O povo brasileiro é democrata, gosta de votar e nem reclama das extensas filas

Resultado de imagem para filas para votar

As filas eram ao ar livre e se chovesse, haveria o caos

Carlos Newton

Tenho convicção de que o povo brasileiro gosta de votar. Dia de eleição é sempre movimentadíssimo, com trânsito pesado e engarrafamento para todo lado. Mesmo assim, é um dia alegre, em que as pessoas se mostram felizes. Aqui no Rio de Janeiro, na minha sessão eleitoral, instalada no Instituto Nacional de Educação de Surdos, as filas eram pavorosas. Os voluntários da Justiça Eleitoral se desdobravam, tentando colocar as coisas em ordem, mas a votação transcorria lentamente.

O motivo foi a ordem do Tribunal Superior Eleitoral para que as urnas biométricas fosse testadas por todos os eleitores que tivessem carteira de identidade emitida pelo Detran, que é feita com a impressão digital de todos os dedos.

REGISTRO BIOMÉTRICO – A ideia não é ruim, porque objetiva dispensar a ida do eleitor à Junta Eleitoral para fazer o registro biométrico. Como esse registro já existe no Detran, que concentra a emissão de carteiras de identidade, a inscrição dos eleitores estaria dispensada.

Mas as autoridades não contaram com a hipótese de que a atividade extra de conferir a biometria de todos os eleitores fosse retardar de tal maneira a operação de cada voto. Somente no meio da tarde, quando as filas de alongaram ainda mais é que veio a contraordem de parar de conferir a biometria de todos os eleitores.

Quando enfim eu consegui votar, às 15h47m, os mesários já aventavam a possibilidade de distribuir senhas, porque a votação deveria ultrapassar o prazo legal das 17 horas.

De todo modo, ficou patente a civilidade dos eleitores. Nas filas, não se ouvia ninguém reclamando. Todos esperavam pacientemente o momento de exercer o mais democrático dos direitos. Ou seja, o brasileiro é gente boa, o que atrapalha são os políticos e as autoridades.

16 thoughts on “O povo brasileiro é democrata, gosta de votar e nem reclama das extensas filas

  1. “a civilidade dos eleitores. Nas filas, não se ouvia ninguém reclamando. Todos esperavam pacientemente o momento de exercer o mais democrático dos direitos.”

    PQP ! Ser obrigado a votar, esperar horas é civilidade ? Isso é ser gado e aceitar tudo que lhes empurram na bunda !
    Democracia não obriga ninguém a nada, aprenda CN. ditaduras e comunismo sim obrigam seus
    cidadães a fazer o que eles querem !

    • Gado caminhando bovinamente para o abate.

      Nao existe essa dicotomia ridícula entre povo bonzinho x autoridade malvada/político malvado.

      “Ê, ô, ô, vida de gado
      Povo marcado, ê!
      Povo feliz!’

  2. Se esses resultados oficiais das urnas se confirmarem ao final, isso significa que aquelas pesquisas eleitorais anteriores, de Ibope, Datafolha etc, não mostravam a realidade, mas apenas uma amostra inadequada, ou talvez até manipulada, apesar de ficarem divulgando que era de 95% o grau de “confiabilidade” quanto a representar a realidade.

  3. Muitos deles na verdade gostam de usar as urnas como se fossem vasos sanitários, mas, enfim, gostam de votar, e no dia seguinte começar a chorar.

  4. “Ou seja, o brasileiro é gente boa, o que atrapalha são os políticos e as autoridades”

    O articulista esqueceu de mencionar os eleitores do boçal entre os que atrapalham!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *