Jair Bolsonaro repete Getúlio Vargas e diz que só morto sairá da Presidência da República

ImagemCarlos Newton

Como faz todas as quintas-feiras, o presidente Jair Bolsonaro usou a tradicional “live” (transmissão ao vivo nas redes sociais), para repetir a frase histórica de Getúlio Vargas ao jornalista Samuel Wainer, “Só morto sairei do Catete”, que foi manchete da “Última Hora” no dia 24 de agosto de 1954, quando o presidente cumpriu a promessa e pôs fim à vida, disparando um tiro no peito.

Na noite desta quinta-feira, dia 15, Bolsonaro tentou repetir a História como farsa, ao dizer que “só Deus” o tira da cadeira presidencial. “E me tira, obviamente, tirando a minha vida. Fora isso, o que nós estamos vendo acontecer no Brasil não vai se concretizar, mas não vai mesmo. Não vai mesmo, tá ok?”, insistiu, em referência indireta ao que ele chama, nos bastidores, de “conspiração” para tirá-lo do cargo.

NÃO VAI MORRER – Como cantava Moreira da Silva em “Na subida do morro”, seu samba clássico com o parceiro Ribeiro Cunhs, “vocês não se afobem, que desta vez ele não vai morrer…”.

Como sua falta de caráter congênita e familiar, já transmitida aos filhos, Bolsonaro não tem a menor pretensão de se matar, é só conversa fiada.  Nas longas noites de delírios, porém, ele insiste em vislumbrar alguma possibilidade de se manter no governo através de ato de exceção, caso tenha um Exército para chamar de seu. Mas isso não vai acontecer.

As Forças Armadas estão assistindo os oficiais fracassando no poder. Seu único destaque no governo é o ministro Tarcísio Marques, mas ele não é mais militar de verdade, apenas se formou pelo Instituto Militar de Engenheira e se reformou como capitão.

SONHAR NÃO É PROBIDO – Mas Bolsonaro continua a sonhar com seu Exército, sem perceber que as Forças Armadas não querem saber de aventuras. Já tiveram seus soldos e gratificações reajustados à elite do serviço público civil, garantiram seus privilégios previdenciários e ganharam generosas verbas para se reequiparem. Então, que maravilha viver, diria Vinicius de Moraes.

Agora Bolsonaro será levado à loucura, porque terá de enfrentar Lula da Silva no primeiro turno de 2020, daqui a um ano e meio. E o tempo voa.

A pressão pelo impeachment é cada vez maior, com a CPI da Pandemia, a união das oposições e os processos que já rolam no Supremo, que estão a salvo das manobras do Centrão. É só uma questão de tempo, portanto.

###
P.S. –
Como diria o decepcionante e patético general Eduardo Pazuello, “no Dia D e na Hora H”, quando Bolsonaro tentar se socorrer com os militares, enfim perceberá que seu Exército não lhe pertence, tem a missão de defender o povo brasileiro e não se vincula a nenhum aventureiro que tente lançar mão, já dizia Dom João VI. (C.N.)   

16 thoughts on “Jair Bolsonaro repete Getúlio Vargas e diz que só morto sairá da Presidência da República

  1. Considero pouco provável Bolsonaro repetir esse ato de Getúlio. Mesmo porque, a satisfação maior do atual presidente não é trazer alegria e felicidade à nação; mas tristeza e terror. E o Capetão sabe que esse prazer sádico, ele só será capaz de senti-lo enquanto estiver vivo.

    • Comparar Bolsonaro a Getúlio, só se for piada. Ele tinha seus defeitos, claro, mas era um Estadista ! O povo gostava tento dele que, mesmo após um longo período ditatorial, voltou ao governo eleito, no braços do povo ! Já esta coisa imunda e imoral, JAMAIS conseguirá isso!

  2. O povo trabalhador, os empresários, a classe média, comerciantes, agricultores, caminhoneiros, enfim quase todos estão fechados com Bolsonaro. Os petistas já tem o seu ladrão mor para votar novamente. E os idealistas, aqueles que falam em 3a. via, não tem e não terão candidato, e se insistirem nessa bobeira, só ajudarão Lularápio e os esquerdistas que não produzem, não ajudam e não sabem fazer outra coisa a não ser falar mal do Brasil.

    • Nesse período, meu genitor estava no exército. Ouvia-o, confabulando com outros colegas; eles citavam muito o nome de um tal Juarez Távora. O que não pode ser levado a sério, pois o brasileiro adora viajar em lendas e teoria da conspiração!

  3. Concordo CN; quando tiraram o Mandeta e colocaram o ‘dia d e hora h’, comentei que como especialista em logística, se se dispusesse a trabalhar para o Ministério da Saúde, deixando quem sabe o que faz com autonomia e só supervisionando Logística, já seria excelente ajuda.
    Qual nada; simples engano. Além de não fazer nada sobre logística, que depreende planejamento eficaz, ainda atrapalhou quem sabia o que estafa fazendo.
    Entrou somente para obedecer ao “tosco” e por isso mesmo, tem um encontro marcado com o desespero e o arrependimento.

  4. Tudo que Bolsonaro fala não deve ser levado a sério. Já perdi o número de vezes em que ele faz uma afirmação hoje, esquece o que falou e faz ao contrário!
    Já está faltando assunto para novos barracos.

  5. 1) Mais maduro, mais experiente Lula está se revelando uma boa opção para o Centro.

    2) Já procura empresários e evangélicos.

    3) Evangélico cristão a favor da Vida vota Lula.

    4) Empresário democrata a favor do crescimento de sua empresa vota Lula.

    5) Seria Lula a reencarnação de Getúlio que governou dois períodos?

      • 1) Obrigado amigo, tudo depende do carma coletivo do Brasil, qto ao próximo presidente.

        2) São Francisco de Assis chamaria “nossos irmãos os vermes”. Uma honra reverenciar nossos antepassados.

        3) A Lei da Evolução ensinada pelos Espiritualistas informa que fomos um dia vermes, bactérias, larvas… com todo respeito aos que discordam.

        4) E o grande Jesus está aí para nos lembrar sempre: “Sois pó e ao pó haveis de voltar”.

        5) Abraços !

  6. Data vênia caro C.N., mais uma vez tomo a liberdade de discordar. Comparar o mito JMB com o velho GG é uma ofensa ao velho caudilho gaúcho, não há termos de comparação. É pena que o mito não pretenda sair da vida para entrar na História, para ele seria estória pois o cara nunca passou de uma tremenda enganação.

  7. A política brasileira se transformou em um espaço para hermafroditas.
    Não existem mais homens, apenas imagens que perambulam trajando roupas como se fossem do gênero masculino.

    Se não existem mais seres da espécie humana e masculinos, o parlamento também deixou de ter honra, dignidade, seriedade, honestidade, probidade, decência …

    Não por ser hermafrodita, não, mas, por justamente não saber quem é, suas atuações são voltadas contra o povo, roubando, explorando manipulando, movido à corrupção, e muito distante de um poder digno, merecedor de nossa confiança.

  8. Um filósofo de botequim afirmou, com toda a convicção, que o homem do baixo clero jamais pensou em acabar com sua vida dando um tiro no peito e sim, que seu grande medo é piorar da diarreia crônica que padece e o produto final cobrir todo o país em produção incontrolável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *