PT quer processar Barbosa por excessos cometidos na prisão dos mensaleiros

Ricardo Galhardo
(iG São Paulo)

O setorial jurídico do PT divulgou uma nota nesta quinta-feira (21) na qual afirma que adotará medidas para responsabilizar o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, por ações e supostas omissões na prisão dos condenados.

O texto não diz especificamente quais seriam estas medidas. Ao longo da nota os petistas falam na possibilidade de processo por improbidade administrativa (devido ao uso oneroso ao estado de um avião para executar as prisões) e cita uma entrevista do jurista Ives Gandra Martins para sustentar a possibilidade de ações por danos morais contra o Estado devido às ilegalidades.

Em conversa com o iG por telefone, o coordenador jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho, disse que a família de José Genoino pode, em tese, abrir ações civil e criminal contra o presidente do Supremo por colocar a vida do deputado em risco. Genoino se recupera de uma cirurgia cardíaca e, segundo seus advogados, teve um início de infarto na cadeia.

“Não vamos nos calar , e , tanto antes, adotaremos todas as medidas para responsabilizá-lo por suas ações e omissões”, diz a última linha da nota cujo foco é Barbosa.

Segundo o texto, “nesse caso específico, independentemente da ideologia partidária, qualquer operador do direito deve ficar completamente indignado e perplexo com o abuso de autoridade e o completo descontrole de um ministro do Supremo Tribunal Federal que, em tese, deveria ser um dos guardiões máximos da justiça em nosso país. Não podemos sobreviver em um Estado em que os direitos e garantias individuais fundamentais são violados justamente por aqueles que deveriam protegê-los, e em um Estado em que a lei e a Constituição são descumpridas em prol da autopromoção de um magistrado que deveria ser imparcial, e que, ao que parece, não respeita os limites impostos à sua atuação , e nem ao menos o Colegiado que integra.”

15 thoughts on “PT quer processar Barbosa por excessos cometidos na prisão dos mensaleiros

  1. O PT tem é que ir embora do governo. Lula e Dilma precisam é ser deportado para Cuba. O que mudou em onze anos de administração petistas foram as alianças. Muitos Ex DEM. apoiam a Dilma. São Bem recebidos!
    Cesar Borges, Kassab, Inocêncio de Oliveira, Etc…
    Na Bahia: Otto Alencar e Marcelo Nilo. Todos Carlistas.
    De 24 ministérios na Administração FHC para 39 na Administração Dilma Roussef.
    05 Bilhões de reais cortados do orçamento da Saúde. Inexistencia de um plano de carreira para os médicos se fixarem no interior e depois vem falar de ” Mais médicos”
    Acorda Brasil.

  2. O justiceiro joaquim barbosa quer mostrar que não deve nada ao PT, por ter lhe indicado para o STF. Juiz assim não é bom. Barbosa não passa de um justiceiro.

  3. O PT deveria processar ele mesmo e agradecer quem está tentando limpar a corrupção no país, é muita cara de pau destes pilantras em querer que o povo se volte contra o presidente do STF.
    Acho que ainda falta o chefe mor, protegido e blindado por todos do PT.

  4. Um partido vagabundo que é o PT, que quer instalar o comunismo cubano aqui nas plagas brasileiras, falando em Constituição e direitos individuais?

    Só porque isso lhes convém agora.

    Depois que conseguirem o que querem, nem STF nem ninguém o derrubará do poder e deixará de fazer o que o partido deseja e manda.

    Ora… vá o PT, Lula, Dirceu, Genoíno e toda esta cambada de vagabundos que mal trabalharam na vida para o profundo veio do inferno!

  5. Se o genuino queria moleza não devia ter se locupletado com o mensalão. O meu prazer é vê-lo comendo o pão que o diabo amassou. O JOAQUIM BARBOSA tem é que botar pra f… nesses mensaleiros. Falta pegar o chefe da quadrilha, vulgo 19.

  6. A nossa democracia que já é capenga, nesse momento se encontra sob fogo cruzado.

    Não consigo entender. A quem interessa esse confronto?

    É inimaginável em uma democracia de fato essas atitudes de contestação ao poder judiciário.

    Discorda-se através da lei, o que o direito de qualquer cidadão, não com esses absurdos vistos, com provocações plantadas na mídia e, infelizmente com o apoio de parte dela.

    NÃO QUERO ENTENDER, QUERO COMPREENDER!?….

  7. Cautela e caldo de galinha nunca fez mal a ninguem ……. Genoino ‘ e politico e joga com a contra-informacao ‘, n~ao tem bobo nisso, o mais puro e mal carater, a farsa sera desmontada assim como a marca do proprio partido.

  8. ELEITORES DO PT?
    Famílias que recebem Bolsa Família; artistas que se beneficiam com a Lei Rouanet; bloguistas financiados com dinheiro estatal; empregados de estatais tipo Petrobras por terem diversas regalias e benefícios; intelectuais tipo os citados por um blogueiro da Veja e apelidados de “Esquerda Caviar”; milhares de servidores públicos (principalmente da era Lula que inchou a máquina federal empregando milhares de cUmpanheiros sindicalistas); empresários beneficiados com verbas do BNDS e outros tipos de facilidades do Estado Paizão; políticos poderosos e influentes, mesmo da direita, mas que está com quem está com o poder; os fundadores e pessoas ligadas à ONGS e Fundações fajutas que recebem verbas públicas; pessoas ligadas à entidades que diz representar determinada classe (UNE, CUT, MST) e que recebem gordas verbas do Estado Paternalista etc.

    Existem, mas não tenho em mente outros tipos de eleitores do PT.
    Todos citados acima apoiam o PT (às vezes nem gostam do governo Dilma) por interesses.
    Nos anos 80 alguém me disse que muitos universitários tirados a revolucionários e anti-direita, em épocas de eleições iam para o interior apoiar e votar no PFL. Sabem por quê? Por que seus pais como fazendeiros são beneficiados pela política local. E um fazendeiro precisa sustentar seu filho na capital, para o mesmo ser gente.
    Tudo é questão de interesse. Ouvi falar que Roseane Sarney, Renan Calheiros e Zélia Cardoso de Melo foram militantes da esquerda quando jovens.

    Mas a grande maioria dos eleitores petistas são os recebedores de Bolsa Família e grande parte deles está no Nordeste.

    Faltou falar de outro tipo de eleitor do PT, que devo citar, mas só como uma opinião só minha. Se verdade ou não é só minha opinião.
    A expressão “Inteligente útil” está sendo muito usada na Internet.
    Então em minha opinião o PT tem muitos militantes e eleitores que considero Inteligentes úteis. Já o Lobão os chama de Idiotas úteis.
    Não sei se estas pessoas são realmente inteligentes, mas não sabem pensar;
    não sei se é só por ideologia;
    não sei se eles acham o partido do PT o menos ruim de todos e também não sei se é porque o vermelho é bonito.
    O que sei mesmo é que tem muita gente inteligente por aí que vota no PT sem receber nada em troca.

  9. Eu fico a pensar como pode uma pessoa que tem suas faculdades mentais normais, neurônios normais, frequentou um banco de faculdade por 4, 5 ou 6 anos e não perceber nada de negativo no governo petista e afirmar que nosso país está no caminho certo.
    Como podem dizer que o Mensalão não existiu?
    O Mensalão existiu e foi um projeto de poder. E com este projeto em mente o PT tentou formar uma base aliada através da compra de parlamentares de outros partidos. Palavras do Procurador Geral da República.
    E mais, pela TV ouvi falar que o PT indicou 8 juízes para o Supremo e todos participaram do julgamento do Mensalão. Daí eu raciocinei o seguinte: Ora, de 11 juízes 8 foram indicação do próprio partido envolvido com o escândalo.
    Será que estes 8 homens (de notável saber jurídico e reputação ilibada) foram comprados pela direita? Foram comprados pelo PIG?

    Existem coisas negativas para o nosso país que nem precisa ser culto para perceber. Mas os Inteligentes úteis não percebem. Ou se fazem de cegos?
    Nos pronunciamentos da senhora Dilma e nas propagandas nos palanques e na TV eles nos mostra um país perfeito e bem administrado.
    Para quem tem alguns neurônios funcionando sabe que não é bem assim como apregoam.
    Durante um ano (365 dias) provavelmente não existe um dia em que alguma categoria em nosso país não esteja em greve.
    Em 2012 houve algo em torno de 50 mil assassinatos neste nosso país. A violência está aí para quem quiser ver e sentir na pele. Está localizada na Bahia (governo petista) a cidade mais violenta do Brasil.
    O sistema de saúde está uma porcaria.
    A Educação do Brasil quando compete a nível internacional sempre está bem atrás até de países da América Latina.
    A roubalheira de bilhões de reais praticada por governantes, políticos e Servidores público.
    Está tudo aí estampado na nossa cara.
    Ainda tem gente com peninha dos mensaleiros.
    O Brasil por ter má distribuição de renda e um déficit habitacional grande é um dos países (deve estar entre os 3) com maior número de pessoas vivendo em favelas. Existem centenas ou até milhares delas.
    É muita gente na pobreza extrema, passando fome, morando ao lado de esgoto a céu aberto, morando na rua e embaixo de viadutos.
    Nós estamos distantes de todos os índices de Bem Estar Social (medidos pela ONU, Banco Mundial e outros órgãos internacionais) que geram o bem viver de um povo.

  10. Prenda em casa durante um ano uma pessoa dita analfabeta, ignorante ou inculta e lhes dê uma TV e um rádio para se informar.
    Faça com que esta mesma pessoa só assista e ouça as propagandas políticas e governamentais incluindo aí os pronunciamentos da Dilma em rede nacional, café com a presidenta e horário político.
    Como sabemos, eles os governantes e políticos, através de imagens e da fala só mostram coisas bonitas e só falam sobre feitos favoráveis a seu governo.
    O que mostram com imagens na TV parece mais um filme de ficção.
    Eles não lhes mostram nada do mundo real. Só mostram as belas avenidas da cidade, só mostram partes mais centralizadas das cidades, um posto de saúde bem cuidado com a presença de médicos, a sala de aula de uma escola pública com professor e alunos felizes, criancinhas fazendo refeições numa bela creche, canteiro de obras, bairros pacificados (as ditas UPP), jovens sorridentes em escolas técnicas com ferramentas fazendo de conta que está a aprender como montar um motor no carro e outras MIL mentiras para inglês ver.
    De tanto martelarem sua cabeça com propaganda enganosa não resta dúvida que depois de um ano esta pessoa estará doutrinada e para ela o Brasil está às mil maravilhas, pois foi o que lhe mostrou a TV e o rádio.
    Agora deixe este personagem da história sair às ruas.
    Do jeito que está a violência no nosso país, logo ao por o pé na rua alguém pode lhe colocar um três oitão na cabeça e lhe assaltar,
    indo ao ponto de ônibus ela pode esperar a condução durante 1 hora,
    entrando no buzu esta pessoa pode enfrentar engarrafamento, vai perceber o quanto o transporte coletivo é precário e daí verá como a mobilidade urbana deixa a desejar.
    Também dentro do buzu poderá passar por bairros com várias casas sem rebocar por fora e toda gradeada para se proteger da violência. Vai passar ao lado de favelas e verá ruas com esgoto a céu aberto.
    Quando precisar de um posto de saúde vai perceber que não é igual àquele que o governante lhe mostrou na TV. Se for atendido pode correr o risco de ser com um médico mal humorado.
    Se tiver filhos e depender da educação pública também vai perceber que o ensino público que a presidenta ou o governador falou no rádio era bem melhor.
    Enfim, ele vai acordar do lindo sonho e perceber que foi enganado pelo governo petista. Vai ficar decepcionado.
    Não que os governantes anteriores tenham sido melhores, mas depois de um ano sendo bombardeado (via TV e rádio) com propagandas dos feitos do governo socialista dá até para acreditar em milagres.

    Contei esta historinha para mostrar que mesmo uma pessoa dita analfabeta, ignorante ou inculta tem condições de perceber no seu dia a dia que o país dele não vai nada bem.
    Ora, e porque muitos inteligentes petistas não percebem o quão atrasado continua o Brasil?

    Como já citei, até um analfabeto pode perceber que o governo petista não melhorou num todo o nosso Brasil.
    Uma esmolinha aqui e outra acolá não é melhora. Ronald Reagan disse: – “Acredito que o melhor programa social é um emprego”

  11. Só quem não pode perceber o desastre do governo petista seria uma criança de 1 ano,
    uma pessoa mesmo adulta, mas com a mente apagada ou com a mente tal qual uma folha de papel em branco.
    Uma pessoa com o cérebro estando completamente apagado gera uma condição onde ele próprio nem pode perceber que “logo que pensa ele existe” então só uma pessoa nesta condição não perceberá a merda que é o governo atual
    Provavelmente a perda de memória seja a pior das condições imposta ao ser humano.
    Ao menos sendo cego pode-se ser avisado e até sentir as malezas do mundo, de um mau governo, ouvir e perceber se uma música é ruim ou se determinada pessoa é fofoqueira.

  12. no meu modo de ver quem está atrpalhando, como sempre, o caso genoino é a area da saude eu por ex ja fiz varias vezes estes procedimentos nos hospitais publicos de RJ (com fila e tudo) em poucas horas; acho que as pessoas estão reclamando no guichet errado como tb aqueles que querem visitar o heroi a qualquer hora. calma petistas vcs ainda não são donos desse pais

  13. Mas quem é o pt para querer processar um magistrado? Nunca vi coisa igual! Um partido do governo vagabundo querendo ir contra uma decisão da justiça!
    Somem daqui, cambada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *