O eixo de poder de Ciro Gomes depende diretamente dos partidos de centro

Resultado de imagem para ciro gomes

Maior problema de Ciro é que não terá apoio do PT

João Domingos
Estadão

No encontro que teve com dirigentes do DEM, PP, Solidariedade (SD) e PRB, Ciro Gomes, do PDT, fez um apelo aos presentes para que, junto com ele, ajudassem a acabar com a polarização entre PT e PSDB que marcou as últimas duas décadas e meia. Ofereceu-se como aquele que pode liderar a formação de um novo eixo de poder, amplo, que vai de sua posição, classificada por ele mesmo como de centro-esquerda, passando pelo centro e pela centro-direita. Esse conjunto de partidos poderia levar à população a ideia de que ele, Ciro, tem a intenção de trabalhar para pacificar o País, hoje muito dividido.

Ciro Gomes não fez o apelo só por fazer. Ele sabe que ainda durante a Copa da Fifa de 2018, ou um pouco depois de seu término, haverá um afunilamento entre as diversas candidaturas à Presidência da República.

TRÊS GRUPOS – A tendência será a formação de três grupos, avalia o analista político Antonio Augusto de Queiroz, diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que acompanhou todas as eleições pós-redemocratização e vive o dia a dia do Congresso.

1) Um dos grupos, de tendência social-democrata, poderia reunir alguns partidos de centro-esquerda, encabeçados pelo PT. Teria a oferecer propostas voltadas para um regime de bem-estar social (conhecido como “welfare state”), com iniciativas de distribuição de renda para a população mais pobre, e anunciaria a revogação de algumas medidas adotadas pelo governo de Michel Temer, como o teto de gastos públicos e a reforma trabalhista.

2) Outro grupo apresentaria uma visão liberal fiscal, hoje representado pelas candidaturas do tucano Geraldo Alckmin e do senador Alvaro Dias, do Podemos.

3) O terceiro grupo teria como proposta a formação de um Estado Penal, sob o comando do deputado Jair Bolsonaro (PSL). Dos três, só dois passariam para o segundo turno.

Queiroz arrisca-se a dizer que sobrará o grupo de Bolsonaro, por falta de estrutura partidária e tempo de propaganda na TV e no rádio, e por um detalhe até agora pouco observado: a resistência do eleitorado feminino ao candidato conservador.

CIRO DE FORA – Não haveria lugar para Ciro Gomes nessa configuração. Portanto, a única forma de ele arrumar um lugar entre os grandes, e lutar para chegar ao segundo turno, é buscar o apoio de partidos de centro-esquerda, como o PSB e o PCdoB, e da centro-direita, com os quais se reuniu na terça-feira passada. Além de fazer o discurso de que, com um arco de apoio de ideologias tão diferentes, pode se tornar o único candidato com uma proposta para acabar com a divisão na sociedade brasileira. 

Ciro Gomes sabe ainda que dificilmente receberá o tão sonhado apoio do ex-presidente Lula e do PT. Em primeiro lugar, porque Lula continua a acreditar que poderá sair da cadeia e ganhar, do STF, o direito de registrar sua candidatura, mesmo que sub judice. Os ânimos do ex-presidente melhoraram depois da decisão do STF, nesta semana, que absolveu a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e seu marido, o ex-deputado e ex-ministro Paulo Bernardo, das acusações de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e caixa 2. Nas palavras do ministro Ricardo Lewandowski, as delações premiadas usadas pelo Ministério Público para abrir o processo contra Gleisi e Bernardo eram “imprestáveis”.

PLANO B – Caso Lula não consiga registrar a candidatura, ele tem ainda a possibilidade de tentar transferir votos para o ex-prefeito Fernando Haddad, o eventual Plano B petista.

De acordo com pesquisa encomendada pela XP Investimentos ao Ipespe, e divulgada ontem pela revista Exame, Lula tem potencial para transferir até 43% dos seus votos para Haddad, deixando-se, de cara, com 12% das intenções de votos dos eleitores consultados. É por essas constatações que Ciro busca servir, digamos, a dois senhores.

24 thoughts on “O eixo de poder de Ciro Gomes depende diretamente dos partidos de centro

  1. É muita viagem! Ciro, plano C do pt, quer acabar com a polarização do pt com psdb? kkkkkk ao contrário, é uma das formas de manter a polarização, sendo que agora com outros nomes.

    O sistema perdeu contato com a sociedade e realidade; Bolsonaro já se consolidou como força política, simplesmente porque a população cansou da esquerda, do politicamente correto e progressismo enfiado goela abaixo.

  2. Sou baiano e tenho parentes no Ceará. A família Gomes é para o Ceará o que os Sarney são no Maranhão. Depois de nosso alienado povo reeleger FHC, reeleger Lula, reeleger Dilma não vou estranhar se o coroné Ciro Gomes ir para o segundo turno. Se o PT, PMDB, PSDB, PP, DEM, Solidariedade, Rede Globo, Veja, Folha, banqueiros, políticos e judiciário corrupto são contra o Bolsonaro é… BOLSONARO NA CABEÇA !!

    • Conheço o Nordeste inteiro e o Ceará é um dos estados que conheço melhor (até melhor que meu estado natal, o Rio de Janeiro). Ciro não está para o Ceará como Sarney está para o Maranhão. A referida família Gomes só tem Ciro e Cid na política. Ciro excelente prefeito e governador, Cid muito meia boca. Se você vota em Bolsonaro, ok. Se seu candidato não tem nada a apresentar e você não tem nada a defender, ok também. Opção sua que respeito. Mas espalhar mentiras, aí não.

      • Não sou do Rio nem do Ceará. Meu coração vive em Paris e eu vivo em Timbiricica do Norte. Sou pobre, mas não sou burro. Ciro Gomes eu não usaria nem pra fazer ração pra porco. E saiba que a sua técnica de assoprar e picar é conhecida até por mosquitos.
        Meu candidato é Alvaro Dias. E mais: o Estadão deveria revisar pesquisas que se prestam a dar projeção a um preso ignorante e lambão como o Lula.

  3. Esse deslocamento do Ciro Gomes para a centro-direita era previsível. Se isso significasse, de fato, um pacto nacional movido por uma quebra na polarização que vem caracterizando a política no Brasil, com base num programa de resgate da economia e de reequilíbrio do processo político, seria um caminho saudável, no curto prazo. Mas é uma costura difícil de fazer, não sei se o candidato tem cacife para tanto.

    • Pacto esse que alijasse, de pronto, os envolvidos em falcatruas e representantes das oligarquias carcomidas que tem dominado o país nos últimos anos, obviamente.

  4. Um país que tem Edir Macedo, Valdomiro, RR Soares, Lula, Collor, Sarney, Maluf, Renan, Requião, Dilma, Zé Dirceu, Nelson Jobim, Márcio Tomás Bastos, Kaká, Toffoli. Votarem em Ciro Gomes é só a confirmação de que somos um país de imbecis. Daqui há mais quinhentos anos ainda seremos os mesmos. Viva a seita que acabou com esse país de analfabetos.

    • “A Câmara é a representação do povo. Os deputados não são santos porque o povo também não é santo”

      (Bonifácio Andrada, que está em seu DÉCIMO mandato de deputado federal, e conhece muito bem o baixíssimo nível de seu eleitorado)

    • Bolsonaro está aí liderando o cenário sem Lula, comprovando que pelo menos parte dos brasileiros de fato é imbecil. Você deu uma pesquisada antes. Gostaria de saber por que o nome de Requião está na sua lista. E por que eleger Ciro é ruim? Ele é corrupto? Ele não tem preparo intelectual? (Estudou em Hrvard e é professor de direito). Ele não tem projeto? Ele não entende de economia? Ele não tem experiências bem sucedidas em cargos administrativos?

  5. Uma coisa é certa, Ciro precisa de tempo de TV para apresentar suas ideias e seu programa. Nos debates não há muito espaço para isso. Terá que fazer alianças e terá que fazer concessões. Até onde irão essas concessões é o x da questão.

    • Ciro precisa de muito esparadrapo para calar a boca suja. Também desaponta muito a lista de candidatos para a presidência. A permanecer essa normalidade insuportável marcharemos continuamente para a miséria e o sub-desenvolvimento, dado que nossos militares já se acostumaram á vida de paz e amor – trocaram o fuzil pela sombra da mangueira!

  6. Seria fascinante ver uma aliança entre Ciro e o PT, só pra ver quem seria passado pra trás no final, já que os interesses dos dois lados são tão opostos. Ciro quer ser presidente há 20 anos e faria essa aliança só pra entregar o poder ao PT, que se considera o “único e eterno representante legítimo do povo”? Ou o PT estaria disposto a fazer o papel de leal aliado de Ciro por oito longos anos, para receber um generoso apoio para eleger seu sucessor? Tal aliança seria coisa digna do “Game of Thrones”.

  7. Nós não somos nada. Duzentos milhões de imbecis, sem amor a pátria, sem amor ao próximo, sem sentimento de liberdade, de privacidade, de família. É cada um querendo levar vantagem em tudo, roubar o outro, entesourar pra si, mostre me aqui quem algum dia quis um país diferente. Essa conversa de que o congresso representa o povo é que o povo é corrupto é desculpa. Mudem as leis, metralhem em praça pública os ladrões, acabem com as quatro instâncias, com os milhares de recursos usados pelos ladrões de colarinho branco, com o senado que não serve para absolutamente nada, com ministros do STF indicados pelo chefe do excutivo e aprovados por um senado que nem deveria existir, diminuam os 513 deputados por gente que sirva ao país e ganhe pela o salário de sua profissão ou ocupação, que morem em Brasília pelo período que estar servindo a sociedade, sem deslocamentos toda semana. É só querer, agora como somos imbecis achamos tudo isso normal. Só isso.

  8. Tenho a mesma idade de Ciro Gomes, nasci em 1957. Sou engenheiro, bacharel em direito, conheço o Ciro de muito tempo, ele jamais foi professor. Ele é político profissional, é corrupto sim ele e toda família. É que aqui ser corruptor é uma honra e os imbecis idolatram corruptos, vide Lula , Aécio, FHC, Collor, a lista nunca acaba. Meus amigos pelo amor de Deus adimitamos um país que tem uma Suprema Corte como a nossa. Isso não existe em nenhum lugar do mundo. E não só esses que estão agora não. Lembrando Nelso Jobim? O imbecil adulterou simplesmente a constituição, é mole? Lembra do Sepulveda é o maior defensor de bandido. A nata da intelectualidade brasileira aplaudia Márcio Tomás Bastos, eu sempre o chamei de fela da p..a. O Kakay é considerado advogado. Rapaz, só mesmo no país de imbecis.

    • K->\vec(k), não falta não. Mas relate aí os casos de corrupção de Ciro, fiquei curioso. Só para lembra que Requião é perseguidissimo pela Globo. E essa “imagem” de Maria louca faz parte da campanha midiática para tentar transformar um dos políticos mais combativos do congresso numa figura caricata. Desqualificar o carteiro para não receber a mensagem.

  9. Estava em outros compromissos. Você tem razão, falta não. Me desculpe. Agora quanto aos atos ilícitos dos Ferreira Gomes são muitos mas vou citar só três. Acusados de fraudarem 300 milhões das prefeituras no estado. Acusados de negociatas com um grupo coreano,’prejuízo de milhões para o estado do Ceará, e também maracutaia com o grupo Gerdau. Ele mesmo aquele que foi envolvido em outros escândalos. Fora isso tem muito mais, a JBS também foi compelida pelos Gomes para doar vinte milhões de reais. Agora a verabogia do salafrario engana muita gente mas não consegue superar aos fatos. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *