Paradoxo: ao censurar a Crusoé, Moraes diz que Constituição proíbe a censura

Resultado de imagem para alexandre de moraes

Moraes deu um jeitinho brasileiro para censurar o que incensurável

Deu na Folha

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que os sites da revista Crusoé e O Antagonista retirem do ar reportagem e notas publicadas na semana passada sobre uma menção ao presidente da corte, Dias Toffoli, feita em um e-mail pelo empresário e delator Marcelo Odebrecht. A decisão de Moraes, que atendeu a um pedido de Toffoli, é de sexta-feira (12), no âmbito de um inquérito aberto pelo STF em março para apurar fake news e divulgação de mensagens que atentem contra a honra dos integrantes do tribunal. O site foi notificado na manhã desta segunda-feira (15).

A multa por descumprimento é de R$ 100 mil por dia. Moraes também determinou que os responsáveis pelos sites prestem depoimento em até 72 horas.

AMIGO DO AMIGO – Segundo a reportagem de Crusoé que motivou a ação do Supremo, Marcelo Odebrecht enviou à Polícia Federal, no âmbito de uma apuração da Lava Jato no Paraná, esclarecimentos sobre menções a tratativas lícitas e ilícitas encontradas em seus e-mails.

Uma das menções, de acordo com o delator, era a Toffoli. Na época do e-mail, julho de 2007, Toffoli não era ministro do STF, mas ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O e-mail foi enviado por Marcelo Odebrecht a dois executivos da empreiteira, Adriano Maia e Irineu Meirelles, e dizia: “Afinal vocês fecharam com o amigo do amigo de meu pai?”. Não há no e-mail nenhuma citação a pagamentos.

TRATATIVAS – Marcelo Odebrecht explicou à PF, de acordo com a revista, que a mensagem se referia a tratativas que o então diretor jurídico da empreiteira, Adriano Maia, tinha com a AGU sobre temas envolvendo as hidrelétricas do rio Madeira, em Rondônia.

Após a decisão de Alexandre de Moraes, a direção da revista reafirmou o teor da reportagem, considerada pela publicação como censurada pelo ministro do STF.

Em sua decisão, Moraes afirmou que a Constituição proíbe a censura, mas permite reparações posteriores à publicação de um conteúdo. “A plena proteção constitucional da exteriorização da opinião não significa a impossibilidade posterior de análise e responsabilização por eventuais informações injuriosas, difamantes, mentirosas e em relação a eventuais danos materiais e morais, pois os direitos à honra, à intimidade, à vida privada e à própria imagem formam a proteção constitucional à dignidade da pessoa humana”, escreveu o ministro.

PROCURADORIA – A decisão destaca que a Procuradoria-Geral da República divulgou nota na última sexta, após a publicação da reportagem, afirmando que o documento com a menção a Toffoli não havia sido remetido ao órgão —diferentemente do que dissera o texto.

“A gravidade das ofensas disparadas ao Presidente deste Supremo Tribunal Federal, no teor da matéria, acima mencionada, provocou a atuação da Procuradoria-Geral da República, que publicou nota de esclarecimento”, disse Moraes na decisão.

“Obviamente, o esclarecimento feito pela Procuradoria-Geral da República tornam falsas as afirmações veiculadas na matéria ‘O amigo do amigo de meu pai’ em típico exemplo de fake news —o que exige a intervenção do Poder Judiciário”, decidiu o ministro.

NÃO É FAKE – O diretor de Redação de Crusoé, Rodrigo Rangel, afirmou que “reitera o teor da reportagem, baseada em documento, e registra, mais uma vez, que a decisão [de Moraes] se apega a uma nota da Procuradoria-Geral da República sobre um detalhe lateral e utiliza tal manifestação para tratar como fake news uma informação absolutamente verídica, que consta dos autos da Lava Jato”.

“Importa lembrar, ainda, que, embora tenha solicitado providências ao colega Alexandre de Moraes ainda na sexta-feira, o ministro Dias Toffoli não respondeu às perguntas que lhe foram enviadas antes da publicação da reportagem agora censurada”, afirmou o jornalista.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A notícia é verdadeira, dizem os responsáveis pela revista digital Crusoé, que tentou ouvir o ministro Dias Toffoli. Se ele tivesse respondido às perguntas, apresentando argumentos sólidos, poderia até ter esvaziado o conteúdo da reportagem, que talvez nem tivesse sido publicada. Como não respondeu, as dúvidas continuam no ar, comprometendo a imagem do ministro. O caso é muito interessante e vai ter desdobramentos permanentes. (C.N.)

44 thoughts on “Paradoxo: ao censurar a Crusoé, Moraes diz que Constituição proíbe a censura

  1. Perguntinha que não quer calar: onde está aquela ministra medíocre do STF (que já foi xodó por aqui também..kkkkk) que certa vez falou “Cala boca já morreu”???

    Será que Carminha vai ficar caladinha??? Ela só tem coragem na hora de lacrar com frases bonitas?????

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD

    • E o que o Bolsonaro vai fazer com o exemplar da constituição que recebeu da Ministra Rosa Weber?

      Lembro que na TI não se pode usar palavras de baixo calão.

    • Foi a primeira coisa em que pensei, o que dirá a Carmen Lúcia ? Eu não sei se estou alarmista, mas a situação é GRAVÍSSIMA. Quem nos protege dos PROTETORES ? O STF, se este fosse um país sério, seria o responsável por proteger o respeito à Constituição. E logo ele a ataca. Se porta como um padre que abusa de uma criança, ou de um procurador que rouba a pessoa que lhe passou procuração. No impeachment um deles fez um teatro, como se tivesse sido pego de surpresa, com a consulta da senadora Kátia Abreu e resolveu rasgar a lei, ao vivo e a cores, e ninguém fez nada. Outro solta tudo e todos, e não se julga suspeito nem para julgar um “amigo” de longa data. Se for para ser ditadura, que seja dos militares. Eles, pelo menos, recebem alguma doutrina de amor à Pátria. Talvez nem todos ajam assim, mas a maioria é bem intencionada. No STF existem 11, eu não ponho a mão no fogo nem por 4 deles.

  2. No país onde a banana come o macaco, crime não é roubar. Crime é divulgar o roubo!

    (PS: imagine quantas idosas e crianças não morreram à míngua por causa do dinheiro roubado por essa quadrilha!)

      • Não!
        Está preparando a nova tabela de contribuição de seus afilhados.
        Quando de uma reforma constitucional, precisa-se retirar a afronta que cometeram ao incluir esta entidade como representante da sociedade brasileira.
        Já faz muito, mesmo com a qualidade atual, representar advogados!

  3. Os “trouxas” não percebem, por falta absoluta de conhecimento histórico, as consequências do impedimento de um presidente democraticamente eleito, através de um motivo falso e/ou torpe.
    Independente de seu governo ser bom ou mal.
    Massa de manobra não terá nunca, respeito.
    A quebra do andamento natural da democracia, gera o empoderamento de setores não representativos popularmente.
    A grita de indivíduos frágeis e reconhecidamente manipuláveis, não representa preocupação.
    Reclamam hoje de censura, logo hoje.
    Em um dia que uma professora foi presa em sala de aula por acusação de doutrinação.
    E aí?
    Pau que bate em Chico, bate em Francisco.
    A democracia está morta, e foram vocês que a mataram….

    • Você não datou, fiquei na dúvida se está falando do Collor ou da Dilma ?
      Não te conheço, por isso não vou julgá-lo, mas nas últimas eleições conheci alguns lutadores pela Liberdade, um ex-prefeito de São Paulo, um deputado estadual do Rio, e outros mais. Todos acusando o Bolsonaro de ser um ditador, que iria acabar com a democracia, que não respeitava as liberdades. Engraçado que não vi um comentário deles no twitter. Pobre país em que os defensores da liberdade têm fôlego tão curto.

    • A tal professora não foi presa por doutrinação não, mesmo porque não existe tal bestage, a doutrinação é livre desde sempre isso é fato,
      a meliante foi presa por desacato a policiais e fora da sala. motivo falso e/ou torpe

  4. Só fechando a pocilga STF, onde estes bandidos chafurdam.
    Mas, há mais que cabos e soldados para tal medida.
    Não perdem por esperar.

  5. E tem mais:

    Um dia depois da reportagem de Crusoé –agora censurada– sobre Marcelo Odebrecht e Dias Toffoli, o documento com a explicação do dono da empreiteira foi retirado do processo.

    Viva a censura !!!

    Viva a Republiqueta de Bananas Podres !!!

  6. ”’ a PREPOTÊNCIA é a arma dos incapazes e dos amorais ”’
    já dizia o Blão Xu, acolitado pelo Ful Mão Chul,

    e o Chico da Mãe Iza complementava:
    ‘ e dos BANDIDOS, também ‘

  7. Carlos Fernando postou duas frases, apenas isso, mas de fortíssimo conteúdo.

    Veja abaixo:

    “A reportagem da Crusoé foi censurada ADMINISTRATIVAMENTE, ao estilo DOPS, pois não foi sequer feito em um processo regular.”

    “O STF viola o estado de direito ao conduzir um inquérito para investigar o que não é crime e para censurar a imprensa.”

  8. Governo das aberrações constitucionais: E o passaporte diplomático que o Ministério das Relações Exteriores, sob o comando de Ernesto Araújo, renovou para o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, e sua mulher, Ester Eunice Rangel Bezerra? Que dizer do conteúdo expresso na portaria, na qual o Itamaraty esclarece que o “titular poderá desempenhar de maneira mais eficiente suas atividades em prol das comunidades brasileiras no exterior”?

  9. “Ministro multa Crusoé apesar de cumprimento de decisão”

    “Alexandre de Moraes multou a Crusoé em R$ 100 mil por supostamente ter deixado de cumprir a decisão de retirar do ar a reportagem “O amigo do amigo de meu pai”.”

    “Crusoé e O Antagonista cumpriram a decisão imediatamente.”

    ——————————————————————

    Foram seguir a trilha da Folha, Globo & Cia tirando a força do presidente e o equilíbrio dos poderes agora é tarde:

    A DITADURA É A NOSSA REALIDADE!

    ===> DANEM-SE TODOS

          • Peçam ajuda ao “General” Mourão talvez ele chame o Levi Fidelix e resolva a parada.

            E se não pagar a multa cadeia!

          • Está falindo mas vive.

            Meses detonando o sujeito.

            Obviamente que sua popularidade caiu e os outros poderes se aproveitaram da onda.

            Agora que vai segurar as ordens do STF?

            O sargento Garcia?

            Simples.

            Estou adorando.

          • Esse Arreiado goixta mesmo do espantalho no cargo!
            Lambe as bolas do Bozo todo santo dia aqui na TI…
            So escreve asneira, nao consegue enxergar 20 graus pros lados…
            E escreve mamado….
            Só na manguaça….

            Quer um blog só pra voce?

            Avúa, praga!

          • Arrelia

            Ande com suas próprias pernas bambas e faça comentários produtivos.

            Imagino um ancião como você que tem até bisnetos com está postura vergonhosa e ridícula.

            Argumente e não ofenda se isso for possível é claro.

            Seu nível é muito baixo em tudo.

            Se me atacas é porque estou fazendo bons comentários te incomoda, pois é covarde e medíocre.

            Não vou para o seu picadeiro o palhaço aqui não sou eu.

            Game Over!

    • Ele ainda piorou a situação do reprovado, pois o que a grande imprensa estava escondendo, agora foi publicado com muito mais força. Pena que a OAB, que na Constituinte se deu o papel de paladina da Justiça, não está vendo isso acontecer. Se ela estivesse no Brasil, tudo seria diferente. Como já falaram, só nos resta torcer que o Chapolin Colorado venha nos defender.

  10. O Senado que poderia impedir esta situação nada faz ou fez.

    O povo só pensa em churrasquinho e futebol..

    O que vai acontecer: Nada.

    Manda quem pode obedece quem tem juízo.

    E vida que segue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *