Sem alternativa, Moraes revoga a censura às reportagens de ‘Crusoé’ e ‘O Antagonista’

O ministro do STF  — Foto: Rosinei Coutinho/STF

Alexandre de Moraes tentou, mas não conseguir recriar a censura

Camila Bomfim
TV Globo — Brasília

Relator do inquérito que investiga ofensas e informações falsas contra magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes revogou nesta quinta-feira (18) a decisão que havia censurado reportagens da revista “Crusoé” e do site “O Antagonista”. Na última segunda (15), Moraes determinou que o site e a revista retirassem do ar reportagens e notas que citavam o presidente da Suprema Corte, ministro Dias Toffoli. Na ocasião, o relator do inquérito havia estipulado multa diária de R$ 100 mil e mandou a Polícia Federal (PF) ouvir os responsáveis do site e da revista em até 72 horas.

Após ser alvo de críticas, inclusive, de integrantes do STF, Alexandre de Moraes revogou a censura com o argumento de que o documento citado pela reportagem do site e da revista realmente existe. Segundo ele, como a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Supremo tomaram conhecimento do conteúdo do documento se tornou “desnecessária” a manutenção da medida que proibiu a veiculação da reportagem.

DIZ O RELATOR – “Diante do exposto, revogo a decisão anterior que determinou ao site O Antagonista e a revista Crusoé a retirada da matéria intitulada ‘O amigo do amigo de meu pai” dos respectivos ambientes virtuais'”, escreveu o magistrado em trecho da decisão.

A investigação que apura ofensas a magistrados da mais alta Corte do país foi instaurado, em março, por ordem do o presidente do Supremo. Na ocasião, Toffoli informou que Alexandre de Moraes – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo – iria conduzir as investigações.

O inquérito foi alvo de críticas de procuradores da República que atuam na Operação Lava Jato, juristas e até mesmo integrantes do STF. Um dos magistrados mais antigos da Suprema Corte, o ministro Marco Aurélio Mello foi uma das vozes críticas à decisão de Toffoli.

A REPORTAGEM – Segundo reportagem publicada pela revista na última quinta (11), a defesa do empresário Marcelo Odebrecht juntou em um dos processos contra ele na Justiça Federal em Curitiba um documento no qual esclareceu que um personagem mencionado em e-mail, o “amigo do amigo do meu pai”, era Dias Toffoli, que, à época, era advogado-geral da União.

Conforme a reportagem, Marcelo tratava no e-mail com o advogado da empresa – Adriano Maia – e outro executivo da Odebrecht – Irineu Meireles – sobre se tinham “fechado” com o “amigo do amigo”. Não há menção a dinheiro ou a pagamentos de nenhuma espécie no e-mail.

Ao ser questionado pela força-tarefa da Lava Jato, o empresário respondeu: “Refere-se a tratativas que Adriano Maia tinha com a AGU sobre temas envolvendo as hidrelétricas do Rio Madeira. ‘Amigo do amigo de meu pai’ se refere a José Antônio Dias Toffoli”. Toffoli atuou como advogado-geral da União entre 2007 e 2009, no governo Lula da Silva.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Antes tarde do que nunca. Depois de passar a maior vergonha de sua carreira, desrespeitando o próprio Supremo do qual faz parte, que erradicou definitivamente a censura ao julgar a biografia de Roberto Carlos, o ministro Alexandre de Moraes teve de recuar e deixar de lado a vaidade e o corporativismo. Volta a suas atividades normais, segue com o inquérito inconstitucional, até que o plenário o arquive, mas a mancha em sua carreira ficará para sempre. Que assim seja. (C.N.)

30 thoughts on “Sem alternativa, Moraes revoga a censura às reportagens de ‘Crusoé’ e ‘O Antagonista’

  1. “Volta a suas atividades normais, segue com o inquérito inconstitucional, até que o plenário o arquive, mas a mancha em sua carreira ficará para sempre.”

    -Pois é…
    -Se um “crime” de igual monta tivesse sido praticado por um funcionário público da ralé ou pelo dono de uma lanchonete, estes teriam sido, sumariamente, presos por “ameaçar a democracia”!

    -Se essa Corte é uma vergonha até para quem é leigo no Direito, imagine para quem seja um jurista de verdade!

  2. Nada a comemorar.

    Além de Moares não reconhecer seus erros, Toffoli não revogou o inquérito inconstitucional,

    Assim, a constituição continua a ser estuprada e a nação ameaçada pelo STF.

    • Correto, ele esforçou-se muito para limpar sua cagada , mas foi em vão, muita encheção de linguiça sobre liberdade de expressão no despacho emporcalhando-o ainda mais seus atos.
      E nenhum remorso pelo crime contra a constituição.

      • Al

        Se fosse nos EUA numa hipótese absurda de um ministro da Suprema Corte agir de forma semelhante o FBI iria buscá-lo dentro da corte e seria colocado num carro da polícia com as mãos algemadas nas costas.

        E “The End”.

  3. Atentemos para o comportamento dos bolsolesadinhos em relação à imprensa quando saírem críticas a Bolsonaro. Afinal, o Mito disse que “a imprensa é fundamental para a democracia”. Bolsolesadinhos já sabem: a partir de agora, vocês são defensores da imprensa! Quando Folha, Globo, Veja e outros criticarem Bolsonaro, lembrem-se das palavras do Mito!

    • Mas até então a imprensa não era inimiga fidagal do governo? Não era a imprensa que acobertava os malfeitos das quadrilhas ? Não era tendenciosa? Não tinha gente aqui que acusava a imprensa de ser prostituída pelo PT? Agora a imprensa é aliada?

  4. Que país é este, Renato Russo, que, não obstante necessitando de projeto novo e alternativo de política e de país, aceita ser pautado politicamente por idiotices de dois forasteiros, um deles até fugitivo da justiça do Brasil ao que consta, que não têm nada de novo e alvissareiro para oferecer ao Brasil, e que ganham espaço, notoriedade e dinheiro fazendo apenas intrigas e fuxicos políticos a favor dos seus cupinchas e contra os seus desafetos ?

    • Olavo de Carvalho ( aquele que disse que já está velho mesmo, que pode morrer a qualquer momento, de modo que se tudo der errado não tem o que perder ). Diogo Mainardi, aquele que vive em Veneza e que disse que não pode vir ao Brasil, porque tem problema com a justiça do Brasil, inimigo mortal dos petistas que nunca lhe deram uma teta no erário. Pelo amor de Deus, parem com isso, o Brasil não tem mais tempo a perder com o nada e nem com o coisa nenhuma, em termos de projeto novo e alternativo.

  5. Muito bonita essa defesa da liberdade da imprensa mas muitos aqui aplaudiram e apoiaram a censura o que o STF praticou impedindo a folha de entrevistar o Lula.

    A hipocrisia e o cinismo estão dando boas vindas.

  6. “”” … inquérito que investiga ofensas e informações falsas contra magistrados do supremo … “””

    ofensas, UMA OVA !!!
    informações falsas, OUTRA OVA !!!

    dizer a Verdade é o que ?

  7. Ex-Globo, Izabella Camargo pede demissão de ministério e ganha homenagem

    do UOL
    Carolina Farias
    Do UOL, no Rio
    18/04/2019 16h55
    Resumo da notícia

    A jornalista aceitou em dezembro convite para compor equipe de Marcos Pontes
    Izabella Camargo foi demitida da Globo após voltar de uma licença médica
    Ela é portadora da Síndrome de Burnout, caracterizada pelo estresse extremo……

    https://www.bol.uol.com.br/entretenimento/2019/04/18/izabella-camargo-pede-demissao-de-ministerio-da-ciencia-e-ganha-homenagem.htm

  8. “Se prosperar, volto para praia”, diz Mourão sobre pedido de impeachment

    Mauro Pimentel/AFP
    Imagem: Mauro Pimentel/AFP
    do UOL
    Luciana Amaral
    Do UOL, em Brasília
    18/04/2019 14h35
    Atualizada em 18/04/2019 15h46
    O vice-presidente, general Antônio Hamilton Mourão (PRTB), declarou hoje que, se o pedido de impeachment contra ele prosperar, ele “volta para a praia”.

    De início, Mourão preferiu não comentar o pedido de impeachment protocolado por um dos vice-líderes do governo no Congresso, deputado federal Marco Feliciano (Podemos-SP), na última terça-feira (16). No entanto, em seguida, de bom humor, disse não estar preocupado.

    https://www.bol.uol.com.br/noticias/2019/04/18/se-prosperar-volto-para-praia-diz-mourao-sobre-pedido-de-impeachment.htm

  9. O çenado deveria cassar ele e seus comparsas do çupremo. Mesmo porque ele ao voltar atras, demonstrou que cometeu ato ilícito que, em se tratando de um poder , mesmo que seja podre, é de natureza gravíssima e que a nação não pode tolerar .

  10. Alan Garcia suicidou-se antes da vergonha da cárcere. Será que o duo de PATETAS QUE RSCULHAMBARAM COM A JUSTIÇA BRASILEIRA, pelo menos RENUNCIAM AO SUPREMO??? Respondo: NÃO RENUNCIARAM MENUS SUICIDAR-SE, na “cara de pau” continuaram sua vidinha sem pena nem glória.
    Pergunta: OS GASTOS DOS RECURSOS PUBLICOS COM ESTA PATETADA QUEM VAI PAGAR??? Esses fazem a cagada e o povo tem que pagar??? Se for feita justiça deveriam cobrar do duo dinâmico todo o ganho causado!!!

    • Foram proibidas porque eram entrevistas de cunho obviamente político, para interferir na campanha eleitoral, e isso vindo de uma pessoa cumprindo pena e com direitos políticos suspensos.
      A propósito, a Folha nem sempre foi tão ciosa na defesa da liberdade de expressão para todos. Tanto que demitiu Alberto Dines por escrever ataques diretos a Paulo Maluf, durante uma campanha eleitoral.

  11. Boa noite , leitores(as):

    Senhora Camila Bomfim (TV Globo — Brasília) e Srº Carlos Newton , adivinhem quem irá ressarcir/pagar os responsáveis pela empresa “Crusoé” e do site “O Antagonista” pelos danos causados pelo “QUARTETO” – formado pelo presidente da Suprema Corte, ministro Dias Toffoli , o ministro Alexandre de Moraes ,e seus comparsas Gilmar Mendes e o ministro Ricardo Levandowsck ?
    Uma vez que eles foram sumariamente ” acusados, julgados e condenados ilegalmente” sem que houvesse uma acusação formal, contra os mesmos.
    A moda já esta pegando , pois os próprios ministros do STF , não se respeitam e não respeitam a decisão da maioria e muito menos as leis do pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *