Trump quer saber a fonte do artigo no NYT, mas não contesta o conteúdo

Resultado de imagem para trump + nyt

Trump não vai conseguir saber nada sobre o NYT

Pedro do Coutto

O título acima, a meu ver, faz uma síntese do episódio detonado em artigo publicado pelo The New York Times relatando uma articulação dentro do staff da Casa Branca para bloquear atos impensados e confusos do Presidente Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos está possesso e ataca o jornal, mas não está só contra o NYT, mas sobretudo contra o responsável pelo vazamento das informações.

Cabe a pergunta se quem forneceu as informações é o mesmo autor do artigo, ou o autor do artigo transformou em texto as revelações que recebeu. Donald Trump quer ir à Justiça contra o jornal, de acordo com a reportagem de Beatriz Bulla, correspondente de O Estado de São Paulo em Washington.

PRIMEIRA EMENDA – O New York Times rebate o movimento da Casa Branca contra o jornal dizendo que representa um abuso de autoridade e uma colisão com a famosa Primeira Emenda da Constituição americana, que veda qualquer hipótese de censura a imprensa.

A questão possui várias faces. Uma delas é o fato de o artigo não ter saído assinado, o que transfere a responsabilidade totalmente para o New York Times. A imprensa tanto americana quanto a brasileira tem se referido ao artigo como se fosse um editorial. Editorial é o que é feito para manifestar uma opinião do jornal e não só uma informação.

A diferença entre informação e comentário é bastante nítida na comunicação impressa.  Sobretudo porque é muito difícil e seria cansativo se uma opinião que usualmente reúne três laudas fosse divulgada através das redes sociais da Internet. Haveria uma monotonia sem fim.

RESULTADO – Minha experiência em 62 anos no jornalismo me fornece uma visão separatista entre a informação e a opinião. No caso do NYT a impressão que surge é a de que o texto mistura as duas questões. Trata-se assim de um artigo (não editorial) que contém informações que vêm à tona através de informação dos bastidores do governo Donald Trump. Como, é claro, o artigo é de responsabilidade do jornal. Interpretação pacífica.

Mas aí é que reside a controvérsia que se tornou clara na superfície dos fatos. Donald Trump não quer processar o jornal, o que poderia fazer, mas sim saber quem é o responsável pelo vazamento de assuntos sigilosos e talvez secretos. Não. O que o presidente dos EUA insiste em saber é o nome do inconfidente ou dos inconfidentes de Washington. Nesse caso a questão muda de figura. A primeira impressão de Trump é identificar o autor. Para ele, como a sequência dos fatos comprova, isso é mais importante do que o conteúdo do próprio texto.

BOB WOODWARD – Beatriz Bulla, em sua matéria assinala que o tema do artigo encontra-se também no livro que acaba de ser lançado por Bob Woodward. Porém, o repórter que denunciou, junto com Carl Bernstein, o escândalo de Watergate, é do Washington Post, no qual trabalha até hoje, e assim não teria sentido que publicasse matéria de tal importância no principal concorrente do Post.

Entretanto, voltando às investigações da Casa Branca, deve-se considerar também a hipótese do artigo do NYT possa ter sido escrito por um ghost writer, com base nas revelações de um novo Mark Felt, o Garganta Profunda de Water Gate.

Esse é o panorama geral da questão. Trump, ao acusar o vazamento, admitiu que os fatos descritos possuem dose de verdade. Caso contrário teria movido contra o jornal um processo por difamação.

4 thoughts on “Trump quer saber a fonte do artigo no NYT, mas não contesta o conteúdo

  1. O que vai acontecer após as eleições se a chapa milica 17 vencer?
    Anotem aí: GUERRA CIVIL.

    E depois? a
    (abre a vinheta):

    ♪♫♪♫
    Silvio TRUMP vem aí
    Tralá lará lará
    Silvio TRUMP vem aí

    ♪♫♪♫

    Trump botou a galera dele pra trabalhar…
    Pra que ir tomar a Venezuela do Maduro se podemos pegar logo TODA a América do Sul?

    Coloquem um guardinha incompetente no comando do Brasil!
    O fraldado arregou pra uma GLOCK, imagina um TOMAHAWK!

    Também detesto esse papo de teoria da conspiração, mas isto, realmente, parece tão óbvio!!!
    Ainda mais depois do guardinha ficar gritando nióbio e grafeno pra toda a mídia…
    Os americanos irão achar pouca merreca se Trump vier atrás do petróleo do Maduro somente…

    ♪♫♪♫
    Silvio TRUMP vem aí
    Tralá lará lará
    Silvio TRUMP vem aí
    ♪♫♪♫

    • Cara, francamente espero que seja piada, se não for, é doidice.
      O pior é eu não consigo diferenciar. Sério.
      Mas, na remota hipótese de você ter falado sério, cabem duas perguntas: Se Bolsonaro ganhar será guerra civil. Quem fará guerra por que não aceita o resultado da eleição? O MST?
      Trump vai atacar toda a América do Sul se o Brasil e a Venezuela ficarem em crise? Vai tomar também o Peru, o Chile e a Colômbia?
      Os reptilianos vão deixar?
      ♪♫♪♫
      Ah! Eu tô maluco!!!
      ♪♫♪♫

      • Mais de 200 milhões de habitantes.
        O guarda Bozó tem no máximo 20% dos votantes, o que nao dará 17 Milhões…

        Na hora que virar o jogo, haverão 203 milhões de brasileiros entre os contra, neutros ou indecisos sobre como agir….
        Entendeu o tamanho da encrenca?

        Que reptiliano? Em que realidade voce vive? Vou responder em nível sociopolítico jardim de infância:

        EUA já tem bases militares na Colômbia e Paraguai, agora em Novembro o intento do Trump, ao visitar Buenos Aires e instalar bases no solo argentino também, em troca de “favorecimentos” com o FMI.

        Trump vai tomar a Venezuela do Maduro dando uma de herói, assim tem sido na historia americana das guerras pelos oleodutos, estude historia.

        3.500 KM de fronteira ficarão ABERTOS uma vez que as forcas americanas dominarem o território venezuelano (o colombiano já dominam de concessão).

        A M A Z O N I A
        Vale 100 vezes mais que oleoduto…
        O Brasil numa guerra civil, a Amazônia abandonada as traças, o que vai acontecer….
        o momento será extremamente propicio!
        Parece até que eles querem que o Bozo ganhe mesmo 2018!!

        Compadre compre-me un côco
        Falta visão nessa gente moldada na mídia mofada….

        MST é uma minhoca, meleca…
        Pare de ler conversa fiada e assistir TV, só nao enxerga quem nao quer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *