Piada do Ano! Lula garante ter lido mais de 40 livros na prisão e vai escrever biografia

Resultado de imagem para lula  charges

Charge do Erasmo (Arquivo Google)

Deu na Folha

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aderiu a uma brincadeira nas redes sociais e listou fatos literários ligados ao período de 580 dias em que ficou preso, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP).

O petista disse que leu mais de 40 livros na prisão e citou, entre os títulos, as biografias do guerrilheiro Carlos Marighella, do ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, do ditador cubano Fidel Castro e do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.

FASCÍNIO – “Sou fascinado por biografias”, escreveu Lula. Segundo ele, Fernando Morais, “biógrafo de Olga, Paulo Coelho e Assis Chateaubriand”, está escrevendo uma biografia dele desde julho de 2011 e prometeu lançá-la ainda neste ano.

As informações foram publicadas na conta oficial do petista no Twitter nesta semana com o título “5 fatos literários sobre mim”, brincadeira nas redes que tem feito sucesso nos últimos dias. No primeiro tuíte, Lula afirmou: “Quando recebi o primeiro, Um Defeito de Cor, de 952 páginas, me questionei por quanto tempo ficaria preso”. O romance brasileiro de Ana Maria Gonçalves conta a história da viagem da África para o Brasil de uma idosa em busca de seu filho.

PREFERÊNCIAS – O ex-presidente listou, entre seus preferidos no período, “O Amor nos Tempos do Cólera”, do colombiano vencedor do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, “A Elite do Atraso”, de Jessé Souza, “A Fome”, de Martín Caparrós, “O Petróleo: Uma História Mundial de Conquistas, Poder e Dinheiro”, de Daniel Yergin, “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, do best-seller Yuval Harari, e “Escravidão”, de Laurentino Gomes.

Durante a prisão, de abril de 2018 a novembro de 2019, Lula não requisitou nenhum benefício para o encurtamento da sua pena. Poderia, de acordo com a Lei de Execução Penal, ter feito resumo das obras e com isso teria abatido dias de prisão.

ATIBAIA – Além do caso do tríplex, Lula foi condenado em segunda instância no caso do sítio de Atibaia (SP). Acabou saindo da prisão após novo entendimento fixado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a favor da prisão de condenados apenas depois do trânsito em julgado (fim dos recursos).

Em sua conta no Twitter, Lula ainda citou a publicação do livro “A Verdade Vencerá”, com uma longa entrevista concedida pelo ex-presidente. “Publiquei um livro pela editora @editoraboitempo. A Verdade Vencerá foi best seller em 2018 e acaba de lançar uma segunda edição ampliada”, disse.

QUESTIONAMENTOS – Não é a primeira vez que as leituras de Lula na prisão movimentam as redes. No dia 3 de junho de 2018, sua conta oficial tuitou: “Preso político há 57 dias, o presidente Lula já leu 21 livros nesse intervalo, leituras que compreendem dos romances à política. Atualmente, lê O Voto do Brasileiro, de Alberto Carlos Almeida”. A publicação motivou questionamentos de internautas sobre a procedência da informação.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
Piada no Ano ? O amigo Carlos Newton já comentou nesta Tribuna que Lula sempre se orgulhou de jamais ter lido um livro. E citou uma passagem interessantíssima. Vale a pena ler novamente. Há alguns anos, o petista disse ter lido a biografia da Abraham Lincoln, filmada por Spielger. Mas a contradição surgiu quando Lula, ao ser entrevistado, afirmou ter ficado impressionado com a passagem do livro em que Lincoln está esperando o “telex”. Na verdade, Lincoln estava esperando uma mensagem no telégrafo. Mas não foi só isso. A cena sequer existe no livro, foi criada pelo roteirista. Em tradução simultânea, como costuma dizer o nosso editor, Lula viu o filme e resolveu se gabar, dizendo ter lido o livro.(Marcelo Copelli)

30 thoughts on “Piada do Ano! Lula garante ter lido mais de 40 livros na prisão e vai escrever biografia

    • ,
      prezado Fernando Luiz,

      perdoe-me, mas sua afirmação – VERDADEIRA –
      é um pleonasmo, uma redundância, uma tautologia!

      a sábia Sabedoria Popular garante:
      quem mente, ROUBA!

      logo,
      o Hiper, Super, Magno, Mega, Ultra, Macro, Deca-Maior L.A.D.R.Ã.O
      da história da humanidade,
      Detento F.I.C.H.A.D.O 700004553820
      CONDENADO, ENJAULADO e ENGAIOLADO porque É L.A.D.R.Ã.O,

      é um MENTIROSO contumaz, um viciado no embuste, na solércia!!!

      i.r.r.e.c.u.p.e.r.á.v.e.l !!!

  1. Fuóóóóóóóóó!!!!!!!!!

    Atenção, quadrúpedes!!!

    Soou o toque do berrante convocando a manada para zurrar:

    “Ainnnnnn, eu odeio este ladrão desgraçado do Lula!!!!!!!!!!!!”

  2. Poxa, se o cara disse que leu 40 livros, o que tem, não é uma enciclopédia, tem gente que lê mais de 200 e contnua ignorante, criou-se um ódio que chega a inijar, não sou partidário de nenhuma sigla, ele errou ao colocar Dilma, esta se sentiu poderosa e só fez merda, quis ficar mais 4 anos, o erro foi ceder a vontade dela, Lula prometeu spoiar Ciro Gomes, mas atropelou e continuou com Dilma, pensava que entedia de economia e a direita aproveitou, este foi um dos erros do PT e Lula, não votei nele, mas não é preciso muita inteligência, aí apareceu o tenente, conduzido a capitão após decisão militar, só fala asneira, propagou o ódio no pais, as consequências vemos todos os dias, o povo não está preparado para andar armado, isto é só o começo, que Deus tenha piedade de nós.

  3. .
    que mentira, que lorota boa !!!

    este … não faz, porque não sabe fazer,

    um “O” com uma quenga de coco,
    um “T” com uma cruz,
    um “U”, com uma ferradura,
    um “I” , com um palito de fósforo,
    um “S”, com uma minhoca morta,
    um “H”, com um pedaço de escada,
    um “J”, com um anzol,
    um “L”, com um esquadro,
    um “B”, sentado nu, na areia da praia,
    um “F”, com um ciscador quebrado,

    como irá ”’escrever”’, seja o que for ?!

    que mentira, que lorota boa !!!
    que mentira, que lorota boa !!! !!!
    que mentira, que lorota boa !!! !!! !!!

  4. Lula poderia ter lido mil livros na prisão ou apenas um.
    A questão é uma só:
    Entendeu o que leu?

    Ler como passatempo é diferente de ler para aprender, saber mais, conhecer outros assuntos, se informar, buscar cultura.
    As demonstrações de Lula após ser solto não foram de acordo com a leitura que alega ter realizado, pois saiu discursando com ódio e mentindo que nada fizera de errado.

    Depois, vamos e venhamos, mas para quem declarou na condição de presidente da República que, para governar o Brasil não precisava de curso superior ou ser um leitor voraz – alusão a FHC -, porém ter coração, Lula volta a se desdizer, conforme tem sido a sua tradição.

  5. Nosso ex-apedeuta já faz por merecer o fardão da Academia Brasileira de Letras.
    O ilustre intelectual novo deixou o Bigodão de Vassoura do Maranhão com seus Marimbondos de Fogo no chinelo.
    O Nobel de Literatura está vindo montado a cavalo.
    Se $talinacio leu quarenta a Dama do Verbo Arrevesado deve ter lido mais de trocentos.

  6. Mentir é o principal fator deste boçal. Gostaria fe vê-lo fazer um resumo destes livros ao vivo. Daqui a pouco a foice de sum paul, vai divulgar que ele leu a biblia em grego e leu a cartilha do Mao em chines. Este colunista do NYT é soda.

  7. Mas quem pode ajudar no esclarecimento é o pessoal da PF, eles conviveram todo este tempo com o 51. Então é perguntar aos agentes, o cara leu todos estes livros? Ou então é outra mentira pestista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *