Redes sociais se firmam como o novo espaço sideral dos votos no país

Resultado de imagem para redes sociais charges

Charge do Ivan Cabral (ivancabral.com)

Pedro do Coutto

Os resultados das eleições do dia 07 de outubro surpreenderam observadores políticos e abriram, sem dúvida, um novo campo de análise das disputas através das urnas. O espaço tornou-se imenso na divulgação de mensagens, comentários e debates que além das telas da TV encontraram centenas e milhares de telas da internet. O fenômeno a mim transmite a sensação de ruptura com o meio de se fazer campanha até o passado recente. Descortina-se um novo espaço iluminado na busca pelo apoio popular. A mim veio a mente o filme de Stanley Kubrick, “2001 Uma Odisseia no Espaço”.

Anteriormente, as campanhas eram projetadas em diferentes planos mas com um universo muito menor daquele que foi aberto pelas redes sociais. Agora, o tempo do passado encontra-se ultrapassado pela velocidade da tecnologia que cada dia avança mais. Lá se vai o tempo dos comícios, das propagandas publicitárias, da aparição nos horários gratuitos da TV e do rádio.

NA TV E NA WEB – Na televisão, o predomínio desloca-se para os debates, pois confronto é sempre confronto e dá margem a teses diferentes, antagônicas e ideológicas. Mas no espaço da Internet destaca-se a comunicação direta que penetra nos domicílios dos eleitores, renovando questões praticamente a toda hora, e nesse jogo ficam as incertezas.

Quando se examina as votações de candidatos a deputados que oscilaram em torno de 300 mil votos, só pode haver uma explicação lógica: o poder da Internet. As mensagens implicam inclusive na trajetória de ida e vinda onde se destacam muitas opiniões diferentes mas também muitas convergentes.

É preciso que os partidos políticos deem mais atenção a esse universo que começa a ser explorado no plano político eleitoral.

MILHÕES DE POSTAGENS – Como acentuamos em artigo anterior. na reta final do primeiro turno registraram-se postagens em torno de 60 milhões de textos e imagens. Certamente reside aí o êxito de Jair Bolsonaro no primeiro turno.

É preciso levar em conta que as mensagens eletrônicas passaram a possuir uma comunicação enorme incluindo a retransmissão de postagens a favor e contra os candidatos.

Esta é uma nova realidade no plano dos embates eleitorais e na propaganda de candidatos a cargos no Legislativo. Este assunto é tão amplo que merece uma reflexão mais profunda.

Voltaremos ao tema.

4 thoughts on “Redes sociais se firmam como o novo espaço sideral dos votos no país

  1. Precisa-se discutir esse tópicos:

    -Pesquisas forjadas e urnas fraudadas.

    -Com a delação e as provas de Palocci que a campanha dos vermelhos foram pagas com dinheiro de ditaduras do exterior tem que cassar imediatamente o registro do Partido dos Trambiques !!!

    – 39 processos de justiça contra Malddad.

    – Dívida gigantesca referente à uma propriedade de luxo de Malddad para com o estado de São Paulo.

  2. O grande e experiente Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO destaca a importância cada vez maior do uso do smartfone na criação das Redes Sociais e seu uso nas campanhas Políticas, em detrimento da Imprensa Escrita, do Rádio e TV.

    Hoje, a um custo relativamente baixo se compra um smartfone, e se está conectado, na Escrita na Palavra via Rádio e Foto/Filmes em tempo real, ao Mundo. Isso permite a custo baixíssimo a formação de redes onLine com os Candidatos.
    E mais importante ainda, um smartfone é um aparelho receptor, mas mais importante ainda, um aparelho emissor permitindo interação entre as Partes.

    E crescente importância terão os Jornais Virtuais como nosso bom TRIBUNA DA INTERNET onLINE.

    Mas não podemos esquecer, devemos pagar uma Mensalidade de R$ 20 para ajudar a manter o Jornal.

    CEF Lotéricas
    Ag 0211……………..CC. 323-4

    Banco ITAÚ
    Ag 6136……………..CC. 12318-6

    Se Todos cooperarem em massa, facilitaremos a nobre Tarefa do IDEALISTA, Jornalista Sr. CARLOS NEWTON.

    Muito Obrigado.

  3. Não existe mais o curral da informação só isso, abriu-se a concorrência com os grandes informadores, e eles perderam, pois preferiram tentar manipular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *