Se Datena disputar, fortalecerá a terceira via, mas será preciso haver a união de todos na reta final

José Luiz Datena Foto: Divulgação

Datena só queria o Senado, mas já quer a Presidência

iG Último Segundo

Filiado recentemente ao PSL , o apresentador José Luiz Datena é um grande reforço para a candidatura de terceira via. Embora ainda não tenha decidido disputar a Presidência, o jornalista já afirmou que desta vez não tem volta e entrará realmente na política.

Em entrevista à revista Veja, disse Datena: ”Eu continuo ancorado com a possibilidade de disputar o Senado ou o Governo de São Paulo”. Mas não afastou a hipótese de tentar a Presidência, caso seja do interesse de seu partido, o PSL.

APOIO À 3ª VIA – O mais importante, porém, é o apoio de Datena a uma candidatura alternativa. “Cada vez mais se concretiza a possibilidade de que exista mesmo uma terceira via para que o brasileiro tenha mais opções. O Brasil precisa pensar em si, não só em duas pessoas. Lula e Bolsonaro já fizeram o que tinham que fazer pelo Brasil”, disse, diplomaticamente, sem comprar briga com os petistas ou bolsonaristas.

Na pesquisa do Instituto Paraná, Datena aparece à frente de Ciro Gomes, mas empatado na margem de erro, ambos com cerca de 7%. No cenário sem Lula e Bolsonaro, o apresentador fica na frente, com 26,5% dos votos, enquanto Ciro teria 21,1%. No cenário principal,  Lula lidera, com 33,7%, em empate técnico com Bolsonaro, 32,7%.

###
FATO CONCRETO – O fato concreto é que, se houver muitos concorrentes, sem se unirem  numa terceira via, o segundo turno será inevitavelmente entre Lula e Bolsonado, embora 38% dos eleitores não pretendam votar em nenhum dos dois, segundo pesquisa Exame/Ideias.

Para o candidato da terceira via passar para a final, será preciso montar uma chapa formada pelo terceiro e o quarto colocados nas pesquisas, com os demais desistindo para apoiá-los, num governo de coalizão previamente esboçado, como ocorreu na época de Itamar Franco.

Portanto, o candidato contra a polarização somente será conhecido no próximo ano, após abril, quando há as desincompatibilizações e alguns pretendentes têm de deixar os cargos. Nesta situação se encontram os governadores João Dória e Eduardo Leite, assim como Datena, que terá de abandonar a TV.
###
P.S. –
Até lá, teremos um suspense de matar o Hitchcock. Mas vale a pena esperar, porque será uma eleição sensacional, com muitos podres sendo explorados na campanha. (C.N.)

12 thoughts on “Se Datena disputar, fortalecerá a terceira via, mas será preciso haver a união de todos na reta final

  1. 3a. via é a estrada que levará o PT e o presidiário de volta ao trono. Santa ingenuidade dos “iluminados” que ainda acreditam nesta falácia.

    • Terceira quer dizer depois da segunda e da primeira. Esta via seria o Boçal; a segunda via o Boçal e o Anarfa Bebum; a terceira uma trincheira inteira cheia de bons candidatos (Tebet, Mandetta, Moro).

      • Moro nunca deveria ser candidato. Isso só serviria para agravar a politização do judiciário. Além do mais, vem se revelando mais um representante da agenda neoliberal que quebrou o país.

        O resto dos “bons candidatos” da terceira via tem passado duvidoso e poucos votos.

  2. E os militares – em 1889 e contra a vontade do povo – impuseram essa “maravilha República”, ao depor um imperador culto, respeitado pelos maiores nomes da ciência de seu tempo e que falava 23 idiomas, inclusive o mandarim.]

    “Beleza de República”, com os dois principais candidatos para presidente que nem português falam com esmero e uma “terceira via” onde está despontando um que … bem, deixa para lá.

    E D. Pedro II era apenas Chefe de Estado …

    Agora, os presidentes da apelidada “república” acumulam as funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo…

    Obrigado Dedodoro, obrigado militares, o povo brasileiro será eternamente grato pela imposição dessa “república”.

    • O império era a escravidão. Tanto que só sobreviveu um ano e seis meses após a abolição desse sistema absolutamente injusto.
      Acho a nostalgia brasileira do império profundamente triste e ridícula.

  3. ABRA O OLHO, cidadã e cidadão, apartidários, pesquisas, pesquisas, pesquisas…, na seara político-partidária-eleitoral não passam de instrumentos de enganação e manipulação do conjunto da população a ser conduzida pelas me$ma$, à moda boiada, ao estilo nazifascista, tipo mentira repetida a exaustão pelos veículos de enganação do sistema apodrecido, até virarem verdades às vésperas das eleições do dito-cujo sistema podre, forjado, protagonizado e desfrutado pelas ditaduras dos me$mo$, a saber: partidária, militar, sindical, midiática, econômica e milicianas e afin$, que perfazem a plutocracia putrefata, com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, fantasiada de democracia só para enganar a tola freguesia, enquanto farsa do capital velhaco, que perfazem uma espécie de cortina de ferro impenetrável para quem deseja realmente promover mudanças de verdade no país, sérias, estruturais e profundas de modo a tornar o país de fato melhor para todos e todas, como propõe a nossa RPL-PNBC-DD-ME, há mais de 20 anos na estrada, com Democracia Direta e a Meritocracia, o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, a Terceira Via de Verdade, antissistema, a Nova Política de Verdade, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, porque evoluir é preciso.

  4. Seria mais digno reconhecer que Lula é o franco favorito e o melhor candidato. Essa “terceira via” não existe, é uma fantasia de analistas da mídia desconectados da realidade e de alguns órfãos de FHC e de sua falsa estabilidade econômica baseada em arrocho e desemprego que desmoronou em 1999.
    E ainda por cima essa obsessão de inventar candidaturas de celebridades televisivas – primeiro foi Luciano Huck, agora Datena e até Danilo Gentilli (!) – só serve para deixar mais que óbvio o menosprezo que essas ditas lideranças políticas e seus porta-vozes na imprensa tem pela inteligência do povo. Essa gente costuma adorar dizer como acha burros os eleitores de Lula e Bolsonaro, se compraz em passar “deveres de casa” ao povinho, exigindo que assistam criteriosamente o horário político cheio de bufões e mentirosos, dizendo que todos tem obrigação de estudar minuciosamente programas partidários que muitas vezes não são conhecidos dos próprios políticos, que às vezes são até plagiados uns dos outros, e que não costumam se refletir nas práticas de governo. Pois bem, justamente esses que adoram acusar a burrice do povão querem inventar candidatos celebridades midiáticas incapazes de falar uma palavra sem ajuda de teleprompter. No fundo contam com a idiotice que fingem deplorar.
    A próxima eleição é de Lula, principalmente contra a falsa terceira via. Lula ao menos tem o pensar e o sentir do povo comum.

    • Bobagens. A república 171 não é dona do Brasil, e muitos as ditaduras partidária, militar, sindical, midiática, econômica e miliciana, que perfazem uma cortina de ferro que se acha impenetrável, intransponível e invencível, mas esquece que para Deus nada é impossível. O Brasil é do povo brasileiro, e ao povo brasileiro tem que ser entregue o seu comando, diretamente, a ser gerido pela Democracia Direta com Meritocracia, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME, o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, a Terceira Via de Verdade, antissistema, a Nova Política de Verdade, o Novo Caminho para o Novo Brasil de Verdade, porque evoluir é preciso.

      • Bobagens, é? Espere pra ver o resultado da próxima eleição. Os enganadores da terceira via, que são merecidamente perdedores desde 2002 pelo que fizeram com o povo, vão perder de novo e vão continuar perdendo, só que vão botar a culpa no Bolsonaro, e, claro, na burrice do povo. Inteligente, claro, é quem pede voto pro Datena ou pro Danilo Gentilli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *