Presidencialismo-pluripartidarismo, absurdo. Parlamentarismo-Pluripartidarismo, o bvio. Acreditar que possvel misturar estaes, de jeito algum. REFORMA POLTICA? URGENTE

Continua a repercusso da entrevista do presidente Lula, sobre o que acontece nos partidos, logicamente influindo e conspurcando a representatividade. Ou melhor, de forma incisiva, definitiva, esclarecida: como os partidos no existem, os personagens que surgem do que chamam malandramente de eleio, no significam nada, no representam nem eles mesmos, quanto mais o povo.

Muitos podem dizer e dizem mesmo, at em forma de pergunta: Se existem 29 partidos (ou siglas) registrados, como afirmar que eles no existem?.

O Brasil precisa de muitas reformas, h anos e anos insisto nisso, posso continuar por um tempo ilimitado, (eu ou outros) que no conseguiremos modificar nada, sem estabelecer PARTIDOS VERDADEIROS. E sem PARTIDOS VERDADEIROS, as outras reformas no sero executadas de maneira alguma.

Lula teve uma boa idia dando entrevista, tentando explicar porque NO H GOVERNABILIDADE, mas citou Jesus Cristo e Judas, provocou enorme tumulto, todos ou quase todos fingiram que no entenderam.

Como eu disse no primeiro comentrio, 24 horas depois do presidente falar, quem entendeu tudo muito bem foi o PMDB, o maior partido brasileiro, o maior beneficirio da confuso criada pela FALTA DE PARTIDOS ou do EXCESSO DELES. O que vem a ser a mesma coisa.

No possvel esclarecer seja o que for, sem comparar. No mundo ocidental, (do outro lado bilhes de pessoas no tm direito algum) existem duas formas de governo: PARLAMENTARISMO E PRESIDENCIALISMO.

O Parlamentarismo se divide em partidos com voto e participao dos MILITANTES, que chegam casa dos milhes. Tm voz, votos e formam a representatividade, at com defeitos, lgico, mas todos vindos de eleies populares.

Nesses regimes parlamentaristas, os partidos so muitos, diversos, vrios, mas souvidos e consultados os que elegem deputados ou senadores. Partidos que no elegem ningum no so extintos, mas a mesma coisa, ficam alijados at terem representantes.

O outro sistema o PRESIDENCIALISMO, existente em dois pases importantes: Brasil e EUA. S que l, bi-partidrio. Aqui, PLURI-partidrio. Lula se perdeu nos exemplos, alimentou a confuso CONTRA, no quero explicar a FAVOR, apenas esclarecer. Embora sumariamente, o assunto vastssimo, e dessa reforma PARTIDRIA, POLTICA, ELEITORAL, a sim podero se concretizar as outras tambm urgentes, mas que as CPULAS e os LDERES no fazem nem faro jamais.

Importantssimo: nesse Parlamentarismo vigorando em quase todos os pases da Europa (mesmo os que ainda mantm a Monarquia), o Primeiro Ministro indicado pelo partido majoritrio, mas no ABSOLUTO, pode ser substitudo pela prpria militncia.

Exemplos no muito distantes. Na Inglaterra, (Gr-Bretanha) Margareth Thatcher e Tony Blair, foram eleitos, e deseleitos. (Nem quero examinar se faziam bons ou maus governos. Ela, ditadora total, teve 4 mandatos de 4 anos cada. Cumpriu os trs primeiros, no quarto ficou apenas 1 ano, foi destituda pelo prprio Partido Conservador.

No Partido Trabalhista, Tony Blair assumiu tido e havido como das melhores lideranas progressistas dos ltimos tempos. Quando apoiou os EUA na segunda guerra contra o Iraque, (at mandou tropas) no se agentou, foi destitudo. Quis ocupar o cargo de secretrio geral da ONU, no teve o apoio nem do seu partido e do seu pas.

Vou dar outro exemplo de Parlamentarismo, no posso contar tudo que gostaria e que seria necessrio. Itlia: perdeu a guerra, entrou em tremenda confuso, isso durou anos. At que chegaram aliana entre o forte Partido Comunista (e o Socialista) e a tambm forte Democracia Crist.

At o Vaticano ficou em pnico com essa aliana, mais tarde aceitou-a at com entusiasmo. Os partidos vetavam quem estava no Poder atravs do chamado VOTO DE CONFIANA, que existia aqui no Brasil, em pleno Imprio. Mas com a chegada de alguns corruptos que estabeleceriam o caminho para a chegada do corrupto maior, Berlusconi, muitas conquistas se perderam. Na Frana, o contrrio.

Quando foram buscar De Gaulle para SALVAR A FRANA, ele fez muitas exigncias, lgico. A maior de todas: a ELEIO DO PRESIDENTE, e o Primeiro Ministro nomeado por esse presidente eleito. Mas os Ministros precisam de aprovao da Assemblia Nacional. A Frana se recuperou, estava inteiramente por baixo, voltou a ser ouvida.

O PRESIDENCIALISMO s pode existir com dois partidos, como nos EUA. A grande luta se trava dentro desses partidos, para obter a indicao. Decidida a conveno, Democratas e Republicanos vo para as ruas fazer campanha, no aparece nenhum presidente da Corte Suprema para substituir o VOTO INDISPENSVEL pela PALAVRA INSENSATA.

NO Brasil tambm PRESIDENCIALISTA, os partidos so de todas as cores e tamanhos, mas nenhum rigorosamente autntico. Da a REPRESENTATIVIDADE falsa, com a Cmara e o Senado cheios de suplentes, vazios de representatividade.

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PS- No PARLAMENTARISMO os ACORDOS so feitos antes da votao do Primeiro Ministro, a troca de votos por cargos, INSTITUCIONALIZADA. No Presidencialismo-Pluripartidrio, (uma excrescncia) os 29 partidos querem uma boquinha, tudo interpretado como corrupo, e mesmo.

PS2- Portanto o que precisa mudar o sistema de governo. Mas como, se as cpulas que dominavam e dominam o Pas so as mesmas? Incluindo o PSDB, que saiu de uma costela do PMDB para mudar tudo, e o PT que veio das ruas, tambm para mudar.

PS3- A corrupo do SISTEMA que permite tudo. Mas acaba desmoralizando os prprios personagens. Adotamos o Presidencialismo verdadeiro ou o Parlamentarismo, que alis o que est no corpo, na mente e no corao da Constituio de 1988. Que entrou no PLENRIO como Parlamentarista e saiu presidencialista, capenga e mal se sustentando no p.

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