Possibilidade de Lula ser solto é cada vez menor e a defesa vai recorrer de novo à ONU

Resultado de imagem para lula na cadeia

Ilustração reproduzida do site Blasting News

Carlos Newton

Castigo anda a cavalo, diz o ditado, e quando chega pode vir em dobro. É exatamente o que está acontecendo com o detento Lula da Silva. Além de estar preso numa cela de 15 metros quadrados desde abril de 2018, o fundador do PT vem cumprindo uma pena adicional, que sobrevém pela permanente esperança de ser libertado, que é alimentada por seus advogados e pelos dirigentes do PT, que tentam armar as mais surpreendentes iniciativas visando à soltura dele, sem lograr êxito.

O companheiro José Dirceu teve muito mais sorte, pois recentemente passou uma longa temporada solto, sem tornozeleira nem qualquer restrição, devido à bondade do amigo Dias Toffoli, que não se considerou suspeito para julgá-lo e concedeu um habeas corpus de surpresa, que a defesa nem havia pedido. Mas a festa acabou e Dirceu voltou a ser preso, devido a uma nova condenação em segunda instância.

MUITOS RECURSOS – O fato é que, desde que foi preso, Lula tem sofrido com as esperanças que seus advogados lhe passam. Embora no Supremo Tribunal Federal haja maioria concreta pela libertação de Lula, sob argumento de somente haver prisão  após o processo transitar em julgado, o ex-presidente realmente não tem dado sorte.

Além da maioria em plenário (Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello, Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello), a tese de soltura de Lula também majoritária na Segunda Turma (Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello), mesmo assim ele não tem dado sorte.

Seja no plenário ou na turma, a liberdade lhe escapa pelos dedos, sempre pela diferença de um voto, porque a revisão da jurisprudência da prisão após segunda instância não entra nunca em julgamento no plenário e Celso de Mello só admite libertá-lo sob esse argumento, não adianta insistir com outra tese. E assim Lula vai ao desespero. É uma tortura, uma pena adicional.

ALVARÁ DE SOLTURA – O mais incrível é que os advogados de Lula já chegaram a receber o alvará de soltura, mas não conseguiram concretizá-lo, devido à reação do então juiz Moro, dos desembargadores da Oitava Turma e do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Em 8 de julho de 2018, os advogados de Lula deram o golpe do recurso de fim de semana, apresentado ao desembargador plantonista Rogério Favreto, figura de destaque no PT e que trabalhara na Casa Civil de Lula antes de ser nomeado. Tudo combinado, Favreto aceitou assinar a libertação.

Era domingo, e de manhã cedinho, antes mesmo da assinatura do alvará de soltura, três deputados federais foram visitar Lula e avisaram que ele ia ser solto. Lula tomou banho, arrumou a mala, aprontou-se todo e ficaram esperando. A ordem de Favreto chegou à PF, mas não foi cumprida de imediato, e Lula ali esperando. Somente no final da tarde veio a informação de que o alvará tinha sido cancelado, Lula quase foi à loucura, os deputados saíram de fininho.

MAIS UMA VEZ… – Nesta terça-feira, dia 25, Lula mais uma vez achou que ia ser solto. Os ministros Gilmar e Lewandowski assumiram a canalhice, mas Celso de Mello não entrou no esquema e cumpriu sua obrigação de magistrado, julgando de acordo com os autos, com um voto curto e contundente, que já desfez a possibilidade de votar a favor de Lula no julgamento final em agosto.

Agora, a esperança de Lula é a progressão da pena no regime semiaberto, para que ele possa trabalhar durante o dia e dormir na cadeia. Mas o benefício pode ser concedido ou não, porque ele é réu reincidente específico, condenado duas vezes pelos mesmos crimes, uma circunstância que pode eliminar a progressão da pena.

Quanto ao julgamento da prisão após segunda instância, outra grande decepção. O presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, já divulgou a pauta de julgamentos do plenário da Corte até novembro, sem incluir essa questão na agenda.

###
P.S.
A defesa de Lula agora anuncia que reforçará a denúncia à ONU e se prepara para apresentar novos recursos destinados a libertar Lula, que já não aguenta mais tantas esperanças desfeitas, mas vida que segue, como dizia João Saldanha. (C.N.)

25 thoughts on “Possibilidade de Lula ser solto é cada vez menor e a defesa vai recorrer de novo à ONU

  1. CN, quanto a pauta é sobre Lula, você nos comentários finais entra feito faca em bananeira não é mesmo? Quando a matéria não é sobre Lula e o PT, você fica bem caladinho, Não li nenhum comentário seu sobre a maizena apreendida em Sevilha e na matéria sobre a não ida ao G20 dos principais ministros também o senhor não deu um piozinho sequer… Ante tudo isso só me resta incorporar o genial e inigualável jornalista Neno Cavalcante (in memóriam) e lhe perguntar: “-CN por que você é desse jeito?”

    • Eu sou assim mesmo, coronel Sebastião. A diferença é que não me escondo atrás de pseudônimos. Tenho coragem de defender minhas opiniões.

      Quanto à droga apreendida em avião da FAB, não é a primeira vez, nem será a última, mas isso é caso policial, nada a ver com política.

      Sei que você é professor e se chama Manuel. É um belo nome. Faça dele uma Bandeira, aí você seria como o Manuel Bandeira. Pense nisso.

    • Carregar a secretária Rosy de carona, ou de clandestina, não pode, os milicos dedam, mas carregar a “Loira Gelada”, criminosa e criminosamente, ninguém nota, aí pode, com a turma toda fazendo boquinha de siri, de modo que o Brasil só ficou sabendo graças à eficiência da Polícia Espanhola ? A que ponto chegou da dita-cuja 171 dos mesmos.

  2. Newton, meu caro,

    O coronel Sebastião já havia sido rebaixado de posto dia desses, e agora se sai com essa!

    Vai ser expulso da sua corporação!

    Quando digo que a oposição a Bolsonaro é insana, raivosa, hidrófoba, o comentário do soldado Sebastião comprova o que afirmo.

    O sargento que foi preso com cocaína e estava no avião presidencial, opera há vários anos na função, logo, Lula e Dilma também foram usados pelo meliante nas suas viagens internacionais transportando drogas!

    Curiosamente, jamais foi preso, vindo a sê-lo com Bolsonaro, que querem acusá-lo de traficante de drogas!

    Agora, que a esquerda ladra, incompetente, traidora do povo e do país não mede esforços para desestabilizar o governo é fato.
    O problema até que não seria grave, porém se torna preocupante quanto à obsessão dos petistas em fazerem de episódios corriqueiros um escândalo, e imediatamente associá-lo a Bolsonaro!

    Então não se trata de oposição, haja vista que a intenção é perseguir o presidente, impedi-lo de governar, colocando-o na mesma situação que entendem ser a de Lula, perseguido político.

    Se Lula está preso por ser um perseguido político, repito, Bolsonaro também sentirá o que vem a ser esta expressão, onde jamais terá paz e condições de governar sem sobressaltos!

    Abração.
    Saúde.

  3. Já estão combinados, querem que Lula mofe na cadeia até morrer, tenho vergonha de ser brasileiro, isto ficará na história do stf, ministros covardes, que aceitaram ameaças.

  4. Em relação ao Lula, a impressão é a de que C.N., realmente capricha mais na pintura, com mais gosto e mais prazer, face ao calvário do sujeito, como se existisse questões pessoais entre ambos, à moda FHC X LULA. Enfim, ninguém é perfeito, em cada cabeça uma sentença, o Blog é dele, ele ele privilegia, castiga, ou simplesmente dá espaço para quem ele quiser.

  5. “O peixe morre pela boca”, diz a sabedoria popular: “Na dúvida, não pode se considerar provados fatos que não estão devidamente certificados.” E cadê a certidão vintenária dando ao Lula da Silva como proprietário do imóvel em questão, ou pelo menos um “Auto de Constatação de Posse” mansa, pacífica e permanente do imóvel, com vistas a um possível usucapião ? Por que mudar texto expresso da Constituição, via interpretação do STF, preventivamente, só pra viabilizar a prisão de Lula, após segunda instância e assim tirá-lo da eleição da qual deveria ser tirado pelo voto popular, ou via esquemas partidários, conforme as regras do jogo, ainda que do sistema podre. Mudança essa que, conforme do Direito e a opinião do próprio C.N. da T.I., só poderia ser feita via Emenda Constitucional ? Mantenho a minha convicção jurídica de que, no caso do MPF-Lula-Triplex, o processo é nulo, na minha modesta opinião, sujeita a relâmpagos, chuvas e trovoadas. O diabo é o famigerado “espírito de corpo”, e as ditaduras do sistema, abaixo apenas da ditadura das ditaduras, que é a ditadura do tempo, que é a mais implacável de todas, sob a qual não tem pra ninguém, mais dias ou menos dias tudo vira cinzas ou comida de vermes, urubus, micróbios e afins. E como é que depois de uma lambança jurídica dessa, com o TRF4, o STJ e até o TSE, e mídia hegemônica, embarcados de gaiatos nesse navio furado, ou de má-fé mesmo, por força de possível conluio imposto pelo establishment, vão admitir que houve “erro” no caso político-partidário-ideológico-eleitoral ? É o $istema, Mano, como diria Nascimento, o Capitão da ficção. E o sistema são todos juntos e misturados, viu, ou seja, o executivo, o legislativo, o judiciário, o midiático e, sobretudo, o econômico, o famigerado “Fodão”, com o seu QG sediado em Washington, donde Tio Sam manipula as suas marionetes mundo afora. https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2019/06/27/presidente-do-stj-nao-cre-que-mensagens-de-moro-anulem-casos-da-lava-jato/?fbclid=IwAR0K4JV5GxOJcmgBhqPDmtoL-_Dq9Ik14ZZGo6cBhSn6uKoIhaOP83MuMIw

    • Uma claque para o comentário e o autor.. Realmente o blogue é do CN e ele faz o que quizer… Eu é que perco meu tempo vindo aqui… Não vou mudar a cabeça dessas aspirantes a capitães do mato mesmo…

  6. Toda vez que vejo alguém se nomear “coronel” penso na costumeira pergunta do saudoso Chico Anysio: – “coronel de tropa ou de puta ?”

    Outro ponto: está escrito no artigo no artigo:

    “Era domingo, e de manhã cedinho, antes mesmo da assinatura do alvará de soltura, três deputados federais foram visitar Lula e avisaram que ele ia ser solto.”

    Ué, o magistrado tinha conversado com os deputados do PT ?

    Onde fica o argumento da canalhada de que o Moro não podia conversar com os procuradores ?

    E Moro conversava com os procuradores no sentido de apurar a verdade e não para armar bandalheiras jurídicas.

  7. a mais suprema de todas as supremas cortes do mundo, a da ONU com certeza vai ficar escandalizada com tanta injustiça. Como pode um país se dizer democrático com uma Justiça tão injusta? E os supremos ministros da mais suprema das supremas cortes mundiais, os Leviandoskis dela vão votar pela soltura imediata do 51, este pobre injustiçado, perseguido implacavelmente pela justiça injusta brasileira. Não se espantem, a suprema corte das supremas cortes também tem os seus Leviandoskis e Gilmar Mendes dentre eles.

    • Não sei não, Sr. Alverga, vai depender do que o “Intercept” tem para divulgar, principalmente áudios.

      PS. Lembra quando o jornalista Glenn Greenwald, disse para uma deputada que ela iria se arrepender de pedir os áudios.

      Se não for bravata dele teremos muitas emoções.

  8. Alcapone imposto de renda
    Collor um carrinho velho
    luladrão um triplex

    todos reconhecidamente ladrões….e fica esses malucos a defender um corrupto desse.
    Solte o BARBABAS

  9. Aos poucos um dos maiores defensores de Lula neste blog, Alverga, o outro é Alex Cardoso, admite que o ladrão e genocida permanecerá preso, merecidamente, diga-se de passagem.

    Enquanto tergiversam com a condenação do meliante, alegando inconsistência de provas sobre o tríplex, que levou o ex-presidente à cadeia, os petistas omitem propositadamente os crimes que Lula permitiu que fizessem contra as estatais, fundos de pensão, aparelhamento do Estado, corrupção instituída de forma ampla, geral e irrestrita!

    Tal consentimento enriqueceu o PT e partidários desta quadrilha, travestida em partido político.

    Se Lula foi condenado e preso pelo apartamento em Guarujá, SP, a bem da verdade a sua pena deveria se estender aos malefícios que praticou contra o país e povo.

    Até que o tríplex deveria lhe outorgar alguns anos de prisão, tempo necessário para obter o HC, pelo tempo que está atrás das grades, reconheço.

    No entanto, Lula era o chefe da quadrilha petista;
    Lula era quem dava às ordens;
    Lula foi quem planejou, junto com Zé Dirceu, a elaboração de roubar o Brasil e o cidadão de maneira hedionda, cruel, sádica;
    Lula riscou do dicionário político as palavras moral e ética;
    Lula conspirou contra o nosso desenvolvimento, e condenou o pobre à miséria pelo resto da vida!

    Logo, acredito que o tribunal da história deverá julgar Lula, sim, mas não o inocentará de seus crimes, da sua conduta deletéria, do seu mau caráter, de suas mentiras, de seus devaneios, e de se sentir onipotente, pois também megalômano, por se achar o salvador desta pátria!

    Bom, mas as esperanças de Alverga deixam de lado os tribunais atuais, desta nossa realidade brutal, e se lança para a suposição futurística, onde Lula será, então, devidamente reconhecido como “o cara”.

    Assim como nas vezes anteriores, Alverga dará com os burros n’água, pois a História não admite fraudes, petistas traidores e conspiradores, hackers, calúnias e difamações.
    O que registra de erro, ela o corrige com o tempo.

    No caso de Lula, inexistem equívocos, injustiças, ausências de provas, apenas certezas e afirmações.
    As provas incontestáveis e insofismáveis, encontram-se no desemprego, na inadimplência, na miséria, na pobreza, no analfabetismo, nos milhares de seres humanos vitimados por uma violência sem precedentes e incontrolável, por uma saúde pública caótica e deteriorada, pela falta de infraestrutura, menos os grandes planos e realizações para assaltar o erário, roubar o povo e manipulá-lo sordidamente!

    A História vai mesmo julgar o Lula, porém irá condená-lo por ter sido o maior engano do povo, o maior blefe, a maior decepção e o maior ladrão como presidente de uma nação da … História!!!

  10. Carlos, os “lulopetralhastelegrampolisexuais” gostam das mentiras e do dinheiro público, roubar é uma brincadeira politicamente correta e progressista, quando eles atacam nesse espaço é porque sentem a “ferrugem das punições” lambendo suas mãos fétidas, falta algemas e um regime fechado para por toda essa canalha junta. Vá em frente Carlos Newton, quem não gosta de democracia e respeitos mútuos deriva e pertence a “seita dos luloladrões” e Viva a Tribuna da Internet !

  11. A revista Veja é a nova parceira do The Intercept na divulgação dos vazamentos da Lava Jato, segundo informou o redator-chefe do site de Glenn Greenwald em entrevista à rádio Jovem Pan.

    O Intercept já tem duas parcerias consolidadas e em andamento: com Reinaldo Azevedo, da Band, e com a Folha de S.Paulo.
    DCM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *