Podem xingar o editor da Tribuna à vontade, aqui há liberdade de expressão

Saiba como explorar imagens e charges... | Guia do Estudante

Charge do Laerte (Arquivo Google)

Carlos Newton

Esses dias têm sido tempestuosos aqui na Tribuna da Internet, com o editor recebendo um número impressionante de críticas de comentaristas, que me conhecem razoavelmente, e também de leitores eventuais, que não me conhecem nada e os mais velhos até me confundem com meu grande amigo Newton Carlos, com quem trabalhei no Diário de Notícias, na Última Hora e no Pasquim. Na época sugeri ao editor Jaguar que publicasse nossos artigos em páginas seguidas do Pasquim, para enlouquecer os leitores – numa página, Newton Carlos, com política internacional, e na outra, Carlos Newton, política nacional. Mas Jaguar não gostou da piada… Há-há-há.

Alguns comentaristas, que têm meu e-mail pessoal, enviaram mensagens pedindo que o blog institua algum tipo de censura ou que obrigue as participantes a colocarem seus sobrenomes, pelo menos, mas isso não adianta nada. A imensa maioria não quer se identificar, cada um tem seus motivos, sem falar no número absurdo de robôs, que são remunerados para defender Jair Bolsonaro ou Lula da Silva. E há, também, uma terceira vertente dos que rejeitam ardorosamente a polarização e agitam os debates, dando uma no cravo e outra na ferradura, como se dizia antigamente.

DOIS ASSUNTOS – As críticas mais recentes se referem a nosso posicionamento em relação ao caso Musk/Moraes e agora no tocante à demissão do ministro Silvio Almeida, que vinha bem no Ministério dos Direitos Humanos e se poderia antever como um possível substituto de Lula no futuro – um Barack Obama à brasileira, em versão raça pura, isto é, negro de verdade.  

Bem, podem me criticar à vontade, porque eu não mudarei meu comportamento. Vou sempre escrever o que acho que esteja certo ou errado, podendo mudar de opinião no decorrer do período, como dizem os meteorologistas. Há muito abandonei as ideologias, apesar de meu respeito a Friedrich Engels e a seu imenso humanismo, que foi um pensador à frente de sua época e sempre preocupado com a desigualdade social.   

Sem pré-julgamentos, o jornalista precisa apoiar o que está certo e criticar o que está errado. Não há outra maneira de proceder.

BALANÇO DE AGOSTO – Vamos divulgar agora o balanço das contribuições ao blog no mês de agosto, agradecendo muitíssimo a todos os amigos e amigas que nos honraram com seu apoio. De início, os depósitos na Caixa Econômica Federal:

DIA  REGISTRO  OPERAÇÃO     VALOR
08     081328         DP LOT DIN………100,00
30     301129         DP LOT DIN………230,00

Agora, as contribuições feitas na conta do Itaú/Unibanco:

01  PIX TRANSF PAUL0 R…………….100,00
02  PIX TRANSF JOSE FR…………….150,00
06  TED 001.5977.JOSEAPJ………..306,08
15  TED 001.4416.MARIOAC……….300,00
30  TED 033.3591.ROBSN…………..200,00

Agradecendo muitíssimo a todos os amigos e amigas que participam dessa utopia de um jornalismo independente, sob o signo da liberdade, vamos em frente, sempre juntos.

P.S. – Por seu trabalho intelectual, Silvio Almeida caminhava para concorrer com Anielle Franco como candidato a deputado federal supervotado no Rio. Era um líder negro em ascensão, algo que falta no Brasil, um país de maioria negra, mas sem um líder de verdade que a represente. Agora o Ministério dele corre o risco de ser oferecido a uma professorinha de primeiro grau, só porque ela é negra… (C.N.)

24 thoughts on “Podem xingar o editor da Tribuna à vontade, aqui há liberdade de expressão

  1. Sr. Newton

    Por falar em liberdade, está de ir e vir, o Sr. sabe por onde anda a Fadinha da Floresta.

    “…Secas e queimadas inflam preços do açúcar, feijão, carne e hortaliças

    “…Há impacto também nos valores de suco de laranja, leites e derivados, entre outros..”””

  2. Sr. Newton

    O timeco do coração da Red Goebbels sempre no meio do lamaçal de corrupção.

    Tem vários casos de roubo, mas parece que a (in) Justiça não quer trabalhar..

    Aliás, é o mesmo timinho do coração do Super-Vilão Chan-drão da Comunada…

    Corinthians recebeu R$ 56 mi da Vai de Bet por empresas sem autorização…

    https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2024/09/09/corinthians-recebeu-r-56-mi-da-vai-de-bet-por-empresas-semautorizacao.htm?cmpid=copiaecola

  3. Bora , Cha-drão, eu autorizo….

    Bora bloquear tudo desse charlatão…..

    “…Igreja de Valdemiro vive crise e dá calotes; pastor acumula patrimônio…

  4. Nos debates jogo sério mas com humor, sou bem humorado.
    Nessa questão negro/branco prefiro me declarar um ancião da raça humana, não que eu seja daltônico, não veja cores.
    Acho que quanto mais se dividir a raça humana mais surge as idiossincrasias, uns vão se se achar melhor que os outros.
    Sou contra esse sistema de cotas, todos somos iguais em termos biológicos.

  5. Não sei se o ministro demitido realmente cometeu assédio sexual, mas pelos rumores e reação de Lula, parece que as denúncias tem fundamento. Claro que as investigações são necessárias para prová-las.

    Quanto à nota da redação, penso que desdenhar de uma pessoa, porque ela é “professorinha” de primeiro grau, demonstra o preconceito que muitos possuem em relação aos que exercem algumas profissões consideradas de menor relevância (eu acho que professores, principalmente os de ensino básico das redes municipais, merecem o maior respeito).

    No caso, a “professorinha” tem bastante experiência para atuar nesse Ministério de Direitos Humanos.. Ela lutou sempre por isso.

    https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/revista-digital/artigo/164/entrevista-macae-evaristo

    • Pois é, também percebi esse detalhe. Pense que na Coréia, professor primário é uma das profissões mais prestigiadas. Definitivamente a mentalidade do brasileiro é muito terceiro mundista, e não falo do nordestino pobre.

  6. Caro Carlos, permito-me apenas um pequeno reparo ao seu post e uma sugestão, poderia trocar a “liberdade de expressão” por “liberdade de opinião” esta sim, sagrada e fundamental numa democracia, aquela outra é abstrata e irreal, já que limitada por conceitos legais e morais, além de ter-se convertido no chavão da extrema direita mundial, supremacista e xenófoba.

  7. Carlão…( Born tô Write)…
    Na moral Carlão…tem alguns degenerados que precisam levar umas reprimendas( igual fazemos com crenças desobedientes e desrespeitosas)…Teve um que extrapolou os limites da ética e do respeito…Seu conceito de respeito que cada um possa ter em sua liberdade de se expressar e opinar é UMA PROVA INEGÁVEL DE SUA GRANDEZA ESPIRITUAL E MORAL…Mas…como o prezado é o Editor e moderador Moral deste Farol…tens O meu RESPEITO…por sua longa SENDA em prol da Coletividade…
    Vida longa com saúde e paz para tua Casa…com a Graça do ALTÍSSIMO YAH NOSSO CRIADOR E SALVADOR…ok

    YAH O ALTÍSSIMO NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE.

  8. Fico às vezes refletindo qual será o instinto que leva a humanidade a regredir moral, intelectual e mentalmente e acabo acreditando que não seja instinto e sim uma manifestação do egoísmo pessoal, a vaidade, a vaidade que nos leva a pisar nos outros para alcançar aquilo quer não temos, a vaidade que leva o político a mentir e transgredir para alcançar um posto acima de suas reais condições, a vaidade que leva a guerras fraticidas para defender nossa religião ou crenças sobre as dos outros, a vaidade que nos converte em donos da verdade e nos impede de consultar um psicanalista para tratar do narcisismo que nos impulsiona.

  9. Sr Velho, li num site que cita os principais defeitos do ser humano:
    – Manipulação
    – Falsidade
    – Desonestidade
    – Vingança
    – Mentira
    – Autoritarismo
    – Egoísmo
    – Teimosia
    – Agressividade
    – Preconceito
    – Procrastinação
    – Crueldade
    – Arrogância

    Na minha opinião, acrescentaria inveja (a má) e falta de empatia. vaidade está englobada pela arrogância.

    O homem na essência é mau e por isso, para viver numa sociedade civilizada, precisa de regras e leis, a fim deque esses defeitos sejam minimizados.

    Claro que divergências de opiniões podem ser salutares, desde que não sejam destrutivas. Mas nem sempre a gente consegue fazer isso, nossos defeitos não permitem.

  10. Carlos, você sempre disse que a Tribuna é livre. Livre no sentido de acolher todas as opiniões. E é o que sempre vi,ao longo de tantos anos junto com seus esforços para moderar apenas os insultos descabidos de alguns robôs ou comentaristas. Você tem mantido as portas abertas a todas as correntes de opinião, concordando ou não com elas. Como todo o mundo, temos nossas diferenças de opinião de vez em quando, mas não esqueça nunca que, se o blog é uma tribuna livre, ele primeiro é seu, que o mantém no ar graças a uma carga de trabalho e sacrifícios de que muitos dos comentaristas não têm ideia.E você, mais do que nós todos, temn o direito de nele dizer o que pensa. Um abraço do amigo Mano.

  11. F. Moreno 12 de agosto de 2020, 10:49 at 10:49
    Bom dia, SR Carlos Newton, o senhor lavou minha alma.
    Não sei até que ponto o senhor está ciente da veracidade, dimensão e importância da sua denúncia, essa é a realidade de uma nação de duzentos e dez milhões de brasileiros dominados e explorados por uma elite política e judiciária que em criminosas conspirações busca o eterno poder e impunidade.
    Eu, tenho a perfeita percepção de que artigos brilhantes, como o do senhor, assim como as denúncias, críticas e comentários que, nos tribunários e todos os cidadãos conscientes e revoltados, possamos fazer a respeito, só têm duas utilidades, servir de piada para os corruptos nas suas confraternizações e manter-nos distraídos enquanto os cínicos no poder conspiram contra o povo.
    A luta armada, obviamente, está descartada como fórmula de revolução contra o status quo atual, sendo assim e imaginando que não tenhamos perdido ainda a capacidade de indigna-nos contra a escravidão moral e a humilhação, só resta um caminho, a mobilização civil em pró de uma Campanha de Salvação Nacional.
    Como? Extrapolando este espaço com nossas denúncias, criticas, sugestões e slogans contra a corrupção na política, em redes sociais e quaisquer outros veículos de informação.
    Fazendo proselitismo junto a familiares, amigos, colegas e, quem tiver os contatos, junto a jornalistas e formadores de opinião.
    E, na minha opinião pessoal, convidar o S.r. Carlos Newton, editor deste espaço democrático e jornalista histórico, para junto com seus conceituados articulistas, liderar e coordenar uma célula mater dessa campanha nacional, inclusive fazendo os contatos formais convenientes com órgãos de imprensa, movimentos sociais consolidados e instituições oficiais.
    Devo esclarecer, ainda, que mesmo parecendo utópica a ideia, ela é viável, desde que se obedeçam alguns princípios:
    Deve ser totalmente apartidária; Deverá restringir ao máximo as críticas pessoais; Não deverá ser exibido protagonismo e, finalmente, a motivação real e oficial será a moralidade pública e a justiça social.
    A estratégia e modus operandi, só depois da aceitação a ideia.
    *

    • Amigo Carlos, permiti-me publicar este antigo comentário dos meus tempos na TI, quando enfrentávamos os desmandos do novo governo do Mito e tentávamos argumentar em favor da oportunidade da Lava Jato e da merecida prisão do Inácio contra áulicos dos dois lados alucinados, faço isto porque me pareceu cheirar um bafo de crítica contra meu comentário a um detalhe da sua manifestação postada e, talvez, contra meu caráter. Sou seu amigo e admirador desde sempre, mas claro que não me furtarei a divergir de uma opinião se um dia for o caso, o que não aconteceu hoje. Ao Rei tudo, menos minha honra! Um abraço fraterno.

  12. Bravo, bravo, Sr. Carlos Newton, parabéns pelo artigo sereno e abalizado.

    Pensamentos equilibrados como o apresentado me fazem nutrir a esperança de dias melhores nesta nação, ainda que me pareça algo humanamente impossível, isto devido ao mau uso que fazemos de nosso livre arbítrio, ao meu ver, faltando o devido respeito ao contraditório de alguns comentaristas nesta tribuna.
    ABS.

  13. Sr. Newton

    Quanto mais “chinga” (O chan-drão roubou meu “x”)., pior fica…..

    Os bostileiros comunas doentes não conhecem nossas qualidades “coléricas”…..

    Vão perder todas….

    eh!eh!eh!eh

    aquele abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *