Pedro do Coutto
O desempenho da economia brasileira em 2023 provavelmente surtirá reflexos favoráveis ao governo nas eleições municipais deste ano. Por mais que as disputas nos municípios se caracterizam pelo seu componente comunitário, na realidade não há como deixar de ligar um resultado a outro.
O Produto Interno Bruto teve um crescimento de 2,9%, fazendo com que o Brasil voltasse ao grupo das dez maiores economias globais, de acordo com o levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating. Considerando o PIB em valores ainda preliminares, a economia brasileira somou US$ 2,1 trilhões. É a nona maior do planeta.
REFLEXOS – São aspectos que refletem no universo político de modo geral. Até porque o resultado dá margem a uma maior firmeza ao governo Lula da Silva, apesar de os investimentos no segundo semestre do ano passado terem sido menores do que os previstos. O desafio que o governo tem pela frente é traduzir em benefícios sociais o crescimento da economia.
Ela tem que influir na distribuição de renda, pois a renda per capita pode ser elevada, mas a distribuição de renda não apresenta o mesmo avanço. Nesse caso, se observa uma concentração de renda cada vez maior, um desafio para gerações. Seja como for, devemos comemorar o crescimento do PIB, pois seria pior se o mesmo não se expandisse.
ARGUMENTO – Além disso, o panorama com o depoimento do general Freire Gomes tornou-se um argumento importante para o governo, uma vez que deixou caracterizada a investida golpista pelo bolsonarismo, como os fatos demonstram. Inclusive através da invasão da Praça dos Três Poderes e as depredações ocorridas em Brasília. Assim o governo passou a acumular pontos positivos logo no primeiro ano de seu mandato.
A Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo também publicaram com destaque o resultado positivo do PIB brasileiro, que não deixa de ser um aspecto benéfico nas eleições municipais neste ano, sobretudo a começar pela disputa em São Paulo, centro nervoso do país, e no qual vai se travar uma batalha dura entre a corrente bolsonaristas e a lulista. O quadro precisa ficar mais definido para fornecer uma visão mais completa. De qualquer forma, os números do PIB acrescentam pontos ao governo.
Para alcançar bons reflexos, haverá de ter a substancial e desconfiável dúvida de narrativas de uma atrelada mídia e seus ventríloquos “flautistas”!
Bah!
PS. Quando despertarem, será tarde, acabaram-se as viagens!
O Brasil dos políticos, dos institutos governamentais de pesquisa, dos economistas, da imprensa amestrada; de vento em popa rumo ao pleno desenvolvimento.
O Brasil do brasileiro; atônito, assistindo pela tv a informação de que a riqueza que ajudou a gerar cresce e se acumula sempre inalcançável para si, porém conveniente para os objetivos eleitoreiros.
Prezado Sr. Carlos Silvs…BELÍSSIMAS palavras..no “fígado da Lógica “…
Parabéns…E deste tipo de Lógica que precisamos aqui na nossa TI….
…Nota 10..
Por suas palavras.
Saúde e paz para sua Casa..
YAH o ALTÍSSIMO SEJA LOUVADO…
Muito obrigado, Sr. Carlos de Jesus.
Fico feliz que tenha gostado do meu comentário.
Saúde e paz para o Sr. e sua família.
Lógico que favorece, a imprensa podre acredita agora em urna eletrônica sem comprovação do voto. Só aqui nesse país vagabundo. Ah país vagabundo.
Ah seríssimas controvérsias e surpresas ,nesse desempenho econômico.
Bolsonaro disse ano passado, que nunca viu a Minuta do Golpe. Só circulou segundo ele, nas gavetas do Anderson Torres. Ele é assim mesmo, quando o bicho pega, ele larga o pepino na mão do primeiro a sua frente.
Sobre Mauro Cid, disse que seu auxiliar tinha autonomia, logo as ilicitudes praticadas, mormente no caso da adulteração da carteira de vacinação da filha do Mito, foi obra de Cid. Esse escamoteamento, foi o sinal para Cid delatar.
Agora, sobre a reunião golpista de julho de 2022, botou a culpa no general Heleno, quando o ex ministro do GSI, afirmou que era para virar a mesa antes das eleições , porque depois, nem o VAR muda o resultado. Usar parábolas futebolísticas, indica a pobreza intelectual do sujeito.
O general Freire Gomes deve ter contado tudo, que sabia no depoimento de sexta-feira.
Foi muito grave e constrangedor, ser tratado como cagão e traidor, pelo colega amigo da onça, o também general Braga Neto, um covarde, que se mantém num silêncio constrangedor a partir da eclosão da sua participação no planejamento do Golpe de Estado.
Sem o Poder Armado, a sua disposição, Braga Beto passou de valente e leão para um gatinho acuado e em silêncio. Mas, é preciso muito cuidado com ele, pois é vingativo e figura traiçoeira, como uma cobra.
Seria ele, o comandante Supremo do Golpe de Estado, tirando Bolsonaro do topo do comando revolucionário para eliminar toda a esquerda brasileira, entregando as cabeças comunistas numa bandeja, a moda jacobinista da Revolução Francesa.
Eles gostam desse termo nojento: “Braga Neto para o major Ailton – coloca a cabeça do Freire Gomes para os leões”.
Isso tudo está na Delação Premiada do ajudante de Ordens de Bolsonaro, o ten. Coronel Mauro Cid. Os áudios contam tudo, portanto, ninguém em sã consciência, pode alegar, que são narrativas falsas.
Deram tiro no pé, ao manterem as conversas no ZAP. Não deitaram os áudios comprometedores.
A casa caiu e as máscaras também, junto aos escombros.
Loola já fez por merecer o Nobel de Economia.
Esse desempenho maravilhoso atesta o mérito.
Na moral prezados…Venho ha tempos dizendo…que o Sr. PC…Perdeu a noção e a sensatez de um VERDADEIRO discípulo de Líbero do Badaró.
É Deprimente ..é um desalento aos mais jovens que buscam ser jornalistas…Em verem um das “antigas ” JOGANDO sua biografia no Lixo .
Creio que o nosso EDITOR Carlão…( Raiz das antigas) É um ” Lord” no contexto de RESPEITABILIDADE a um “velho” Amigo..
Lamentável..o caminho tomado pelo Sr. PC.
E a roda das MENTIRAS…começou…AFINAL em outubro..o GADO vai do curral para a “Urna “…E se faz praxe dar ao gado uma boa dose de Capim mentiroso.
” Pobre Brasil…Pobres dos Brasileiros…TÃO longe do ALTÍSSIMO YAH NOSSO CRIADOR…E..tão perto…da MENTIRA”
Que lástima.
YAH NOSSO CRIADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…