Ou o PT vence a eleição presidencial ou Lula dependerá de Ciro Gomes

Resultado de imagem para ciro gomes charges

Charge do Kacio (Arquivo Google)

Jânio de Freitas
Folha

Mais um risco. Ou o PT vence a eleição presidencial ou Lula dependerá de Ciro Gomes —por ele rejeitado na hipótese de uma aliança fortíssima— para não ser dado como responsável pela entrega do país à direita mais do que retrógrada. Tal risco está perceptível na perplexidade dos possíveis eleitores anticonservadorismo e, mais ainda, na dos petistas.

Se Lula e o PT cedo se convenceram de um difuso propósito de impedir-lhes a volta ao poder, faltou que se preparassem para essa adversidade. Não faz diferença se assim foi porque Lula não imaginasse a dureza do obstáculo judicial ante seus recursos. Ou tenha usado a ideia de candidatura como possível razão para tirá-lo da cadeia. Ou que outro motivo o fez bloquear caminhos diferentes.

CONFUSA DIVISÃO – O resultado é a confusa divisão da hierarquia do PT em obedientes passivos e diferentes linhagens de insatisfação. Na ocasião mais inconveniente.

A proposta de ter Ciro Gomes como vice de Lula e o plano frustrado de Jaques Wagner, desejoso de ser o vice de Ciro, são dois dos vários exemplos das alternativas surgidas na cúpula do PT e recusadas por Lula.

Em torno desses insucessos esteve sempre o desconhecimento do que seria, ou deveria ser, a tática formulada por Lula para levar o PT ao êxito eleitoral. As várias sugestões abortadas comprovam o desconhecimento.

A situação dramática que Lula vive na Lava Jato faz com que as insatisfações e apreensões fiquem guardadas em seu território no partido. Mas os reflexos, sob formas que começam no pasmo e não se sabe onde terminam, estão bem à vista. Ao que levam ou não levam, e aonde levam Lula, têm 60 dias para mostrar.

VARIADAS

1 – Geraldo Alckmin e o PSDB continuam desnudando-se. Seu apoio a Fernando Collor para o governo alagoano é voltar à campanha pelo impeachment do então presidente. Mas, agora, do outro lado. E não por excesso de desejo de poder. É falta de outra coisa.

2 – Como mostrado por Mônica Bergamo, ainda rola por aí processo sobre a gravação ilegal, divulgada também ilegalmente por Sergio Moro, de telefonemas entre Marisa Letícia da Silva e outros parentes de Lula. Com tão óbvios culpados, não há o que esperar do processo senão o mais impróprio.

3 – Corrupção bem-sucedida, no grupo de Sérgio Cabral, é a do seu secretário de Saúde, Sérgio Côrtes. Suas aventuras enriquecedoras começaram muito antes do governo Cabral, incluíram até um atentado com feição de mera artimanha, e não causaram problema algum ao autor. Por associação a Cabral, Côrtes ficou preso pouco tempo: Gilmar Mendes soltou-o. Vive em sua valiosa cobertura na Lagoa Rodrigo de Freitas, sem trabalho remunerado, e os gastos de sua mulher criam espantos jornalísticos pelos montantes aqui e no exterior. Côrtes pediu à Justiça autorização para dar atendimento médico a presos. E a Justiça não suspeitou.

4 – Juan Manuel Santos transmitiu o governo da Colômbia sob duras críticas. Fez, no entanto, o que por mais de meio século pareceu impossível: a dissolução das Farc, o movimento que começou como guerrilha libertária, apoderou-se de vasto território e se ligou ao tráfico. Mas Santos fez um governo também de combate à pobreza e ao desemprego. Imperdoável, claro.

5 – Nos carnavais ainda cantam o sucesso de Blecaute: “Chegou o general da banda, chegou (bis) / Mourão, mourão, vara madura que não cai / mourão, mourão, mourão, cutuca por baixo que ele cai”.

25 thoughts on “Ou o PT vence a eleição presidencial ou Lula dependerá de Ciro Gomes

  1. De virada: Lula vence Alckmin e Bolsonaro em SP

    No início do ano, Bolsonaro vencia em SP, Alckmin era o segundo e Lula o terceiro. Agora, após a prisão, Lula vence o ex-governador paulista e o deputado fluminense.

    Lula lidera em São Paulo, o Estado mais conservador do país, que nunca foi governado pela esquerda.

    PlEstado onde nasceram as manifestações de 2013 e 2015, que derrubaram Dilma, Lula vira sobre o político mais blindado pela mídia no país e que ocupou a maior parte do governo tucano no Estado mais rico do país, que já dura 24 anos.

    https://goo.gl/H71ok7

    • Alex Fake News Cardoso, o Lula não lidera nada porque não é candidato. Preso é preso e condenado é condenado. Vai trabalhar vagabundo.

    • Sonho meu, sonho meu
      Vai buscar quem mora longe
      Sonho meu
      Vai mostrar esta saudade
      Sonho meu
      Com a sua liberdade
      Sonho meu
      No meu céu a estrela guia se perdeu
      A madrugada fria só me traz melancolia
      Sonho meu

    • Há casos de psicopatia leve e que podem ser curados com doses homeopáticas?! de estabilizadores neuronais. Contudo a insistência de considerar um detento como se livre estivesse, é uma psicopatia mais grave. Neste caso, em especial, camisa de força.

    • Sempre distorcendo a realidade, puxando a brasa para o próprio churrasco.

      As manifestações de 2013 começaram, na verdade, em Porto Alegre, em outubro de 2012, quando 400 pessoas se reuniram no Largo Glênio Peres, no começo da tarde, numa convocação espontânea pelas redes sociais.

      A pauta era um protesto contra a privatização do espaço público pela Coca-cola, patrocinadorda Copa, do Auditório Araújo Vianna e do Largo.

      A empresa estava representada pelo tatu-bola, boneco inflável de 7 metros de altura, que ocupava um espaço cercado no Largo.

      Um grupo se reuniu primeiro no auditório, a noite se dirigiu para o Largo, centro geográfico da cidade. Em reação a repressão sofrida, acabaram por desinflar e por no chão o boneco gigante.

      Deu-se um violento confronto, com bombas de efeito moral e balas de borracha para conter os manifestantes, resultando em 30 feridos (um PM) e seis detidos. Apesar dos esforços do prefeito, o tatu-bola não voltou a ser exposto na cidade.

  2. A coisa mais retrógrada que existe no Brasil é a ideologia do século dezenove promovida entusiasticamente pelo PT, seus penduricalhos, pela a falsa intelectualidade elitista das madrassas vermelhas e das redações dos jornais.
    Juan Manuel Santos não acabou com as FARC, elas continuam onde sempre estiveram (ouviremos falar de mais atentados a partir de agora).
    São essas análises calcadas no romantismo esquerdista que impedem os jornalistas de enxergarem a realidade e entenderem o fenômeno Bolsonaro, por exemplo.
    O cheiro de naftalina está cada vez maior!

      • lula e o pt tem medo de ciro, sabem de seu temperamento de pavão e a veia vingativa no comportamento afoito ansioso sem falar que já demonstrou que não entende nada de politica, vide as bolas nas costas que tem levado, mas ele é o melhor candidato para um segundo turno com Bolsonaro, se houver.

        • Certo. Além disso, o PT não deve ter muita confiança em Ciro, pois não há nenhuma garantia de que ele vá mover céus e terra para soltar o Lula. Ele pode dizer isso agora, mas se eleito, pode se esquivar, dizer que não dá pra fazer nada, alegar coisa julgada, independência do judiciário, etc., e até se afastar do PT e buscar o apoio do centrão, que aí já não terá nenhuma restrição em ligar ao governante de plantão.

  3. Numa leitura superficial e sem muita vontade, diria que o autor deve estar tentando mudar votos para eleger Ciro.
    Que Lula não concorrerá e que o PT não vencerá, é definitivo.
    Quanto ao Ciroca, sua chance é de um cavalo vencer com três patas. Ou seja, só se os outros morrerem.
    Fallavena

  4. Incoerentes, contraditórios, incompetentes, desonestos, mal intencionados, corruptos, traidores … eu poderia continuar escrevendo negativamente sobre a esquerda porque não só existem razões para tanto, mas pela idiotice e imbecilidade de denominar a direita como “retrógrada”.

    Quem é a esquerda, nessas alturas, para colocar o dedo na cara de quem ela quer?!

    Imoral, antiética, visando somente o poder e dele não se afastar mais, manipula a massa anônima que move o país, e a conduz irreversivelmente para a pobreza, justamente para o atraso que o articulista em tela se refere!

    A menos que Jânio de Freitas entenda que vivemos no melhor dos mundos deixado pelo PT, com milhões de desempregados e inadimplentes, juros extorsivos e uma economia estagnada, para ter a petulância de acusar a direita de retrógrada!

    E qual teria sido o governo de direita que tivemos depois dos militares há 33 anos?!

    Um erro crasso da esquerda, que seus adeptos cometem, invariavelmente jornalistas conhecidos, mas devidamente identificados pelas suas posições como “progressistas”, diz respeito ao próprio Ciro, que sempre teve a ideia de reunir as esquerdas em torno do seu nome, e combaterem a tal direita.

    Pois bem, constata-se de forma absoluta e indiscutível – o próprio artigo comprova -, que a esquerda NÃO TEM COMO objetivo MELHORAR O PAÍS, não tem propostas, não tem como intenção resolver o desemprego e os devedores, MAS TOMAR O PODER!

    A luta da esquerda é contra a direita, e continuar no seu discurso demagógico e populista de sempre, acusando seus opositores de causadores dos problemas nacionais!

    No entanto, como que temos de caracterizar a esquerda?
    Ora, quando no poder, se lambuzou em roubar a União e explorar o povo;
    Quando no Planalto, usou o nosso banco de fomento, BNDES, para DOAR dinheiro para governos alinhados ideologicamente com a quadrilha petista;
    Seus dirigentes e políticos que compunham a tal famigerada “base de sustentação do governo” roubaram as estatais, fundos de pensão, aparelharam o Estado, instituíram a corrupção, e transformaram os poderes em antro de venais, com exceção do Primeiro e Segundo Grau do Judiciário, pois os tribunais superiores são meros apêndices do Executivo.

    Nessas alturas ser denominada a direita de retrógrada é elogio, reconhecimento porque não se tem o que dizer desta tendência política porque JAMAIS NOS GOVERNOU!

    E, Jânio, se mostra outro jornalista tendencioso, parcial, cujos artigos devemos simplesmente ignorar, haja vista que enaltece a esquerda OMITINDO os crimes cometidos pelo seu líder maior, amo e senhor, Lula!

    Observem bem quem é o salvador da pátria para a esquerda, um ladrão e genocida!

    Mas, a direita é retrógrada … que baita crime!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *