ou outro, evidentemente a divulgação não teria o destaque e o calor que marcou as edições tanto do jornal quanto das emissoras de televisão. A pesquisa do Ibope foi também manchete de primeira página de O Estado de São Paulo. Poderia eu citar outros jornais, mas seria desnecessário.

O que aconteceu na imprensa anteontem e ontem foi a prova definitiva de que a empresa da família Roberto Marinho não cria fatos e sim os divulga. O mesmo conceito abrange a família de Júlio Mesquita, proprietária de O Estado de São Paulo. Os órgãos de comunicação, felizmente, não têm o poder de criar fatos. Podem destacar mais um fato ou outro, mas não têm o poder de criar situações.

ONDAS DO MAR – Sobre a imprensa, pode-se fazer a comparação com as ondas do mar. Ou seja, pode acelerar a chegada da espuma na areia. Mas não tem o poder, graças a Deus, de devolver essas mesmas ondas ao oceano. Falei em espuma e areia, lembrando-me de Ary Barroso. Assim tem curso a política, o que não deve ter curso é a mentalidade de se ver truques em todas as coisas editadas no universo espacial da comunicação jornalística.

Vale acentuar também equívocos de parte de políticos em relação à imprensa. Antigamente, os grandes jornais tinham candidato a presidência. O Correio da Manhã escolheu JK nas urnas de 1955. O Estado de São Paulo apoiou intensamente a candidatura Jânio Quadros em 60. Que fez o presidente Jânio Quadros na primeira entrevista já eleito: atacou furiosamente O Estado de São Paulo. São coisas do passado.

BONNER E RENATA – No presente os jornais não apoiam candidatos e tampouco as empresas de televisão. Pode se considerar entrevistas inadequadas, como as conduzidas por William Bonner e Renata Vasconcelos. Tais entrevistas assumiram o caráter de inquisições. Mas nesse tom, equivocado a meu ver, o tratamento foi igual para todos.

Enfim, estamos a 12 dias das eleições. Aguardamos a divulgação de mais pesquisas. O Datafolha anunciou mais uma delas para a próxima sexta-feira. Até aqui verifica-se que Bolsonaro e Haddad estão abrindo luz em relação aos demais candidatos.

11 thoughts on “Nem os petistas nem os adeptos de Bolsonaro podem se queixar da Rede Globo

  1. Então tá…..
    Está é a prova que a platinada já sabe que Bolsonaro irá ganhar as eleições. É a empresa já se prepara para virar chapa branca e continuar ganhando as polpudas verbas publicitárias desnecessárias

  2. PT , PSL , PSDB , MDB e todas demais facções , fazem parte do mesmo sistema (esquema). Provas disto , são as diferentes coligações ( culúndrio ) feitas pelas referidas facções , com intuito de chegarem aos cofres públicos . Pior é ver cidadãos se gladiarem por isto . Seja qual for o capitão do mato eleito , seu primeiro ato será ir à casa grande , se curvar perante seu senhor feudal e oferecer seus serviços .

  3. até talvez… mas vejam a vergonheira que está no rio de janeiro… a perseguição ao garotinho, é implacável!!! chegaram por ignorância ou ma-fé a mentir descaradamente… deram manchetes como: garotinho pode dormir esta noite na cadeia!!!…. no rio tá tragicômica a situação!!!

  4. Fui pesquisar quem é este jornalista. Era funcionário da Globo. Deve estar fazendo uma média com os irmãos Marinho para voltar para a Globo. A vida está dificel. Ainda mais para os jornalistas. Cada vez mais jornais e revistas fechando. E a imensa maioria ganhando pouco ou desempregada. Ainda tendo que dividir espaço com ” comentaristas”? Como diz o jornalista C.N. Quem se interessa?

  5. Me desculpe pedro couto está completamente errado em sua afirmações, á globo sempre foi manipuladora neste país, eleição fhc, fernando collor ,lula, dilma etc,sabemos e agora tem odio do presidente dos EUA ,que conhecer esse meio de comunicação, ela aceitar qualquer candidato , menos o bolsonaro , pois o mesmo fará uma investigação em suas organizações,o povo acordou ,jornais, televisão muitos não assistem ,chegar de hipocrisia.

  6. Vamos acreditar em você. Há,há há….,
    como diria o Hélio Fernandes.
    A sua ausência é tão grande que preenche uma lacuna( Millôr ).

  7. Ahhh sim, o Sr Pedro do Couto é tão inocente quanto os filhos do Roberto Marinho. E o que vem subliminarmente? Quando é com Haddad , ele sobe, avança, cresce nas pesquisas, mas se for o Bolsonaro, ele “oscila”.
    Até nas caricaturas dos candidatos na pesquisa, todos tem a cara fechada, mas apenas o Bolsonaro tem a boca com o sorriso invertido. Com cara de raiva.
    Globo é perita em manipulação, mas nem todos são idiotas.
    Fake news, teu DNA é Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *