Será uma eleição eletrizante e por enquanto o favorito é Jair Bolsonaro

Resultado de imagem para jair bolsonaro charges

Charge do Frank (A Notícia) l

Carlos Newton

As pesquisas eleitorais são enganadoras e ilusórias. Deveriam ser proibidas, porque influem no comportamento dos eleitores e têm uma conotação claramente antidemocrática, porque induzem a que haja uma polarização entre dois candidatos. É claro que nem sempre isso acontece, há situações em que três ou quatro concorrentes chegam à eleição com chances de passar ao segundo turno. Mas geralmente ocorre a polarização provocada pelas pesquisas, porque despertam no eleitor a síndrome do voto útil. Como não querem “desperdiçar” o voto, acabam escolhendo um dos candidatos favoritos e polarizados.

As pesquisas da próxima eleição presidencial, faltando apenas cinco meses para a votação, indicam que haverá segundo turno e desta vez a polarização será muito menos insidiosa, porque até agora quem vence o pleito são os indecisos.

TORTURAR OS NÚMEROS – Quando ainda se está longe da eleição, as pesquisas costumam mentir mais do que candidato em campanha, evidenciando um fenômeno ratificador da definição de que “a estatística é a arte de torturar os números até que eles confessem o resultado que almejamos”.

Até agora, só há um dado confirmadíssimo – com a saída de Lula, o favorito é Jair Bolsonaro. Podem ser exibidos números fantasiosos mostrando que Marina Silva está colada nele, fungando em seu cangote, e que Joaquim Barbosa sobe como um foguete, mas é tudo conversa fiada.

Os únicos números que valem são da pesquisa espontânea, que responde a esta singela pergunta: “Em quem você pretende votar?”.

NADA DE NOVO – Os resultados do voto espontâneo são impressionantes e firmes, mostrando que nem mesmo a prisão do candidato preferido foi capaz de motivar os eleitores, é surpreendente.

A partir de novembro, todas as pesquisas vêm coincidindo no mesmo resultado: Os indecisos continuam na frente, com 46%. Como os votos nulos e brancos somam 21%, o total de votos sem candidatos é de 67%. Isso significa que até agora os indecisos têm maioria absoluta folgada.

Por enquanto, apenas 33% dos eleitores  já escolheram candidato.  Lula da Silva tem 13%, Bolsonaro 11% e ninguém mais aparece no photochart, como se diz no linguajar turfista. Os 9% restantes estão divididos entre os demais candidatos, nenhum deles chega a 1%, nem mesmo Marina Silva ou Joaquim Barbosa, os dois novos bichos papões da mídia.

MAIORIA SILENCIOSA – Trata-se, portanto, de uma eleição que será decidida pela “maioria silenciosa”, formada por aqueles eleitores que não se envolvem na campanha, mas decidem a eleição, conforme definiu Richard Nixon lá na matriz.

Aqui na filial, por enquanto Bolsonaro reina, porque representa a minoria radical de direita. Mas sua campanha não empolga as diversas facções da maioria silenciosa. Muito pelo contrário, indicam que ele pode ser presa fácil no segundo turno.

Marina Silva, Ciro Gomes, Joaquim Barbosa, Alvaro Dias, Michel Temer, Henrique Meirelles, Manuela D’Ávila, Guilherme Boulos, Rodrigo Maia e o resto da galera, todos continuam com menos de 1%, repita-se. Este resultado é desanimador e animador, ao mesmo tempo, porque mostra que a eleição ainda nem começou e ninguém sabe quem vai ganhar.    

###
P.S.
Na minha avaliação pessoal, os candidatos mais fortes são Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Joaquim Barbosa e Álvaro Dias, porque é neles que vai se concentrar a votação da maioria silenciosa. Sinceramente, não consigo acreditar em Marina Silva, Geraldo Alckmin e Rodrigo Maia. Parecem cavalos paraguaios que vão “mancar” na reta de chegada. Maia, aliás, nem deveria ser citado, porque será candidato a deputado federal. (C.N.)              

64 thoughts on “Será uma eleição eletrizante e por enquanto o favorito é Jair Bolsonaro

  1. Boa observação. Discordo apenas do termo ” radical “. O país caminha a passos largos para a venezuelização e , conseqüentemente, dentro dos planos do foro de São Paulo. Urge , realmente,de uma ” desinfecção ” deste atual status quo.
    Este radicalismo, ora colocado pelo sr, entendo que seja o desejo normal de mudança de algo que não está funcionando. Saudações!
    Bom fim de semana!

    • O país caminha a passos largos para a venezuelização

      Se o Sr. tiver oportunidades de visitar o Estado do Tucanistão (destruído pela Quadrilha do FHChavista), verá que a Venezuelização já está entre nós.

  2. Estaria Israel negando o holocausto , ja que alguns chamam Bolsonaro de nazista? Está ai mais uma prova de que o “mecanismo” e contra Bolsonaro ..

  3. A Marina pode surpreender porque é boa de voto (recebeu quase 20 milhões de votos na última eleição). Bolsonaro pode se complicar por ter falado pelos cotovelos pelas palestras aí a fora (embora esteja bem cotado pela aclamação popular, que implora por moralização e redução da impunidade).
    De fato quem pode se sair muito bem nessas eleições é o Joaquim Barbosa, pois está debutando na política, ou seja, não tem rabo preso como algumas raposas aí, além disso, conseguirá receber votos do PT (caso o Lula não venha candidato).
    Infelizmente não teremos Cristovam Buarque na disputa presidencial. Esse sim, tem uma proposta eficaz para o Brasil (educação).

  4. Meu caro CN, o que se ouve e vê ai pelas ruas, é que o povo esta cansado deste modelo que passou a mandar no Brasil, após a tal redemocratização.
    Como o Bolsonaro é no imaginativo popular o mais diferente de todos, a lógica é que os “mudancistas” vejam nele outro caminho para o Brasil.
    Quanto ao surgimento de outras candidaturas, que sobem e descem ao sabor dos interesses de grupos organizados e que tem apoio da mídia engajada, visa apenas tentar exorcizar o candidato mais forte e tentar frear a subida dele.
    Chegando ao segundo turno, não tenho qualquer dúvida que o Bolsonaro sera o vencedor, pois é só pregar honestidade e dizer o que o eleitor há anos espera ouvir de um político, que fará um governo limpo e principalmente, dará forças as investigações, tratando de uma vez por todas acabar com a corrupção na política.
    A esquerda esta “berrando mais do que bode embarcado”, mas não adianta, tiveram a chance de limpar o Brasil, não fizeram, trataram foi de se sujar também. Agora é tarde, tem que se conformar com que esta acontecendo.
    A propósito, todas as pesquisas independentes e oficiosas, dão largas margens de vantagem ao Bolsonaro e como a voz do povo é a voz de Deus,
    não haverá pajelança que consiga mudar a situação, a não ser se a contagem de votos for declarada questão de segurança nacional e se tornar secreta. E é ai que vai morar o perigo.

  5. Desmascarando a Hipocrisia de MARCELO FREIXO :

    Cidinha Campos não presta. Mas nessa ela se redimiu. Botou o Sr. Freixo abaixo de cachorro. Falou no parlamento o que todos sabem, mas se calam. Freixo tem vários funcionários clandestinos em seu gabinete . São tantos que tem até uma lista! Que hipócrita! Que vergonha.

    https://youtu.be/OTIn8mJp0yE

  6. Bolsonaro só perde no jogo sujo. Daí essas denúncias (fraquíssimas e com ausencia de justa causa) da PGR contra ele. Golpe baixo.

  7. Outra vez o povo irá se enganar, como tem feito a anos, mais um que não tem projeto de governo, acha que as armas são fator principal para acabar com a criminalidade, há outros pontos mais importantes, educação, saúde, segurança e principalmente junto com educação ” EMPREGO”.

      • Logicamente tudo isso irá para a televisão, está faltando a do Quilombola….

        1. “O erro da ditadura foi torturar e não matar.” (Jair Bolsonaro, em discussão com manifestantes)

        2. “Pinochet devia ter matado mais gente.” (Bolsonaro sobre a ditadura chilena de Augusto Pinochet. Disponível na revista Veja, edição 1575, de 2 de Dezembro de 1998 – Página 39)

        3. “Seria incapaz de amar um filho homossexual. Prefiro que um filho meu morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí.” (Jair Bolsonaro em entrevista sobre homossexualidade na revista Playboy)

        4. “Não te estupro porque você não merece.” (Jair Messias Bolsonaro, para a deputada federal Maria do Rosário)

        5. “Eu não corro esse risco, meus filhos foram muito bem educados” (Bolsonaro para Preta Gil, sobre o que faria se seus filhos se relacionassem com uma mulher negra ou com homossexuais)

        6. “A PM devia ter matado 1.000 e não 111 presos.” (Bolsonaro, sobre o Massacre do Carandiru)

        7. “Não vou combater nem discriminar, mas, se eu vir dois homens se beijando na rua, vou bater.” (Afirmação de Jair Bolsonaro após caçoar de FHC sobre este segurar uma bandeira com as cores do arco-íris)

        8. “Você é uma idiota. Você é uma analfabeta. Está censurada!”. (Declaração irritada de Jair Bolsonaro ao ser entrevistado pela repórter Manuela Borges, da Rede TV. A jornalista decidiu processar o deputado após os ataques)

        9. “Parlamentar não deve andar de ônibus”. (Declaração publicada pelo jornal O Dia em 2013)

        10. “Mulher deve ganhar salário menor porque engravida” (Bolsonaro justificou a frase: “quando ela voltar [da licença-maternidade], vai ter mais um mês de férias, ou seja, trabalhou cinco meses em um ano”)

    • Enquanto isso……

      Na viagem do Bolsonego ao Japão, ele foi recebido em uma reunião realizada em um depósito de ração ( sem ironias ) . Esse encontro foi organizado pelo deputado Luiz Mishiori do PR/PR . STF recebe denúncia do MPF contra deputado Luiz Nishimori, por peculato e lavagem de dinheiro Parlamentar é acusado de empregar funcionários fantasmas no Paraná e de se apropriar de R$ 2,8 milhões dos salários desviados ” Como se vê uma candidatura fantasmagórica ….

  8. O eleitor brasileiro se encontra entre a cruz e a espada nessas eleições de 2018.

    Ou vota nos candidatos que se identificam com esta democracia e sistema que nos rouba e explora há décadas ou, então, vota alterando radicalmente a situação vigente, a cleptocracia, mas arriscará em uma candidatura que tanto poderá lograr êxito como ser alvo de impeachment!

    Ciro mete os pés pela cabeça;
    Barbosa é inexperiente, e sua principal característica não é a valentia;
    Marina representa o atraso brutal, o retorno à Idade Média;
    Álvaro Dias, em face do momento atual, mostra-se demasiadamente passivo, calmo, sem a necessária vibração para o cargo ou vontade de ser presidente;
    Bolsonaro tem a seu favor a plataforma que todos conhecem:
    Combater a corrupção e violência, porém tem contra si a impulsividade, de primeiro falar para depois pensar no que disse.

    Logo, a gama de candidatos não é das melhores, pois balança entre a mediocridade e a mesmice, aventura e a decepção.

    A verdade, entretanto, exige que o Brasil mude, que adote um novo método administrativo, caso queira de fato ter futuro e propiciar ao seu povo o desenvolvimento tão esperado e necessário.

    E, com essas peculiaridades de mudanças, com a esperança de um novo porvir, Bolsonaro ou elevará o país ou nos jogará no fundo do inferno, pois sabe que deverá enfrentar um congresso poderoso, com um espírito de corpo indevassável, corrupto e desonesto até a medula, e que poderá afastá-lo do poder se os parlamentares perceberem que a estratégia de Bolsonaro para implantar as suas medidas será jogar o povo contra o congresso!

    Agora, vamos e venhamos, que pobreza a campanha para os governos dos Estados!

    Não se ouve falar, muito menos quem serão os candidatos!!!

    E, cuidados, deveremos ter quando votarmos para senador e deputado federal.

    A meu ver, a solução é simplesmente não reeleger ninguém, mas votar em candidatos novos.

    • Concordo. E que não estejam envolvidos com o status quo. Mas, Bendl, há algum candidato não comprometido com essa caterva que ai está há quase quarenta anos?
      A meu ver, com todas as limitações, o Bolsonaro , ainda, é o menos pior….
      Abração

      • Prezado Ricardo Lima,

        A diferença fundamental de Bolsonaro para os demais candidatos é a coragem de dizer o que pensa, mesmo que volta e meia faça o contrário, fala para depois pensar no que disse.

        Se a corrupção e a violência são dois aspectos que mais preocupam o povo brasileiro, e Bolsonaro está se comprometendo em minimizá-los, pelo menos, a razão da sua preferência pelo eleitorado está explicada e justificada.

        E sem receio de postar a forma como combaterá a violência – usando da mesma prerrogativa, a violência -, o cidadão sabe que o modo usado pelo PT de considerar o criminoso e colocá-lo sob a proteção dos Direitos Humanos não deu certo, pelo contrário, os índices de mortes violentas aumentam a cada ano!

        Se o traficante hoje usa de armas sofisticadas e de longo alcance, evidente que para combatê-lo será necessário um armamento igual ou superior, pois para esses criminosos não há mais solução que não seja o enfrentamento, e a morte em combate, consequentemente.

        Igualmente a corrupção, que, se for tratada como está sendo, à base da impunidade, jamais será debelada.

        Logo, urge leis mais absolutas e punitivas quando um parlamentar ou membro do executivo for flagrado roubando o país, que o levaria imediatamente à cadeia, onde responderia pelo processo detido, e não em liberdade.

        Tratar a violência e a corrupção com carinho e compreensão é escárnio às vítimas desses criminosos.

        Um abraço.
        Saúde e paz.

    • Pelo que já é patente, Barbosa tem saúde comprometida tendo demonstrado, no STF, dificuldade em seus movimentos. Nesse caso, ao que parece, quem tem mais chances de governar o país, será o seu vice. Quem será o vice de Barbosa que está manifestando sua posição, filiando-se em um partido de esquerda?

  9. A nosso ver, a questão fundamental seria a consciência pelo Povo de que nosso Sistema Político é caríssimo e ineficiente, tornando o País praticamente ingovernável. O Presidente eleito, seja quem for, será sempre refém do Congresso Nacional, seja ele qual for. O Poder Judiciário tem que arbitrar tudo, ser uma espécie de Poder Moderador, o que implica em interferir brutalmente no funcionamento dos outros dois Poderes, criando tremenda instabilidade Jurídica, e nessas condições a Economia tem muita dificuldade de prosperar.

    Mas ninguém sabe como fazer essa Reforma Política, que implica profundas mudanças na Constituição Federal 1988, porque para os Políticos, Castas Privilegiadas da Administração Pública, Donos de Partidos, etc, etc, NUNCA ESTEVE TÃO BOM.

    Acho que temos que chegar no fundo do poço para então, na emergência, fazer a “Reforma Política para melhor”.

    Não vai demorar decênios. Apenas mais alguns anos.

    • Caro Bortolotto,

      Só uma nova Constituição., para reescrever o Páis.
      Essa de 1988 já foi para o espaço há tempos, foi toda rasgada, e jogada na lata do lixo pelos Presidentes após a abertura pólitico de 1985.
      Mas quem se interessa, .??

      abraços

  10. O Lauro Jardim escreveu em sua coluna a preocupação dos Bolsonetes com a ascensão do Barbosa , tanto que oJB virou alvo favorito dos BolsoMavs na internet .

  11. Os índices nas pesquisas apontando Bolsonaro na preferência do povo, deixa os Babacas ou Baboseiros em pé de guerra!

    Atordoados, confusos, usam do único expediente que suas mentes obtusas estão acostumadas desde o advento da quadrilha petista:
    ofender os opositores e desqualificar os demais candidatos.

    Se, entendem que esse procedimento é democrático, então está combinado:
    vale tudo!

    Só não sei até onde esse método de desconstrução, onde existem especialistas no blog, surte o necessário e correto efeito, diante da situação caótica que o país se encontra.

  12. Na lista de frases atribuídas a Bolsonaro, faltou essa : ” No dia da mulher desejo que elas tenham um lugar ao sol para quarar roupas.” Bem fascista, não? Mas foi ele quem disse mesmo

    Desespero. ..

    Mas por falar em listas, Lista boa mesmo é essa daqui:

    Cidinha campos fala em plenario sobre lista de funcionários clandestinos de Freixo (o mocinho da Globo)

    http://www.jornalivre.org/noticia/nota/cidinha-campos-fala-em-plenario-sobre-lista-de-funcionarios-clandestinos-de-freixo/

  13. Como as vivandeiras de 64 , que vem apostando em uma ditadura militar desde 2010 , quando o Dr. Célio Menezes quis ser candidato avulso, só estão fazendo exames, pois não representam ninguém , agora estão querendo usar o Bolsonego como um atalho a ditadura. TORTURA NUNCA MAIS !

  14. Pra quem já foi petista o mínimo que deveria fazer seria pedir desculpas ao s que eram conscientes do quão nefasto esse agrupamento de bandidos é.

  15. Mais uma expressão que é ode ao cinismo e à hipocrisia:
    “TORTURA NUNCA MAIS”.

    Não preciso me socorrer dos índices de mortes violentas desde quando Sarney ocupou o Planalto até os dias de hoje;
    Muito menos necessito apontar o desemprego como uma das fontes maiores de tortura para um ser humano;
    Desnecessário eu apontar as injustiças clamorosas contra o povo, em se tratando da impunidade, que beneficia parlamentares e membros do executivo, enquanto o cidadão é preso até sem julgamento;
    Muito menos citar os juros extorsivos que pagamos, e que corroem as finanças do trabalhador;
    Da mesma forma não tenho motivos para salientar o estado da saúde pública, a ponto de se morrer ainda de febre amarela!

    Enfim, os cínicos e hipócritas adoram revolver o passado porque o presente nos tomaram, e o futuro deixaram de lado.

    No entanto, suas frases de efeito, suas tergiversações da verdade, suas vãs tentativas de alterar a realidade vigente, cada vez mais demonstram o quanto são falsos com a situação do povo, haja vista somente lutarem para manter suas posições, conveniências e interesses.

  16. Bolsonaro está certo ao afirmar que vai parar com este negócio de dar dinheiro pra ONGs. Mas pode ser ainda melhor se também cortar todo e qualquer dinheiro público federal para a UNE. Estudante tem é que estudar. Se não quiser estudar que vá trabalhar. Se não quiser trabalhar que vá soltar pipa mas chega de dar dinheiro para essa fábrica de vagabundos e futuros ladrões políticos.

  17. E essa turma que esta ou foi para Curitiba, esta gastando o dinheiro de quem? Dizem que pedem ressarcimento ate de compra de picolé.
    E os acampados do lula? Não trabalham? Vivem de que? Vento?
    A lei da vadiagem, ainda vigora na lei das contravenções penais, só falta vontade.

    • Um parlamentar mediocre de um unico mandato como foi o nove dedos foi eleito presidente. E tem gente que pensa que sabe de tudo, que entende de tudo e votou nele. Agora critica o cara que aprese tou projeto de lei para castração quimica de estupradores e ainda o acusam de ser estuprador. Tem gente que diz que saiu do partido mas seu comportamento de desconstruir os outros continua no sangue.
      Tem gente que sai do PT mas o caráter de petista não sai dele.

  18. Na internet :
    40 razões para votar em Bolsonaro.
    Se uma destas não for verdade, não vote.
    Bolsonaro, 2018, no primeiro turno.

  19. Quanta contradição!

    Se Bolsonaro foi um militar ruim, e tu detestas militar, deverias estar fazendo campanha em favor do mesmo!

    Na tua ótica de militar ruim, o seu antônimo seria um civil bom, logo, Bolsonaro reúne as condições para ser um bom presidente.

    Já não se pode dizer o mesmo dos demais candidatos, pois Barbosa tem contra si severas críticas enquanto ministro do STF, logo, se na condição de magistrado deixou a desejar, quanto mais no Planalto!

  20. O Virgílio e sua amiga, cariocadagema, precisam saber que não são os donos da TI.

    Não conseguirão expulsar quem desejam do blog, pelo contrário. No meu caso, mais ainda permaneço e os enfrento.

    E não será à base da ironia, do deboche, da ofensa, que lograrão êxito nas suas intenções rasteiras, haja vista eu estar bem preparado para este tipo inconsequente de estratégia, típica dos medíocres e de quem não tem argumentos para debates.

    A lamentar, a maneira como agradecem ao Mediador por este espaço democrático, aos esforços dispendidos em nos colocar à disposição esta página na Web.

  21. É perfeita a análise das eleições feita pelo CN.
    Bem antes das eleições, as pesquisas usam os dois candidatos que se antecipam na campanha e mais aparecem na mídia. Como a falsa esquerda desmoralizou a verdadeira esquerda, é normal, num raciocínio simplista achar que a esquerda arruinou o país, então a solução é a direita, de preferência a radical;
    Há vários fatores numa eleição: os que votam com consciência, aqueles que votam no candidato com mais visibilidade, o exemplo disso foi a eleição do Tiririca, Romário e tantos outros, e ainda tem aqueles que votam nos candidatos que estão na frente das pesquisas.
    Com certeza, ao se aproximar as eleições, tudo pode mudar. Lembro que no RJ, numa eleição para governador, estavam disparados nas pesquisas o Miro Teixeira e o Moreira Franco e o Brizola no rabo da fila.
    O mais sensato é aguardar a campanha esclarecedora em rádio, televisão, entrevistas e principalmente os debates.

    • Também penso que nâo, para o azar da nação. Afinal, somos um país em que o povo elegeu um vagabundo cachaceiro e arruaceiro. Não satisfeito, o reelegeu e posteriormente elegeu e reelegeu o poste indicado e apoiado por ele e que, nem capacidade de raciocínio tem.
      Num país assim é bem provável que a opção seja pelo continuísmo da tragedia e que escolham alguém que leve o país para o porão do subsolo no fundo do poço.

  22. Quem ofende aqui não sou eu, sou ofendida e só me defendo.
    A internet é para todos, a lamentar gente que se acha o dono da verdade.
    Além de insuportável, fofoqueiro baixo nível !!

  23. Chega de pessoas sem instrução , que odeiam livros, arte, cultura!
    Que nada entendem sobre quaisquer assuntos e, no presente e triste caso, se vangloriem de saber, apenas, ” matar”.
    Chocante.
    Por mim, JAMAIS seria candidato sequer a vereador, quanto mais ao cargo máximo da nação.
    Muitos dos seus eleitores, que deploraram a mesma desqualificação no hóspede de Curitiba, tentam, para choque geral, exaltar nesse senhor o que somente existe para condenar, reprovar e banir!
    Todos os esforços serão pouco para trazer as pessoas de volta à sensatez e ao equilíbrio, porque, quanto a mim, não aceitarei, jamais, assistir a esse espetáculo deprimente, absurdo e surreal, que seria ver esse senhor nos levar para o para o fim da linha, da esperança e da razão!
    Nunca! Jamais!
    Esse humilde eleitor se recusa peremptoriamente a colaborar com isso!
    Simples assim.

  24. Falar em sensatez e equilibrio e citar o troglodita e destemperado Ciro como o melhor candidato, na minha humilde opinião de cidadão, é ato de insensatez e desequilibrio. Não desejo este mal aos meus compatriotas de maneira alguma. Seria a continuação dos 13 anos que desgraçaram este país e dos quais ele participou ativamente e se mantém contrário a qualquer punição aos autores da tragédia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *