Carlos Newton
Esses dias têm sido tempestuosos aqui na Tribuna da Internet, com o editor recebendo um número impressionante de críticas de comentaristas, que me conhecem razoavelmente, e também de leitores eventuais, que não me conhecem nada e os mais velhos até me confundem com meu grande amigo Newton Carlos, com quem trabalhei no Diário de Notícias, na Última Hora e no Pasquim. Na época sugeri ao editor Jaguar que publicasse nossos artigos em páginas seguidas do Pasquim, para enlouquecer os leitores – numa página, Newton Carlos, com política internacional, e na outra, Carlos Newton, política nacional. Mas Jaguar não gostou da piada… Há-há-há.
Alguns comentaristas, que têm meu e-mail pessoal, enviaram mensagens pedindo que o blog institua algum tipo de censura ou que obrigue as participantes a colocarem seus sobrenomes, pelo menos, mas isso não adianta nada. A imensa maioria não quer se identificar, cada um tem seus motivos, sem falar no número absurdo de robôs, que são remunerados para defender Jair Bolsonaro ou Lula da Silva. E há, também, uma terceira vertente dos que rejeitam ardorosamente a polarização e agitam os debates, dando uma no cravo e outra na ferradura, como se dizia antigamente.
DOIS ASSUNTOS – As críticas mais recentes se referem a nosso posicionamento em relação ao caso Musk/Moraes e agora no tocante à demissão do ministro Silvio Almeida, que vinha bem no Ministério dos Direitos Humanos e se poderia antever como um possível substituto de Lula no futuro – um Barack Obama à brasileira, em versão raça pura, isto é, negro de verdade.
Bem, podem me criticar à vontade, porque eu não mudarei meu comportamento. Vou sempre escrever o que acho que esteja certo ou errado, podendo mudar de opinião no decorrer do período, como dizem os meteorologistas. Há muito abandonei as ideologias, apesar de meu respeito a Friedrich Engels e a seu imenso humanismo, que foi um pensador à frente de sua época e sempre preocupado com a desigualdade social.
Sem pré-julgamentos, o jornalista precisa apoiar o que está certo e criticar o que está errado. Não há outra maneira de proceder.
BALANÇO DE AGOSTO – Vamos divulgar agora o balanço das contribuições ao blog no mês de agosto, agradecendo muitíssimo a todos os amigos e amigas que nos honraram com seu apoio. De início, os depósitos na Caixa Econômica Federal:
DIA REGISTRO OPERAÇÃO VALOR
08 081328 DP LOT DIN………100,00
30 301129 DP LOT DIN………230,00
Agora, as contribuições feitas na conta do Itaú/Unibanco:
01 PIX TRANSF PAUL0 R…………….100,00
02 PIX TRANSF JOSE FR…………….150,00
06 TED 001.5977.JOSEAPJ………..306,08
15 TED 001.4416.MARIOAC……….300,00
30 TED 033.3591.ROBSN…………..200,00
Agradecendo muitíssimo a todos os amigos e amigas que participam dessa utopia de um jornalismo independente, sob o signo da liberdade, vamos em frente, sempre juntos.
P.S. – Por seu trabalho intelectual, Silvio Almeida caminhava para concorrer com Anielle Franco como candidato a deputado federal supervotado no Rio. Era um líder negro em ascensão, algo que falta no Brasil, um país de maioria negra, mas sem um líder de verdade que a represente. Agora o Ministério dele corre o risco de ser oferecido a uma professorinha de primeiro grau, só porque ela é negra… (C.N.)
Sr. Newton
Por falar em liberdade, está de ir e vir, o Sr. sabe por onde anda a Fadinha da Floresta.
“…Secas e queimadas inflam preços do açúcar, feijão, carne e hortaliças
“…Há impacto também nos valores de suco de laranja, leites e derivados, entre outros..”””
PS…
A picanha já era…..
Só volta na próxima campanha, isso se o cadáver putrefo aguentar atá lá….
aquele abraço
Você já devia saber que todo sujeito de voz aveludada é pilantra . O ministro assediador tem voz aveludada.
Sr. Newton
O timeco do coração da Red Goebbels sempre no meio do lamaçal de corrupção.
Tem vários casos de roubo, mas parece que a (in) Justiça não quer trabalhar..
Aliás, é o mesmo timinho do coração do Super-Vilão Chan-drão da Comunada…
Corinthians recebeu R$ 56 mi da Vai de Bet por empresas sem autorização…
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2024/09/09/corinthians-recebeu-r-56-mi-da-vai-de-bet-por-empresas-semautorizacao.htm?cmpid=copiaecola
Bora , Cha-drão, eu autorizo….
Bora bloquear tudo desse charlatão…..
“…Igreja de Valdemiro vive crise e dá calotes; pastor acumula patrimônio…
Vivendo de calotes, Igreja Mundial do Poder de Deus responde a 32 processos em Goiás
https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/vivendo-de-calotes-igreja-mundial-do-poder-de-deus-responde-a-32-processos-em-goias-617979/
Sr. Newton
Se não me engano, esse Prerrogativas é a ‘bancada” de AdEvogados babadores dos ovos do Ladrão…..
Saia-justa leva Prerrogativas a pacto de silêncio no caso Silvio Almeida…
https://noticias.uol.com.br/colunas/andreza-matais/2024/09/06/saia-justa-leva-prerrogativas-a-pacto-de-silencio-no-caso-silvio-almeida.htm?cmpid=copiaecola
Nos debates jogo sério mas com humor, sou bem humorado.
Nessa questão negro/branco prefiro me declarar um ancião da raça humana, não que eu seja daltônico, não veja cores.
Acho que quanto mais se dividir a raça humana mais surge as idiossincrasias, uns vão se se achar melhor que os outros.
Sou contra esse sistema de cotas, todos somos iguais em termos biológicos.
Para assimilar a questão do Zulú “Natongo”, eis em:
https://hebreuisraelita.wordpress.com/arquivo-completo-e-atualizado/
Não sei se o ministro demitido realmente cometeu assédio sexual, mas pelos rumores e reação de Lula, parece que as denúncias tem fundamento. Claro que as investigações são necessárias para prová-las.
Quanto à nota da redação, penso que desdenhar de uma pessoa, porque ela é “professorinha” de primeiro grau, demonstra o preconceito que muitos possuem em relação aos que exercem algumas profissões consideradas de menor relevância (eu acho que professores, principalmente os de ensino básico das redes municipais, merecem o maior respeito).
No caso, a “professorinha” tem bastante experiência para atuar nesse Ministério de Direitos Humanos.. Ela lutou sempre por isso.
https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/revista-digital/artigo/164/entrevista-macae-evaristo
Pois é, também percebi esse detalhe. Pense que na Coréia, professor primário é uma das profissões mais prestigiadas. Definitivamente a mentalidade do brasileiro é muito terceiro mundista, e não falo do nordestino pobre.
De que maneira um homem pode assediar um grande sapato ?
Caro Carlos, permito-me apenas um pequeno reparo ao seu post e uma sugestão, poderia trocar a “liberdade de expressão” por “liberdade de opinião” esta sim, sagrada e fundamental numa democracia, aquela outra é abstrata e irreal, já que limitada por conceitos legais e morais, além de ter-se convertido no chavão da extrema direita mundial, supremacista e xenófoba.
Carlão…( Born tô Write)…
Na moral Carlão…tem alguns degenerados que precisam levar umas reprimendas( igual fazemos com crenças desobedientes e desrespeitosas)…Teve um que extrapolou os limites da ética e do respeito…Seu conceito de respeito que cada um possa ter em sua liberdade de se expressar e opinar é UMA PROVA INEGÁVEL DE SUA GRANDEZA ESPIRITUAL E MORAL…Mas…como o prezado é o Editor e moderador Moral deste Farol…tens O meu RESPEITO…por sua longa SENDA em prol da Coletividade…
Vida longa com saúde e paz para tua Casa…com a Graça do ALTÍSSIMO YAH NOSSO CRIADOR E SALVADOR…ok
YAH O ALTÍSSIMO NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE.
Fico às vezes refletindo qual será o instinto que leva a humanidade a regredir moral, intelectual e mentalmente e acabo acreditando que não seja instinto e sim uma manifestação do egoísmo pessoal, a vaidade, a vaidade que nos leva a pisar nos outros para alcançar aquilo quer não temos, a vaidade que leva o político a mentir e transgredir para alcançar um posto acima de suas reais condições, a vaidade que leva a guerras fraticidas para defender nossa religião ou crenças sobre as dos outros, a vaidade que nos converte em donos da verdade e nos impede de consultar um psicanalista para tratar do narcisismo que nos impulsiona.
Sr Velho, li num site que cita os principais defeitos do ser humano:
– Manipulação
– Falsidade
– Desonestidade
– Vingança
– Mentira
– Autoritarismo
– Egoísmo
– Teimosia
– Agressividade
– Preconceito
– Procrastinação
– Crueldade
– Arrogância
Na minha opinião, acrescentaria inveja (a má) e falta de empatia. vaidade está englobada pela arrogância.
O homem na essência é mau e por isso, para viver numa sociedade civilizada, precisa de regras e leis, a fim deque esses defeitos sejam minimizados.
Claro que divergências de opiniões podem ser salutares, desde que não sejam destrutivas. Mas nem sempre a gente consegue fazer isso, nossos defeitos não permitem.
https://jrmcoaching.com.br/blog/defeitos-de-uma-pessoa/
Oportuno e elucidativo o site apontado, embora pecando por teimoso, continue achando, empiricamente, que a vaidade, fruto ocasional do egoísmo, possa se manifestar como arrogância e, certamente, incentivar a maioria dos defeitos humanos. Valeu, Sr. José! Abraço!
Carlos, você sempre disse que a Tribuna é livre. Livre no sentido de acolher todas as opiniões. E é o que sempre vi,ao longo de tantos anos junto com seus esforços para moderar apenas os insultos descabidos de alguns robôs ou comentaristas. Você tem mantido as portas abertas a todas as correntes de opinião, concordando ou não com elas. Como todo o mundo, temos nossas diferenças de opinião de vez em quando, mas não esqueça nunca que, se o blog é uma tribuna livre, ele primeiro é seu, que o mantém no ar graças a uma carga de trabalho e sacrifícios de que muitos dos comentaristas não têm ideia.E você, mais do que nós todos, temn o direito de nele dizer o que pensa. Um abraço do amigo Mano.
F. Moreno 12 de agosto de 2020, 10:49 at 10:49
Bom dia, SR Carlos Newton, o senhor lavou minha alma.
Não sei até que ponto o senhor está ciente da veracidade, dimensão e importância da sua denúncia, essa é a realidade de uma nação de duzentos e dez milhões de brasileiros dominados e explorados por uma elite política e judiciária que em criminosas conspirações busca o eterno poder e impunidade.
Eu, tenho a perfeita percepção de que artigos brilhantes, como o do senhor, assim como as denúncias, críticas e comentários que, nos tribunários e todos os cidadãos conscientes e revoltados, possamos fazer a respeito, só têm duas utilidades, servir de piada para os corruptos nas suas confraternizações e manter-nos distraídos enquanto os cínicos no poder conspiram contra o povo.
A luta armada, obviamente, está descartada como fórmula de revolução contra o status quo atual, sendo assim e imaginando que não tenhamos perdido ainda a capacidade de indigna-nos contra a escravidão moral e a humilhação, só resta um caminho, a mobilização civil em pró de uma Campanha de Salvação Nacional.
Como? Extrapolando este espaço com nossas denúncias, criticas, sugestões e slogans contra a corrupção na política, em redes sociais e quaisquer outros veículos de informação.
Fazendo proselitismo junto a familiares, amigos, colegas e, quem tiver os contatos, junto a jornalistas e formadores de opinião.
E, na minha opinião pessoal, convidar o S.r. Carlos Newton, editor deste espaço democrático e jornalista histórico, para junto com seus conceituados articulistas, liderar e coordenar uma célula mater dessa campanha nacional, inclusive fazendo os contatos formais convenientes com órgãos de imprensa, movimentos sociais consolidados e instituições oficiais.
Devo esclarecer, ainda, que mesmo parecendo utópica a ideia, ela é viável, desde que se obedeçam alguns princípios:
Deve ser totalmente apartidária; Deverá restringir ao máximo as críticas pessoais; Não deverá ser exibido protagonismo e, finalmente, a motivação real e oficial será a moralidade pública e a justiça social.
A estratégia e modus operandi, só depois da aceitação a ideia.
*
Amigo Carlos, permiti-me publicar este antigo comentário dos meus tempos na TI, quando enfrentávamos os desmandos do novo governo do Mito e tentávamos argumentar em favor da oportunidade da Lava Jato e da merecida prisão do Inácio contra áulicos dos dois lados alucinados, faço isto porque me pareceu cheirar um bafo de crítica contra meu comentário a um detalhe da sua manifestação postada e, talvez, contra meu caráter. Sou seu amigo e admirador desde sempre, mas claro que não me furtarei a divergir de uma opinião se um dia for o caso, o que não aconteceu hoje. Ao Rei tudo, menos minha honra! Um abraço fraterno.
Em nenhum momento me referi a você, meu velho. Você não deve ter lido os comentários a que me referi, com ofensas pessoais.
Forte abraço e vamos em frente.
CN
Bravo, bravo, Sr. Carlos Newton, parabéns pelo artigo sereno e abalizado.
Pensamentos equilibrados como o apresentado me fazem nutrir a esperança de dias melhores nesta nação, ainda que me pareça algo humanamente impossível, isto devido ao mau uso que fazemos de nosso livre arbítrio, ao meu ver, faltando o devido respeito ao contraditório de alguns comentaristas nesta tribuna.
ABS.
Sr. Newton
Quanto mais “chinga” (O chan-drão roubou meu “x”)., pior fica…..
Os bostileiros comunas doentes não conhecem nossas qualidades “coléricas”…..
Vão perder todas….
eh!eh!eh!eh
aquele abraço