Por que não existe um partido conservador no Brasil?

Resultado de imagem para CONSERVADOR CHARGES

Charge do Duke (dukechargista.com.br)

Percival Puggina

Embora registremos um número excessivo de partidos políticos, nenhum se apresenta ou pode ser definido como conservador. O fato surpreende por dois motivos. Primeiro porque o eleitorado que se diz conservador constitui parcela expressiva e crescente da sociedade brasileira. Segundo porque, no Império, tivemos um Partido Conservador cuja contraparte era o Partido Liberal. Apesar de haverem respondido pela estabilidade política do período, os dois foram extintos após a proclamação da República.

Ao longo dos anos, a cada eleição para o Congresso Nacional, torço pelo sucesso de candidatos comprometidos com aquilo que, para simplificar o entendimento, chamo de conservadorismo nos valores e de liberalismo nas concepções políticas e econômicas. No detalhe, não é bem assim, sei. Em ampla proporção, os conservadores são, também, liberais. O que os distingue não é o liberalismo dos liberais, mas o conservadorismo dos conservadores. É ele que deveria demarcar as fronteiras políticas de um partido conservador.

HÁ DÚVIDAS – No entanto, pergunto: serão realmente conservadores os conservadores brasileiros? O principal motivo da inexistência de um partido conservador no Brasil está, a meu ver, em que os conservadores convergem bastante bem sobre o que não querem mudar, mas isso é pouco para dar consistência e permanência à mobilização política. Conservadorismo não é estagnação, nem utopia, nem salto ao desconhecido, mas ação com memória do passado, pés no chão e olhos abertos.

Dado que o conservadorismo tampouco é uma doutrina, sendo-lhe impróprias quaisquer receitas de bolo ou vademécum, parece importante ressaltar que o adjetivo conservador, atribuído a uma pessoa, indica alguém que respeita o passado e a tradição, alguém que não anda às turras com a História cobrando contas ou amaldiçoando as próprias origens. Sublinhe-se: o passado que se respeita e a tradição tanto podem ser representados pelo que se aprendeu dos antigos na singela universalidade do ambiente familiar, quanto se aprofundando no saber dos clássicos, perenizado na linha do tempo.

Eis o ponto, enfim. O conservadorismo é incompatível com conceitos que dominam a cultura brasileira a respeito da identidade nacional. Um partido conservador não pode nascer entre os que pensam de si aquilo que os brasileiros pensam! O conservadorismo não combina com conceitos que saltitam diante dos meus olhos, cotidianamente, nas redes sociais. O complexo de vira-lata, a ideia de uma nação explorada, de riquezas exauridas, descoberta por acaso, povoada por gente da pior qualidade, de passado constrangedor e futuro incerto, nada, absolutamente nada tem a ver com o pensamento conservador!

BRASIL PARALELO – Entendido isso, talvez possamos compreender o motivo do sucesso do “Brasil Paralelo”, suas séries e entrevistas, mostrando que nossa história é indissociável da história de Portugal e não começa no século XV, mas no século XI; que, por isso, somos herdeiros de um idioma latino, de uma cultura ocidental e de uma religião universal; que nós estamos nos cantos de Camões e foram choradas por nós as lágrimas que, nos versos de Fernando Pessoa, deram sal ao mar de Portugal.

Milhares contam haver chorado de emoção ao assistirem esses vídeos. Descobriram, roçando as plantas daninhas da mentira e da ocultação da verdade, que têm raízes seculares, firmes e respeitáveis, lançadas em solo nobre, enriquecido por migrações que nos individualizam como nação, tornando-nos únicos em nossa pluralidade.

Sem essa percepção não haverá conservadorismo no Brasil. Com ela, entenderemos a existência das plantas daninhas e dessa depressiva ocultação da verdade que eficazmente o sufoca em nosso país.

14 thoughts on “Por que não existe um partido conservador no Brasil?

  1. Caguei pro povo

    Na realidade não temos nenhum partido, só inteiros que se dedicam inteiramente a saquear o país

    Perguntem-se sobre a função precípua dos partidos e concordaram comigo

    Temos sim, mais de trinta quadrilhas alucinadas pra se darem bem sem se importar como

    sanconiaton

  2. A grande maioria dos políticos – e também do povo – é tão ignorante que não consegue ser nada além de agentes de interesses mesquinhos. Quando se revoltam não vão além do brado: SÃO TODOS CORRUTOS!

  3. “Por que não existe um partido conservador no Brasil?” ?????

    Claro que existe! Existem aos montes!
    TODOS OS PARTIDOS!
    O Brasil é um pais ultra conservador e atrasado politicamente. Só não sabe quem não quer…

    Olhem para os candidatos! E o povo correndo atrás das carreatas, e toda a pompa, mídia televisiva, holofotes e horário nobre…

    Nada mais conservador que o modelo de governo corrupto com o qual vivemos…
    Fernando Collor candidato á Presidência da Republica!

    Presidência da Verruga…

  4. No Brasil até o PIG é conservador, todos elle$ conservam que é uma beleza: o poder, o dinheiro, as vantagens e os privilégios, à moda tudo para eles, e o resto que se dane.

  5. “PARTIDOS”!

    Difícil vocês entenderem que não residem na Suécia
    E então eles fazem o que bem entendem São os principais culpados da esculhambação reinante

    Desculpem não são os culpados, só são burros e ser burro não é pecado

    sanconiaton

    • Todos já imbuídos da alegria carnavalesca

      Mas eles apesar de safados são trabalhadores, enquanto vocês estão descansando e comemorando, sei lá que raio seja, os sacripantas estão cuidando da vida, quero dizer: passando-nos pra trás…

      O crime não para: de dia planejam e na madrugada executam

  6. Sábia observação sobre os vídeos do Brasil Paralelo, ensinam a História verdadeira que jamais será contada na escolas, faculdades e universidades, repletas de doutrinadores vermelhos, especialistas na farsa,mentiras e distorção de fatos históricos!

  7. Se ainda tivéssemos um Roberto Campos, um Carlos Lacerda, esse tipo de gente com muita experiência e cultura, que sabia como colocar o país no rumo certo…..
    Conservador é aquele que sabe o que tem de ir em frente e manter o que está dando certo. Não é aventureiro. Tem os pés no chão.
    Países em que os conservadores têm apoio do povo são os mais desenvolvidos do mundo. Há que se lembrar de Reagan e Thatcher, dois entre os maiores governantes do século XX.
    O reino-Unido vivia uma situação ruim com a esquerda, os trabalhistas, depois da II Guerra. Já estava num nível da Itália. Até que Thatcher chegou para arrumar a casa, colocando-o no rumo do progresso. Hoje aquele país é um dos primeiros da Europa, graças a um conservador.

    • PIB 2.565,05 billion US dollars

      PIB (em base ao PPA) 2.880,25 billion international dollars

      Crescimento Real do PIB 1,7 %

      PIB per capita 38.847 US dollars

      Inflação do índice de preços ao consumo 2,6 %

      Taxa de desemprego 4,4 %

      Saldo da conta corrente, 91,4 billion US dollars

      Saldo da conta corrente, % do PIB -3,6 %

      Dívida bruta da administração pública 89,5 %

      Nível de Pobreza 0,2 %

      Faxineira doméstica : 7,16 libras (cerca de 21 reais) por hora.
      Lixeiro: 11,55 libras (cerca de 36 reais) por hora.
      Eletricista: 13,58 libras (cerca de 42 reais) por hora.
      Secretária: 17,48 libras (cerca de 54 reais) por hora.
      Professora de ensino fundamental: 22,83 (cerca de 69 reais) por hora.
      Advogado: 51,19 libras (cerca de 186 reais) por hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *