Sérgio Moro deve aceitar o Superministério da Justiça, nesta reunião no Rio

Resultado de imagem para sergio moro

Moro dará pessoalmente a resposta final  a Bolsonaro

Pedro Coutto

Essa é minha impressão com base nas reportagens de Fausto Macedo e Tânia Monteiro, O Estado de São Paulo, e de Cleide Carvalho, O Globo, edições de ontem, destacando mais uma etapa da intenção de o presidente eleito Jair Bolsonaro incorporar o juiz da Operação Lava Jato à sua equipe de governo.  Para isso, nesta quinta-feira, de acordo com informação de Ancelmo Gois, Sérgio Moro chegará ao Rio para se encontrar com o presidente.

O encontro, como Sérgio Moro definiu em sua nota à imprensa, será para um ajuste de vontades. Convergências fundamentais e divergências irrelevantes. A declaração de Moro está contida nas reportagens a que me referi no início desta matéria.

SERIA UMA DECEPÇÃO – Acredito que o convite será aceito pelo juiz de Curitiba. Primeiro, porque dificilmente alguém poderá recusar uma convocação dessa ordem, sobretudo de imensa repercussão nacional. Segundo, porque o convite para a Pasta da Justiça e também para o Supremo Tribunal Federal, inevitavelmente se realizará quanto ao STF, se o juiz recusar o Ministério da Justiça.

Seria uma decepção para o próprio presidente da República que está convocando o magistrado por nele identificar uma liderança central no combate a corrupção que abalou o país e que, para ser passado a limpo, necessita, penso eu, do fortalecimento do Palácio do Planalto a partir de janeiro.

O CASO DE MORAES – Eu disse, no artigo de quarta-feira que o fato de alguém ser nomeado Ministro da Justiça não o impede de, mais tarde, ser indicado para o STF. Veja-se por exemplo o caso do Ministro Alexandre Moraes. Foi Ministro da Justiça no governo Temer e logo depois, teve seu nome indicado para a Corte Suprema, na qual tem desempenhado plenamente suas funções.

Podem ser vistos votos seus que, em vários aspectos, contrariaram intenções do governo do qual fez parte.

SERIA UM ABALO – A sensibilidade política a mim parece conduzir ao raciocínio de que a hipótese remota de Moro não aceitar a Pasta, sem dúvida, alguma causaria um abalo naquele que irá assumir a presidência da República em janeiro de 2019. Afinal de contas, se Bolsonaro deseja incorporar à sua equipe a sólida imagem de uma das pessoas de maior destaque no combate a roubalheira, não teria lógica uma recusa para uma convocação de tal dimensão que destaca também um projeto de combate à corrupção.

E não só a corrupção. Examinando-se bem as circunstâncias da iniciativa presidencial, conclui-se que Bolsonaro apoia com intensidade as sentenças judiciais de Sérgio Moro. Se assim não fosse, não teria grande sentido a escolha do magistrado. Ela vai influir nos rumos da política nacional com reflexos de alto alcance em decisões futuras, sejam do STJ, sejam do STF.

15 thoughts on “Sérgio Moro deve aceitar o Superministério da Justiça, nesta reunião no Rio

  1. Moro tem que aceitar o convite.
    Ele prestará serviços ao Brasil. Há alguns meses, ninguém diria que Bolsonaro seria eleito presidente. Nem tão pouco os processos juntados por Moro tinham a finalidade, caso Bolsonaro ganhasse ele seria Ministro. Moro fez por merecer estar aonde estar. Como alguns estão por merecer aonde está. Na cadeia ou na Presidência. Todo convite é por Merecimento. Ele vai ser Ministro com M maiúsculo.

    • Falou o “Treze-Guga”. E vossa demência poderia dizer apenas quem é, para sabermos se é alguém com alguma credibilidade para pelo menos emitir opiniões pessoais, ou se não passa de apenas mais um demente bolsonariano anônimo cujas opiniões fazem por merecer a lata de lixo da história ?

      • WOW o mortadela da fila do SINE amanheceu deprimido! Posta o teu nome completo com CPF, identidade e título de eleitor antes de falar dos outros. Trabalhar dá um cansaço em petista vagabundo.

  2. Excelente para o Brasil, péssimo para os sabotadores da Nação. A promessa está sendo cumprida com a escolha de “notáveis” e fichas limpa para os Ministérios. Que bom ver o Brasil com esperança de novo.

  3. Moro alguns meses atras , desdenhou Bolsonaro no aeroporto , se lembram disso ? No marketing político tudo vale . Vaidoso como é ,e sabedor das benécias que o cargo lhe oferecerá , certamente aceitará .

  4. Em geral não dá para acreditar muito em nossa imprensa, vejam o título de uma reportagem da foia de São Paulo:

    Especialistas veem Sergio Moro sob suspeição para julgar Lula.

    Isto é uma piada. Por que estes imbecis não falam o mesmo do Toffoli e do Lewandowski para o caso lula.

    O dono da Havan esta correto, este jornal não serve nem para os cachorros fazerem suas necessidades.

  5. Jorge , procure saber quem é Luciano Hang , teu conceito sobre ele mudara drasticamente . Sobre a imprensa , concordo em números , gêneros e grau .

    • Para mim, o destaque que falei é sobre a notícia da foia de São Paulo e sim o empresário. Sei que muitos empresários neste País cheio de trambique não merecem confiança. Porém, um órgão de imprensa nunca deve tomar partido de um político. No JB tem uma colnista, que para mim é um absurdo as suas colunas. Ela defende sem pudor a quadrilha que assaltou este País durante quatorze anos.

    • Vicente, em toda época existem em nossa sociedade pessoas dignas de confiança e também aquelas que não merecem. Nossa história esta cheia de exemplos. Não conheço o comportamento deste empresário e nem quero conhecer. O que acho um absurdo é um órgão de imprensa toma partido de um partido ou um político específico. No JB tem uma colunista que que que defende sem pudor esta quadrilha que assaltou este País neste últimos 14 anos.

  6. Pelo amor de Deus não faça isto, espere a sua hora que não é agora. Não se precipite Moro, você vai entrar em uma roubada sem tamanho, porque aí vai comer pela mão do capitão e do seu chefe da Casa Civil. Fique na tua< Moro. Depois que a Lava Jato puser toda canalha na cadeia aí pode pensar em picar a mula aqui de Curitiba, não antes. Não se deixe iludir pelo brilho das câmeras das TVs, elas já ferraram com muita gente boa antes de você.

  7. “Eles” estão apavorados com a abertura da caixa preta do judiciário pelo Ministro Moro.
    “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado”, versão brazuca, será sucesso de audiência…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *